DELÍRIO DO NADA de MARTHA DE HOLLANDA / Organização: Beatriz Scortecci

Delírio do Nada é um livro de poesias da sufragista pernambucana Martha de Hollanda (1903 - 1950), cuja primeira edição foi publicada em 1930. Martha, além de ter sido uma mulher combatente pela causa do voto feminino e outras pautas sociais, deixou esse pequeno grande tesouro poético, disponibilizado agora em novo formato, pela primeira vez em 94 anos.

Esta edição de Delírio do Nada, publicada pela Scortecci Editora, inaugura a Coleção Myosotis, dando um novo fôlego e substância aos 17 poemas que compõem a obra.

"Martha, uma das três pioneiras na luta pelo voto das mulheres em Pernambuco, esteve sempre voltada ao futuro e, hoje, somos nós que fazemos o movimento de nos voltarmos ao passado para celebrar a sua literatura", Beatriz Scortecci.

Delírio do Nada é uma poesia de vísceras que faz estourar cada molécula do mundo - desde as que são abocanhadas pelos vermes até fugidias na enormidade incandescente das estrelas - e nos surpreende com a vitalidade que há na finitude da matéria. Hábil em reflexões e também paixões, a poesia de Martha nesta versão atual conta com ilustrações da época especialmente selecionadas pela organizadora da obra, Beatriz Scortecci.

SOBRE A AUTORA

A poeta e jornalista Martha de Hollanda (1903 -1950) foi uma importante sufragista, que juntamente com Celina Nigro e Edwiges de Sá Pereira, forma o trio de pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino em Pernambuco. Natural de Vitória de Santo Antão/PE, Martha de Hollanda, filha de uma prestigiada família da região, foi a primeira mulher a obter um título eleitoral em seu estado, em 1928, por via judicial, cassado logo em seguida, por meio de recurso. Aos 28 anos de idade, em 1931, fundou e presidiu a Cruzada Feminista Brasileira, na luta pelo acesso da mulher à política. Culta e versada em várias áreas da cultura e do conhecimento, Martha foi casada com o poeta e historiador José Teixeira de Albuquerque e a casa onde moravam, no Recife, foi palco de inúmeros e concorridos eventos literários, sociais e políticos.

SOBRE A ORGANIZADORA DA OBRA

Beatriz Scortecci tem 24 anos, é natural do Rio de Janeiro, com família no Ceará e em São Paulo, leitora assídua e desde que se entende por gente defende as pautas feministas. É Bacharel em Letras/ Português pela UNESA e está concluindo o curso de Licenciatura em Letras/Literaturas em Língua Portuguesa na UFRJ. Cursa pós-graduação em Tradução Inglês/Português na Universidade Cândido Mendes e possuí no currículo vários cursos de formação na área editorial, como Preparação e Revisão de Texto - NESPE, Copywriting - EBAC e Produção Editorial - LabPub. Atua profissionalmente como revisora, redatora e preparadora de texto freelancer desde 2019.

Mais informações: @colecaomyosotis


DELÍRIO DO NADA
Martha de Hollanda
Organização: Beatriz Scortecci / @beatriz_scortecci
Scortecci Editora / ISBN 978-85-366-6765-2
Poesia - Formato 14 x 20,7 cm - 1ª edição - 2024 - 132 páginas

R$ 50,00


A obra está à venda nas seguintes plataformas na Internet:
 Livraria Scortecci, Amazon, Livraria do Mercado, Magalu, Estante Virtual e Martins Fontes Paulista ou através das distribuidoras: Inovação e Disal.