'Retweet' é novo verbete de um dos mais tradicionais dicionários de inglês do mundo

BBC - 19/08/2011 - Palavras inspiradas pela tecnologia estão entre as 400 novas entradas de um dos mais tradicionais dicionários de inglês do mundo, entre elas o termo "retweet" - que significa passar à frente uma mensagem publicada no site de microblogging Twitter. O Concise Oxford English Dictionary acrescentou a seus verbetes também "textspeak", que significa digitar palavras e expressões abreviadas (como "kd vc", que significa "cadê você").

Direito de propriedade do dicionário Aurélio ainda é alvo de disputa judicial

Globo Online - 28.04.2008 - Quase vinte anos depois da morte de Aurélio Buarque de Holanda, o direito de propriedade de suas principais obras - o Dicionário Aurélio e o Minidicionário Aurélio - continua sendo alvo de disputa judicial. Recentemente, a questão chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em recurso especial interposto pela editora J.E.M.M. Editores Ltda contra decisão da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que autorizou a intervenção de terceiros em ação reparatória por violação de direitos autorais na edição e comercialização das referidas obras.

Tipos de Dicionários

Os mais comuns são:

• Dicionários gerais da língua: são de versão extensa ou com adaptação a usos escolares. Possuem um considerável número de palavras, definidas em suas várias acepções e significados.

• Dicionários etimológicos: fornecem a origem de cada palavra através de sua formação e evolução.

• Dicionários de sinônimos e antônimos: definem o significado das palavras mediante equivalências ou afinidades (palavras sinônimas) e significados opostos (palavras antônimas).

• Dicionários analógicos: reúnem as palavras por campos semânticos, ou por analogia a uma idéia. Geralmente não são dispostos em ordem alfabética.

• Dicionários temáticos: organizam vocabulários específicos de determinada ciência, arte ou atividade técnica.

Exemplos: Dicionário de Comunicação, de Astronomia e Astronáutica.

• Dicionários de abreviaturas: são muito úteis por facilitarem a comunicação ainda mais nesta época de abreviaturas e siglas.

• Dicionários bilíngües ou plurilíngües: explicam o significado dos vocábulos estrangeiros e suas correlações com os vocábulos nativos.

Além dos dicionários supracitados, ainda existem outros que se propõem a atender diversas finalidades como dúvidas e dificuldades de uma língua, de frases feitas, de provérbios, de gírias e expressões regionais.

Fonte: Wikipédia

Saber mais: AQUI

Dicionários recorrem a incentivos para atualizações

Folha de S.Paulo - 05/02/2008 - MARIANA BOTTA - Diferentemente de outros países, como França e Inglaterra, que lançam todos os anos edições atualizadas de seus dicionários, no Brasil o mercado lexicográfico anda a passos lentos. A chegada ao mercado de edições com o acréscimo de novas palavras pode demorar quase dez anos. A última edição do "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" (Objetiva) é de 2001 e teve uma reimpressão atualizada em 2004, mesmo ano em que saiu o "Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa" (Positivo).

Dicionário mais antigo em português chega à internet

G1 - Globo - 24/04/2008 - O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) digitalizou e disponibilizou gratuitamente na internet os cerca de 44 mil verbetes do primeiro dicionário da língua portuguesa. O primeiro volume da obra "Vocabulario Portuguez e Latino", do padre londrino radicado em Portugal Raphael Bluteau, foi publicado em 1712. Ao todo são oito volumes e dois suplementos, sendo o último suplemento publicado em 1728. 

Dicionário de graça na internet busca patrocínio

Valor Econômico - 04.10.2007 - Tainã Bispo - Em 40 dias, foram feitos mais de 120 mil downloads do Dicionário da língua portuguesa Caldas Aulete, de 280 mil verbetes, da editora Lexikon Obras de Referência. O arquivo, oferecido de graça, está em primeiro lugar entre os dez conteúdos mais "baixados" do site Baixa Tudo, do portal Globo. Para Carlos Augusto Lacerda, proprietário do selo editorial, a demanda mostra que o caminho é esse. O empresário não parece incomodar-se com os concorrentes da obra.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech