SEMENTES ESQUECIDAS NO JARDIM, de James Jaworski / Pedagoga Literária

Pedagoga Literária

Nossa protagonista é Jaqueline, uma linda jovem de família tradicionalista  que teve como namorado de adolescência o Juarez. Porém com um tempo já mais madura e cursando Direito na faculdade, ela se apaixona por Jack e percebe que tudo o que sentia por Juarez não passava de uma paixão de adolescentes.
Como já estava perdidamente apaixonada por Jack, ela resolve terminar com Juarez e aceitar o pedido de noivado de seu novo amor, mas infelizmente não foi assim que aconteceu.

" Algumas coisas podem não fazer sentido para nós em um momento de turbulência, mas fará mais adiante quando tivermos condições de compreender e olhar além do horizonte."

Juarez não se conformou em perder a sua eterna namorada, pois sonhava em ser sua única mulher, mãe de seus futuros filhos, almejava em terminar sua vida ao lado dela. Com isso, colocou caraminholas na cabeça do pai  de Jaqueline que era bastante rígido e assim aconteceu a primeira  tragédia.

Enquanto isso na casa de  Marcelo , o mesmo se divertia na piscina com os amigos Robson e Rafael .
Brincadeira vai, brincadeira vem, um deles avistou uma garrafa de cachaça que seria do caseiro e resolveram pegar a garrafa tomando todo o líquido ( se eles bem soubessem nunca teriam pegado aquela garrafa). Não aguentando mais, os irmãos  Robson e Rafael resolvem ir para casa e deixa o amigo bêbado sozinho na piscina e daí acontece a segunda tragédia.

Essas duas tragédias dá início a toda a trama do livro, as consequências dos atos impensáveis dos personagens vão dando sequência a outros ainda maiores.
O livro é dividido em duas partes, onde a segunda parte ocorre 10 anos após as tragédias ocasionadas.

" Uma nuvem negra flutuava em suas direções e os seguiria para onde quer que fossem."

O que eu mais amei no livro e achei interessante foi o autor iniciar cada capítulo com uma parábola que serve de elo para o assunto a ser abordado, eu nunca tinha lido um livro assim.
É impressionante a conexão que ele tem com a natureza, a sensibilidade que ele tem de observar cada detalhe que muita das vezes passam despercebidos por nós.

Ler Mais: Pedagoga Literária