Projeto, realizado em parceria com a tradicional Scortecci Editora, serve como incentivo a talentos da literatura nacional.
São Paulo – Criatividade e sensibilidade levadas ao papel e impressas como legado que ilustra a importância da leitura e do livro em uma sociedade. Com esse foco, e cumprindo seu papel social de incentivo à literatura nacional e à leitura, o 2º Prêmio Literário Afeigraf está anunciando os 70 vencedores da edição 2020.
Organizado pela Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), com apoio da Scortecci Editora, uma das mais tradicionais editoras do Brasil no que tange ao lançamento e divulgação de novos autores, o 2º Prêmio Literário Afeigraf terá encerramento especial, com um recital feito pelos autores vencedores, que declamarão suas poesias. O evento será realizado totalmente online, via plataforma Zoom (ID ZOOM: 725 467 53 53), no próximo dia 26 de novembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.
Foram cerca de 1800 obras poéticas inscritas, selecionadas em 70 vencedores que darão origem a uma compilação publicada pela Scortecci Editora em forma de antologia (coletânea de trabalhos literários). Os trabalhos foram analisados por três jurados: Celso de Alencar, João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti.
Para Ludwig Allgoewer, atual Presidente da Afeigraf e Presidente da Heidelberg do Brasil, a segunda edição da premiação cumpriu seu papel, que versa tanto em valorizar a mídia impressa como meio de levar sonhos e boa literatura às pessoas, como também incentivar a leitura como forma de adquirir conhecimento e educação. “A leitura muda o senhor humano”, salientou Allgoewer. “E, como profissionais da indústria gráfica, valorizamos o livro impresso como principal meio de distribuir e democratizar o conhecimento. A Scortecci Editora, com todo seu know how no ramo editorial, também teve um papel inestimável nesse processo. A todos os 70 vencedores, parabéns.”
“Temos mais de 38 anos de mercado editorial, editando, imprimindo e comercializando livros. Até hoje, foram mais de 10 mil obras impressas, dando oportunidade para que talentos da literatura fossem descobertos e apresentassem suas obras ao público leitor”, destaca João Scortecci, fundador da Scortecci Editora. “Ser parceiro do Literário Prêmio Afeigraf é, portanto, parte dessa missão, de investir e incentivar o crescimento do mercado literário brasileiro e de estimular a leitura.”
A lista completa dos vencedores pode ser conferida no link https://cutt.ly/ngD9XhU
Sobre a Afeigraf
Fundada em 2004, a Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) tem como objetivo trabalhar em prol do desenvolvimento do mercado gráfico nacional, reunindo empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos de impressão e insumos para efetivamente criar meios de fazer a diferença e gerar oportunidades dentro desse segmento através de eventos, espaços para capacitação e pleito junto a órgãos públicos, outras entidades e à sociedade, de medidas que auxiliem o crescimento da indústria gráfica.
Entre suas principais realizações está a ExpoPrint Latin America, evento que acontece a cada quatro anos reunindo as principais e maiores marcas atuantes no segmento gráfico latino-americano e mundial.
Saiba mais em www.afeigraf.org.br
Sobre a Scortecci Editora
A Scortecci Editora é uma editora laureada, com mais de 38 anos no mercado editorial brasileiro. Edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens desde 1982. São mais de 10 mil títulos publicados em primeira edição. Já recebeu os prêmios: Jabuti (Câmara Brasileira do Livro), APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), FBN (Fundação Biblioteca Nacional), ABL (Academia Brasileira de Letras) e PEN Clube. Faz parte do seu DNA publicar livros, promover concursos literários, realizar recitais e leitura de textos, participar de feiras e bienais do livro, organizar antologias literárias de novos autores, promover palestras e oficinas sobre o livro e a arte de escrever, trabalhar pela formação de bibliotecas e fomentar o hábito da leitura.
Saiba mais em www.scortecci.com.br