Semana de Arte Moderna completa 90 anos

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.

Homenagens vão marcar dez anos da morte de Jorge Amado

Folha de S. Paulo - EFE - 10/08/2011 - As autoridades da Bahia preparam os últimos detalhes para a homenagem que lembrará os dez anos da morte de Jorge Amado, que será realizada na próxima semana devido à data de aniversário de seu nascimento. Amado, um dos escritores mais universais, autor de obras que foram traduzidas para 49 idiomas morreu em 6 de agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos.

Rachel de Queiroz - 100 anos!

Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, CE, em 17 de novembro de 1910. Foi tradutora, romancista, escritora, jornalista e dramaturga. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Aos vinte anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1930), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria.

Livros são espalhados por São Paulo para comemorar o Dia Nacional do Livro

Grupo Projetos de Leitura - Dia 29 de outubro o Brasil comemora o “Dia Nacional do Livro”. A data foi escolhida por ser aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. Na ocasião muitos eventos literários acontecem em todo país, mas uma ação se destaca por disseminar a leitura de forma espontânea e despretensiosa. O trabalho, desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura traz como mecânica “esquecer” livros em diversas partes do estado de São Paulo, para que qualquer pessoa pegue o livro “esquecido” leia e depois também “esqueça” a obra literária em algum lugar, a fim de que outras pessoas possam pegá-la e assim dar continuidade a leitura.

17 de janeiro de 2010 - Centenário de Morte de Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Recife, 19 de agosto de 1849 — Washington, 17 de janeiro de 1910) foi político, diplomata, historiador, jurista, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos grandes diplomatas do Império, além de orador, poeta e memorialista. Além de "O Abolicionismo", "Minha Formação" figura como uma importante obra de memórias, onde se percebe o paradoxo de quem foi educado por uma família escravocrata, mas optou pela luta em favor dos escravos.

130 anos de Nascimento do escritor Gibran Khalil Gibran

A Associação Cultural Brasil-Líbano e o Comitê Nacional Gibran preparam-se para comemorar  os 130 anos de nascimento de um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX: Gibran Khalil Gibran. Gibran foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista. Sua obra literária, marcada pelo misticismo oriental, alcançou popularidade em todo o mundo. Gibran nasceu em 06 de janeiro de 1883, na cidade de Bicharré, ao norte do Líbano, próximo aos Cedros milenares e faleceu  em 10 de abril de  1931, em Nova York.

 

ABL celebra os 110 anos de nascimento de José Lins do Rego

ABL - A Academia Brasileira de Letras homenageou no dia 11 de abril, às 13h, durante a Merenda Acadêmica no Petit Trianon, José Lins do Rego, considerado o mais rubro-negro dos escritores. A Merenda reuniu Acadêmicos e beneméritos do Flamengo, como a presidente Patrícia Amorim, o técnico Vandelei Luxemburgo e o jogador Ronaldinho Gaúcho, em uma homenagem ao Clube de Regadas do Flamengo.

Samurai das Sombras da Literatura Brasileira ganha homenagem no CCSP

O Centro Cultural São Paulo celebra “Um tributo a Massao Ohno” na próxima quarta-feira, 30/6/2010, às 20 horas na Sala Adoniran Barbosa. Um dos mais importantes editores independentes do país, Massao Ohno, recém falecido, dedicou meio século a criar livros que primaram pela inovação gráfica e pela descoberta de novos talentos literários. O CCSP fica na Rua Vergueiro, 1000, próximo à estação de metrô.

Artes e Ofícios comemora 20 anos de atividades

Artes e Ofícios - 04/04/2011 - A editora Artes e Ofícios completa, em 2011, 20 anos de atividades anunciando sua entrada na área de tradução de clássicos. Além do lançamento de 20 títulos, a editora organiza um seminário voltado para formação de leitores, com coordenação da professora Regina Zilberman, e finaliza projeto cultural e educacional que vai ampliar sua área de atuação.

10 anos sem Cabral

João Cabral de Mello Neto, autor de Morte e Vida Severina (1966), nasceu no Recife, PE, no dia 9 de janeiro de 1920. Foi poeta e diplomata. Sua obra poética, caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras foi agraciado com vários prêmios literários. Quando morreu, em 1999 aos 79 anos (09 de outubro, Rio de Janeiro, RJ), especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. Biografia.

Aniversário de 33 anos da Scortecci

No próximo dia 15 de Agosto de 2015, sábado, das 9h00 às 21h00, no Espaço Scortecci (Rua Deputado Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo, SP) a Scortecci (edição, impressão e comercialização de livros em pequenas tiragens) comemora o seu 33º aniversário. Na oportunidade além do curso da Escola do Escritor sobre Como Divulgar Autores e Livros através da Internet e lançamento da Antologia de poesias, contos e crônicas REDE DE PALAVRAS (volumes I e II) a Scortecci promoverá o lançamento coletivo de 15 novos títulos. Programação completa no LER MAIS.

