Seminário da ANL fala sobre o futuro do livro e apresenta dados do mercado

Publishnews - 09/05/2018 |

Na manhã de hoje, a ANL apresentou o seminário ‘A sociedade do conhecimento e o livro como ferramenta’, em comemoração aos seus 40 anos. Nela, Fábio Assunção, gerente de negócios da GFK traçou um panorama sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil.

Nos dados apresentados e levando em conta o cenário de bens de consumo duráveis, o Livro é o único do grupo, que ainda conta com games console, games softwares e vídeo, que apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2018.  Em unidades o crescimento é de 10%, e em valor a categoria cresce 9%.

Dentre os segmentos de livros analisados, a categoria que mais cresceu nos últimos meses foi a de HQ, com aumento de 42% nos números de vendas, seguida por 24% de crescimento do segmento Turismo / Lazer / Culinária que representa 3% do mercado.

Analisando os dados regionais, o Sudeste cresceu 3 pp comparando com o primeiro trimestre de 2017 e, assim como o resultado apresentado nas últimas pesquisas mensais da GfK, o canal de vendas Livrarias se consolida representando 92% das vendas de livros, mas segundo os dados analisados, o e-commerce vem ganhando espaço no mercado.

Sobre os livros físicos e e-books, o físico ainda se sustenta representando 99,9% das vendas, porém os e-books merecem destaque apresentando um crescimento significativo de três dígitos ano a ano. “Já o audiobook anda na contramão e ainda não decolou”, completou Fábio.

Em resumo, o cenário é positivo. O varejo on-line ganha participação e a expectativa para o cenário de bens de consumo duráveis é positiva. “Pensando nesse ano, grandes eventos como a Copa do Mundo trazem uma expectativa grande para a venda de livros, também vemos a Black Friday se consolidando cada vez mais, então se o primeiro semestre não for do jeito que queremos, temos outros eventos no segundo que também podem levantar as vendas”, explicou Fábio.

Ler Mais: Publishnews