Vovô, conta uma historinha! Um livro para crianças que todo adulto deveria ler

Vovô, conta uma historinha! (AzulSol Editora), do publicitário Orlando Marques, será lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, à Avenida Paulista, 2.073, no dia 25 de junho próximo, às 10 horas. A data não é aleatória ou determinada pela conveniência das agendas de todos os envolvidos. Nesse dia, Eduardo Brandão, o Dudu, neto do autor, faria nove anos. O menino despediu-se precocemente da vida em acidente aéreo ocorrido em 14 de novembro de 2019, no Sul da Bahia, no qual também morreram sua mãe, Marcela Brandão Elias, e sua tia, Maysa Marques Mussi.

Orlando perdeu as duas filhas e o único neto, mas teve força e coragem suficientes para cumprir a promessa feita ao garoto, numa das muitas noites em que desfrutava a alegria de recebê-lo em sua casa, quando, ao colocá-lo para dormir, embalava seu sono com deliciosas histórias. Numa dessas ocasiões, Dudu disse que gostaria de repeti-las para seus amigos, mas que não sabia narrá-las como o avô fazia. “Por que a gente não faz um livro contando essas nossas histórias?”. 

Orlando concordou e respondeu: “Então, vamos fazer o livro, mas você vai contar as histórias para seus amiguinhos, e vamos lançar numa tarde de autógrafo no dia do seu aniversário”. Promessa cumprida! No texto de apresentação, o autor exprime sua grande expectativa quanto à obra: “Espero que os amiguinhos do Duduzinho matem um pouco da saudade dele e peçam aos seus pais e avós que leiam, inventem e contem sempre muitas histórias para eles”.

Muitas das que Orlando contava ao neto, de modo ainda mais entusiasmado nos dias de jogos do Flamengo, o time de futebol do coração, são remanescentes da tradição familiar. “Uma gostosa lembrança que tenho do meu pai é a Deda, minha irmã mais velha, e eu sentados em seu colo e ele nos contando histórias, enquanto minha mãe fazia pipoca ou assava pinhões nas cinzas quentes do fogão de lenha”. 

Orlando relata, ainda, que o título do livro deveria ser Histórias do Duduzinho. “Antoninho Rossini, meu amigo, jornalista e escritor, sugeriu Histórias que o vovô Lando contou só para mim e que eu vou contar para vocês. Mas, outro amigo, também jornalista e escritor, Ricardo Viveiros, sugeriu Vovô, conta uma historinha!, que era a exata frase de todas as noites, antes de Duduzinho pegar no sono”.

 Viver é um ato de coragem

 No prefácio do livro, Ricardo Viveiros faz uma reflexão sobre as perdas como sofreu Orlando: “Para a dor causada por quem vai embora cedo, quando o destino inverte a lei natural da vida, a saída é evitar a tristeza, dando espaço em nosso coração e mente apenas à saudade. Assim foi quando perdi Ricardo e Mariana, filho e neta, em desastre de trânsito. Assim aconteceu com meu amigo”.

Viveiros relata que, à época da morte de seus descendentes, escreveu O poeta e o passarinho, para ajudá-lo a entender os mistérios da Vida. “Orlando, agora, escreve uma emocionante memória. Este livro é um exercício de sobrevivência, um ato de amor e esperança, uma demonstração de ternura diante da saudade que, teimosa, insiste em cutucar a alma (...). Viver é um ato de coragem. Esta obra traz a certeza disso, com alegria e sem mágoa”, pondera o jornalista e escritor, que é presidente da Ricardo Viveiros & Associados -- Oficina de Comunicação (RV&A) e da AzulSol Editora. 

Obra lúdica e emocionante 

Vovô, conta uma historinha tem 40 páginas de pura emoção, saudade e relatos de momentos mágicos e felizes. O conteúdo, que repete as saborosas narrativas de Orlando ao neto, é baseado em fatos da fazenda da família, quase fábulas de animais. Muitas são baseadas em fatos reais, mas criativa e docemente aumentados e adaptados, para produzir os sonhos a que toda criança tem direito.

O livro é ricamente ilustrado por Sérgio Merli, designer e escritor de obras infantojuvenis. Formado em Marketing, atuou em agências de publicidade e editoras, lecionou artes gráficas e montou sua empresa, a Merli Design, na qual cria estratégias para empresas, além de escrever e ilustrar livros. 

Informações para a Imprensa 

Ricardo Viveiros & Associados (RV&A)
Paulo Fortuna
(11) 96569-8872
paulo.fortuna@viveiros.com.br
Daniel Lobo
(21) 99658-3940
daniel.lobo@viveiros.com.br