100 anos de nascimento de Aurélio Buarque de Hollanda

Em 2010 comemora-se 100 anos de nascimento de Aurélio Buarque de Hollanda - que dá nome ao mais famoso dicionário do Brasil. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira nasceu em Passo de Camaragibe, Alagoas, em 3 de maio de 1910 e morreu no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 1989. Foi crítico literário, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta.

12 de outubro − Dia Nacional da Leitura / Vamos brincar de ler?

O Portal Amigos do Livro e o Instituto Ecofuturo convidam todos e todas a Brincar de Ler no próximo dia 12 de outubro – Dia das Crianças e também Dia Nacional da Leitura. Esse dia existe desde 2008, depois de uma grande campanha iniciada em 2006, quando uma rede de parceiros se uniu ao Ecofuturo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de ler com e para as crianças. Ouvir leitura desde cedo facilita a alfabetização, ajuda a construir o hábito de ler e faz com que a criança perceba o livro como um amigo. Mas isso é segredo de gente grande; para os pequeninos, o que importa é Brincar de Ler.

200 Anos de Imprensa no Brasil: O perfil e os colaboradores da revista PAN

Almanaque da Comunicação - 15.02.2008 - Nelson Cadena - O que torna PAN uma revista especial é o seu conteúdo, um diferencial que o seu fundador José Scortecci vislumbrou nos idos de 1935.

O imigrante italiano antecipou-se sete anos ao que seria o modelo de Seleções de “Reader’s Digest no Brasil, ao lançar um semanário que reunia artigos e reportagens publicados em jornais e revistas pelo mundo afora.

O PAN exagerava no dimensionamento dessas fontes, estampando na sua primeira página a informação “Milhares de jornais estrangeiros são consultados e traduzidos para esta revista”. A partir de 1939 dimensionou essa consulta em mais de cinco mil publicações. Era um tempo em que se superestimavam tiragens, e nesse caso o volume de fontes, para seduzir o leitor.

2008 marca centenário de João Guimarães Rosa

Senado Federal - 1908 entrou para a história da literatura brasileira especialmente por ter sido, nesse ano, que nossas Letras perderam a figura do seu principal escritor: Machado de Assis. Entretanto, foi também em 1908, a 27 de junho - quatro meses antes da morte de Machado -, que nasceu, em Cordisburgo (MG), aquele que viria a se tornar o genial autor de livros como Sagarana e Grande Sertão: Veredas: João Guimarães Rosa

"Toda criatura pode iluminar-se de repente; mas ele fez sangria permanente da alma; o indizível se fez narrativa" - disse, sobre Guimarães Rosa, o poeta e cronista Paulo Mendes Campos.

Após a publicação do seu primeiro livro - Sagarana, em 1946 -, o escritor mineiro foi prontamente reconhecido como um dos talentos mais robustos já surgidos no panorama das letras brasileiras.

2009 vai celebrar a obra de Euclides da Cunha

O Estado de S. Paulo - 20/12/2008 - Um dos eventos que vai marcar o próximo ano literário será a lembrança dos 100 anos de morte de Euclides da Cunha (1866-1909), autor do clássico Os sertões. A data exata é 15 de agosto, quando o escritor, sociólogo, repórter do Estado, historiador e engenheiro foi morto pelo jovem tenente Dilermando de Assis - Euclides chegou armado à casa do militar disposto a matar ou morrer em nome da honra, uma vez que sua mulher, Ana de Assis, abandonara-o pelo tenente. Campeão de tiro, Assis, no entanto, alvejou-o primeiro. O escritor será o principal homenageado em 2009 pela Academia Brasileira de Letras, como anunciou o presidente da entidade, Cícero Sandroni, reeleito para mais um ano no cargo.

23 de Abril: Dia de São Jorge, do livro e da rosa

No dia de São Jorge, uma rosa e um livro. Esta tradição, que combina o fato religioso, a rosa como símbolo do amor e o livro como símbolo da cultura, transformou o dia 23 de Abril na data mais comemorada, por todos os catalães. Como todas as tradições bem enraizadas, muitas vezes é seguida e vivida pelo povo sem que se conheça a sua origem. Por isso, fazemos aqui uma aproximação às origens desta tradição que todos os catalães, dentro e fora da Catalunha, compartilhamos e comemoramos todos os anos.

30 anos de sucesso / Uma história semeada pelo amor aos livros

Não importa onde se pretende chegar, desde que se tenha um livro nas mãos para base de conhecimento e outro na bolsa para auxiliar na realização dos sonhos e dos projetos’. Essa é a linha de pensamento de quem valoriza o saber como fonte de inspiração para a vida e, também, a razão que fez de José Xavier Cortez um dos maiores ícones do universo livreiro do nosso país. Sua história, repleta de episódios marcantes, pode ser contada de diversas maneiras. Lutador e idealizador, Cortez sempre buscou difundir a cultura e o conhecimento por meio da leitura. Tanto que, ainda jovem, enfrentou regimes opressores e dificuldades para e levar títulos ‘proibidos’, como “Pedagogia dos Oprimidos”, de Paulo Freire, lançado no Chile.

Antonio Callado recebe homenagem de Niterói na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

A abertura da XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece no próximo dia 13, vai contar com uma homenagem ao romancista, teatrólogo e jornalista niteroiense Antonio Callado, num espaço totalmente voltado para a vocação literária fluminense: a ilha Letras de Niterói. No palco da praça que levará o nome de Callado, a filha do autor, diretora do grupo Cenas Escolhidas, atriz Tessy Callado, realizará, juntamente com outros artistas, uma série de leituras dramatizadas de textos do pai. O evento conta ainda com a presença da viúva do escritor, a jornalista Ana Arruda Callado.

Clarice Lispector é homenageada em sete capitais do País

O Estado de S. Paulo - 09/12/2011 - Depois de Carlos Drummond de Andrade, homenageado em outubro com o Dia D, que por sua vez foi inspirado pelo Bloomsday e seus eventos anuais e internacionais de celebração ao escritor irlandês James Joyce, agora é a vez de Clarice Lispector ganhar um dia só para ela.  Ainda que mais concentrada no Rio, a programação da Hora de Clarice vai se espalhar por lugares tradicionais, como livrarias e centros culturais, e por outros mais inusitados, como barcas e estações de metrô.

Autêntica comemora 10 anos de vida

No próximo dia 17 de setembro, a Autêntica Editora (Belo Horizonte) completa uma década de existência. Desde o lançamento do primeiro livro – A voz do veto: a censura católica à leitura de romances, de Aparecida Paiva – são cerca de 400 publicações. Desse total, 50 títulos são do selo Gutenberg, criado em 2003 para abarcar os livros de interesse mais geral, já que o catálogo da Autêntica é majoritariamente voltado para o público acadêmico, principalmente da área de ciências humanas. Como forma de celebrar seus 10 anos de vida, a Editora está investindo, neste ano de 2007, em alguns projetos especiais, entre eles o I Prêmio José Mindlin de Literatura, concurso nacional que vai premiar o autor da melhor obra de “Narrativa de ficção".

Centenário da Pensamento - Cultrix

A editora Pensamento-Cultrix comemora seu centenário com um evento, das 19h às 22h de terça-feira (26 de junho de 2007), no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (Praça da Luz, s/n – centro). Criada em 1907 pelo imigrante português Antônio Olívio Rodrigues, a editora tem mais de dois mil títulos no catálogo.

Centenário de Caio Prado Junior

Caio Prado Junior (Caio da Silva Prado Júnior) nasceu em São Paulo, SP, no dia 11 de fevereiro de 1907 e morreu em São Paulo, SP, no dia 23 de Novembro de 1990. Foi historiador, geógrafo, escritor, político e editor.

As suas obras inauguraram, no país, uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira. Mais informações: clique aqui.

Drummond será o homenageado de 2012 da Flip

O Estado de S. Paulo - 11/07/2011 - O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2012, quando o evento completa dez anos. O anúncio foi feito ontem no encerramento da 9.ª edição, que teve como homenageado o escritor Oswald de Andrade (1890-1954). As comemorações do décimo ano da festa também incluirão o lançamento de um livro com a história do evento, organizado pelo ex-curador Flávio Moura, e a reunião de imagens em vídeo.

Dia D celebra Drummond em várias cidades do país

Folha de S. Paulo - 03/11/2011 - Tímida e discreta, mas lírica e arrebatadora -tal qual o homenageado. Em São Paulo, a primeira edição do Dia D, programação para celebrar a obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) na data do seu nascimento, 31 de outubro, reuniu poucas pessoas, mas espalhou o verso do poeta. Concebido pelo IMS (Instituto Moreira Salles), responsável pela guarda de parte do acervo de Drummond, o Dia D teve uma programação extensa em várias cidades.

Editora José Olympio sobrevive enxuta e criativa aos 80 anos

Folha de S. Paulo - Josélia Aguiar - 30/11/2011 - Quando o mercado de livros no país teve seu primeiro grande boom, na década de 1930, era José Olympio (1902-1990) o editor e livreiro que estava à frente. Jotaó, como era chamado, não só publicava toda a geração de autores que surgia, principalmente os do chamado Romance de 30, como reunia a roda literária mais animada da época em sua loja na rua do Ouvidor, 110, no centro do Rio.

Eventos comemoram 80 anos do escritor Ariano Suassuna

Folha Ilustrada - Maria Eugênia de Menezes - 14/09/2007 - Tal qual um artista da Renascença deslocado, nascido fora de época, Ariano Suassuna tocava piano, pintava, escrevia, fazia esculturas --tudo ao mesmo tempo. Mas, a certa altura, como se o século 20 lhe pesasse nos ombros, o menino paraibano sentiu a necessidade de entregar-se a uma só atividade e decidiu-se pela literatura. A escolha renderia ao país um de seus mais importantes escritores, capaz de construir uma obra na confluência entre a literatura de cordel e os bardos europeus, entre os romances de cavalaria e os cantadores nordestinos.

Faculdade CCAA Homenagea Euclides da Cunha

A Faculdade CCAA homenageará Euclides da Cunha no ano que marca o centenário da morte do autor de Os Sertões. Em 29 de outubro 2009, às 19h, o acadêmico Antônio Carlos Secchin estará presente para ministrar a palestra “Euclides da Cunha: época, vida e obra”. Depois, haverá a entrega de prêmios aos primeiros colocados do concurso literário Euclides da Cunha, promovido entre os estudantes da Faculdade, que oferece os cursos de Letras, Comunicação Social, Administração e Marketing. O evento faz parte da 4ª Mostra da Faculdade CCAA, que tem início dia 28 e incluirá, além de palestras de docentes, alunos e convidados, exposições, mostra de vídeos, lançamento de livro, apresentação de bandas, do coral da Faculdade e de peça teatral.

Há cem anos, no dia 22 de outubro de 1908, morria Artur Azevedo

Tudo Agora - 22/10/2008 - Folha Online - Há cem anos, no dia 22 de outubro de 1908, morria o jornalista, cronista e dramaturgo maranhense Artur Azevedo. Irmão do romancista Aluísio Azevedo, Artur foi o responsável pela criação do teatro de revista no Brasil e integrou o grupo fundador da Academia Brasileira de Letras. Admirado pelo público, mas criticado por escritores da época, morreu aos 53 anos deixando um legado de mais de 200 peças, entre originais, traduções e adaptações. Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís no dia 7 de julho de 1855. Filho do vice-cônsul português na capital maranhense demonstrou desde cedo a vocação para o teatro e, aos 15 anos, escreveu seu primeiro sucesso: a peça "Amor por Anexins".

Henrique L. Alves - Homenagem a um agitador cultural

Os filhos têm o prazer de convidar os Senhores e Família, para uma justa homenagem dos 10 anos sem Henrique L. Alves, na oportunidade acontecerá o Lançamento da 2ª edição do livro Caminhos do Desejo, premiado com o XVII prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos humanos. Contamos com a presença dos amigos, escritores e intelectuais para esta justa homenagem que se dará no dia 21 de junho de 2007, na sede, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, na rua Rego Freitas, 530 – Vila Buarque, São Paulo, SP, no auditório Vladimir Herzog, das 18:30 às 21:30h.

Escritores fazem homenagem a Moacyr Scliar na Bienal do Livro

G1 - 06/09/2011 - Scliar morreu em fevereiro deste ano, em Porto Alegre, de falência múltipla de órgãos devido às consequências de um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele publicou mais de 70 livros de diversos gêneros literários.

Homenagem a Marcos Rey / 29 de outubro de 2009

Marcos Rey será homenageado pela Biblioteca Pública Marcos Rey, no dia 29 de outubro de 2009, quinta-feira, às 14:30 horas, Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal, em São Paulo. O evento é em decorrência do aniversário de 10 anos do seu falecimento. Marcos Rey (Edmundo Donato), escritor, tradutor e cineasta,  nasceu em 17 de fevereiro de 1925, em São Paulo, e faleceu no dia 1 de abril de 1999, na capital paulista. O autor de Memórias de um gigolô atuou na União Brasileira de Escritores em várias gestões e foi o criador do Prêmio Intelectual do Ano - Troféu Juca Pato.

IMS celebra os 88 anos de João Cabral de Melo Neto

O Instituto Moreira Salles presta suas homenagens a João Cabral de Melo Neto e chama atenção para o legado do escritor, poeta e diplomata recifense, falecido em outubro de 1999. Se estivesse vivo, João Cabral completaria no dia 9 de janeiro, 88 anos. Além da publicação do CADERNO DE LITERATURA BRASILEIRA dedicado ao autor em 1996, o IMS disponibiliza desde o 2007 uma página eletrônica a seu respeito. O endereço também apresenta algumas curiosidades, como o fato de João Cabral ter adquirido no final da década de 1940 uma pequena prensa manual, onde editou uma série de livros de poetas brasileiros e espanhóis, bem como seus próprios poemas. O acervo do IMS preserva alguns exemplares desses trabalhos tipográficos, como Psicologia da composição, de 1947, com autógrafo para Clarice Lispector, e O cão sem plumas, de 1950, com autógrafo a Otto Lara Resende.

José Lins do Rego

No próximo dia 12 de setembro comemora-se 50 anos da morte do escritor José Lins do Rego. É considerado um dos grandes nomes da literatura regionalista brasileira. Nasceu em Pilar, PB, no dia 3 de julho de 1901. O mundo rural do Nordeste, com as fazendas, as senzalas e os engenhos, serviu de inspiração para a obra do autor, que publicou seu primeiro livro - Menino de engenho - em 1932. A Academia Brasileira de Letras (ABL) lembra, na próxima quinta-feira (30/08), os 50 anos da morte do escritor em mesaredonda com Affonso Arinos de Mello Franco, Alberto Venancio Filho, Alfredo Bosi, Lêdo Ivo e a filha de José Lins, Maria Cristina. 

Graciliano será o autor homenageado na Flip de 2013

Graciliano Ramos será o homenageado da 11ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que será realizada entre os dias 3 e 7 de julho de 2013. No próximo dia 27 de outubro se completam 120 anos do nascimento do autor, natural de Quebrângulo, Alagoas. Escritor, jornalista e político, Graciliano Ramos teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram e, não raro, as convicções e atividades políticas inspiraram suas obras de forte conteúdo social. Memórias do Cárcere revela sua amarga experiência no período em que esteve preso durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, acusado de subversão.

José Mindlin e seu garimpo literário

PublishNews - 31/8/2007 - por Renata Sturm - O empresário e bibliófilo José Mindlin recebeu ontem à noite (30/08) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Passo Fundo durante a 12ª Jornada Nacional de Literatura (RS). No mesmo dia pela manhã, Mindlin deu uma entrevista coletiva e contou várias de suas histórias na busca de obras raras. "Acho que a garimpagem de raridades dá mais prazer que o livro", brincou. Como sua perseguição à primeira edição do O guarani, de José de Alencar, publicada em 1857.

Livraria lança exposição em homenagem ao editor Jorge Zahar

Correrio do Brasil - 10.06.2008 - De 11 a 30 de junho de 2008, quem cruzar o foyer da Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, vai se deparar com duas grandes mesas de madeira e vidro em formato de J e Z. Elas formam o cenário da exposição itinerante A terra como invenção criada em homenagem à memória do editor Jorge Zahar, fundador da casa editorial que leva o seu nome. A mostra marca os dez anos do falecimento de Jorge Zahar e celebra ainda o lançamento do primeiro livro editado pelo Prêmio Jorge Zahar, criado para manter viva uma das maiores características do homenageado: apostar (com sucesso) nos jovens autores e estimular a novíssima produção acadêmica brasileira.

Dia do Escritor será comemorado com distribuição de livros no Ibirapuera, em São Paulo

No dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor, instituído em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela UBE – União Brasileira de Escritores, tendo, na época, como presidente João Peregrino Júnior e vice-presidente Jorge Amado. Para celebrar esse dia tão especial, São Paulo terá o evento Dia do Escritor, no Parque do Ibirapuera, das 9h30 às 17h, com distribuição gratuita de obras de Laé de Souza. O evento é realizado pelo grupo Projetos de Leitura em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e contará com a presença do escritor que fará sessão de autógrafo e conversará com os leitores.

Livro celebra os 30 anos da "Carta aos Brasileiros"

Folha Online - Manifesto de Goffredo da Silva Telles Jr. foi um dos marcos da redemocratização. Obra que será lançada na Faculdade de Direito da USP contém 23 depoimentos sobre o documento que pedia "Estado de Direito Já". Antigos alunos da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, lançarão na quarta-feira (08.08.2007) o livro "Estado de Direito Já!" para celebrar os 30 anos da "Carta aos Brasileiros", do jurista Goffredo da Silva Telles Jr., que se tornou um marco da redemocratização do país.

Em 1977 a repressão, que se tornara mais aguda a partir de 1968, tinha abrandado um pouco, mas o país estava longe da normalidade: o Congresso foi fechado em abril, e ainda havia prisões (cineasta Renato Tapajós) e cassações (Marcos Tito e Alencar Furtado, deputados). Foi nesse cenário de incerteza política que Flavio Bierrenbach, José Carlos Dias e Almino Affonso convidaram Goffredo para ler um manifesto em defesa da democracia nos festejos pelos 150 anos da Faculdade de Direito da USP, já que a comemoração oficial ficara a cargo de Alfredo Buzaid, ministro da Justiça do governo Médici.

Livro mostra que famosa rua é bem mais velha do que parecia

Cruzeiro On Line - 25.03.2010 - Uma das ruas de comércio mais famosas do Brasil, a 25 de Março, no Centro de São Paulo, completaria nesta quinta-feira (25) 116 anos. Sim, completaria, porque, para a surpresa dos comerciantes, até dos mais antigos da região, um livro que chega às livrarias paulistanas no domingo, Mascates e Sacoleiros (Scortecci Editora, 158 páginas, R$ 30), revela que a rua é bem mais velha. "O primeiro ofício de registro é de 1865. Portanto, a rua tem 145 anos", diz o autor Lineu Francisco de Oliveira, economista e mestre em Administração.

Marcelo Linhares recebe homenagem

O POVO - O escritor e ex-deputado federal Marcelo Caracas Linhares foi relembrado ontem, em homenagem póstuma da Academia Fortalezense de Letras e da Associação Brasileira dos Bibliófilos, das quais era membro e sócio, respectivamente. A "sessão da saudade", realizada pelas instituições, reuniu cerca de 50 pessoas, entre amigos e familiares do escritor, no auditório da Academia Fortalezense de Letras, no Centro. Marcelo Linhares, que morreu há quase um mês, aos 83 anos, foi representado pela viúva, Irismar Machado.

Maurício de Sousa é homenageado em NY

Brazilian Voice - O pai da Turma da Mônica começou o ano em grande estilo. No último dia 3 de janeiro, Mauricio de Sousa foi homenageado pelo Brazilian Endowment for the Arts de New York, ao receber das mãos do presidente da entidade, Domício Coutinho, um certificado de apreciação pelo alcance da sua obra na literatura infantil no Brasil e no exterior. Mauricio ministrou uma palestra na Biblioteca Brasileira de Nova York, onde também foram exibidos desenhos animados de curta-metragem da Turminha. Em breve, a Biblioteca programará a exibição de mais desenhos animados da “Turma da Mônica” para as crianças da comunidade brasileira que moram na “grande maçã”, como é chamada Nova York.

Flip vai homenagear Graciliano Ramos em 2013

Folha de S. Paulo - 27.09.2012  - O escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953) será o homenageado da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) em 2013. O encontro vai acontecer entre os dias 3 e 7 de julho. Desde o final da Flip deste ano, em julho, já se especulava que Graciliano seria o homenageado da edição seguinte da festa literária. Mantido no cargo para 2013, o curador do evento, Miguel Conde, afirmou que na obra do autor de "Vidas Secas" a crítica da sociedade e a autocrítica artística estão ligadas. Destacou também que Graciliano soube, como poucos, unir a crítica social ao requinte literário. "Em vez da prosa documental de tantos autores engajados do mesmo período, o que se vê então é uma obra em que o próprio compromisso político conduz à experimentação", comentou.

MinC presta homenagem ao escritor carioca Bruno Tolentino, falecido aos 66 anos

MinC - Brasília, 28.06.2007 - O Ministério da Cultura lamenta a perda de Bruno Tolentino, falecido nesta quarta-feira, dia 27 de junho, em São Paulo. Tolentino escreveu algumas das obras mais importantes da poesia brasileira dos Anos 90 e início da década atual, obras reconhecidas pelas principais premiações literárias do Brasil.

Seu As Horas de Katharina recebeu o Prêmio Jabuti em 1995; A balada do cárcere ganhou os prêmios Cruz e Souza de poesia, em 1996, e o Abgar Renault, em 1997. O Mundo Como Idéia foi vencedor do Jabuti em 2003. A Imitação do Amanhecer é finalista do mesmo prêmio em 2007. Por 30 anos, Tolentino foi professor de literatura comparada em Oxford e Essex, na Inglaterra.

Morto há 50 anos José Lins do Rego ganha coletânea de textos inéditos

JB Online - Lembrando os 50 anos da morte do escritor José Lins do Rego (3 de junho de 1901 - 12 de setembro de 1957), a Editora José Olympio, que publica toda a obra do autor de clássicos da literatura brasileira como Fogo Morto, Menino de Engenho e Riacho Doce, lançará em outubro o livro Ligeiros Traços - Escritos da Juventude, uma compilação de crônicas jornalísticas inéditas em livro.

Organizada por César Braga Pinto, apresenta textos da primeira fase da carreira do escritor paraibano, constituindo uma espécie de narrativa de um jovem à procura de sua vocação.

Guimarães Rosa é homenageado com esculturas em Cordisburgo

uai.com.br - Gustavo Werneck - Estado de Minas - 23.05.2010 - Uma porta se abre para os sertões, deixa a cultura passar e se transforma em moldura para parte importante da história de Minas. Em 27 de junho, Cordisburgo, na Região Central, a 114 quilômetros de Belo Horizonte, vai ganhar um monumento à altura do seu filho mais ilustre: o médico, diplomata e escritor João Guimarães Rosa (1908-1967), que completaria, na data, 102 anos.

O Centenário das Letras / APL

A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS comemora em 2009 o seu Centenário. Foi fundada em 27 de novembro de 1909, por um médico e ensaísta carioca, Joaquim José de Carvalho. Seu primeiro Presidente foi Brasílio Machado. No discurso inaugural, tentou definir o que significa uma Academia de Letras: "Somos uma porção de vocações, e porção pequena para que seja a sua coesão mais intensa e laboriosa, mas vocações que se apagam no objetivo comum, não disputando honrarias e monopólios, umas nutridas de vaidades, outras cheias de ridículo. Somos obscuros; antes de nós outros muitos o foram...

O Poeta é um Fingidor

O Dia 21 DE MARÇO foi escolhido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como o dia da POESIA, em 16 de novembro de 1999, durante a 30ª Conferência Geral da UNESCO. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

Autopsicografia  / Fernando Pessoa
                                   
O poeta é um fingidor. / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente. / E os que lêem o que escreve, / Na dor lida sentem bem, / Não as duas que ele teve, / Mas só a que eles não têm. / E assim nas calhas de roda / Gira, a entreter a razão, / Esse comboio de corda / Que se chama coração.

Malba Tahan ganha site e homenagem na Fliporto

Folha de S. Paulo - Marco Rodrigo Almeida - 16/11/2011 - Imagine três irmãos tentando dividir 35 camelos, sendo que o mais velho deve ficar com a metade deles. Não vale, é claro, partir nenhum dos animais ao meio. Impossível? Pois em "O Homem que Calculava" (1938) Malba Tahan não apenas mostra como (e sem uma única gota de sangue) mas ainda realiza outro quase "milagre": fazer da matemática uma grande diversão.

Oitentação

Folha Online - Eduardo Simões / Noemi Jaffe - No dia 20 deste mês, o poeta, dramaturgo, crítico, tradutor e professor Décio Pignatari chega aos 80 anos, firme no propósito de fugir de homenagens à efeméride pessoal. E também às profissionais. Convidado para participar de uma exposição sobre os 50 anos da poesia concreta, que será aberta dia 15, no Instituto Tomie Ohtake, Pignatari já avisou que não vai. Mas está colaborando com o evento para o qual realizou uma série de gravações de seus poemas. O concretista pretendia passar o aniversário na Cidade do México, ao lado do segundo neto, Rafael, que faz um ano no dia 19. Como não conseguiu tirar o visto a tempo, ficará em Curitiba, onde vive desde 1999.

Patativa do Assaré: 100 anos!

Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) nasceu no dia 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. Morreu aos 91 anos de idade em 08 de julho de 2002, em sua cidade natal. Publicou vários livros. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Era unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. “Para ser poeta não era preciso ser professor. Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão”, declamava. No próximo dia 5 de março completaria 100 anos.

Mundo celebra 200 anos de Charles Dickens com festa

Folha S. Paulo - 03/02/2012 - Mike Collett - White /  Sarah Mills / da Reuters, em Londres - A rainha Elizabeth fará uma festa em homenagem a ele no Palácio de Buckingham. Em Buenos Aires, personalidades do mundo da cultura vão se reunir em um antigo orfanato para fazer uma leitura de suas obras. Charles Dickens pode ter morrido em 1870, mas as legiões de admiradores ao redor do mundo vão se unir na terça-feira que vem e nos dias seguintes para comemorar o 200º aniversário de nascimento do titã da ficção inglesa.

Paulo Coelho comemora 20 anos de "O Alquimista"

Último Segundo / IG - 27/05/2008 - EFE - Paulo Coelho vai comemorar nesta semana os 20 anos do livro "O Alquimista", obra que lhe abriu "todas as portas", mesmo que o escritor afirme que não gosta de olhar para trás, pois o presente é o que lhe interessa. Paulo Coelho resumiu à Agência Efe, em entrevista concedida na segunda-feira, sua filosofia de vida em uma frase: "Morrer vivo". "O Alquimista", cuja primeira edição em português completará 20 anos no início de junho, foi um livro que, "graças a Deus, abriu-me todas as portas", declarou Coelho à Efe em entrevista em Barcelona, onde fez uma parada entre sua viagem de Cannes a Avilés (norte da Espanha).

Paulo Coelho vai comemorar na Espanha os 20 anos de 'O alquimista'

O Globo Online - 05/04/2008 - O escritor brasileiro Paulo Coelho vai comemorar no povoado espanhol de Avilés o aniversário de 20 anos da primeira edição de seu romance mais famoso, "O alquimista". A Fundação Niemeyer informou neste sábado que, para comemorar o aniversário, foram preparadas várias atividades que acontecerão em maio em torno da figura do escritor brasileiro e de sua obra.

