Opinião & Notícia - Henrique Schmidt - 10/12/2018
Vem pra Livraria, Desafio das Livrarias e Presenteie com Livros têm um objetivo em comum: convidar os brasileiros ao mercado literário
O mercado editorial brasileiro está em crise. Nos últimos meses, duas das principais livrarias brasileiras, Saraiva e Cultura, entraram com um pedido de recuperação judicial. Agora, às vésperas do Natal, três movimentos ganham força nas redes sociais para estimular a leitura e o comércio de livros.
O principal movimento, chamado de Vem Pra Livraria (#VemPraLivraria), foi lançado pela Associação Nacional das Livrarias (ANL) ao longo da última semana. Em parceria com editoras e livrarias, a ANL tenta resgatar a paixão dos brasileiros em estar em um local de venda de livros, imerso naquele ambiente mágico.
Milhares de pessoas já usaram a hashtag pelas mídias sociais para compartilhar o seu amor pela leitura. Artistas e jornalistas famosos integram a lista e aderem à iniciativa. Além disso, segundo um comunicado da ANL, é possível usar, nas redes sociais, uma moldura com a hashtag #VemPraLivraria, disponível nas páginas de livrarias e editoras.
“A Associação Nacional de Livrarias (ANL) abraça o movimento #Vempralivraria por acreditar na importância do varejo do livro em nosso país. A comunhão entre o Leitor, a Livraria e o Livro é a dose exata para o sucesso. O estímulo ao gosto pela leitura não é somente uma questão técnica, ele deve estar acompanhado de emoção e afeto. Um gesto simples como presentear alguém com um livro pode mudar para melhor o curso de uma vida”, afirmou o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov.
Por outro lado, o movimento Presenteie com Livros (#PresenteieComLivros) não fala diretamente sobre livrarias, mas a respeito do fato de usar as obras como presentes de Natal, como uma forma de estimular o mercado literário no Brasil. Centenas de pessoas já usaram as redes sociais para mostrar integração à iniciativa, que promete crescer nos próximos dias.
Ler Mais: Opinião & Notícia