Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.

Preparar o mercado para atender à crescente demanda do porta a porta é o nosso desafio

PublishNews - 14/03/2011 - Maria Fernanda Rodrigues - Enganam-se os que pensam que a venda de livro porta a porta é coisa do passado. Em um país como o Brasil, com 5.565 cidades e 3 mil livrarias, é justamente o mercado de venda porta a porta o que mais cresce. Em 2006, ele representava 5% das vendas de livro. Em 2008, essa porcentagem pulou para 13% e em 2009, para 17%. Os dados são da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro em 2009, realizada pela Fipe por encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).

Snel elege Sônia Machado Jardim

Blog do Galeno - 17/05/2008 - Galeno Amorim - A editora Sônia Machado Jardim, do Grupo Record, foi eleita, nesta sexta-feira, 16 de maio de 2008, para presidir, durante os próximos três anos, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), informa Galeno Amorim. A votação aconteceu nas sedes do Snel no Rio e em São Paulo e foi bastante tranqüila. Ela assume no final de junho no lugar do atual presidente Paulo Rocco, que ficou nove anos no cargo.

Sabia que ler faz bem a saúde? Confira todos os benefícios na edição de novembro de Panorama Editorial

CBL Informa - 19/11/2007 - Os projetos que defendem a inserção da literatura no ambiente hospitalar como mais uma arma em favor da recuperação da saúde, têm cada vez mais resultados em seu favor. A prática atesta que os livros e as contações de histórias humanizam os hospitais e tornam os espaços mais acolhedores. Na edição de novembro de Panorama Editorial, saiba quais são as iniciativas que atuam nesse sentido e como elas encontram meios de crescimento.

Revista Panorama tem novo projeto gráfico e ganha novas seções

CBL Informa - A Revista Panorama, da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a agência de notícias Brasil Que Lê, estreou projeto gráfico em agosto, com novas seções, colunas e editorias. Com foco no mercado editorial, a proposta agora é ampliar o público-alvo tradicional. Para isso, a tiragem foi praticamente dobrada, para 20 mil exemplares. Para o jornalista e diretor do Observatório do Livro e Leitura, Galeno Amorim, que coordenou a mudança, trata-se de um novo produto. “A idéia é tanto aprofundar e antecipar temas de interesse do negócio do livro quanto mostrar informações relevantes de bastidores, as políticas públicas e opiniões das mais respeitadas figuras do mundo do livro no país e no exterior”, comenta Amorim.

AÇÃO POLÍTICA

CBL Informa - 07.07.2009 - Câmara Brasileira do Livro e entidades do setor gráfico lançam campanha de valorização do papel. A ideia de que o uso de papel para impressão é responsável pelo desmatamento de florestas é um equívoco que a Campanha Nacional de Valorização do Impresso em Papel pretende erradicar. Fruto de uma ação conjunta das entidades da indústria gráfica (Abigraf, Sindigraf-SP e ABTG) com a CBL, a campanha tem como objetivo conscientizar a população de que, no Brasil, 100% da celulose e do papel são originários de florestas de eucaliptos plantadas em áreas destinadas exclusivamente para este fim.

Racha na Câmara Brasileira do Livro

Blog do Galeno - O editor Marino Lobello solicitou nesta segunda-feira (25/6) seu desligamento da diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL), onde ocupava uma das vice-presidências. Sua saída, conforme explicou em carta dirigida à diretoria da entidade, deve-se a "profundas divergências com os métodos políticos e administrativos" da presidente Rosely Boschini. Em seu terceiro mandato, Marino era considerado, desde a gestão anterior, um dos dirigentes mais influentes da CBL.

ABRELIVROS - Associação Brasileira de Editores de Livros de Sede Nova

A ABRELIVROS - Associação Brasileira de Editores de Livros está de sede nova. Inauguração dia 26 de novembro de 2009, às 18 horas. O evento marcará o início oficial de suas atividades no local. Endereço: Rua Funchal, 263 - Conjuntos 61/62 - Vila Olímpia - São Paulo, SP. A Abrelivros é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 15 de abril de 1991, para congregar editoras de livros educativos do país.

Posse a nova Diretoria da ABEU

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU - convida para o coquetel de abertura do estande da Associação na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, momento em que tomará posse a nova Diretoria da ABEU, eleita em maio deste ano. Dia 14 de setembro de 2007, sexta-feira, às 14 horas, no Café Universitário - Pavilhão Laranja - Rio Centro - RJ.

Para presidente de associação, preço dos livros está congelado sob influência de lei

Comuniweb - 22.04.2008 - Morillo Carvalho - Se a "prometida" redução de 10% no preço dos livros - por influência da Lei 11.033/04, que isenta livrarias e editoras de tributos como PIS-Pasep e Cofins - ainda não ocorreu, pelo menos os preços não subiram ou o crescimento foi abaixo da inflação no último ano, disse o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Vítor Tavares. "O [preço do] livro não aumentou ou, se aumentou, foi abaixo da inflação. [A lei] também serviu para dar fôlego às editoras, para que produzissem mais livros e mais exemplares, e às livrarias que têm o livro como produto principal "“ já que muitas sobreviviam com a venda de outros produtos. Temos que ficar bastante atentos para que, na reforma tributária, os impostos não voltem", afirmou.

Mulheres do livro no poder!

Brasil que lê - 06.03.2008 - Galeno Amorim - Primeiro foi a Câmara Brasileira do Livro (CBL), que em 2007 tornou a editora paulista Rosely Boschini a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade criada há mais de meio século. Agora, a boa nova vem do Rio de Janeiro: o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel), a mais antiga entre as entidades do livro no Brasil, acaba de escolher a editora carioca Sônia Machado Jardim, do Grupo Record, para ser sua futura presidente. 

Câmara Mineira do Livro tem nova diretoria

PublishNews - 03/02/2011 - Redação - A Câmara Mineira do Livro elegeu em 28 de janeiro a nova diretoria para o biênio 2011/2012. Zulmar Wernke, que ocupou o cargo de vice-presidente na última gestão, passa agora a comandar a instituição, cujo objetivo é fortalecer o mercado livreiro de Minas. Para tal, vai atuar junto aos órgãos públicos e privados para promover o livro e investir na qualificação dos profissionais do setor. Uma das novidades para 2011 é a realização do 1º Salão do Livro Infantil. A ideia é que o evento seja bienal. Assim, em um ano Belo Horizonte sediará a Bienal do Livro e no ano seguinte, o salão.

ANL apresenta candidato à sucessão e faz homenagem aos “amigos dos livreiros”

PublishNews - 03.12.2010 - Maria Fernanda Rodrigues - Em clima de despedida, Vitor Tavares, presidente da Associação Nacional de Livrarias até março de 2011, fez ontem à noite, durante o jantar de confraternização da ANL, um balanço das conquistas da entidade nos últimos quatro anos - o até então inédito Edital Procultura para Programação Cultural de Livrarias, voltado para pequenas e médias empresas, e o Diagnóstico do Setor Livreiro foram algumas delas-; apresentou Ednilson Xavier Gomes, da Cortez, como candidato a ser seu sucessor; homenageou José Xavier Cortez por sua “editora amiga do livreiro”, a Empório do Livro, através de Marta Blanco, como “distribuidora amiga da livreiro” e, por fim, a gaúcha Livraria do Maneco como a “Livraria do Ano”. 

MANIFESTO AO MINISTRO DA CULTURA PELA RECRIAÇÃO DA SECRETARIA NACIONAL DO LIVRO

14.08.2006 - Nos últimos anos, notadamente a partir da criação do Plano Nacional do Livro e Leitura em 2006 pelos Ministérios da Cultura e o da Educação, o governo federal tem tomado medidas exemplares e efetivas para o desenvolvimento do livro e da leitura em nosso país. Da desoneração fiscal em 2004 às campanhas do Ano Ibero-americano da Leitura – VIVALEITURA, que deflagraram o ciclo que estamos vivendo hoje, medidas se somaram como o Programa Mais Cultura do MinC e o PDE do MEC.

No âmbito desses programas abrangentes de ambos os ministérios o setor do livro e da leitura estão fortemente contemplados, animando a todos que lutam há muitos anos para a transformação do Brasil num país de leitores.

Entre todas essas iniciativas, talvez as mais significativas estejam ocorrendo no âmbito do Ministério da Cultura e seu ambicioso e mais do que oportuno projeto de modernização de bibliotecas, de suprir todo município com pelo menos uma biblioteca pública, de criar milhares de pontos de leitura, de mudar o conceito da acessibilidade e programar a imprescindível mediação da leitura para a conquista de novos leitores.

CBL no biênio 2011-2013

CBL Informa - 28.02.2011 - Foi eleita, em Assembléia Geral dos Associados da Câmara Brasileira do Livro, a chapa Trabalho e Seriedade, liderada pela Presidente Karine Pansa, para dirigir a entidade no biênio 2011-2013. A votação transcorreu na mais intensa calma e dentro dos trâmites exigidos pelos  Estatutos, não só em São Paulo, mas também em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ) que receberam urnas para que os associados exercessem seu direito de voto. Foram 98 votos válidos.

Manifestação Pública dos Presidentes de Entidades do Livro

28.09.2007 - Carta enviada pelo SNEL aos seus associados: Prezados Associados. Estamos encaminhando a Manifestação Pública dos Presidentes de Entidades do Livro que nos foi encaminhada pelo Ministério da Cultura para assinatura. Esse documento já foi assinado pelos presidentes da CBL, ANL e ABEU

Solicitamos que os associados se manifestem sobre o mesmo até o dia 2 de outubro, 3ª feira. O Sr. Jéferson Assumção, Coordenador-geral do Livro e Leitura do MINC se prontificou a responder as dúvidas dos editores sobre esse documento: jeferson.assumcao@minc.gov.br

Atenciosamente,

SNEL - Rua da Ajuda, 35/18° andar - Centro - 20040-000 – Rio de Janeiro – RJ - Tel.:  21 2533-0399   Fax: 21 2533-0422 - snel@snel.org.br.

Pró-Livro elege nova presidente

Galeno Amorim - 5/2/2009 - O Instituto Pró-Livro, organização social de interesse público criada em 2007 pelas três principais entidades do livro do País (CBL, Snel e Abrelivros), acaba de eleger sua nova direção. A nova presidente do IPL será Sônia Machado Jardim, que também preside, desde 2008, o Sindicato Nacional de Editores de Livros. A posse já está marcada: será em maio, quando ela substituirá o atual presidente, Jorge Yunes, que representa a Abrelivros. O IPL tem se destacado, desde sua criação, por algumas das mais importantes iniciativas nas políticas públicas do livro e leitura dos dois últimos anos no Brasil.

Jantar de Confraternização do Mercado Editorial e Livreiro

CBL Informa - A Câmara Brasileira do Livro realiza no próximo dia 10 de dezembro, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, o Jantar de Confraternização do Mercado Editorial e Livreiro. O jantar é um momento muito especial para todos os que atuam no mercado do livro no Brasil. Em clima informal e descontraído, profissionais do setor e autoridades da área cultural e educacional têm a oportunidade de se reencontrar para celebrar as conquistas realizadas durante o ano.

Jantar de Confraternização da CBL

CBL Informa - Trezentos e oitenta pessoas estiveram presentes no Jantar de Confraternização do Mercado Editorial e Livreiro que a Câmara Brasileira do Livro realizou no último dia 10.12.2007 no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.

Em seu discurso, a presidente da CBL, Rosely Boschini, ressaltou as atividades realizadas em 2007 com a criação e execução de programas e projetos fundamentais à difusão do livro e da leitura.

Associação Nacional de Livrarias (ANL)/ União e Dedicação

ANL - 17.03.2009 - A Associação Nacional de Livrarias (ANL), elegeu nesta quinta-feira, dia 17/03, a chapa União e Dedicação tendo como presidente Vitor Tavares, reeleito para o Biênio 2009/2011, firmando o compromisso de manter e intensificar suas ações de trabalho em prol do mercado livreiro, mantendo parceria com as principais entidades ligadas ao livro, que tão bem repercutiram, nesta atual gestão, em benefício do nosso segmento, principalmente, no que se refere ao pequeno e médio livreiro. A posse aconteceu também nesta data.

CBL, ANL e Prefeitura de São Paulo lançam o Programa Cartão do Educador

CBL Informa - 01.09.2009 - Na próxima quinta-feira, 3 de setembro, às 10h30, o Prefeito Gilberto Kassab, a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Rosely Boschini, e o presidente da Associação Nacional de Livrarias, Vitor Tavares, lançam o  Cartão do Educador. O programa vai beneficiar os 60 mil professores da rede municipal de ensino, que passarão a ter 20% de desconto na aquisição de livros. O objetivo da parceria firmada pela prefeitura paulistana com as entidades do livro é incentivar a formação continuada dos professores. A promoção é válida por dois anos (passíveis de renovação) em todas as livrarias que aderirem ao programa. A CBL convida  todos os associados a participarem do evento. Endereço: Edifício Matarazzo - Auditório do 7º andar - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo,  às 10h 30.

ANL apóia Feiras e Eventos no segmento Livreiro em vários estados brasileiros

Toda feira de livros é importante não só para o mercado editorial e livreiro, em especial na contribuição para a difusão do livro da cultura e do saber da população. A Associação Nacional de Livrarias (ANL) é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que congrega livrarias associadas. Fundada em 5 de maio de 1978 a ANL busca incentivar o crescimento do mercado livreiro ao apoiar e incentivar a cultura e a leitura no país. Desde sua fundação em 1978, tem o compromisso de defender direitos, interesses e prerrogativas de seus associados e de toda a classe livreira do país, e hoje, passados 30 anos, mantêm sua principal missão que é a de fortalecer o mercado livreiro, incentivar a abertura de livrarias no país, fomentar e apoiar junto às entidades governamentais e de classe a busca de benefícios ao comércio livreiro como incentivo à leitura.

ANL promove a 18ª Convenção Nacional de Livrarias

Publish News - 26.06.2008 - Livreiros de todo o Brasil terão um espaço para discussão de assuntos relevantes à atividade na 18ª Convenção Nacional de Livrarias, promovida pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), que terá como tema, em 2008, "Livraria como centro de entretenimento e cultura".

O evento ocorre de 11 a 13 de agosto, no Hotel Holiday Inn (Rua Professor Milton Rodrigues, 100 - Parque Anhembi, São Paulo/SP). Na palestra de abertura, será apresentado o Anuário de Livrarias 2008, com detalhada atualização de informações sobre o segmento.

CBL disponibiliza a Carta de Exclusividade Online

CBL Informa - 03.07.2009 - Para aprimorar seus serviços e conferir maior segurança na emissão da Carta de Exclusividade CBL, a Câmara Brasileira do Livro desenvolveu um sistema online que vai agilizar o processo de maneira prática e segura.  O novo sistema permite que o solicitante efetue o pedido da Carta de Exclusividade e, depois que a CBL verifica e atesta a exclusividade dos títulos, o usuário pode fazer o download do documento e encaminhá-lo aos órgãos competentes. Isso é rápido e econômico, pois dispensa o deslocamento físico, o uso de portadores, a contratação de pessoas etc. 

Com a palavra, o Snel

Blog do Galeno - 16/07/2009  - Em resposta ao artigo Fala, Thiago!, do jornalista Quartim de Moraes, publicado no jornal O Estado de São Paulo, queremos esclarecer que o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) absolutamente não se nega a cumprir os compromissos assumidos em 2004, quando da desoneração do PIS/COFINS. Vimos fazendo a nossa parte através do Instituto Pró Livro e não negaremos a fazê-lo no futuro, contanto que de forma lúcida e eficaz. Ou seja, contanto que a criação da nova taxa para financiar um Fundo pela disseminação da leitura venha acompanhada da contrapartida de igual valor em fundos governamentais, conforme o acordo firmado em 2004, que a gestão da mesma seja compartilhada entre entidades públicas e as privadas representativas do setor, de modo a assegurar a sua transparência e eficácia, e contanto que a chegada de uma nova carga tributária não seja imposta, pela mais absoluta inépcia, no exato momento em que o mundo, o país e o setor editorial atravessam uma crise de proporções sem precedentes.

Anl estuda consumo de livros

Blog do Galeno - 11.09.2008 - Depois de lançar o mais completo anuário de livrarias e outros pontos de venda de livros já feito no País, a Associação Nacional de Livrarias prepara um novo e ousado projeto. Quer anunciar a quantas anda o consumo de livros pelas famílias brasileiras. O estudo está sendo feito com base em informações coletadas pelo IBGE em sua Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). Além de livros, será apurada a aquisição de outros suportes de leitura, como as revistas e os jornais.

Convite - Jantar de confraternização da ANL

No dia 06 de dezembro de 2007 (quinta-feira), será realizado, às 20 horas, o jantar de confraternização da Associação  Nacional de Livrarias (ANL). O local escolhido para a comemoração foi o Hotel Paulista Wall Street situado na Rua Itapeva, número 636, no bairro Bela Vista em São Paulo. Durante o evento a diretoria da ANL apresentará o "Diagnóstico do Setor Livreiro - base 2006/2007".

17ª Convenção Nacional de Livrarias — desafios & novas realidades

Com temas atuais e convidados internacionais a 17ª Convenção Nacional de Livrarias — desafios & novas realidades, realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), acontece na cidade o Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2007, e antecede a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro com temas que discutem os desafios e as novas realidades do segmento livreiro no Brasil. Para Vitor Tavares, presidente da ANL – biênio 2007/2009 – a Convenção deste ano tem como principal objetivo levar a seus associados e interessados no segmento livreiro temas que debatam e evidenciem este segmento no Brasil. “A sobrevivência de uma Livraria vai muito além de seu capital de giro...

Demissão na CBL

25.01.2008 - No último dia 23 de janeiro o mercado editorial foi surpreendido com a demissão do Diretor-Executivo da entidade Armando Antongini Filho. Segundo o que “se fala” houve quebra de confiança. Armando – que já foi presidente e diretor da entidade - era pessoa de confiança do ex-vice presidente da entidade Marino Lobello, que se demitiu em junho de 2007, após desentendimento com a presidente Rosely Boschini. A diretoria da CBL está dividida e pede explicações. Alguns diretores – que pediram para não serem identificados - não apóiam as decisões “confusas e pessoais” da Diretoria Executiva, hoje restritas a Rosely e ao vice-presidente administrativo-financeiro Bernardo Gurbanov.

CBL - Há 70 anos trabalhando em prol do livro

Câmara Brasileira do Livro - 14/09/2016 - Fundada em 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) completa 70 anos de atividades em 2016. A CBL tem como missão atender aos objetivos de seus associados: ampliar o mercado editorial brasileiro por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura. Segue trabalhando com o firme propósito para que o livro, em todos os seus formatos, esteja cada vez mais presente na vida dos brasileiros, como o mais poderoso instrumento para ampliar o conhecimento e desenvolver indivíduos!

Daniel Balaban, presidente do FNDE, ministra palestra na CBL

CBL Informa - No próximo dia 10/12/2007, das 14h30 às 16h30, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Daniel Balaban, irá proferir, no auditório da Câmara Brasileira do Livro (Rua Cristiano Viana, 91 – Pinheiros, SP), a palestra “Programa de Desenvolvimento da Educação – Novos Rumos da Educação no Brasil”. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail: escoladolivro@cbl.org.br. Mais informações: (11) 3069-1300 ramal 129.

Eleições na CBL / Rosely Boschini reeleita com 185 votos

Rosely Boschini, atual presidente e primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Câmara Brasileira do Livro foi reeleita no dia de hoje (18.02.2009), para o biênio 2009/2010, com 185 votos em disputa com Armando Antongini Filho, Ex. Presidente e Ex. Diretor-Executivo da Entidade, que somou 52 votos. No LER MAIS informações sobre as campanhas.

Cresce o setor de venda direta de livros

Monitor Mercantil Digital - 30/08/2007 - O mercado de venda direta de livros cresce de tal maneira que o número de vendedores deve chegar até 400 mil este ano, para um universo de 500 empresas atuantes no mercado editorial no segmento de venda direta (atacadistas, distribuidores e crediaristas). A informação é do presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Luís Antonio Torelli.

"O vendedor que batia à nossa porta com uma pilha de livros na mala e outra debaixo do braço não é coisa do passado, como muitos podem pensar. Pelo menos não nas periferias das grandes cidades e nas regiões Norte e Nordeste do país, carentes de livrarias e bibliotecas", diz Torelli.

Comunicado da ABRELIVROS

Abrelivros - 07.12.2007 - A Associação Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros) tomou conhecimento pela imprensa do resultado da auditoria no sistema de escolha de livros didáticos em 189 escolas públicas de ensino fundamental e médio, anunciado nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro, pelo Ministério da Educação. No último dia 20 de novembro, a Abrelivros levou ao conhecimento do ministro da Educação, Fernando Haddad, um conjunto de informações que evidenciava a possibilidade de desrespeito à escolha dos professores. Veja no LER MAIS.

CBL promove debate sobre política do livro e leitura

CBL Informa - No próximo dia 29/02, a Câmara Brasileira do Livro receberá Jeanete Beauchamp, Diretora de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologia para Educação Básica do MEC, para falar sobre a política do livro e leitura da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Jeanete adianta que estarão na pauta de sua palestra as propostas da Secretaria para a formação de leitores; as ações do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), inclusive em relação aos dicionários; e os projetos de implantação de bibliotecas nas escolas de educação básica.

CBL muda vencedor do prêmio Jabuti de biografia

Folha Online - 16.10.2007 - A Câmara Brasileira do Livro alterou a lista dos vencedores do prêmio Jabuti deste ano, após descobrir que um dos nomes premiados havia morrido. A entrega do Jabuti está marcada para o próximo dia 31, na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes (região central da capital). O prêmio é considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro. Lira Neto vai receber Jabuti de melhor biografia; ele também é autor de livro sobre Maysa. A mudança atingiu apenas a categoria "melhor livro de biografia". Inicialmente, o vencedor anunciado era o livro "Anita Malfatti - Biografia e Estudo da Obra" (editora 34 e Edusp), de Marta Rossetti Batista, que morreu.

CBL e SNEL realizam coletiva para divulgar Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) apresentarão no dia 01.10.2008 (quarta-feira), às 10 horas, na sede da CBL (Rua Cristiano Viana, 91 • São Paulo SP • Cep 05411- 000 • Telefax: 55-11-3069.1300) os resultados da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro 2007, encomendada à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Rosely Boschini e Sonia Jardim, respectivamente presidentes da CBL e do SNEL, divulgarão o estudo completo sobre a performance do setor no ano de 2007, incluindo títulos editados, exemplares produzidos e vendidos, faturamento total, crescimento por segmentos, entre outras informações.

CBL e SNEL apresentam pesquisa sobre o mercado editorial brasileiro 2007

Publishnews - 01.10.2008 - por Ricardo Costa - Na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo, foi apresentado o resultado da pesquisa de Produção e Vendas do setor editorial brasileiro 2007, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por iniciativa da CBL e do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL). Rosely Boschini, presidente da CBL, destacou, ao abrir a apresentação que vê com otimismo e muita satisfação o crescimento na produção de títulos para o público infantil. "O mercado comprou mais. Isso significa que a população tem lido mais", comemora. Já Sonia Jardim, presidente do SNEL, ressaltou a queda no preço médio do livro, de R$ 11,61 em 2006 para R$ 11,41 em 2007. "Esta redução torna-se ainda maior se considerarmos a inflação do período. Num momento em que se discute tanto o preço do livro, é um efeito positivo que pode ser sentido no bolso do consumidor."

CBL e Apex-Brasil assinam convênio para ampliar participação no mercado externo

CBL Informa - A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram no último dia, 23 de julho, convênio para difundir o livro produzido no Brasil no mercado internacional. O “Projeto Setorial Integrado (PSI) do Mercado Editorial” prevê um conjunto de ações, entre elas a venda de direitos autorais, participação em feiras e eventos internacionais e programas de incentivo às exportações, como apresentação do mercado brasileiro para empresários e formadores de opinião estrangeiros.  

Catalogação da CBL muda para o Centro de São Paulo

CBL Informa – 16/05/2007 - A partir do dia 21 de maio, segunda-feira, a equipe de Catalogação da CBL vai trabalhar na antiga sede do Centro da cidade (Avenida Ipiranga, 1.267 - 10º andar), que foi totalmente reformada e modernizada. A mudança visa melhorar o atendimento, num local bem mais amplo e com mais recursos tecnológicos.

Os serviços da catalogação são de muita importância dentro do mercado editorial. Todos os livros publicados no Brasil devem conter a Catalogação na Publicação, de acordo com o padrão internacional estabelecido em 1971 (Cataloging-in-Publication – CIP) e com o artigo 6 do Capítulo 3 da Lei do Livro de 2003.

Câmara dos Deputados convocará entidades do livro

Blog do GalenoGaleno Amorim - 22/11/2007 - Duas iniciativas distintas de deputados prometem engrossar o caldo, nas próximas semanas, das agora ríspidas discussões que tomaram conta do mercado do livro didático no Brasil nos últimos dias. A Comissão de Educação e Cultura vai, por iniciativa do deputado Severiano Alves (PDT-BA), convocar os presidentes da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), João Arinos, e da Associação Brasileira de Autores de Livros Didáticos (Abrale), Nicola Neto, para uma audiência na Casa.

Preço dos livros vai subir, afirma sindicato de editores

O Globo - 12/12/2008 - por Miguel Conde - Em reunião anteontem para fazer um balanço de 2008 e previsões para o ano que vem, a diretoria do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) concluiu que o mercado editorial brasileiro ainda não sentiu os efeitos da crise financeira internacional. Mas a presidente do Snel, Sônia Machado, afirma que as oscilações no câmbio e o aumento no preço do papel elevaram os custos de produção das editoras, o que vai provocar um aumento nos preços dos livros nos próximos meses. “Apesar de perceber que existe pouco espaço para crescimento do preço do livro, alguma adequação vai ter que haver”, afirma Sônia.

Debate e convergência marcam início da Bienal do Livro de 2010

CBL Informa - 16.04.2009 - Que tipo de Bienal queremos? O que os expositores esperam? Qual modelo pode ser mais atrativo ao leitor? Como chegar a um formato que seja atrativo aos patrocinadores? Estas foram algumas das questões debatidas por cerca de 20 participantes, editores, livreiros, convidados e a empresa que está encarregada de fazer a captação de patrocínios na manhã de hoje foi reunido o Comitê Repensando a Bienal na CBL. Munidos de dados de pesquisa, estatísticas e resultados alcançados na edição de 2008, os participantes desta primeira etapa de preparação para a Bienal 2010 puderam concluir que as mudanças vividas pelo consumidor, o mercado editorial e o varejo exigem uma nova postura, diferente do modelo conhecido.

Leia a íntegra da carta da Liga Brasileira de Editoras

Folha Online - 21/08/2010

Carta aberta aos futuros Deputados, Senadores, Governadores. E ao futuro Presidente da República.

Prezados Senhores:

Esta carta expressa a posição dos editores independentes brasileiros, organizados em torno da Liga Brasileira de Editoras.

"Dentro do catálogo das nossas editoras, temos alguns livros bastante conhecidos, os que normalmente são chamados pelos jornais de best-sellers. Não nos afirmamos, porém, por meio deles. Nossa contribuição está na diversidade, e é com a arma da Bibliodiversidade que enfrentamos as mais difíceis condições que o mercado nos impõe.

Liga elege nova diretoria

PublishNews - 10/08/2009 - A Chapa LIBRE Forte, encabeçada por Cristina Fernandes Warth, da Pallas Editora (RJ), e Eliana Sá, da Sá Editora (SP), foi eleita como a nova diretoria da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), entidade que reúne editaras de todo o País. A votação on line foi feita no início deste mês, e dos 101 membros da LIBRE, 55 escolheram a LIBRE Forte. A posse na nova diretoria ocorrerá durante o mais importante evento da entidade, a Primavera dos Livros, de 10 a 13 de setembro no Centro Cultural São Paulo. Conforme a nova presidente, Cristina Fernandes Warth, todas as ações tem como foco atender o coletivo que a entidade representa. “Continuaremos a aprofundar a discussão sobre a necessidade de políticas públicas que protejam o setor, a edição nacional e a bibliodiversidade, que é justamente o oposto da invasão das grandes editoras estrangeiras no mercado e também a luta contra o processo de concentração do setor”, apontou.

Abrelivros sob nova direção

Blog do Galeno - 14/12/2007 - por Galeno Amorim - Jorge Yunes, da Editora Ibep-Nacional, será o novo presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros). A chapa única foi confirmada numa movimentada reunião da entidade na última quinta-feira (29/11/2007), em São Paulo (SP), ainda abalada pelos reflexos da denúncia feita por seis editoras, e encampada pela diretoria, contra a Moderna. Para Galeno Amorim, o risco de um racha na entidade está afastado. Foram feitos, no entanto, alguns ajustes de última hora na composição da chapa única, que toma posse ainda este mês.

Abrelivros e ABDR apreendem cerca de mil livros do professor no Rio de Janeiro

Perto de mil exemplares do livro do professor foram apreendidos em três sebos em bairros distintos do Rio de Janeiro na manhã de hoje, dia 28. A operação foi conduzida pela DRCPIM – Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial. A ação faz parte de uma campanha nacional da Associação Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros) e da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) contra o comércio ilegal do livro do professor.

Livraria: Inovando para enfrentar os novos tempos

ANL - É uma Associação de classe, sem fins lucrativos, que congrega livrarias associadas. Fundada em 5 de maio de 1978 a ANL busca incentivar o crescimento do mercado livreiro ao apoiar e incentivar a cultura e a leitura no país.

19ª CONVENÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS

07 a 09 de setembro de 2009 / Hotel Othon Palace - Rio de Janeiro. Programação Oficial no LER MAIS.

Mais informações: Rua Marquês de Itu, 408 - Cj. 72 e 73 - B - Vila Buarque - 01223-000 - São Paulo - SP - Fone: (11) 3337-5419 - Fax: (11) 3361-4622 - e-mail: anl@anl.org.br

Nova diretoria da ANL toma posse

PublishNews - 15/03/2011 - A Associação Nacional de Livrarias elege sua nova diretoria para o biênio 2011/2013 nesta terça-feira (15), às 10h, na sede da entidade (Rua Marquês de Itu 408 – 7º andar – Cj. 71, 72, 73 - São Paulo/SP). A chapa “Fortalecendo o mercado livreiro” foi a única inscrita e é liderada por Francisco Ednilson Xavier Gomes, da Livraria Cortez. Um dos desafios da nova diretoria será continuar o trabalho em prol da manutenção das pequenas e médias livrarias espalhadas pelo Brasil.

7º Congresso Ibero-americano de Editores

CBL Informa - Grandes nomes ligados à Cultura e ao mercado editorial internacional já confirmaram presença no 7º Congresso Ibero-americano de Editores, que acontece de 11 a 13 de agosto, em São Paulo. Entre as autoridades, o destaque é para o Ministro da Cultura da Espanha, César Antonio Molina.

Há um ano ocupando o cargo de Ministro, Molina é licenciado em Direito e em Ciências da Informação e tem mais de 30 livros publicados, a maioria de ensaio, prosa e poesia. Sua obra poética é reconhecida em numerosas antologias e está traduzida para vários idiomas.

35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros

O 35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros tem o objetivo de articular as bases de crescimento do mercado do livro, rumo a um futuro voltado para o compromisso com o desenvolvimento nos próximos anos.

O evento começa no dia 15 e vai até o dia 18/08 no Blue Tree Park Paradise Golf & Lake Resort (Rod. Engº Cândido do Rego), em Mogi das Cruzes (SP). A finalidade deste 35º Encontro é de reunir os principais representantes do setor, bem como especialistas nos diversos matizes do negócio.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech