Salão da FNLIJ debate o varejo do livro infantil e juvenil
PublishNews - 31/05/2016 - Paralelo à programação do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens (8 a 19/06), acontece, no dia 8 de junho, o 7º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil. O encontro vai reunir representantes da cadeia produtiva do livro para debater o livro acessível, regulação do preço de venda e novos formatos de comercialização.
1º Emil - Encontro Mundial da Invenção Literária
Com 200 horas de programação totalmente gratuita, acontece em São Paulo entre 12 e 15 de novembro de 2015 o 1.º Emil - Encontro Mundial da Invenção Literária. A abertura será no dia 11 de novembro, num evento especial no Museu da Língua Portuguesa (São Paulo, SP), do qual participarão os organizadores, autoridades, escritores e convidados. O Encontro será realizado em cerca de 30 locais da cidade de São Paulo, como livrarias, centros culturais e espaços públicos. O objetivo do Emil, uma iniciativa comum da Academia Paulista de Letras (APL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio da Prefeitura de São Paulo, além de diversas parcerias e patrocínios, é estimular o hábito de leitura em todas as idades, promover a cidadania e fortalecer a criação de um Estado leitor.
 
Fórum das Letras de Ouro Preto
Começa nesta quarta-feira (04/11) a edição de 2015 do Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop). Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e idealizado pela professora Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, nos âmbitos turístico e cultural. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, através da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal. Mais informações e programação completa no site.
Instituto Pró-Livro promove ciclo ‘Retratos do leitor e do não leitor’ na Flip 2016
SNEL - O Instituto Pró-Livro (IPL), em parceria com o Instituto C&A e o Jornal O GLOBO, promove nos dias 30 de junho e 1º de julho o ciclo “Retratos do leitor e do não leitor”, dentro da programação da FlipMais, durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty. Três painéis formados por pesquisadores e representantes das entidades do livro vão movimentar a Casa da Cultura Câmara Torres, com debates abertos ao público.
Maria Augusta Silva Dal Fabro lança seu livro, "Os Cinco Talentos", em São Paulo/SP

15/06/2011 - A Scortecci Editora e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro "Os Cinco Talentos" de autoria de Maria Augusta Silva Dal Fabro em São Paulo/SP. O evento ocorrerá no dia 15 de Junho (Quarta-Feira), às 19 horas, na Livraria da Vila, localizada na Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista.

Scortecci inaugura o seu espaço cultural

No dia 25 de janeiro de 2014, sábado, das 17h00 às 21h00, o escritor e editor João Scortecci inaugura com o lançamento do seu livro "A Maçã que Guardo na Boca" o Espaço Scortecci (Rua Dep. Lacerda Franco, 96 - Pinheiros, São Paulo, SP) que vai abrigar a Escola do Escritor, a TV Livro, uma pequena livraria com os últimos lançamentos da editora, salão de autógrafos, salas para reuniões e trabalhos, sala de imprensa, copa equipada para eventos e um jardim literário para recitais e saraus. A Maçã que Guardo na Boca é o seu 13º livro. O primeiro erótico e de poética sensual: "Foi escrito no corpo de todas as mulheres: as que sangram e as que não sangram maisEscrito em dias de fúria, de pecados vermelhos, consumindo Afrodite e os lúdicos pecados da carne".

Seminário em defesa de Língua Portuguesa

Ana Maria Machado, Presidente da Academia Brasileira de Letras e Antônio Penteado Mendonça, Presidente da Academia Paulista de Letras convidam para o Seminário em defesa da Língua Portuguesa a realizar-se no dia 1º julho 2012, às 9 h no auditório da Academia Paulista de Letras – Largo do Arouche, 312/324. É a primeira vez em mais de 100 anos que as duas principais academias de letras do país (ABL – Academia Brasileira de Letras do RJ e APL – Academia Paulista de Letras) se reúnem num evento.

6ª FestiPoa Literária

A 6ª edição da Festa Literária de Porto Alegre - FestiPoa Literária tem datas e convidados confirmados para sua extensa programação, que abrangerá o período de 10 a 19 de maio. A 6ª FestiPoa Literária oferecerá cursos e oficinas com foco em diferentes práticas e questões acerca do livro e da leitura. Haverá desde leitura e discussão de autores contemporâneos até criação de desenho para crianças e adultos. Todas as atividades acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana. Informações informações no site.

Democratização da leitura

Estadão - 20.06.2012 - O Instituto Ciclos do Brasil realiza neste domingo (24.06) mais uma edição do projeto Livro de Rua, desta vez no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A ideia é transformar o local, por um dia, em um grande espaço aberto de leitura. Quem for ao Villa-Lobos encontrará livros espalhados e poderá pegá-los para ler. Depois, poderá levá-los para casa ou deixá-los em outro lugar do parque, para que mais pessoas possam lê-los.

A Rede do Livro / Fórum de Editoração / Biblioteca Alceu Amoroso Lima / 20 de outubro de 2012

Este ano, o Fórum de Editoração, cujo título é “A Rede do Livro”, tem como objetivo abordar os mecanismos pelos quais passa o livro, considerando seus diversos gêneros, durante as etapas da produção, divulgação e difusão. Diante disso, analisaremos o papel das feiras internacionais, com enfoque na importância dos agentes literários e dos scouts, e também discutiremos a influência do marketing editorial na divulgação do livro. Além disso, neste Fórum, contemplaremos gêneros de leitura como as histórias em quadrinhos e os livros escolares, afim de encontrar formas de ampliar o número de leitores dessas publicações. O Fórum de Editoração é um evento gratuito e não são necessárias inscrições. Programação e mais informações no LER MAIS.

 

11ª edição do Livro Livre da CPTM acontece em cinco estações

Governo do Estado de São Paulo - 19/10/2016 - Os usuários que passarem pelas estações da CPTM Júlio Prestes (Linha 8-Diamante), Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral), Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante) e Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda) a partir da próxima segunda-feira (24), poderão participar da 11ª edição do Livro Livre, projeto que distribui gratuitamente exemplares aos usuários para disseminar uma corrente de leitura. Até o dia 28 de outubro, cerca de 20 mil livros estarão nas estantes itinerantes de doação/troca. Este ano, com o slogan "Traga, troque, leve... Livros", o projeto estimula os usuários a levarem seus livros para trocá-los por outros títulos nas estantes itinerantes. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM.

15° Congraf começa dia 08 de Outubro em Foz do Iguaçu/PR

07/10/2011 - O 15° Congraf - Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica - acontecerá de 08 a 11 de Outubro de 2011, em Foz do Iguaçu/PR. O evento abordará temas atuais e contará com a participação de empresários, gestores e técnicos de toda a cadeia produtiva do setor. O Congraf acontece a cada três anos e também abriga uma feira onde participarão os maiores fornecedores da indústria gráfica. Tradicionalmente, centenas de congressistas participam do Congresso em busca de atualização e oportunidades de negócios.

Agustina Bessa-Luís ganha exposição no Museu da Língua Portuguesa

O Estado de S. Paulo - 12/12/12 - Uma exposição em homenagem a Agustina Bessa-Luís, um dos principais nomes da literatura portuguesa, será aberta na próxima terça-feira, dia 16, no Museu da Língua Portuguesa. A concepção é de Inês Pedrosa e de João Botelho e a iniciativa, do Instituto Camões em parceria com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo. A mostra fica em cartaz até o dia 1º de março no saguão do terceiro andar do museu.

