A Scortecci e as Feiras do Livro

A SCORTECCI é uma editora laureada, com mais de 38 anos no mercado editorial brasileiro. Edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens desde 1982. Possui gráfica própria com tecnologia digital, acabamento de qualidade, sofisticado controle de vendas e central de logística. São mais de 10 mil títulos publicados em primeira edição. Já recebeu os prêmios: Jabuti, APCA, FBN, ABL e PEN Clube.

Faz parte do seu escopo lançar livros, organizar e apoiar concursos literários, realizar recitais e leitura de textos, coordenar e publicar antologias de novos autores, promover palestras e oficinas sobre autores e livros e fomentar o hábito da leitura.

Com a pandemia da covid-19 o nosso trabalho no mundo do livro ficou prejudicado. Perdemos a energia do contato físico, ponto forte da nossa alma empresarial. Fomos obrigados a seguir a nova ordem mundial: reinventarmo-nos!

Os desafios são imensos: profissionais, empresariais e tecnológicos!

O que estamos promovendo

As livrarias ASABEÇA e DO MERCADO foram tecnologicamente modernizadas. Tornaram-se responsivas e mais eficientes. Investimos em logística e entramos, definitivamente, no market place, ampliando assim nossa visibilidade e nosso potencial de vendas.

Criamos o ZOOM LITERÁRIO, plataforma na web para lançamento de livros.

Criamos também a PÁGINA DO LIVRO, espaço para substituir, provisoriamente ou não, os saraus literários e a leitura de textos. A plataforma interage com a TV LIVRO e o YOUTUBE.

Investimos no desenvolvimento de BOOK TRAILERS, para divulgação na web dos nossos autores e seus livros, e contratamos a empresa DIGITALIZA, referência no mercado em livros eletrônicos, para gerenciar os nossos E-BOOKS.

Agora estamos diante de mais um novo desafio: as FEIRAS VIRTUAIS DE LIVROS. Não há no setor modelos ou qualquer experiência sobre o negócio. Não sabemos – de fato – o que vai realmente acontecer. Elas poderão ser um tremendo sucesso ou até um tremendo fracasso. Duas das maiores entidades do livro no Brasil, Câmara Brasileira do Livro e GSC Eventos, organizadoras da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e FLIPOÇOS (evento de Poços de Caldas, MG) respectivamente, estão apostando e acreditando no novo modelo de eventos.

Nós também!

Criamos a plataforma FEIRAS DO LIVRO e para ela convergimos a TV LIVRO, o ZOOM LITERÁRIO, a PÁGINA DO LIVRO e uma loja moderna e responsiva, chamada GALERIA DO LIVRO, para comercializar nossos livros em feiras e bienais. Pretendemos também participar de outros eventos, como a Bienal do Livro de Pernambuco e a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Precisamos do apoio e da compreensão dos nossos autores e colaboradores. Mais do que isso, precisamos que acreditem no projeto e aceitem com luta e garra os novos desafios. O livro é e continua sendo a melhor ferramenta de difusão do conhecimento, da educação e da cultura universal. Juntos somos mais fortes!

João Scortecci
feirasdolivro@scortecci.com.br