Instituto Pró-livro |
Para o próximo biênio o objetivo é intensificar as ações de fomento à leitura e de acesso ao livro por todo o Brasil.
O Instituto Pró-Livro (www.prolivro.org.br) fundado em 2006 pelas entidades do livro (ABRELIVROS – Associação Brasileira das Editoras de Livros Escolares, CBL – Câmara Brasileira do Livro e, SNEL – Sindicato Nacional das Editora de Livros) com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, tem um novo presidente. Ângelo Xavier guiará a instituição pelo biênio 2019-2021, com o objetivo de ampliar as ações de incentivo à leitura por todo o Brasil.
Ângelo Xavier é o atual presidente da ABRELIVROS e substituirá Luis Antonio Torelli que presidiu o IPL de 2017 até o momento. Sobre a sua gestão, Torelli pontuou que, “é difícil medir as contribuições e os resultados neste período, pois houve uma evolução constante das ações, sempre focando o fomento à leitura. Acredito que a legitimidade conquistada pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil seja um bom termômetro da importância das ações do IPL junto ao governo e sociedade civil, orientando políticas públicas e projetos”.
Durante o mandato, Ângelo pretende dar continuidade ao trabalho de Torelli e ainda ressalta: “Mais do que oferecer um amplo diagnóstico sobre o comportamento leitor do brasileiro, com a realização da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que hoje é uma referência, o IPL tem como permanente desafio desenvolver e apoiar ações voltadas a valorizar e incentivar o hábito à leitura em solo nacional, assim como o acesso ao livro. Um dever que parte do princípio de que a leitura e o livro atuam como uma porta para a inclusão cultural da população e o desenvolvimento humano e social de uma nação, tendo como base que 44% dos brasileiros não são leitores”.
Será de Ângelo a tarefa de apresentar ao mercado a 5ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, que tem previsão de divulgação em 2020. “Neste ano devemos anunciar novidades para a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Para a 5ª edição vamos aprofundar alguns estudos, como a leitura de literatura infantil e juvenil, além da leitura em suporte digital.”, salienta Xavier.
Ler mais: Instituto Pró-livro