G1 - 11/07/2018 |
Alunos de uma escola municipal de Iguaraçu, no norte do estado, se encantaram pela leitura ao mesmo tempo que aprenderam a reciclar. Meninos e meninas recolhem latinhas, a escola vende esse material e compra livros para a biblioteca. O projeto incentiva a leitura, ajuda o meio ambiente e ainda envolve a comunidade toda.
A ideia uniu todo mundo e virou festa na escola. O motivo de tanta alegria está em cima de mesas e nas prateleiras da biblioteca.
“A alegria é por causa dos livros novos. Estou super ansiosa para poder ler. Gosto muito de ler”, diz Caroline Santana, de 11 anos.
O gosto pela leitura não é por acaso e começa com a reciclagem. Os alunos trazem latinhas que recolhem com a ajuda dos pais e da cidade inteira.
“A gente foi pedindo latinhas para amigos, parentes nossos de outras cidades, amigos e vizinhos. Deu resultado”, conta Márcio Magalhães, pai de um aluno.
Neste ano, 69 mil latinhas foram recebidas pela escola. O material foi vendido e o dinheiro utilizado para comprar livros. A transformou a biblioteca da escola. O acervo que era antigo, já ganhou quase 500 livros novos.
Mas, a principal mudança, está na frequência da biblioteca. Antes do projeto, o espaço ficava vazio, poucos alunos frequentavam. Atualmente, as mesas estão sempre ocupadas.
Ler Mais: G1