O 1° Encontro de Livreiros do Rio de Janeiro

Nos dias 13 e 14 de abril , Petrópolis sedia o encontro, aberto aos profissionais de todo o estado. Além de debater questões de mercado e do ofício de livreiro, o evento comemora os 20 anos da AEL. O 1° Encontro de Livreiros do Rio começa sábado pela manhã e termina após o almoço de domingo. O Hotel Albergo Del Leone no distrito de Itaipava em Petrópolis será fechado para o evento, mas o número de vagas é limitado. Mais informações e programação completa no LER MAIS.

Exposição homenageia cem anos de Cortázar

PublishNews - 26/11/2014 - Cortázar, 100 anos: Raridades & Un Recuerdo é a exposição que a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, S/N, São Paulo/SP) recebe a partir de 2 de dezembro. Com a mostra, o espaço homenageia os cem anos do romancista e contista argentino Júlio Cortázar. A mostra traz exemplares de edições raras e cinco fotografias de Colette Portal, como a do escritor fumando cachimbo em sua casa de Saignon, no verão de 1971.

A volta da Primavera

Folha S.Paulo - 03/11/2012 - Raquel Cozer - São Paulo voltará a ter, depois de três anos, sua versão completa da Primavera dos Livros, evento promovido por editoras independentes da associação Libre e que no Rio já está na 11ª edição. A última edição paulistana com apoio da prefeitura foi em 2009, no CCSP; em 2010, houve uma versão reduzida na Livraria Cultura. Neste ano, a Libre conseguiu o aval do governo estadual para levar a feira para a tenda de eventos ao lado da Biblioteca São Paulo (zona norte). Será nos próximos dias 22 a 25, com 45 pequenas e médias editoras vendendo livros com até 50% de desconto.

A literatura brasileira é destaque no Itaú Cultural

Itaú Cultural - A literatura brasileira é destaque de dois encontros no Itaú Cultural nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro de 2012, em horários alternados. Os encontros: 7º Encontros de Interrogação trata do “Risco na Literatura”, sob curadoria da escritora, crítica literária e professora Noemi Jaffe e V Encontro Internacional CONEXÕES Itaú Cultural reúne escritores, tradutores e professores de literatura brasileira na Europa e nos EUA e debatem a divulgação, o ensino e pesquisa da literatura brasileira em universidades e centros de estudos de universidades estrangeiras, com a curadoria do jornalista e tradutor Felipe Lindoso e do professor e ensaísta João Cezar de Castro Rocha.

"Livro Livre" distribui 8 mil Livros de Graça na CPTM Para Corrente de Leitura

CPTM - Quem viaja pelos trilhos dos trens da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] poderá encontrar verdadeiros tesouros da literatura. Durante toda a próxima semana [de 25 a 29/10], a CPTM irá distribuir oito mil livros nas estações. A iniciativa é a quinta edição do projeto "Livro Livre". O movimento ocorre em vários lugares do mundo. A ideia é deixar os livros em locais públicos, como uma catraca ou banco de lanchonete da CPTM, para que pessoas possam pegá-los, lê-los, e colocá-los em outros lugares, fazendo o processo se repetir.

3º Festival Recifense de Literatura

Secretaria de Cultura do Recife - 15/08/2011 - Entre os dias 14 e 21 de agosto acontece o 3º Festival Recifense de Literatura. Os escritores Mauro Mota (conto), Hermilo Borba Filho (dramaturgia) e Celina Holanda (poesia) serão homenageados - post-mortem - na figura de seus familiares, que receberão ramalhete de flores e placa alusiva. A escolha da data do festival deve-se à existência de lei municipal que instituiu o Dia do Poeta Recifense tomando como base a data de nascimento do poeta Mauro Mota (16 de agosto).

A Livraria Camões e a cultura letrada portuguesa no Brasil

A Biblioteca Nacional e a Livraria Camões convidam para o evento "A Livraria Camões e a cultura letrada portuguesa no Brasil", da série Os livros e a vida literária no Rio de Janeiro, organizada pela Biblioteca Nacional, a realizar-se no próximo dia 19, segunda-feira, a partir de 16h, com entrada franca. Como certamente é de conhecimento geral, a Livraria Camões, vinculada à Imprensa Nacional / Casa da Moeda, de Portugal, presente no Rio de Janeiro desde 1972, foi recentemente ameaçada de extinção.

1˚ Congresso Internacional do Livro Digital

Começou na noite desta segunda-feira, 29/03 no Hotel Maksoud Plaza, o 1˚ Congresso Internacional do Livro Digital. O auditório estava lotado de jornalistas e pessoas ligadas ao segmento do livro. Na abertura, a presidente da CBL, Rosely Boschini, agradeceu o número de inscritos, o dobro de um evento tradicional do setor , o que mostra a importância do tema livro digital e o interesse das pessoas em ouvir grandes especialistas mundiais no assunto. Na sequência falou Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial que afirmou " o grande desafio hoje é a conquista do leitor e o livro digital pode ajudar nessa missão". O momento mais aguardado foi a palestra de Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt.

13º Seminário FNLIJ de LIJ - 13 a 16 de junho de 2011

07/06/2011 - A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ, seção brasileira do IBBY (International Board on Books for Young People) realiza, desde 1999, o Salão FNLIJ exclusivamente com livros de ficção e informativos, direcionado ao público infantil e juvenil, com atividades de leitura dos livros, encontros com escritores, ilustradores, editores e tradutores caracterizando-se como única feira do gênero no país. Este ano, o vento ocorrerá de 6 a 17 de junho, no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro.

Festa Literária de Nova Friburgo estreia dia 14 de outubro; Zuenir Ventura é um dos autores confirmados

SNEL - 09/2016 - Nova Friburgo se prepara para estrear no circuito nacional de feiras com sua primeira Festa Literária, a FLINF, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro. A duas horas da capital, a cidade da Região Serrana que serviu de inspiração e aconchego para tantos escritores vai celebrar durante o evento os múltiplos encontros através do livro e da leitura. Para isso, a curadoria de conteúdo Conectivos, com o apoio da Associação Comercial de Nova Friburgo (ACIANF) e da InterTV, preparou um roteiro que privilegia conversas entre autores e profissionais do meio editorial, de Friburgo e de fora da cidade. A ideia, segundo a organização, é valorizar o fluxo de ideias e a troca de experiências que os debates podem proporcionar.

Babel: Congresso gratuito e online vai debater os desafios da leitura

Estadão - 17/09/2016 - Maria Fernanda Rodrigues - Com o tema Por que a leitura de livros é o que mais impacta e transforma a sociedade?, será realizado, de 10 a 16 de outubro, o Conaler – 1.º Congresso Nacional de Leitura #viaweb. A Fundação Observatório do Livro, que organiza o evento gratuito e com transmissão ao vivo e online, prevê uma conferência, três palestras, chats com os participantes e saraus todas as noites.

Fórum das Letras de Ouro Preto debaterá “O Brasil” e homenageará Murilo Rubião

Fórum das Letras - 25/10/2016 - A literatura tomará conta de Ouro Preto entre os dias 10 e 15 de novembro, com a realização de mais uma edição do Fórum das Letras. Em 2016, o evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do gênero, será norteado pelo tema “O Brasil” e terá como patrono o escritor Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano. Na pauta estarão discussões sobre a produção literária, a cultura, o atual contexto político e de resistência e também a forma como o país é visto no exterior. Para isso, dezenas de convidados nacionais e internacionais participarão de uma programação intensa e gratuita, composta por debates, oficinas, exposições e performances artísticas, entre outras atividades.

