Autor de 'Me chame pelo seu nome' é o primeiro nome internacional confirmado para a Flip 2018

O Globo - 02/03/2018 |

A organização da Flip 2018 confirmou André Aciman, autor de origem egípcia radicado nos EUA, como uma das atrações do evento, que acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty. O escritor ficou em evidência após a adaptação para o cinema de seu romance "Me chame pelo seu nome" (Intrínseca), que recebeu quatro indicações para o Oscar.

— Aciman vai tratar de exílio, da escrita da memória e do desejo, de paisagens e identidades múltiplas e multiculturais, temas interditos e Proust — adianta Joselia Aguiar, curadora da Flip 2018.

O livro que deu origem ao filme homônimo, dirigido pelo italiano Lucca Guadagnino, chegou às livrarias brasileiras em 2017. Professor de Literatura no Graduate Center, em Nova York, o escritor contou, em entrevista ao GLOBO em janeiro, que começou a rascunhar por acaso a história sobre a formação amorosa de um menino de 17 anos. O jovem tem a vida impactada pelo presença de um americano mais velho, que se hospeda na casa de veraneio da sua família, na Riviera italiana.

— Não estava comprometido com essa história, nem achava que ia ser publicada. Mas como tinha contrato para apresentar novos livros, falei para a minha agente: “Leia e, se achar estúpido demais, não precisa nem se dar ao trabalho de tentar vender”. No prazo de um dia, ela vendeu o livro para uma editora.

Ler Mais: O Globo