Prêmio Juca Pato / UBE / Fabio Siqueira

Notas históricas sobre o Troféu Juca Pato - prêmio para o Intelectual do Ano que a União Brasileira de Escritores (UBE) realiza desde 1962.

O Troféu Juca Pato - Intelectual do Ano, foi instituído pela União Brasileira de Escritores (UBE) no final de 1962, por ideia do 2º Vice-Presidente da Entidade romancista Marcos Rey, que convenceu seu Presidente, ensaista Mario da Silva Brito a lançar um prêmio literário com a finalidade de reconhecer a cada ano um Escritor com livro comprovadamente lançado durante os doze meses em questão, que tenha contribuído para o pensamento Brasileiro, não só com essa publicação, mas com o conjunto de sua obra Intelectual. E nada mais pertinente que resgatar e representar esse troféu na figura do personagem desenhado por tantas décadas pelo grande Ilustrador Belmonte Juca Pato, a partir da criação do jornalista Lelis Vieira.
A partir de janeiro de 1963, foram conhecidos os vinte e cinto Escritores que se habilitaram a participar do primeiro Juca Pato – Homens de várias gerações, de vários Estados da Federação, de vários estilos literários. Depois de quase dois meses de votação aberta, que contou com o apoio e eficiente cobertura do Jornal Folha de S Paulo, começou a apuração dos votos e de um total de 450 Escritores votantes, o Professor e Escritor San Tiago Dantas obteve 146 votos, sendo proclamado vencedor.
Em 07 de março daquele ano, no Auditório das Folhas, no bairro dos Campos Elíseos, na Cidade de São Paulo, o célebre parlamentar e na época Ministro da Fazenda do Presidente João Goulart, Doutor San Tiago Dantas recebia o primeiro Juca Pato, dos cinquenta e quatro conferidos pela coletividade dos literatos Brasileiros.
O 54º Juca Pato – Intelectual do ano será para o romancista paulista Ignácio de Loyola Brandão, a ser entregue no histórico Auditório da Biblioteca Municipal Mario de Andrade, no centro paulistano, em 02 de dezembro próximo, que pela quinta vez sediará a cerimônia de premiação, a exemplo dos laureados Sociólogo Octavio Ianni, crítico literário Salim Miguel, poeta Gilberto Mendonça Telles e romancista Milton Hatoun, que recebeu seu Juca Pato em 18 de setembro de 2018.
Essa é uma breve história do Troféu Juca Pato a láurea da Intelectualidade Brasileira que já registra cinquenta e sete anos de esmerada História.

Fabio Siqueira 
Jornalista e Escritor membro da UBE, sócio 4321 e Diretor Jurídico da UBE na Gestão do Presidente Escritor Ricardo Ramos Filho.