LATINIDADE INVADE POÇOS NO FLIPOÇOS 2019 COM A FESTA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA

Abrigraf - 15/2/2019 | 

“ainda pouco difundida no Brasil a literatura hispano-americana ganha holofotes no festival sul-mineiro”

Com a temática “Literatura Sem Fronteiras - Vamos ultrapassar as fronteiras do Brasil sem sair desse chão, por terras, florestas, rios e mares e redescobrir parte da nossa origem cultural na literatura latino-americana”

O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, propõe para edição de 2019, um diálogo mais aproximado entre a literatura brasileira e a latino-americana. “A ideia é integrar a nossa literatura a literatura desse Continente, e vice-versa. A literatura hispano-americana ainda é pouco explorada e difundida no Brasil, onde o foco do ensino da literatura latino-americana é muitas vezes centrado apenas na literatura brasileira, deixando de lado as literaturas de língua espanhola”, enfatiza Gisele Ferreira, curadora do Festival.

Nesse sentido, várias parcerias e apoios estão sendo alinhavadas com entidades dos países da América Latina, Espanha e Portugal para a preparação de um grande encontro da latinidade em Poços de Caldas, com destaque especial, claro, para a literatura e as artes. Também para confirmar a latinidade do Flipoços e para celebrar a literatura hispano-americana e unificar o diálogo entre as culturas, ninguém melhor que além de entender do assunto, goze de respeito como escritor e crítico literário. Estamos falando do professor Jorge Schwartz, um dos mais respeitados especialistas em literatura hispano-americana do Brasil, que será o Patrono Flipoços 2019.

Ler mais: Abrigraf