PROGRAMA LITERÁRIO CAIXA DE CULTURA COMPLETA 70 ANOS

Segundo dados da quarta edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", do Instituto Pró-Livro, apontam que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano.
Para mudar esse cenário, o Sesi-SP mantém o programa Caixa de Cultura. Criado em 1948, o projeto de difusão literária comemora 70 anos de atividade em 2018 e terá sua trajetória contada em livro inédito de Manuel Filho, lançado pela Sesi-SP Editora, em evento no próximo dia 23 de outubro, a partir das 20h, no Teatro do Sesi-SP.
O Caixa de Cultura é um programa de empréstimos de livros dentro das fábricas e empresas atendidas pelo Sesi-SP. Os acervos itinerantes, que já ocupam mais de mil empresas, são uma forma de estimular a leitura e facilitar o acesso aos livros. São mais de 200 mil livros disponíveis por ano. A cada quatro meses o acervo é renovado e os usuários podem escolher entre os mais diversos títulos, gêneros e autores, sem nenhum custo. Também são realizadas mediações de leitura e de exposições fotográficas itinerantes que acompanham as caixas.
"Regularmente pego alguns exemplares para enriquecer o meu conhecimento e o de minha família. Tenho um filho de 12 anos que adora ler e quando chego em casa com os livros, ele fica muito feliz. Minha filha de 9 anos também está adquirindo o hábito da leitura e ama os livros do programa Caixa de Cultura do Sesi", comenta o leitor e supervisor de negócios da empresa Midori Autho Leather Brasil, Bruno Oliveira.

NOITE DE FESTA

Além do lançamento do livro, o evento do dia 23 promove uma reflexão baseada na pesquisa "Retratos da leitura no Brasil", às 20h, com o ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto. Ele esteve à frente da criação da lei 13.696, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) em junho deste ano. Em pauta estará a situação, os rumos e os desafios para aumentar os índices de leitura no país.
A noite também será de muita arte com a presença do músico Fernando Anitelli, do grupo O Teatro Mágico, como mestre de cerimônias, a apresentação da escritora e cantora Stella Maris Rezende e uma contação de histórias com a Cia. Luarnoar.

RAIO-X DA CAIXA DE CULTURA:

Projeto mais antigo do Sesi-SP ainda em atividade.
Criado em 1948, no início o projeto era conhecido como Caixas-Estantes.
Foram 85 mil empréstimos em 2017.
Mais de 1000 empresas atendidas.
O acervo rotativo é disponibilizado em 40 unidades do Sesi-SP.
O acervo do projeto conta com mais de 200 mil livros, de clássicos a best-sellers contemporâneos.
Literatura nacional e estrangeira, livros infantis e juvenis, romances e livros técnicos são alguns dos gêneros que podem ser encontrados nas Caixas de Cultura.
O ano de 2018 também marca os 110 anos da morte de Machado de Assis (1839-1908).
No mês de outubro também é celebrado o Dia Nacional do Livro, no dia 29.

SOBRE OS CONVIDADOS

Sobre José Castilho Marques Neto
Doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Abeu e da Eulac em três mandatos. Foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC) de 2006-2011 e 2013-2016. É consultor do Cerlalc para políticas públicas de leitura e sócio proprietário da JCastillo - Gestão & Projetos - Livro - Leitura - Bibliotecas. Liderou a criação da lei 13.696, sancionada em junho deste ano, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).
Stella Maris Rezende
Mestre em Literatura Brasileira pela UnB, desenhista, cantora, escritora e atriz. Publicou dezenas de livros, para o público adulto e infanto-juvenil e recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Jabuti (2012), Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro (1986, 2001 e 2008), Altamente Recomendável para Jovens/FNLIJ (14 livros), Prêmio Barco a Vapor (2010) e outras três indicações ao Jabuti ao longo da carreira.
Cia. Luarnoar
No panorama cultural paulista desde 1995, atuando na produção de espetáculos teatrais, narração de histórias, programas radiofônicos, oficinas de capacitação e entretenimento, além de promoções e eventos culturais. Entre a narração de histórias e o teatro, seu foco principal está na pesquisa e resgate de cenários sonoros das radionovelas e na difusão da literatura brasileira. Vencedores de dois Prêmios PROAC Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais e dos prêmios Mosaico Literário (2013) e Texturas Literárias (2015).
Serviço:
Caixa de Cultura - 70 anos de histórias
Data: 23 de outubro (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi-SP (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)