O Prêmio Henrique José de Souza de Literatura é um concurso literário que vem se consolidando como tradição no município de Nova Xavantina-MT desde 2014. O Prêmio tem periodicidade bianual e já se encontra em sua 3ª edição em 2018.
A 1ª edição foi lançada em 2014 levou o nome de I Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza. O prêmio foi bastante expressivo, com 820 inscritos de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros provenientes da África, Ásia e Europa. Foram propostas 5 categorias, sendo elas: I – Redação (Estudantes); II Poesia; III – Recital de Poesias; IV – Contos Indígenas (Xavantes e Karajás) e V – Biografia Resumida.
Já na 2ª edição, em 2016, o nome do concurso foi alterado para II Prêmio Henrique José de Souza de Literatura e, apesar do prazo de inscrição mais apertado, foram registradas 748 inscrições, dentre as quais 23 estrangeiras e 725 eram de brasileiros de todas as regiões. Foram ofertadas três categorias: I – Redação (Estudantes); II – Poesia e Redação Indígena (Xavantes).
Arte do II Prêmio Henrique José de Souza de Literatura (2016)
Em 2018, o III Prêmio Henrique José de Souza de Literatura apresenta 4 categorias:
I – Redação (Estudantes)
Cujo objetivo é estimular os jovens à prática da escrita e da argumentação através do gênero dissertativo.
II – Poesia
Que visa incentivar e valorizar a produção literária de língua portuguesa de brasileiros e estrangeiros.
III – Redação (Indígenas)
Destinada a escritores indígenas de qualquer etnia situada no território nacional. Seu objetivo é valorizar e incentivar a cultura e a cidadania indígena, ampliando os espaços para sua manifestação.
IV – Roteiro teatral (Dramaturgia)
Esta categoria é destinada à adaptação de uma lenda transcrita por Henrique José de Souza para a Dramaturgia.
Confira o edital e confira os requisitos e os prazos para a inscrição.