Apesar de tudo, varejo de livros cresceu em 2018

Publishnews - Leonardo Neto - 15/2/2019 | 

De acordo com a Nielsen, volume de exemplares vendidos cresceu um pouco (+1,32%), os descontos ao consumidor caíram (-4,14%) e, com isso, ano fechou com faturamento crescendo acima da inflação (+4,6%)

Para o Brasil, 2018 foi um ano em que o termo “desafiador” ganhou conotações dramáticas. Não bastassem as eleições – as mais conturbadas das últimas décadas –, enfrentamos uma greve de caminhoneiros que paralisou o país e ainda uma Copa do Mundo de Futebol, apontado como uma das paixões nacionais e, portanto, motivo de nova paralisação. Como se não fossem revezes suficientes, o mercado editorial e livreiro tem enfrentado, desde outubro passado, um doloroso processo de recuperação judicial das duas maiores redes de livrarias do país: Saraiva e Cultura.

Apesar de tudo isso, o varejo de livros apresentou números positivos em 2018, segundo mostrou o Painel das Vendas de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Em 2018, as varejistas monitoradas pela Nielsen venderam 44,4 milhões de exemplares de livros. Isso representa crescimento de 1,32% sobre 2017. Essas vendas redundaram em faturamento de R$ 1,8 bilhão, o que representa uma alta nominal de 4,6% em comparação a 2017. É um crescimento acima da inflação que foi 3,75% em 2018.

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