Itaú Cultural e Instituto Pró-Livro realizam pesquisa com leitores na Bienal do Livro no Rio de Janeiro e debate sobre a leitura no Brasil

As duas instituições, que acabam de firmar parceria para realizarem juntas a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, fazem uma enquete entre os visitantes da Bienal para conhecer o perfil leitor desse público. Ainda, as duas instituições organizam uma mesa no Café Literário, com os escritores Walcyr Carrasco e Ana Paula Lisboa e a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla. A mediação é da jornalista Bianca Ramoneda

Para conhecer o perfil leitor do visitante da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o Ibope Inteligência vai entrevistar mil visitantes durante o evento, como uma espécie de prévia da 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, cujos entrevistadores irão a campo em novembro.
Projeto do Itaú Cultural e do Instituto Pró-Livro, esse tipo de enquete se estenderá futuramente a outros saraus, feiras e festas literárias do país para medir as motivações e hábitos para a leitura. Nesta mesma parceria, no dia 30 de agosto (sexta-feira), às 14h, as duas instituições promovem, ainda, o debate Retratos das Leituras na Criação Literária – a trajetória da formação leitora e a leitura que inspirou escritores brasileiros, que reúne a escritora Ana Paula Lisboa, o dramaturgo Walcyr Carrasco e a coordenadora da pesquisa no Brasil Zoara Failla.
"Em um país onde os índices de leitura são dramáticos, é determinante contribuir para ter mais brasileiros lendo mais", diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. "Precisamos, cada vez mais, de leitores, principalmente que apreciem literatura, pois isso, ao nos fazer imaginativos e criadores de signos e significados, nos revela humanos", continua ele, para quem este trabalho começa por entender melhor o comportamento do leitor brasileiro e identificar, também, aqueles que leem, especificamente, literatura nacional.
"A partir desta parceria, a coleta de dados para a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil cresce para identificar, além dos leitores em geral, aqueles que leem, especificamente, literatura nacional", afirma Ângelo Xavier, presidente do IPL. "O trabalho de campo, antes focado na identificação de hábitos de leitura regional, também é ampliado para a busca em todas as capitais do país", completa.
Encomendada ao Ibope Inteligência, a enquete que será realizada na Bienal complementa esta busca de dados. Quantitativa, a pesquisa tem como público alvo visitantes da Bienal do Livro de 2019, com 10 anos ou mais, que não sejam estudantes em excursões escolares. Serão realizadas entrevistas pessoais, com o auxílio de tablets, dentro dos pavilhões no Riocentro.
Os entrevistadores do IBOPE, uniformizados e identificados, investigarão o perfil demográfico do visitante, como idade, gênero, religião, classe social, renda familiar e grau de instrução, e levantarão dados sobre a sua leitura atual e nos últimos três meses e o que os motiva a ler.

