Escritores elegeram nova direcção

Jornal de Angola - 17.04.2010 - Os membros da União dos Escritores Angolanos (UEA) elegeram ontem, na sede da instituição, em Luanda, a nova direcção para os próximos quatro anos. O novo corpo gerente da UEA para o quadriénio 2010-2013 tem como secretário-geral Carmo Neto, como presidente da Mesa da Assembleia-Geral Adriano Botelho de Vasconcelos (ex-secretário-geral) e Albino Carlos como Secretário para as Relações Internacionais. A lista única foi subscrita por 40 escritores.

UBE de Pernambuco comemora 50 anos de existência

A UBE de Pernambuco chega aos 50 anos, como a mais antiga e organizada entidade civil sem fins lucrativos representativa dos escritores de Pernambucano e do Nordeste. Criada e recriada pelo intelectual Paulo Cavalcanti em 1958 e 1984, a UBE tem em seus quadros sociais, além de escritores, jornalistas, artistas plásticos, dramaturgos, compositores e músicos.

Posição da UBE sobre "O Negócio da Cultura"

UBE - 16.04.2008 - Conforme deliberação de diretoria enviamos e foi publicado no Painel do Leitor (Folha de São Paulo, 19/04/2008) o seguinte: "A União Brasileira de Escritores considera pertinente e oportuno o artigo "O negócio da Cultura" (Tendências/Debates", 16/4). Há muito a Lei Rouanet está a exigir alterações pelas distorções a que tem servido. Resumidamente: a) apropriação privada de vultosos recursos públicos sem critérios justos de concessão; b) incentivo a projetos de mero entretenimento e sem função cultural; c) projetos cuja bilheteria seria mais que suficiente para sua consecução. As demais distorções, como percentagens absurdas para captadores e outras tantas, são resultado das primeiras. Alimenta-se círculo vicioso pelo qual recursos públicos escassos escoam pelo ralo enquanto atividades verdadeiramente culturais têm pouca probabilidade de encontrar patrocínio." Levi Bucalam Ferrari, presidente da UBE.

50 Anos de Fundação da União Brasileira de Escritores

A União Brasileira de Escritores foi fundada no dia 17 de janeiro de 1958, em conseqüência da fusão da Associação Brasileira de Escritores (seção de São Paulo) e da Sociedade Paulista de Escritores, esta nascida, por sua vez, da Sociedade de Escritores de São Paulo, criada por Mário de Andrade e Sérgio Milliet, em 1942. A UBE - a entidade mais antiga do País - proprietária da marca, alcança, pois, 50 anos de existência ininterrupta em defesa e difusão das nossas Letras e da nossa Cultura. A entidade foi registrada no Cartório do 2º Registro de Títulos J. do Amaral Gurgel, da Capital paulista, no dia 14 de fevereiro do mesmo ano. 

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech