Esse será seu terceiro livro.
Paulo Addair começou no final dos anos 70 trabalhando na Engenharia de Produto da WALITA desenvolvendo eletrodomésticos e depois na Engenharia Avançada da SHARP no desenvolvimento de eletroeletrônicos antes de, em 1982, ser convidado para fazer a tradução, edição e publicação de livros e manuais técnicos na EDITELE, Editora Técnica Eletrônica, do Grupo PROLÓGICA.
A partir daí, foi o responsável pela publicação de mais de uma centena de livros e manuais técnicos, acompanhando e supervisionando todo o processo de publicação e impressão. Foi colaborador da revista Nova Eletrônica, e consultor das Revista BITS e Revista Geração Prológica. A partir de 1991, foi consultor e colaborador da edição nacional da Revista PUBLISH, acabando por adquirir os direitos de representação da revista no pais, em 2016.
Publicou dois livros: INDO ALÉM COM O CP-200, em 1984, pela própria EDITELE, e SEGURANÇA NA IMPRESSÃO DIGITAL, pela SCORTECCI, em 2014, livro lançado na EXPOPRINT e na Bienal Internacional do Livro de São Paulo naquele ano.
Nas décadas de 80 e 90, realizou vários treinamentos para implantação de equipes de editoração eletrônica e publicação digital, à medida que essa tecnologia ia sendo adotada pelas empresas. Entre os clientes cujas equipes ajudou a implantar, estão a SABESP, Banco do Brasil (DESEDE em Brasília), Odebrecht (Bahia), Arthur Andersen e Gráfica BRADESCO e Relevo Araújo.
Além disso, em 1990, idealizou e realizou por quatro edições o INFOGRAF, Encontro Internacional de Informática nas Artes Gráficas, que nas suas duas últimas edições teve o privilégio de ter Fernando Pini como mestre de cerimônias. Nomes importantes marcaram presença no evento.
Nos últimos anos tem se concentrado em projetos de Impressão de Segurança e Dados Variáveis, na publicação de conteúdo e participa na criação e implementação de startups de tecnologia. Nos últimos dois anos tem se dedicado também às entrevistas e lives do canal PAPONET no Youtube, já tendo mais de 450 vídeos publicados.
O livro ARTES GRÁFICAS: do analógico ao 5G fala sobre a transformação digital do mercado de Editoração Eletrônica e Artes Gráficas, desde os primeiros recursos digitais adotados nas editoras e gráficas no início da década de 80 até os dias atuais, passando pelos scanners eletrônicos, fotocompositoras, sistemas de editoração, ilustração, retoque fotográfico etc. até os recursos mais atuais básicos da Gráfica 4.0, além da expectativa de mudanças que a tecnologia 5G pode trazer ao setor.
A obra será dividida em três volumes: HARDWARE, SOFTWARE e PROCESSOS.
Neste momento, PAULO está trabalhando no VOLUME 1: HARDWARE.
Mais informações sobre o projeto e como colaborar podem ser obtidas no link:
https://paponet.tech/livro/.