Em Mulher enlouquecida estão 56 poemas distribuídos em três partes: “Ao amor lembrado”, “Ao amor partido”, “Ao amor eterno”. Podem ser lidos separadamente ou na sequência em que são apresentados. Assemelham-se a capítulos de uma narrativa ou páginas de diário, como indicam as datas ao final de cada poema, cujo objetivo é propiciar a apreensão do processo de pensamentos, sentimentos, impressões e estados íntimos do eu-poético, como vivências fragmentadas – por vezes, contraditórias entre si – e seu registro como experiência amorosa.
Com esse volume, completa-se a trilogia, mas não se encerra a jornada dessa mulher em busca de autoconhecimento, por meio do vínculo amoroso, processo sempre complexo, multifacetado e inconcluso. E assim libertamente contida que ser lida é também o desejo e o convite de Mulher enlouquecida. Quem aceitá-lo poderá tirar suas (in)conclusões: “O tempo do amor é o presente eterno?”.
Sobre a autora
Nasceu em 1954, na cidade de Araraquara/SP, onde estudou desde o curso primário até a graduação em Letras. Entre 1978 e 1991, atuou como professora de língua portuguesa e literatura na rede pública estadual de ensino e concluiu mestrado e doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Em 1991, ingressou como docente e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista – campus de Presidente Prudente. Atualmente é professora titular dessa universidade, vinculada ao campus de Marília, onde ingressou em 1998. Além de contribuir para a formação de milhares de professores e dezenas de pesquisadores, é autora de livros, capítulos e artigos científicos sobre história da educação, alfabetização e ensino de língua e literatura e recebeu o 54º. Prêmio Jabuti – Educação, em 2012. É também autora de textos literários publicados em revistas e antologias, no blog Literatura & Educação e nos livros: Breviário amoroso de Sóror Beatriz – poemas (2019), pela editora Patuá; e, pela Scortecci Editora, Mulher emudecida – contos (2021); Mulher umedecida – poemas (2020, 2.ed. rev. e ampl., 2021); Amor a quatro mãos – poemas (2022); O primeiro livro de Arthur – crônicas (2022).
SERVIÇO
Mulher Enlouquecida – poemas
Maria Mortatti
Scortecci Editora - Poesia - Formato 14 x 21 cm - 1ª edição - 2023 - 92 páginas
ISBN: 978-85-366-6369-2
Mais informações: Maria Mortatti: mariamortatti@gmail.com