O reposicionamento foi desenhado pela organização do festival em conjunto com a agência Dupla Design, depois de uma pesquisa para ouvir os desejos e interesses do público que participou da edição de 2021. A linguagem visual coesa, versátil e moderna dialoga com o conceito do festival este ano: a capacidade humana de sentir e se emocionar - em meio às experiências tecnológicas, digitais e ditadas pela inteligência artificial -, responsável pela memória afetiva que marca gerações no contato com o livro.
O lettering da marca é livremente inspirado nos livros e seus volumes. Sua construção, com alinhamento à esquerda, em linhas, faz alusão à mancha de texto nos livros, com tipografia e diagramação. Já a escolha das chaves para compor as letras “O” trazem originalidade e combina linguagens, sem interferir na leitura. Com movimentos, abrem espaço para reunir tudo que acontece no universo originário dos livros e suas histórias -- independentemente dos formatos em que elas são contatas: {encontros}, {experiências}, {conexões}, {diversidade} e {narrativas}.
“A Bienal do Livro Rio, ao longo de quatro décadas, se consolidou não só como um grande patrimônio carioca, mas também como um dos eventos mais relevantes do país. Através do festival pudemos vivenciar, discutir e até mesmo antecipar profundas transformações na nossa sociedade sobre diversos aspectos, cultural, tecnológico, editorial, social, político entre outros. Sempre de forma pulsante e plural, a Bienal se tornou um evento para todo mundo, mas permitindo ser vivida e experimentada de forma particular por cada um. A nova marca, com sua natureza interativa, é um convite para que todos, do seu jeito, se apropriem da Bienal do Livro e possam juntos construírem seus próximos 40 anos”, afirma Bruno Henrique, gerente de marketing institucional da multinacional francesa GL events, referência mundial no setor e organizadora da Bienal do Livro Rio, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Este ano, um coletivo curador está dedicado a trabalhar a programação de forma transversal e integrada, bem ao gosto do público, com imersões e ativações interativas a fim de estimular o debate, a criatividade e a imaginação, proporcionando novas experiências e formatos conectados à vontade do seu público.
Resultado deste processo de pesquisa e escuta ativa, mais de 200 horas de programação prometem mobilizar os visitantes para ocupar os pavilhões do Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 10 de setembro.
Com 90% dos estandes já ocupados pelas editoras, a 21ª Bienal do Livro Rio já conta com 300 expositores confirmados e alguns autores internacionais renomados com presença garantida, como Julia Quinn, de Os Bridgertons; Neal Shusterman, autor de O Ceifador; Cassandra Clare -- um dos principais nomes da literatura de fantasia e número 1 das listas do NYT, do USA Today e do Wall Street Journal; além de Abdi Nazemian, que prepara sua vinda ao Brasil para lançar, no festival, a obra coletiva A Gente se vê na Parada, que reúne histórias de mais cinco escritores nacionais.
Ficha Técnica -- Identidade Visual da Bienal do Livro Rio 2023
Agência Dupla Design
Direção de Design: Claudia Gamboa e Ney Valle
Designers: Cleo Bicho, Faboo Takeda e Rayana Chaves
Mais informações:
Maira Lydia: maira.lydia@danthi.com.br