Fundação Bunge inaugura Espaço de Leitura no Museu da Imigração

Ação faz parte do programa Semear Leitores, uma iniciativa para desenvolver o hábito de leitura entre as crianças 

Desde terça-feira, 26 de novembro, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo conta com um Espaço de Leitura Semear Leitores, criado para estimular o contato das crianças com os livros de maneira atrativa e prazerosa. O novo espaço é uma parceria entre a Fundação Bunge e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A inauguração foi às 14h e contou com uma apresentação conduzida pela escritora e contadora de histórias Kiara Terra, criadora do método "A História Aberta", com narrativas colaborativas. "Oferecer programações culturais e educativas para o público infantil, que valorize a interação das crianças com os familiares e apresente a temática da imigração desde cedo, faz parte do planejamento de nossas ações. Sendo assim, contar com um espaço permanente no qual os pequenos poderão ter acesso a tantas histórias no universo da leitura tornará a visita ao MI ainda mais enriquecedora", comenta a diretora executiva do MI, Alessandra Almeida.
O espaço foi especialmente projetado para atender às necessidades das crianças, com estantes baixas para facilitar o acesso aos livros, pufs, tatame e elementos que remetem ao tema da imigração, como um trem e um navio onde as crianças poderão se sentar para ler os livros. Além disso, ele conta com cerca de 1 mil livros, além de adereços que contribuirão para as atividades realizadas no espaço, como as contações de histórias. "Neste novo espaço de leitura Semear Leitores teremos parte do acervo de livros com a temática imigração e refugiados, com a proposta de tratar deste assunto tão importante no mundo todo e levar a reflexão da importância dos imigrantes para o desenvolvimento do Brasil", conta Cláudia Buzzette Calais, Diretora da Fundação Bunge.
O espaço contará ainda com uma mediadora de leitura, profissional responsável por estimular a leitura entre os visitantes, que será formada pela Fundação Bunge junto com os mediadores dos outros 32 espaços, presentes em nove estados - SC, RS, PR, SP, MG, BA, TO, PA e MT.

Museu da Imigração 

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - São Paulo/SP
Telefone: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
Valores: R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição
http://www.museudaimigracao.org.br 

Sobre a Fundação Bunge 

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Informações à Imprensa 
CDN Comunicação
Victor Rabelo - victor.rabelo@cdn.com.br
Karina Gaudereto - karina.gaudereto@cdn.com.br
Marleide Rocha - marleide.rocha@cdn.com.br
11 3643-2952 / 3643-2919 / 3643-2790