G1 - 17/04/2018 |
A 10ª edição da Semana Manuel Bandeira celebra no Recife os 132 anos do poeta modernista que marcou a literatura o século XX. Para comemorar a data, uma série de atividades culturais é realizada até o sábado (20), no Espaço Pasárgada, localizado onde era a casa do avô do poeta, na Rua da União, na Boa Vista, no Recife. A entrada é gratuita.
Nesta terça (17), a programação começa com uma série de visitas guiadas ao Espaço Pasárgada, agendadas previamente com as escolas da rede pública e privada do Estado. A programação do evento inclui apresentações musicais, debates, saraus, lançamentos de livros e exposições literárias para todos os públicos. Neste ano, oevento tem como tema Belo Belo.
Na programação estão previstas, além da presença de artistas e escritores convidados, várias atividades educativas e culturais em torno da poesia. Na quarta-feira (18), às 15h, André Cervinskis lança o livro O Brasil nas Crônicas de Manuel Bandeira, participando, posteriormente, da mesa temática Bandeira e a Cidade, junto com ngelo Monteiro e Maria José Luna.
Às 19h, o público pode participar de debate entre a poeta, performer e professora baiana Daniela Galdino e a poeta e performer pernambucana Cida Pedrosa, sobre as “Desobediências na gira do mundo: poesia erótica escrita por mulheres”.
Na quinta-feira (19), o grupo Bacantes de Poesia marca presença na programação, com a performance "Belo Belo, meu Belo", às 19h. Às 20h, o músico Lucas Oliveira faz uma apresentação sobre o universo musical de Bandeira.
No último dia, às 19h, poetisas homenageiam Bandeira com o “Sarau Belo, Belas! Das Sardas de Adalgisa à Saliva de Bela”. O sarau autoral reúne as poetisas Adélia Coelho Flô, Ana Rosa Wanderley, Daiane Rocha, Daniela Galdino e Patrícia Naia. O encontro tem intervenção musical de VJ Craw.
Ler Mais: G1