O canal especializado (Livrarias) cresceu 4% em faturamento, no ano de 2020

 O volume no último bimestre de 2020 cresceu 26% em relação ao ano anterior, com acréscimos de 21% em novembro e 31% em dezembro contra os mesmos meses de 2019. A GFK, em parceria com a Associação Nacional de Livrarias-ANL, disponibiliza mensalmente o retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. A Associação Nacional de Livrarias – ANL e a GFK, uma das empresas líderes em Inteligência de Mercado no mundo disponibiliza mensalmente, pelo site da ANL, um retrato sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. Em novembro, no ano acumulado, enquanto o preço médio retraiu 2% o faturamento retraiu 1% .  Fechando o ano, dezembro, apresentou o preço médio retraiu 2% e o faturamento cresceu 2% . Novembro mostrou recuperação do mercado, com crescimento de 21% em unidades e 23% em faturamento contra o mesmo período do ano passado.  Dezembro, também, acompanhaou essa recuperação do mercado, com crescimento de 31% em unidades e 28% em faturamento contra o mesmo período em 2019. Com relação aos descontos*, o mercado fechou o ano com aumento de 20,7%, patamar superior aos 15,6% registrados no ano passado. No ano acumulado, o patamar está 3,5 p.p. maior,  19,4% ante 15,9% em 2019. O canal especializado (Livrarias) cresceu 4% em faturamento, no ano de 2020, impulsionado pelas vendas online. Outros canais fecharam 2020 com crescimento de 3%. Ciências e Literatura Estrangeira foram, em 2020, os foram os gêneros com destaque positivo. Direito e Concurso público foram os negativos. O ano de 2020 foi um ano de reinvenção e superação de adversidades para as livrarias. Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, a pandemia acelerou alguns processos que já estavam em curso, um deles é o do comércio eletrônico e o uso das mídias digitais. “As livrarias estão se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e até para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo híbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo físico e o mundo virtual, comunicando-se das mais variadas formas com seu cliente e nesse novo cenário, a ANL quer ser um facilitador.” “Para 2021 esperamos um ano mais estável, apesar da persistência da pandemia, com profissionais do setor cada vez mais criativos e leitores cada vez mais conscientes de que a leitura é uma atividade nutritiva, tanto no aspecto espiritual e emocional como no campo do conhecimento.” Ressaltar Gurbanov.

* O patamar de descontos no mês de novembro sofreu aumento e chegou a 24,9%, patamar superior aos 23,2% registrados no ano passado. No ano acumulado, o patamar está 4,8 p.p. maior, 23,7% ante 18,9% em 2019. Pesquisa completa no anexo.

https://www.anl.org.br/v1/numeros-do-setor/

Imprensa ANL: MGA Comunicações — Marilu Amaral
Celular_ Vhatsapp (11) 9 9127 5268 — e-mail: imprensa@anl.org.br
www.anl.org.br – https://www.facebook.com/livrarias.anl/