Snel - Abril de 2018 |
As ações promocionais da semana do Dia do Consumidor (15 de março) aqueceram o mercado livreiro, impulsionando as vendas do terceiro período (3T)*, que manteve a curva ascendente do ano de 2018.
As vendas em exemplares foram o grande destaque, com crescimento de 17,75% em comparação ao mesmo período em 2017. Além disso, superaram o volume identificado em janeiro deste ano, época que concentra a venda de livros didáticos.
Um dos principais índices deste período foi o aumento do desconto médio de 7,07% pp em relação ao anterior (2T/2018). No entanto, esse desconto ainda foi inferior ao praticado no mesmo período do ano passado (3T/2017), o que resultou em um modesto crescimento no preço médio do livro (1,05%) e num faturamento 18,98% maior.
O bom desempenho verificado no 3T teve reflexo positivo no acumulado do ano: o mercado livreiro cresceu 8,76% em volume e 14,28% em valor no 1º trimestre de 2018, no comparativo com 2017.
O ponto alto foi a performance das categorias “Não Ficção Especialista” e “Não Ficção Trade”, maiores responsáveis pelos bons números neste intervalo.
“A semana do consumidor e o Dia Internacional da Mulher passaram a compor o calendário promocional do livro. O desconto se mostra uma ferramenta para vender mais nestes dias analisados, apesar de não ter sido maior que o do ano anterior. A sensação é que as livrarias se prepararam com antecedência e colheram bons resultados”, comenta Ismael Borges, líder da Nielsen Bookscan Brasil.
Ler Mais: Snel