Debate

Com mediação da jornalista Bianca Ramoneda, o painel Retratos das Leituras na Criação Literária – a trajetória da formação leitora e a leitura que inspirou escritores brasileiros, é realizado nesta sexta-feira (30), primeiro dia da Bienal Rio, às 14h, no espaço Café Literário. Os debatedores Walcyr Carrasco, Ana Paula Lisboa e Zoara Failla são entrevistados por Bianca Ramoneda para provocar uma reflexão sobre o desfavorável diagnóstico da leitura de livros no Brasil e desvendar os caminhos e as influências de importantes autores da ficção brasileira.
Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, somente 22% dos leitores declararam ler romances ou contos, o que corresponde a 12% dos brasileiros. Tendo estes dados como base, a pergunta que norteia a entrevista é "por que, afinal, são tão poucas as pessoas que leem por gosto ou por vontade própria no Brasil?" No outro extremo, a reflexão procura desvendar os caminhos que levaram outros brasileiros a serem apaixonados pela leitura de ficção, e, como essa paixão os levou a serem autores de ficção.
Na ocasião, o Itaú Cultural e o Instituto Pró-Livro também anunciam a co-realização da 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil. A partir desta parceria, a coleta de dados cresce para identificar, além dos leitores em geral, aqueles que leem, especificamente, literatura nacional. O trabalho de campo, antes focado na identificação de hábitos de leitura regional, também é ampliado para a busca em todas capitais do país. Serão entrevistadas cerca de oito mil pessoas para as pesquisas de campo que serão iniciadas em novembro. Os resultados e análises serão divulgados em 2020.
Sobre os entrevistados
Ana Paula Lisboa é a mais velha de quatro irmãos, filha de dois pretos. Favelada e carioca de nascimento, atualmente divide a vida entre o Rio de Janeiro e Luanda, onde dirige a Aláfia e a Casa Rede, espaços de produção de arte e cultura na capital angolana. Entre 2011 e 2017 coordenou a metodologia do projeto Agência de Redes para Juventude, um ambiente que transforma ideias de jovens de origem popular do Rio de Janeiro em projetos de ação em seus territórios. Em 2018 produziu e apresentou o web programa Querendo Assunto: três mulheres que dividem um sofá numa conversa leve e perpassada por suas militâncias, lugar de fala e vivências. Escritora, publicou contos e poesias em coletâneas nacionais e internacionais e desde 2016 escreve periodicamente para a revista feminista AzMina e para o Segundo Caderno do jornal O Globo.
Walcyr Carrasco formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Por muitos anos, trabalhou como jornalista nos principais órgãos de imprensa do país, ao mesmo tempo em que iniciava a carreira de escritor com histórias para a revista infantil Recreio. Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro – Quando Meu Irmãozinho Nasceu. Viriam depois muitos outros que lhe valeram diversas menções de FNLIJ e outras obras para o público adulto. Como autor de teatro, fez diversos trabalhos e ganhou com "Extase", o Prêmio Shell de Melhor Autor no Rio de Janeiro. Na televisão, como autor de novelas, começou no SBT e na Rede Globo realiza trabalhos até hoje. No Momento, Walcyr Carrasco escreve uma crônica semanal na revista ÉPOCA e, recentemente lançou seu primeiro romance "Junto para Sempre". Na TV Globo, foi autor de várias novelas de sucesso. Tamanha produção lhe rendeu a cadeira número 14 na Academia Paulista de Letras.
Zoara Failla é socióloga pela UNESP, com mestrado em psicologia social na PUC-SP e pós-graduação pela FGV-SP. Foi consultora do PNUD e coordenou o Programa de Melhorias do Ensino Médio/SEE-SP; consultora em projeto de formação nos 5 PALOPS; entre outras atividades na área. Desde 2006, responde pela área de projetos do Instituto Pró-Livro e já coordenou vários projetos da instituição, dentre eles: O Programa Mais Livro e Mais Leitura, em parceria com o MINC; a Plataforma Pró-Livro e as três edições do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Coordenou, também, as três últimas edições da Pesquisa Retratos da leitura no Brasil, e, em 2018/2019, a realização da Pesquisa Retratos da Leitura – bibliotecas escolares. Foi organizadora das obras: Retratos da Leitura no Brasil 3 e 4 e autora de vários artigos sobre comportamento leitor do brasileiro.

SERVIÇO:
Retratos das Leituras na Criação Literária - a trajetória da formação leitora e a leitura que inspirou escritores brasileiros
Local: Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro - RJ
Espaço: Café Literário
Data: 30 de agosto - sexta-feira
Horário: 14 horas
Site: www.bienaldolivro.com.br
Acompanhe o Itaú Cultural em
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
Pelo IPL:
Gabriela Galdino
55 11 3721-3232
gabriela.galdino@joribes.com.br

Pelo Itaú Cultural:
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com
Mariana Zoboli: mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural: 
Larissa Correa
Fone: 11.2168-1950
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Carina Bordalo (programa Rumos)
Fone: 11.2168-1906
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo