Câmara Brasileira do Livro divulga programação completa da 2ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos - dias 2 e 4 de agosto

O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, “Livro é o que nos une”, que será realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) entre os dias 2 e 4 de agosto de 2023, em Atibaia (SP), reúne profissionais da área editorial a fim de discutir e debater as mais recentes tendências e novidades do mercado. Entre os assuntos que serão debatidos, destaque para a recente aprovação da Reforma Tributária, a Lei Cortez, Inteligência Artificial e a censura de livros em alguns países.

Outros importantes temas ligados ao mercado editorial e que serão temas de palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais, experientes de diversas áreas, são: design gráfico, marketing editorial, estratégias de vendas, gestão de projetos e tecnologia digital, entre outros. Durante o evento também será possível participar de workshops interativos e, acima de tudo, estabelecer valiosos contatos profissionais.

Já no primeiro dia de evento, que acontece no Tauá Resort & Convention, haverá um debate sobre como funciona e quais as perspectivas para a Reforma Tributária, com a participação da presidente da CBL, Sevani Matos. A Lei Cortez, outro importante tema para os diversos setores editoriais e também em debate no país, será discutida em dois painéis no mesmo dia.

O Encontro é uma ótima oportunidade de reunir diversos segmentos do nosso setor para que possamos, juntos, debater com profundidade os desafios e as oportunidades do mercado. Toda essa troca nos proporciona ganhos incalculáveis. Tenho certeza de que será mais uma edição de sucesso”, avalia Sevani Matos.

A programação contará também, de forma inédita, com participações internacionais por meio de plataforma online. Entre elas, Peter Schoppert, Diretor da Nus Press, em debate sobre IA (As soluções para um editor de livros) com mediação de Fernanda Garcia, Diretora-Executiva da CBL). Outra participação virtual será feita por Mel Griffin, proprietária da Griffin Books, livraria independente vencedora do British Book Award.

Os ingressos já podem ser adquiridos pelo Sympla com valores que variam de R$ 536,80 para associados e R$ 766,70 para não associados.

Este ano, o evento conta com o patrocínio Ouro da Skeelo e Patrocínio Prata da BookWire, da Sylvamo com a Chambril, da MVB e da Meta com a Um Livro, o Publishnews estará presente como mídia oficial e também está recebendo o apoio das principais entidades do livro: Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (Abigraf-SP), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), International Publishers Association (IPA), Liga Brasileira de Editoras (Libre), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Two Sides Brasil, além do apoio institucional da Centauro, Distribuidora Curitiba, Distribuidora Loyola, Gráfica Viena, Editora Online, RX Brasil e das Editoras SESC e SENAC.

Outra novidade é que a CBL em parceria com a ANL está levando diversas livrarias ao evento como a Casa Vamos Ler, Vozes, Letraviva, Paulinas, Disal, Saber e Ler/KRAUSS Editora, Vitrola, Escola/Aeromix, Drummond Livraria e Zamboni Books.

Curadoria

Nesta edição, a curadoria do evento é de responsabilidade da Cássia Carrenho, sócia e diretora de comunicação da Escola LabPub. Formada em Artes Gráficas, Cássia começou sua carreira como diagramadora de livros, mas se estabeleceu na comunicação e no marketing e trabalhou por quase sete anos em uma ONG. Em 2011, voltou para o mercado editorial, trabalhou por seis anos no portal especializado PublishNews. Em 2017, junto com o André Castro, montou a LabPub, uma escola 100% EAD voltada para o mercado editorial. Já desenvolveu projetos de curadoria dentro da Flip, como a casa Santa Rita de Cássia e da Bienal do Livro de SP, no KDP, além de outros eventos literários.

“Esse ano acrescentamos um foco prático na programação. Os participantes vão ouvir as ideias mais atuais de grandes profissionais, do Brasil e do mundo, e participarão de painéis nos quais aprenderão na prática o que está sendo feito no mercado editorial e como pode ser implementado no seu dia a dia. Meu desejo é que todos saiam do evento com ideias na cabeça e planos práticos para colocar em ação\", comenta Carrenho.

Confira a programação completa do evento:

02/08

Sala São Paulo

14h30 - Reforma Tributária: como funciona e perspectivas

Participantes: Aline Maina (Sócia na Patri), Dante Cid (Presidente do SNEL), Sevani Matos (Presidente da CBL) e Ângelo Xavier (Presidente da Abrelivros)

Mediação: Ruan de Sousa Gabriel (Repórter do jornal O GLOBO)

Sala Skeelo

15h40 - Marketing de comunidade: como construir uma comunidade em torno de uma marca

Participante: Marcílio Augusto Lara.

Sala São Paulo

15h40 - Ingram Print on demand: o que podemos aprender com a experiência de mercados já desenvolvidos? 

Participante: Julian Sandell (Global Business Development Manager da Ingram)

Mediação: Simei Jr (Head of PoD da BookWire)

Sala São Paulo

17h10 - Assim caminha a Lei Cortez: atualizações e importância para os vários setores editoriais

Participantes: Sevani Matos (Presidente da CBL), Patrícia Mara Amorim (Presidente da ABDL) e João Scortecci (Presidente da ABRIGRAF-SP) e Tomaz Adour (Presidente da LIBRE)

Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)

Sala São Paulo

18h20 - Como será a Lei Cortez na prática?

Participantes: Alexandre Martins Fontes (Diretor-Executivo da Editora WMF Martins Fontes e da Livraria Martins Fontes Paulista) e Marcos Pereira da Veiga (Presidente da Editora Sextante)

Mediação: Talita Facchini (Editora-assistente do PublishNews)

03/08

Sala Skeelo

10h - Modelos de negócios digitais: formatos, previsão de ganho, mercado e novas tecnologias

Participante: Camila Cabete (Head of Content da Árvore)

Sala São Paulo

10h - Griffin Books: a livraria independente vencedora do British Book Award - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL

Participante: Mel Griffin (Proprietária da Livraria Griffin Books)

Mediação: Maria Fernanda Rodrigues (Jornalista e colunista do Estadão)

Sala São Paulo

11h30 - Inteligência Artificial: as soluções para um editor de livros

Participante: Peter Schoppert (Diretor da Nus Press)

Sala São Paulo

12h30 - Inteligência Artificial: o impacto e os limites na produção de conteúdo

Participantes: Fernando Tavares (Sócio-fundador da Booknando e Volyo Audiobooks), Frederico Flores (Fundador da ScaleUp) e Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)

Mediação: Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil)

Sala Skeelo

15h - Audiobook: quais os processos e adaptações necessárias para transformar seu livro físico em audiobook

Participante: Antonio Hermida (Head of Audio da Bookwire)

Sala São Paulo

15h - Gestão de equipes: como montar e gerir uma equipe de alta performance

Participante: Daniela Senador (Consultora Editorial na Daniela Senador Inteligência em Negócios)

Sala Skeelo

16h10 - Metadados: tipos e melhores práticas para que seu livro venda mais

Participantes: Cristiane Martins (Gerente de Produto da MVB Brasil) e Priscila Xavier (Analista de Suporte Sênior da MVB Brasil)

Sala São Paulo

16h10 - PNLD Literário: como atender ao edital e formatar um livro para participar do programa

Participante: Carla Bettelli (Consultora PNLD Literário na Balão Editorial)

Sala Skeelo

17h40 - Papel e impressão: aprenda a escolher os que trarão melhor resultado para seu livro

Participante: Luis Felipe Cunha (Consultor gráfico e professor da Universidade Paulista)

Sala São Paulo

17h40 - Como potencializar as vendas produzindo conteúdo a partir dos livros

Participante: Luciana Frachetta (Cofundadora e diretora de comunicação da Antofágica)

04/08

Sala São Paulo

9h - Tecnologia e inovação gráfica a serviço do mercado editorial

Participantes: Fabio Gabriel dos Santos (Vice Presidente da ABIGRAF-SP e Diretor da Leograf Gráfica e Editora), Philipp Fries (Gerente de Produtos da Heidelberg do Brasil) e Wellington da Silva Rehder (Diretor da ABIGRAF-SP e da Viena Gráfica e Editora)

Mediação: João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP e do Grupo Editorial Scortecci).

Sala São Paulo

10h - Produção limpa: estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos editoriais

Participantes: Jorge Pedro de Castro Stein (Gerente Técnico da Posigraf) e Luciano Monteiro (Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Educacional Santillana e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro)

Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)

Sala Skeelo

10h - Conteúdos fragmentados: como entregar histórias para o celular

Participante: André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)

Sala São Paulo

11h10 - Livros censurados pelo mundo

Participantes: Gustavo Martins de Almeida (Advogado e conselheiro jurídico do SNEL) e Luciana Borges (Diretora Comercial do Grupo Companhia das Letras)

Mediação: Walter Porto (Editor de Livros da Folha de São Paulo)

Sala Skeelo

11h10 - O que dizem as pesquisas: os números para além das manchetes

Participantes: Mariana Bueno (Economista da Nielsen BookData) e Ismael Borges (Territory Manager - Brazil na Nielsen BookData)

Sala São Paulo

12h20 - O poder de transformação do livro: como o mercado editorial pode ser agente de incentivo à leitura, educação e mudança social

Participantes: Paulo César Marciano (Fundador da Editora Gráfica Heliópolis), Fabíola Farias (Leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do CEFET/MG) e Laura Daviña (Parquinho Gráfico - Casa do Povo)

Mediação: Amara Moira (Professora de Literatura da Descomplica)

Sala Skeelo

12h20 - Inovação para o Mercado Editorial: tendências e tecnologias que impulsionam a indústria do livro

Participantes: Anselmo José Bortolin (CEO da UmLivro), Marcio Uva (Consultor gráfico) e André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)

Mediação: Fernanda Garcia (Diretoria Executiva da CBL)

Mais informações:

Danthi Comunicação
andreia.lopes@danthi.com.br