Histórias e crônicas de uma deficiente visual, portadora de Retinose Pigmentar, doença degenerativa e progressiva, contadas de forma emocionante e divertida, de como encarou seus desafios.
Já perdi a conta de quantas vezes respondi uma pergunta com esta frase:
- É que eu tenho um problema visual...
- Qual é o problema?
- Retinose pigmentar.
A maioria dos portadores dessa doença, como o comediante Geraldo Magela, perde completamente a capacidade visual em torno dos 25 anos de idade. Meu irmão e eu tivemos sorte, pois, segundo nosso diagnóstico precoce, quando congênita, a evolução da doença costuma ser muito mais lenta, o que nos possibilitou de ter uma vida pessoal e profissional praticamente normais por um bom período de tempo. Dentre tantas frases geniais do meu ídolo Guilherme Arantes, esta traduz exatamente a trajetória da minha vida: “A arte de sorrir, cada vez que o mundo diz: NÃO”.
Silvana Guida Rodrigues
Conheci Silvana há 21 anos. Casamos há 20. Até hoje me surpreendo com sua inteligência e capacidade criativa. Apesar de sua deficiência visual, tem uma maneira especial de “ver” o mundo e as pessoas. Está sempre arquitetando novas atividades, em meio a tantas outras, do cotidiano; administrando a casa, ouvindo seus livros, falando com os amigos. Muitas vezes como conselheira, trabalhando no computador, escrevendo seus textos e crônicas, e é uma boa contadora de histórias. Enfim, é uma mulher especial, o retrato do que chamamos de mulher “empoderada”.
Tudo o que faz é prova de seu talento, que ainda terá muito a oferecer a todos nós. É bom ser seu marido. Amo esta mulher.
Kaumer D. Rodrigues
Silvana nasceu em maio de 1958 e com seis meses foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença progressiva e degenerativa. Com menos de 40% do campo visual, cegueira noturna e miopia, conseguiu formar-se em Arquitetura e, cinco anos depois, em Administração de Hotéis.
Atuou como arquiteta por mais de 14 anos, mas, com a queda da visão, precisou buscar outros caminhos, o que não a privou de continuar realizando-se profissionalmente, pois sempre tirou o melhor de cada escolha. Escrever e ministrar palestras são, atualmente, suas maiores realizações.
Serviço:
A Vida Por 1 Ponto de Vista
Histórias e Crônicas Divertidas de Uma Deficiente Visual
Silvana Guida Rodrigues
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-5490-4
Formato 14 x 21 cm
220 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 40,00