Nelson Rodrigues, 100 anos

Jornal do Brasil - 11.01.2012 - Antonio Campos - Nelson Rodrigues é uma das maiores representações do teatro nacional, tendo sido boa parte dos seus textos transformada, também, em telenovelas e filmes. É uma figura essencial para a compreensão do ser humano, do Brasil, e da nossa rica cena teatral. Ele será homenageado na Fliporto 2012. Ele terá também a homenagem da sua terra natal. Pernambucano considerado um dos maiores escritores de teatro do Brasil, Nelson Rodrigues, se vivo, completaria, este ano, 100 anos de idade e de genialidade.

Poema de Rudyard Kipling é lido na missa em homenagem a Octavio Frias

05/05/2007 - Folha Online - Em homenagem prestada neste sábado na missa de sétimo dia do publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira, 94, sua filha Maria Cristina leu um dos poemas preferidos do pai: "Se" ("If"), de autoria do poeta britânico nascido na Índia Rudyard Kipling (1865-1936). A missa teve a presença de cerca de 700 pessoas e ocorreu na igreja Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima (av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré, na zona oeste da capital). O empresário e publisher morreu no último domingo em São Paulo.

POETA COMEMORA 25 ANOS LANÇANDO 2 LIVROS-CDS

O poeta, escritor e compositor pernambucano Luiz Alberto Machado está comemorando 25 anos de Poesia, preparando o lançamento de 2 livros-cds, um de crônicas musicais, o "Tataritaritatá" e um prosa poética "Crônica de amor por ela", previsto para o final do ano. Luiz Alberto Machado já publicou 5 livros de poesias, 2 de crônicas e 5 de literatura infanto-juvenil, edita o Guia de Poesia do Projeto SobreSites e escreve para jornais, revistas e publicações impressas e da internet no Brasil e no exterior.

Solano Trindade - Poeta da militância negra brasileira

Palmares - 24.07.2007 - Os 100 anos de nascimento do artista pernambucano serão celebrados em 2008. Se estivesse vivo, Solano Trindade, um dos maiores poetas brasileiros, estaria completando 99 anos nesta terça-feira (dia 24 de julho). Nascido no bairro de São José, em Recife, Solano não foi apenas amor às letras, mas também dedicou a sua atuação artística a dar voz e vez a luta do negro pela igualdade racial e social. Também mostrou seu talento nas áreas da pintura, do teatro e do folclore. O pernambucano faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1974, aos 66 anos.

Megacelebração de Drummond começa em outubro

Folha de S. Paulo - Fabio Victor - 18/08/2011 - Um livro de poemas inéditos, uma nova editora, títulos especiais, acervo pessoal sob nova guarda, homenagem na Flip, exposições, uma nova antologia em inglês. Se Carlos Drummond de Andrade já é o poeta mais consagrado do Brasil, nos próximos meses tudo conspira para torná-lo mais célebre.

Solenidade de Entrega do Troféu Juca Pato para Lygia Fagundes Telles

A UBE - União Brasileira de Escritores convida os associados para a solenidade de entrega do Troféu Juca Pato - Prêmio Intelectual à escritora Lygia Fagundes Telles, que acontecerá no dia 30 de novembro de 2009, às 18 horas, segunda-feira, no auditório da Faculdade de Direito da USP, Largo de São Francisco, 95, em São Paulo. Antonio Candido, eleito no ano anterior, fará a entrega do Troféu à laureada.  O evento contará com o apoio da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP. Após a cerimônia será servido um coquetel aos convidados.   
 

Tributo à poeta Marly de Oliveira

Dando continuidade às homenagens a poetas brasileiros, a Biblioteca Nacional de Brasília promoverá tributo à poeta Marly de Oliveira. Nascida em Cachoeiro do Itapemirim- ES, fez seus primeiros estudos em Campos dos Goytacazes - RJ. Poeta e professora de língua e literatura italianas e de literatura hispano-americana. 

Dia 20 de julho de 2007, sexta-feira, às 19 horas no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília no Conjunto Cultural da República. A entrada é franca e o acesso ao estacionamento é pela área do antigo Touring Club do Brasil.

UNESCO comemorará o Dia do Livro com discussões sobre os idiomas

CBL Informa - 24/03/2008 - A última Assembléia Geral da ONU proclamou que, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, 23 de abril, serão discutidas as ligações entre livros e línguas. De fato, 2008 foi consagrado como o Ano dos Idiomas. Sendo assim, a organização aproveitou o ensejo para dar início a um debate oportuno que englobe a literatura e as diversas formas de linguagem oral espalhadas pelo globo. Várias atividades serão promovidas nesse sentido. O Dia Mundial do Livro foi instituído em 1995 e chega, hoje, a sua 13ª edição.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech