E no poema Poeta, não hesita em afirmar: “A beleza de dialogar com um poeta/É que só ele consegue explorar uma palavra bruta/E esculpir com ela poesias sem nenhuma luta...”. Quem fizer a leitura integral deste livro de Marlene — o que recomendo, sem a menor sombra de dúvida, a todos aqueles que sentem a necessidade de afastar a superficialidade cosmética que grassa entre nós - verá que ela apresenta, corajosamente, sua visão de mundo, conforme preconizado por T. S. Eliot... Essa visão de mundo pode ser observada em vários de seus poemas. Destaco o quanto é necessário “explorar cada ninho/Que aparecer/Segurar o choro quando anoitecer/E aprender a viver sozinho”. Uma ótima reflexão, sem dúvida, para iluminar os caminhos diante da decadência espiritual do nosso tempo.
SOBRE A AUTORA
É escritora, jornalista, poetisa, artista plástica, cineasta, atriz, diretora, produtora de cinema e de teatro, roteirista, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, ativista cultural, fundadora de jornais e revistas, Professora e Diretora universitária.
Premiada em todas as áreas artísticas. Lançou o livro de contos, CATANÇA, o romance O PEIXE FORA DA ÁGUA (Scortecci, 2024) em Bienais Internacionais do Livro de São Paulo e dezenas de antologias, por concurso, de poesias e contos, no Brasil e em Portugal.
Diretora da Camerata Estrela Eta Carinae. É membro da Academia Botucatuense de Letras e da União Brasileira de Escritores. Recebeu homenagens de Câmaras Municipais e prêmios em todas as áreas de atuação.
Marlene Caminhoto
Poesia - Formato 14 x 21 cm - 148 páginas
Dia 16 de agosto de 2025, sábado, das 18h30 às 20h30
Local: Espaço Scortecci
Endereço: Rua Dep. Lacerda Franco, 98 - Pinheiros
São Paulo/SP - CEP 05418-000.