Galileu - Giuliana Viggiano - 03/05/2017 |
Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) disponibilizou para o público cerca de 2 mil títulos da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Muitos dos livros contém anotações dos próprios autores ou correspondências trocadas pelos cientistas nos anos 1950.
"São ao menos 400 obras raras da história da ciência nacional. Com a guarda dessa coleção, o Mast é hoje detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas, senão o maior", explica a diretora da instituição, Heloisa Bertol. No total, a ABC possui mais de 14 mil livros.
Dentre as obras disponibilizadas está um exemplar do livro Homens e Coisas da Ciência, do médico Carlos Chagas Filho, com dedicatória feita a punho pelo próprio autor.
Outro tesouro, que estava escondido no livro Principles of Nuclear Engineering, de Samuel Glasstone, e que também será disponibilizado, são as cartas que foram trocadas entre o físico Joaquim da Costa Ribeiro, dono do exemplar, e o cientista americano Donald Kallman.
Ler Mais: Galileu