A Ética e as novas dinâmicas no mercado livreiro

A 22ª Convenção Nacional de Livrarias, a ser realizada em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2012, no Hotel Holiday Inn (São Paulo), traz debates atuais e de relevância para o setor, como: Mercado livreiro de norte a sul: Balanço atual na visão de lideranças regionais e Ética no mercado livreiro – em busca de uma política comercial. Informações e Inscrições no site da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

100 anos de xilogravura na literatura de cordel é tema de exposição

BRNordeste - 12/09/2007 - O Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), abrirá nesta sexta-feira (14), às 19 horas, a exposição comemorativa dos 100 anos de xilogravura na literatura de cordel, com acervo e curadoria do colecionador, pesquisador e jornalista  baiano Jeová Franklin. Gratuita ao público, a exposição ficará em cartaz até 9 de outubro. Em novembro, será instalada na Feira do Livro de Santiago, capital do Chile.

As Ideias Concretas - Poesia 60 Anos Adiante

Casa das Rosas - Com a realização da I Exposição Nacional de Arte Concreta, em dezembro de 1956, no Museu de Arte Moderna em São Paulo, poetas brasileiros, em sintonia com o poeta suíço-boliviano Eugen Gomringer, inauguraram o último grande movimento de vanguarda estética do século XX. Denominado poesia concreta por seus idealizadores, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, o propósito do movimento era ampliar a ideia do que é poesia, retirá-la do âmbito exclusivamente literário e potencializar e integrar, nela, os aspectos físicos/concretos do palavras (verbivocovisual).

Aproveite os últimos dias da exposição sobre Oswald de Andrade

Folha S.Paulo - 19/02/2012 - O modernista, autor de obras como Manifesto Antropófago (1928), é tema da exposição "Oswald de Andrade: O Culpado de Tudo" no Museu da Língua Portuguesa (centro de São Paulo), até 26 de fevereiro. Dentre as atrações da mostra há painéis com textos de sua autoria, ilustrações e fotos sobre sua vida. Há também uma reprodução da "garçonnière" que o artista frequentava nos anos 1920. Mais informações e programação Aqui.

13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo é adiada

Em virtude da grave situação provocada pela disseminação da gripe suína no município de Passo Fundo, Conselho Universitário decide adiar a 13a edição do evento.  Organização confirmou a nova data para o período de 26 a 30 de outubro de 2009. Nesta quinta-feira (30 de julho), a Universidade de Passo Fundo (UPF) decidiu, em reunião do Conselho Universitário e por sugestão do seu Comitê de Prevenção da Gripe A(H1N1), adiar a realização da 13ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo em virtude da disseminação da gripe suína no município. A Jornada, que estava prevista para o período de 24 a 28 de agosto, agora será realizada de 26 a 30 de outubro.

Elicer acontece de 15 a 20 de novembro em Uberlândia-MG
O I Encontro Literário do Cerrado (Elicer) vai reunir em Minas Gerais, cerca de 100 editoras brasileiras e várias atividades culturais. Todas as atividades da programação terão entrada franca e acontecem de 15 e 20 de novembro de 2015, no Center Convention, em Uberlândia/MG. Para melhor atender aos parceiros do segmento editorial, o evento foi estendido para seis dias e contará com público de todas as faixas etárias. “Entusiasmo define nossa expectativa sobre a realização do Elicer. Uberlândia e região entram no mapa da promoção da leitura como bem cultural de amplo acesso e direito de todos”, diz a presidente da Câmara Mineira, Rosana de Mont' Alverne Neto.

16º COLE - 10 a 13 de julho na UNICAMP

O maior fórum de discussão sobre a leitura no Brasil abre o seu programa de atividades para o conhecimento e a inscrição dos interessados. Além de uma parte geral (conferências com grandes nomes nacionais e internacionais), 14 seminários paralelos vão debater e aprofundar o tema NO MUNDO HÁ MUITAS ARMADILHAS E É PRECISO QUEBRÁ-LAS (Ferreira Gullar). Tudo sobre o 16º COLE Clique Aqui.

Augusto de Campos faz 80 anos, e irmão Haroldo ganha exposição

Folha Online - 12.02.2011 - FABIO VICTOR - Na próxima segunda-feira, com uma festa familiar reservada, o poeta, tradutor e crítico Augusto de Campos comemora 80 anos. Dois dias depois, começa uma exposição em São Paulo para homenagear o irmão dele, Haroldo de Campos (1929-2003).

20ª Convenção Nacional de Livrarias / 09 a 11 de agosto de 2010

A Livraria e sua importância em um mundo em transformação” é o tema da 20ª Convenção Nacional de Livrarias - 09 a 11 de agosto de 2010 - Hotel Holiday Inn – São Paulo – SP - Patrocínio: Senac e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Programação e Inscrições no LER MAIS.

Casa das Rosas homenageia Renata Pallottini

Casa das Rosas - 17/10/2011 - A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, homenageia, com um evento especial, os 80 anos de Renata Pallottini, na noite de 20 de Outubro de 2011. O evento será na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Av. Paulista, 37. Tel: 11.3285.6986).

2ª Conferência Municipal de Cultura / 23 e 24 de outubro de 2009

Está aberto o credenciamento para a 2ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2009. Abertura às 19 horas do dia 23, no Auditório da Biblioteca Padre Euclides, Rua Visconde de Inhaúma, nº 490 - 1º andar  e dia 24, das 9 às 18 horas, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Trata-se de uma das etapas preparatórias; organizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, para a 2ª Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010.  Serão discutidas propostas para o setor cultural e eleitos delegados para a Conferência Estadual, que por sua vez constitui a segunda etapa preparatória para o encontro nacional.  

2º FELIT traz a Minas Gerais, pela primeira vez, as Iluminogravuras de Ariano Suassuna

Pela primeira vez, Minas Gerais vai receber uma das mais célebres exposições. As “Iluminogravuras” do escritor Ariano Suassuna serão apresentadas no FELIT – Festival de Literatura de São João del-Rei, que acontece naquela cidade nos próximos dias 20 a 23 de novembro de 2008, nos Galpões da Rotunda. A oportunidade é única para os mineiros apreciarem uma faceta do autor paraibano pouco conhecida: sua ligação com a Idade Média, o que poderá ser observada através de 10 quadros baseados nas iluminuras medievais (desenhos feitos para ilustrar manuscritos) e nas gravuras populares do nordeste.

3,5 milhões de pessoas acompanham a Virada Cultural

Em sua terceira edição, a Virada Cultural consolida-se como evento importante no calendário cultural da Cidade de São Paulo. Mais de 350 atrações, apresentadas em 80 pontos da Cidade, agitaram São Paulo desde a tarde de sábado. Mesmo com fatos isolados ocorridos na Praça da Sé, no fim da madrugada de domingo, a Virada foi um sucesso de público.

A próxima Virada Cultural já tem data marcada: será de 26 a 27 de abril de 2008. O anúncio foi feito no início da tarde de hoje (domingo, 6) pelo prefeito Gilberto Kassab em entrevista coletiva à imprensa na Biblioteca Municipal, quando revelou que 3,5 milhões de pessoas assistiram às atrações do evento, que teve início às 18 horas do sábado com show do cantor e compositor Alceu Valença, na Praça da Sé.

30 ANOS DE COLE / 20 a 24 de julho de 2009

A 17ª edição, agendada para o período de 20 a 24 de julho de 2009, pretende não apenas comemorar esses 30 anos de história do COLE, mas também divulgar a história do evento em um espaço de discussão do seu itinerário no cenário cultural e educacional do Brasil e de reflexão e construção de novos caminhos de atuação e parcerias na luta pela democratização da leitura. Mais especificamente, o 17º COLE pretende ser retrospectivo, debruçando-se e refletindo sobre o vasto acervo constituído ao longo do seu percurso, e propositivo, reforçando e delineando idéias que venham a se transformar em sustentáculos para a democratização da leitura no país. Programação.

8° Congresso Iberoamericano de Editores

CBL Informa - Vai acontecer, de 27 a 29 de outubro próximo, durante a 30ª Feira Internacional do Livro de Santiago do Chile o 8º Congresso Iberoamericano de Editores. Realizado pelo Grupo Iberoamercano de Editores,  GIE, que reúne federações e associações livreiras em línguas portuguesa e espanhola, o congresso vai focar, principalmente, os desafios que se colocam diante de toda a cadeia produtiva do livro na atualidade.

8º Encontro do Proler começa amanhã em C. Grande

Midiamax - 21.10.2007 - Uma ação conjunta em nome do conhecimento. Esta é a proposta do 8º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que será realizado de 22 a 24 de outubro de 2007 em Campo Grande, com o tema "Entre Causos e Coisas... um Pantanal de Leituras". Serão oficinas, palestras, conferências, mesas-redondas e lançamentos, com participação de professores e pesquisadores de diversas universidades e instituições de Mato Grosso do Sul e convidados especiais.

Edusp revê trajetória e recusa formatos digitais

Folha S.Paulo - 03/11/2012 - TRAJANO PONTES - A Edusp (Editora da Universidade de São Paulo), a maior do segmento em número de obras lançadas, chega aos 50 anos com mais de 3.200 títulos, 68 prêmios Jabuti recebidos, um olho no passado e outro no futuro. Entre os dias 5 e 8 deste mês, a Edusp comemora seu cinquentenário com o simpósio "Livros e Universidades" -a ser realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Debate: O Fascínio do Poder em Shakespeare

CCPJ-RJ - 02/09/2011 - O CCPJ-Rio realizou no mês de agosto uma série de programas (palestra, curso e projeções de filmes) dedicados a William Shakespeare, com foco no tema “poder”, ilustrado por três peças do dramaturgo: “Ricardo III”, “Macbeth” e “Hamlet”. Dando continuidade ao ciclo e à reflexão proposta na primeira etapa, o Centro Cultural promove no mês de setembro uma mesa redonda e um ciclo de leituras dramatizadas dos mesmos textos sob a direção de Dudu Sandroni, Daniel Herz e José Henrique.

9º SEMINARIO FNLIJ DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

28, 29 e 30 de Maio de 2007 na Cinemateca do MAM - Rio de Janeiro, RJ. A FNLIJ, que representa no Brasil o International Board on Books for Young People-IBBY, às vésperas de completar 40 anos, vividos intensamente em prol de uma sociedade brasileira leitora, defendendo o acesso permanente à leitura de qualidade para todas as crianças e jovens, como direito e, em particular, o acesso à literatura - expressão de arte e, por isto, revolucionária na medida em que se constitui um poderoso e único instrumento para a transformação da realidade que discrimina, subjuga e rouba a oportunidade de conhecer e entender o mundo, apresenta o 9o Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, evento paralelo ao 9º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil.

Exposição da Fundação Casa de Rui Barbosa mostra origens da literatura de cordel
MinC - 10/12/2014 - A partir desta quinta-feira (11/12), a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro (RJ), abre as portas para uma das maiores exposições de literatura de cordel. A mostra "Folhetos de cordel portugueses: coleção Arnaldo Saraiva" conta com cerca de 200 exemplares que datam desde o século 17 até a década de 1960. A entrada é franca e segue até 1º de fevereiro. O material exposto pertence ao professor Arnaldo Saraiva, catedrático de Literatura da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, crítico, poeta, tradutor, sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras e um dos maiores conhecedores e divulgadores da cultura e da literatura brasileira em Portugal e outros países.
A elegância fundamental do cotidiano a luz de uma sagaz cronista da atualidade / Cléa Pilnik

Escritos, com coletânea de 53 crônicas, cativantes , irônicas e divertidas, mas não menos argutas e sensíveis aos paradoxos das relações sociais, culturais e emotivas da atualidade, e em seu subtítulo, Interessantes Interesseiros Interessados, dá a dimensão da fluidez e das sutilezas registradas neste livro assinado pela psicanalista, professora e psicóloga, que introduziu a Psicoterapia Familiar no Brasil, Cléa Pilnik. Lançamento: dia 15 de abril de 2010 das 18h30 às 21h30  - Livraria da Vila - Itaim Bibi - R. Dr. Mário Ferraz, 414 - São Paulo, SP.

E Agora? Os caminhos para Impressão Digital / Encontros ANconsulting

A ANconsulting, consultoria especializada em estratégias e desenvolvimento de negócios na área gráfica, anunciou a data do primeiro evento de 2012 da série “Encontros ANconsulting”: 28 de março de 2012, as 17h, no Auditório da Escola Senai “Theobaldo De Nigris” (Rua Bresser, 2315 – Mooca – São Paulo – SP). Com o tema “E Agora? Os caminhos para Impressão Digital”, o consultor, Hamilton Terni Costa, apresentará e coordenará o debate com o diretor da Centrográfica, Rodrigo Giovanelli; o diretor da Flor de Acácia, José Carlos Jorqueira, e o diretor da iPressNet, Mauro Martinelli, sobre os rumos e possibilidades do mercado de impressão digital.

A Memória do Futuro / Dia 18 de maio 2010 / 10h

Para onde vamos? Eis uma pergunta que não cessa de rondar todos aqueles que se dedicam ao universo da leitura. As bibliotecas estão condenadas? Sumirão do mapa ou assumirão novas funções na sociedade? Vamos refletir um pouco sobre estas e outras questões na mais nova e instigante biblioteca do país. O ciclo A Memória do Futuro reúne grandes especialistas em bibliotecas para conversarem com bibliotecários, mediadores de leitura, responsáveis por acervos bibliográficos e interessados em geral sobre os rumos possíveis para as bibliotecas no mundo contemporâneo.

Em Passo Fundo, Lévy apresenta o que será o idioma do futuro

Folha Online - 24.08.2011 - JOSÉLIA AGUIAR"Vocês estão achando muito complexo?", perguntou Pierre Lévy às cerca de 5 mil pessoas que formavam a plateia do circo. "Desculpem, mas é muito complexo mesmo", acrescentou, entre risos. "Circo" não é metáfora. Os grandes debates e conferências da Jornada de Passo Fundo, há 30 anos no calendário da cidade gaúcha, ocorrem sob uma grande lona de circo, montado no campus da Universidade Federal de Passo Fundo. "Só mais um minuto, e já descrevo a arquitetura do hipercórtex", disse o sociólogo francês...

Favela do Rio recebe 'Olimpíada da poesia'

Folha de S. Paulo - 12/11/2014 - Na Grécia Antiga, quem declamasse peomas medíocres podia levar uns tabefes da audiência. Hoje, o público costuma ser menos raivoso, mas é a ele que os praticantes do poetry slam, competição de poesia falada, devem sua glória ou vergonha  - o júri que elege o vencedor é escolhido aleatoriamente entre a plateia.

Entrevista: Affonso Romano de Sant´Anna

Fundação Biblioteca Nacional - 26/08/2011 - Duas décadas após a criação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler, o escritor Affonso Romano de Sant’Anna, teve um encontro, na última quarta, 17, com representantes regionais do Programa, criado na década de 90, quando foi o primeiro presidente da Fundação Biblioteca Nacional. O encontro aconteceu na série de debates Quarta às Quatro.

Fórum de Editoração - Dia 26.10 na Mário de Andrade

O Fórum de Editoração é um evento organizado pelos alunos do curso de Editoração da USP. Seu objetivo, desde sua criação em 2005, é criar um espaço de encontro, reflexão e discussão entre o público acadêmico e os diversos profissionais da área editorial. O evento propõe temas para 4 mesas de debates de grande relevância para quem atua no setor. Em 2013, o evento chega à sua nona edição com o título O Profissional e pretende discutir as mudanças que vêm ocorrendo na área editorial brasileira. Ele abordará os mecanismos pelos quais passa o profissional do livro, considerando seus diversos gêneros e papéis, durante as etapas da produção, divulgação e difusão.

Festa do Livro da USP chega a 16º edição

PublishNews  - 03/12/2014 - Entre os dias 10 e 12 de dezembro a Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 380, travessa 3, São Paulo/SP ou Av. Prof. Mello Moraes, 2231) será palco da 16ª Festa do Livro da USP. Considerada o “décimo terceiro das editoras”, a feira terá a participação de 145 expositores. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre a programação do evento.

Começa o 9º Salão de Negócios da ABDL

PublishNews - 16/02/2011 - Voltado aos empresários do segmento de venda direta de livro (porta a porta), a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) promove de hoje (16) até o dia 20 o “9º Salão de Negócios”. O evento, que acontece no Hotel Fazenda Tauá, na mineira Caeté, espera receber mais de 200 participantes do setor e tem como principal objetivo promover a indústria e comércio de venda de livros porta a porta e a valorização da imagem de seus vendedores.

I Feira do Livro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

A I Feira do Livro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer de 22 a 30 de Novembro 2013, na Baía de Luanda. Organizada pelo Ministério da Cultura de Angola, este evento vai reunir editores, livreiros, escritores e bibliotecários de todos os países da CPLP. A I Feira do Livro da CPLP vem dar cumprimento à recomendação da VIII Reunião de Ministros da Cultura. Mais informações no site.

Lançamento da Antologia "Cumplicidade de Movimentos"

A Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Cumplicidade de Movimentos será lançada no próximo dia 13 de dezembro de 2014, sábado, das 16h00 às 19h00, no Espaço Scortecci, na Rua Deputado Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo. Além de intensa programação, a Scortecci preparou ainda um sarau-litero musical e a distribuição de brindes.

A nova onda em SP: feiras para trocar livros

O Estado de S. Paulo - 16.11.2007 - Humberto Maia Junior e Valéria França - Mania em outros países, elas serão realizadas em 3 parques da cidade. Até o começo do próximo mês, o paulistano terá espaço garantido para trocar livros e experiências literárias com outros leitores. Três feiras especiais, organizadas pela Secretaria Municipal da Cultura, oferecerão, além das tradicionais palestras de escritores e narrações de histórias, a oportunidade que os fãs de livros esperavam e que já virou mania em outros lugares do mundo. No domingo (18.11), o evento será no Parque do Carmo; no dia 25.11, no Parque da Luz; e, em 02.12, é a vez do Ibirapuera.

ABEU realiza sua Reunião Anual na cidade de São Paulo

Pela primeira vez desde sua fundação em 1987 a ABEU realiza sua Reunião Anual na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 10 de junho de 2010. É com muita honra que a Fundação Editora da UNESP recebe, como a anfitriã deste ano, todos os colegas e amigos editores das universidades brasileiras que virão para o já tradicional encontro em que a edição universitária é revista, debatida e sempre ampliada para novos horizontes e desafios.

Além das formas: uma introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura

Annablume Editora e Centro Universitário Maria Antonia da USP convidam para o lançamento do livro Além das formas: uma introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura de Carlos Zibel Costa. Este livro revela as influências do pensamento ocidental contemporâneo nas atividades profissionais do design, das artes e da arquitetura. Já numa primeira instância, esclarece que elas ocorreram muito além da alteração na morfologia e na visualidade, normalmente associadas desde a pós-modernidade, aquelas atividades profissionais.

Appassionata, poema inédito de Dora Ferreira da Silva, será lançado em livro pelo IMS em dezembro

O Instituto Moreira Salles lança no próximo dia 18 de dezembro de 2008 Appassionata, poema inédito de Dora Ferreira da Silva (1918-2006), com variações a partir da sonata homônima de Beethoven, escrito em seus últimos meses de vida. O lançamento acontece no IMS-SP (Rua Piauí, 844, 1º andar) às 19h30. O volume integra um conjunto de três obras póstumas da escritora e celebra seus 90 anos, que teriam sido comemorados no dia 1º de julho de 2008. Os demais textos póstumos são O leque, publicado pelo IMS em dezembro de 2007, e Transpoemas , seu último trabalho, a ser lançado em 2009.

Fórum das Letras de Ouro Preto / 22 e 25/11 de 2012

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2012, o Fórum das Letras será norteado pelo tema “Como se faz um livro?”. Realizado entre os dias 22 e 25 de novembro de 2012, o evento contará com a presença de autores, editores, agentes literários e outros profissionais ligados ao setor para discutir importantes aspectos relacionados à produção do livro, desde os processos de criação até a impressão, divulgação, distribuição e exposição nas livrarias.

Seminário de literatura infantil e juvenil na UFSC tem inscrições para ouvintes

G1 - 18/09/2016 - Estão abertas as inscrições para ouvintes no Seminário Internacional de Literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária. O evento ocorre na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis,  de 26 a 28 de setembro. A programação reúne pesquisadores do estudo da leitura, das práticas educativas voltadas para literatura infantil e juvenil e a formação do leitor.

Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista semeia o hábito da leitura

A Fundação Tide Setubal, pelo terceiro ano consecutivo, promove o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Nos dias 8 e 9 de novembro 2012, quinta e sexta, esta grande festa de incentivo à leitura leva à população atividades como contação de histórias, conversa com autores, intervenções teatrais e artísticas, saraus, oficinas, exibição de filmes e feira de troca e venda de livros. Aberta e gratuita, a programação acontece em escolas, pontos de leitura, bibliotecas, praças e ruas. São 23 pontos do bairro com oferta variada para todas as idades.
 

Lançamento da Antologia do V Prêmio Literário Canon de Poesia 2012

No próximo dia 6 de abril, sábado, às 10h00, no Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, a Canon do Brasil em parceria institucional com a Fábrica de Livros, selo editorial do Grupo Editorial Scortecci, promovem manhã de autógrafos, com a presença dos 50 Autores Vencedores, o lançamento da Antologia do V Prêmio Literário Canon de Poesia 2012. Em 2012 o concurso recebeu perto de três mil inscrições. Fizeram parte da Comissão Julgadora os escritores: Betty Vidigal, Maria Esther Perfetti, Izacyl Guimarães Ferreira e João Scortecci. O livro não será vendido e os presentes receberão gratuitamente um exemplar da obra.

Arte SESC traz a Literatura de Cordel a Erechim

Clicerechim - No dia 18 de setembro, o professor e mestre Marlon de Almeida apresenta palestra sobre Literatura de Cordel, acompanhado pelo Grupo “Quem conta um conto”, em Erechim. O evento, promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, dá início à exposição “O Cordel e o Cantador” que pretende resgatar a literatura de cordel, reproduzindo-a no formato comum, onde os cordelistas, poetas populares, expõem suas obras penduradas em cordões, com as capas voltadas para o público. A palestra se realiza às 20h na Unidade Operacional Sesc Erechim (Travessa Ernesto Bernardi, 71).

Avenida Paulista forrada de livros

PublishNews - 08/10/2007 - Começa hoje (08/10) e vai até domingo (14/10), na Avenida Paulista, a 3º edição da Semana do Corredor Literário. O projeto tem como objetivo incentivar a cultura, bem como promover a leitura. Durante a ação serão realizadas cerca de 150 atividades culturais gratuitas, entre elas: debates, apresentações teatrais, exibição de filmes e rodas de poesia.

A expectativa é atrair aproximadamente 100 mil visitantes. A iniciativa é promovida pela Telefônica com realização da Secretária de Estado da Cultura em parceria com a Associação Paulista Viva. Mais informações obre a programação podem ser obtidas no site do Corredor Literário.

Fernando Razzo Galuppo lança seu livro "Palmeiras Campeão do Mundo 1951" em São Paulo/SP

A Maquinária Editora e Saraiva convidam para o lançamento do livro "Palmeiras Campeão do Mundo 1951", de Fernando Razzo Galuppo. O evento ocorrerá no dia 18 de Julho de 2011, Segunda-Feira, a partir das 19 horas na Saraiva Megastore Shopping Eldorado, que fica localizado na Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, São Paulo/SP.

Fórum internacional reunirá especialistas em biblioteca escolar do Brasil, EUA, Alemanha, Holanda, Peru e Portugal, para traçar panorama mundial

FIBE - 05/10/2011 - A função pedagógica da biblioteca escolar será a linha mestra das discussões durante o II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar (FIBE) e V Seminário Biblioteca Escolar, que acontecerão entre os dias 18 e 21 de outubro de 2011 no Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), na Cidade Universitária em São Paulo/SP, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais.

Grupo Editorial da Abigraf - SP promove palestra no dia 7 de Julho

21/06/2011 - No dia 7 de Julho, o Grupo Editorial da Abigraf-SP promoverá a palestra "Programas Nacionais de Livros Escolares" - "Compras Governamentais: Padronização, Preço e Qualidade". Os palestrantes serão Rafael Torino, Diretor de Ações Educacionais do FNDE e José Carlos de Freitas, Diretor de Administração e Tecnologia do FNDE. A palestra ocorre na sede da Abigraf, na Rua do Paraíso, 529, São Paulo/SP, às 15 horas.

Balada Literária acontece de 18 a 21 de Novembro

Balada Literária - 17/11/2010 - A Balada Literária completa cinco anos. E se consolida como um dos mais importantes e descontraídos eventos literários do país. É quase uma centena de artistas, nacionais e internacionais, em mesa de debate, em mesa de bar, no palco, trocando ideias, festejando lançamentos. A homenageada desta edição é a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles, que tem toda a sua obra relançada pela Companhia das Letras - como o romance As Meninas e o livro de contos Antes do Baile Verde.

II Conferência Internacional de Impressão Digital

A II Conferência Internacional de Impressão Digital GEDIGI / Abigraf 2012 (Grupo Empresarial de Impressão Digital) foi organizada com o objetivo de manter a discussão, troca de ideias e otimização de recursos para o desenvolvimento das aplicações com impressão digital no mercado gráfico brasileiro. Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo, SP, data: 11 de junho de 2012. Tema: A MÍDIA IMPRESSA NO FUTURO. Evento, programação e inscrições no site.

Dorina Nowill - Um relato da luta pela inclusão social dos cegos

18/11/2011 - A Fundação Dorina Nowill para Cegas tem o prazer de convidá-lo para o lançamento do livro Dorina Nowill - Um relato da luta pela inclusão social dos cegos de Luiz Roberto de Souza Queiroz. A festa será no dia 28 de novembro de 2011, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - Consolação - São Paulo/SP). É um evento beneficente com renda totalmente revertida para os projetos da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar, FIBE, acontecerão entre os dias 18 e 21 de outubro em São Paulo/SP

FIBE - 10/10/2011 - Considerada um dos indicadores mais importantes na definição da qualidade de uma escola, a biblioteca é imprescindível para a aprendizagem dos alunos. É na biblioteca escolar que se aprende a lidar com a informação, matéria-prima para a geração de novos conhecimentos. No Brasil, a maioria das escolas não tem biblioteca, mas esse atraso começa a ser enfrentado.

Festival de literatura movimenta Santos de hoje a domingo

Folha de S. Paulo - 25/08/2011 - De hoje a domingo, a cidade de Santos será palco da 3ª Tarrafa Literária, festival internacional de literatura. Shows do grupo Ouro Verde e de Wandi Doratiotto e banda abrem a programação do evento, às 19h30. Os debates começam amanhã. A primeira palestra, às 16h, reunirá os jornalistas Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, e Adriana Carranca, de "O Estado de S. Paulo". Eles comentarão a cobertura de conflitos armados.

Semana da Criança Pingo de Letra
O selo infantil Pingo de Letra do Grupo Editorial Scortecci promoverá no próximo dia 03 de outubro, sábado, das 15h00 às 18h00, no Espaço Scortecci (Rua Dep. Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo, SP), a SEMANA DA CRIANÇA PINGO DE LETRA, com lançamento coletivo de livros infantis, contação de histórias e oficina de pintura e colorir. A SEMANA DA CRIANÇA PINGO DE LETRA, organizada pela Scortecci, tem apoio cultural da Canon do Brasil, da Livraria Asabeça e da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras. Evento grátis para crianças de todas as idades.Programação completa no site.
Festival do Livro e da Literatura estimula leitura em São Miguel Paulista

Fundação Tide Setubal - 21/10/2011 - Diante do sucesso de 2010, a Fundação Tide Setubal levará novamente o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel para as ruas, praças, paradas de ônibus, estações de trem, bibliotecas municipais e escolas da Zona Leste, proporcionando uma programação variada para centenas de pessoas de todas as idades. Trata-se da sexta edição do evento que, durante três dias — entre 25 e 27 de outubro de 2011.

BEIRUTE: CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO - 2009

A UNESCO nomeou Beirute a Capital Mundial do Livro para 2009,  em reconhecimento do seu engajamento no incentivo à leitura. Segundo informou a UNESCO, a capital libanesa foi escolhida particularmente “por sua implicação em matéria de diversidade cultural de diálogo e de tolerância, e também pela variedade e o caráter dinâmico de sua programação”. A Associação Cultural Brasil-Líbano estimulada por essa importante indicação da UNESCO, elaborou  o presente  projeto visando apresentar ao público brasileiro, a cidade de Beirute – Capital Mundial do Livro – 2009  pela sua grande importância histórica e cultural. Fundada pelos fenícios no século XV aC., Beirute foi ocupada por gregos, romanos que a chamaram “Júlia Augusta” – e bizantinos.

Livro do poeta João Augusto alerta sobre desumanização da vida

EPTV - Rodolfo Tiengo - 10/11/2011 - Um dia, João Augusto, 37 anos, foi apelidado de Freud. Sua atilada memória para endereços e informações em geral o tornava referência entre amigos e familiares. A alcunha emprestada do pai da psicanálise foi lhe dada porque diziam que o bebedourense explicava tudo o que lhe perguntavam. “Meus amigos brincavam que eu era Freud porque eles faziam alguns questionamentos e eu geralmente sabia”, relembra.

O universo dos livros em debate na USP

Gratuito e aberto ao público, Simpósio Internacional “Livros e Universidades” será o maior encontro internacional de especialistas do mundo editorial e acadêmico já realizado no Brasil, entre eles, representantes das universidades Cambridge, Yale, Leipzig, Buenos Aires e Sapienza di Roma. Pesquisadores do livro e especialistas do meio editorial e acadêmico do Brasil, Américas e Europa reúnem-se de 5 a 8 de novembro de 2012, em São Paulo, no Simpósio Internacional Livros e Universidades, que acontece no auditório da Biblioteca Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).

Brasil Discute o Livro Digital

Tema estará no centro do Primeiro Congresso Internacional do Livro Digital que acontece durante o 36º Encontro de Editores e Livreiros. O livro digital já é uma realidade. Encontros recentemente realizados no exterior e os inúmeros lançamentos de  suportes (e-readers) comprovam essa afirmação. O momento agora é de encontrar e promover mecanismos que tornem  o livro digital  uma  importante oportunidade de novos negócios  para os representantes do setor, extraindo o melhor das novas tecnologias. De 29 e 31 de março de 2010, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, SP. Mais informações acesse o site.

Caravana da Leitura passará por cinco cidades do Rio

O projeto “Caravana da Leitura” criado pelo escritor Laé de Souza, depois de percorrer mais de 100 cidades brasileiras chega a diversas cidades do interior do Rio de Janeiro. Aplicado desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios e apoio do Ministério da Cultura o trabalho será iniciado em Santo Antônio de Pádua, no dia 13 e seguirá para os municípios de Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana de 14 a 17 de setembro/2010, ficando um dia em cada município, das 9h30 às 17h.                             

O mundo grita. Escuta? 16 a 20 de julho de 2012

O mundo grita. Escuta? Com este tema, pretende-se o entrelace de diferentes linguagens, variadas formas de expressão, superfícies múltiplas que se movimentam e se tocam. Gritos que soam em dinâmicas e criações de linguagens que leem o mundo: as postagens – cartas, telegramas, cartões postais, torpedos...; as artes – fotografia, música, literatura, teatro, dança, cinema, instalações...; as formas de vida – da infância, da loucura, da velhice, da juventude, da resistência, das relações socioculturais...

Izacyl Guimarães Ferreira lança seu livro, As Ilhas, dia 29/09, em São Paulo/SP

29/09/2011 - A Scortecci Editora e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro As Ilhas de autoria de Izacyl Guimarães Ferreira, com prefácio de Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras. O evento ocorrerá no dia 29 de Setembro de 2011 (quinta-feira), das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (piso superior), localizada na Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo - SP. O espaço possui estacionamento conveniado na Rua Fradique Coutinho, 983.

Ciclo de Conferências Direitos Autorais tem início na ABL

ABL - O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça, convida para o primeiro Ciclo de Conferências do ano de 2010, com o tema Direitos Autorais. Sob a coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, o ciclo contará com a presença do Advogado Gustavo Martins de Almeida, no dia 9 de março de 2010, abordando o tema “O direito autoral e a ABL”. No dia 16 de março de 2010, o Mestre em Bens Culturais Sydney L. Sanches falará sobre “O direito autoral e os desafios das novas tecnologias”. Mais informações no site.

Cidade de Monteiro Lobato promove "I Festival de Literatura Infantil"

A cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, promove entre os dias 02 até 05 de Setembro de 2010, o "I FESTIVAL DE LITERATURA INFANTIL - MONTEIRO LOBATO". O município está prestes a receber o título de "Capital da Literatura Infantil", pelo Governo do Estado de São Paulo. A homenagem faz parte do Projeto de Lei n°1003/09. A ação já foi aprovada pela Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia (CCT) e será votada em caráter de urgência pela Assembleia Legislativa. 

I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil

Literatura Infantil e Juvenil em Pernambuco - 15/08/2011 - O I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil será realizado nos dias 19 e 20 de Agosto de 2011, em Recife/PE. Acontecerá no auditório da FAFIRE, localizado na Av. Conde da Boa Vista, 921. Confira a programação completa no Ler Mais.

I Festival do Livro de Diadema ocorre nos dias 24, 25 e 26 de Março

10/03/2011 - Terá início no próximo dia 24 de Março de 2011, o I Festival do Livro e Leitura de Diadema. O evento, que irá das 9 às 22 horas, ocorrerá no Centro Cultural Diadema, que fica na Rua Graciosa, 300, Centro, Diadema/SP. Com duração de 3 dias, o Festival promoverá lançamentos, palestras, documentários, dança, música, circulo de leitura, intervenções poéticas, cordel e repente.

X Fórum de Editoração

No próximo sábado, dia 25 de outubro de 2014, acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade, o X Fórum de Editoração da USP. O evento é organizado pelos alunos do curso de Editoração da USP. Seu objetivo, desde sua criação em 2005, é criar um espaço de encontro, reflexão e discussão entre o público acadêmico e os diversos profissionais da área editorial. O evento propõe temas de grande relevância para os profissionais do setor, que serão discutidos em 4 mesas de debates.

Como se descobre um best-seller?

22/11/2010 - Cinco dos maiores editors brasileiros estarão, a partir de 22 de novembro, na Casa do Saber - Rio de Janeiro, apresentando seus “truques” para descobrir o próximo best-seller. Marcos e Tomás Pereira, da Sextante abrem o ciclo, seguido por Roberto Feith, da Objetiva; Jorge Oakim, da Intrínseca; e Jorge Carneiro, da Ediouro. O ciclo Best-sellers: truque? Timing? Talento?, começa na segunda-feira, 22 de novembro, às 20h, na Casa do Saber – RJ.

Como se expressar por meio da Escrita II / Escola do Escritor

Oficina de Texto II - Para você que gosta de produzir textos e deseja escrever um conto, uma novela, aquele romance com a história de sua família, crônicas que mostrem o cotidiano em que vive ou, quem sabe, um livro de poesias. E se quiser criar um blog? Tratando a palavra escrita com o carinho que ela merece e com a aplicação de exercícios buscaremos dar qualidade literária ao que é produzido. Dia: 13 de março de 2010 (sábado) - Horário: das 9h às 16h - Docente: Ricardo Ramos Filho - Investimento: R$ 140,00. Mais informações: site.

Conexões Itaú Cultural / Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior

Entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2009, o Itaú Cultural realiza o I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior. O evento marca o lançamento da base de dados Conexões, que pretende mapear e reunir um amplo e inédito número de profissionais estrangeiros que estudam ou pesquisam temas e autores da literatura brasileira. Desde as feiras internacionais de Frankfurt (Alemanha), em 1994, e de Guadalajara (México), em 2001, percebe-se um aumento no interesse internacional pela literatura brasileira.

Congresso Brasileiro de Escritores de Língua Portuguesa

http://www.faculdadeccaa.edu.br/index.asp?show=congressobrasileiro.htmlJá estão abertas as inscrições para o esperado Congresso Brasileiro de Escritores de Língua Portuguesa, que acontecerá de 23 a 25 de setembro de 2008, na Faculdade CCAA, à Av. Mal. Rondon 1460, no Riachuelo / Rio de Janeiro.  O congresso comemora o Jubileu de Ouro da União Brasileira de Escritores (UBE/RJ), que, além da Faculdade, conta com a parceria da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (CiFEFIL), e com o apoio da Academia Brasileira de Letras (ABL). Os grandes celebrados do evento serão Machado de Assis, pai da Academia Brasileira de Letras, neste ano que marca o centenário de sua morte; Guimarães Rosa,  considerado, como Machado, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2008.

Contação de histórias Mochileiros da Imaginação

A Cia. Intercessão apresenta: Contação de histórias Mochileiros da Imaginação, dia 07 de dezembro de 2009, às 15h, Dentro da Estação de Metrô Santo Amaro, São Paulo, SP. Dois viajantes percorrem o mundo em busca de histórias. De suas mochilas, saem objetos que ilustram contos e lendas. Público: crianças a partir de 5 anos. Mais informações escreva para: cia.intercessao@gmail.com ou ligue: (11) 8089.3357 com Sheylla Gonçalves.

Convite para amigos, meninos, meninas e grandões!

Esperamos encontrar vocês no lançamento de "A infância de Ziraldo", de Audálio Dantas. Como nos velhos tempos da revista "O Cruzeiro", Audálio e Ziraldo estarão juntos. Só que desta vez é para autografar o livro feito em homenagem a esse menino, que foi maluquinho e feliz, e agora completa 75 anos. O encontro será no dia 6 de outubro (sábado), a partir das 18:30h, na Saraiva MegaStore, no Shopping Morumbi, São Paulo, SP. Até lá! Abraços. Vanira Kunc - Audálio Dantas Comunicação e Projetos Culturais (11) 3673-1414/ 3865-2502/ 9628-2998.

Oswald de Andrade: o culpado de tudo

Museu da Língua Portuguesa - 27/09/2011 - A frase “Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas”, escrita por Oswald em 1933 no verso da folha de rosto da edição original de Serafim Ponte Grande, é o ponto de partida da exposição e pode ser lida já no pátio de acesso ao museu. Em Oswald de Andrade: o culpado de tudo, o público tem a oportunidade de conhecer profundamente o polêmico escritor, um dos criadores da Semana de Arte Moderna de 22.

Corredor Literário na Paulista

A primeira edição do Corredor Literário na Paulista aconteceu em 2005 graças à parceria entre Secretaria de Estado da Cultura, Associação Paulista Viva, setor editorial e instituições de ensino. Em 2006 o evento foi inserido no calendário cultural da cidade de São Paulo pelo SPTURIS. A versão 2006 recebeu a valiosa colaboração da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo. No ano de 2007, o evento ocorrerá de 01 a 07 de outubro. Acesse o site e saiba como participar. 


Corumbá recebe acervo literário Letras de Luz

Última Hora News - 10.12.2007 - Corumbá recebe nesta segunda-feira (10) o acervo de livros literários do projeto Letras de Luz, lançado em março pela Energias do Brasil, em parceria com a Fundação Victor Civita. A solenidade será realizada às 15h, no gabinete do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Corumbá é um dos 51 municípios brasileiros integrantes do projeto, que abrange três áreas: oficinas de fomento à leitura, capacitação e apresentações teatrais e doação de acervo de livros literários.

Debates Contemporâneos / 24, 25 e 26 / Instituto Goethe / Porto Alegre

O Instituto Goethe, o Instituto de Letras da UFRGS e a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre realizam nos dias 24, 25 e 26.11.2009 o seminário Debates Contemporâneos. Serão três palestras, duas mesas e quatro oficinas para debater a literatura contemporânea brasileira, alemã e francesa. Toda programação é gratuita e contará com a participação dos críticos José Castello, Juremir Machado, Marcelo Backes, Ana Helena Krause; dos autores Altair Martins, Carlos André Moreira, Cíntia Moscovich e Pedro Gonzaga; e dos editores Annete Baldi, Antônio Xerxenesky, Carolina Chang, Clô Barcellos, Fernando Rozano, Robertson Frizero e Tito Montenegro. 

Rebra lança sua Antologia, "O Indiscutível Talento das Escritoras Brasileiras", dia 14/11 em São Paulo/SP

03/11/2011 - A REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, a Scortecci Editora e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro "O Indiscutível Talento das Escritoras Brasileiras". O evento será no dia 14 de novembro de 2011 (segunda-feira), às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis - Piso Pacaembu. O Shopping fica localizado na Av. Higienópolis, 618 - São Paulo/SP.

Editora Globo lança Coleção “Por que ler”

Os grandes clássicos da literatura têm algo de paradoxal na sua condição de clássicos: de tão conhecidos, tornam-se desconhecidos. Não esquecidos, mas ignorados, no sentido de serem muito mais citados do que lidos. De tempos em tempos, as coleções (re)apresentam ao grande público os grandes nomes da literatura. Cumprindo esse papel, a Editora Globo lança dia 11 de abril, sexta-feira, a Coleção Por que ler no Sesc da av. Paulista.

Editora Positivo apresenta proposta pedagógica para atualização de educadores em São Paulo

Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2009, a Editora Positivo - empresa do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país - participará do XIII Congresso e Feira Saber 2009, um dos maiores eventos educacionais do país, que tem como tema "A mente que aprende sabe ensinar: o Saber como agente de transformação". Nesse contexto de atualização pedagógica, a editora paranaense, com o intuito de melhorar a qualidade de ensino do país, leva suas principais obras e lançamentos ao conhecimento do público. O destaque fica por conta da 4ª Edição do Novo Dicionário Aurélio, o "Aurelião", que acaba de ser lançado e já conta com alterações de acordo com a nova ortografia.

Editora Positivo mostra metodologia de ensino em congresso de Administração Pública, em Santos (SP)

30/3/2009 – Com o objetivo de disseminar os recursos que podem ser utilizados para melhoria da qualidade do ensino público, a Editora Positivo – empresa pertencente ao maior grupo de Educação do país, o Grupo Positivo, de Curitiba (PR) –, participa do 53º Congresso Estadual de Municípios. No evento, a Editora Positivo apresentará como funciona a metodologia do Sistema de Ensino Aprende Brasil e seus livros didáticos inscritos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aos prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras e responsáveis pela gestão pública municipal e estadual que estarão reunidos no congresso para buscar melhorias para a Administração Pública. O evento acontece entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2009, na cidade de Santos (SP), no Mendes Convention Center.

Eliezer Teixeira lança seu novo livro Páginas Foliadas

Lançamento do livro "Páginas Foliadas" - Eliezer Teixeira - Quando: 30 de Abril (sexta-feira) - Horário: a partir das 18 horas - Local: Livraria Cortez - Rua: Bartira, 317 - Perdizes - SP.
Inquieto e afeito aos desafios, participa da fundação da Trivolim-Cia. de Expressões Populares, em que multiplica seus saberes a jovens da periferia de São Paulo, transformando-os em belíssimos espetáculos de dança, música e teatro. Experiência análoga deve ser destacada quanto ao seu trabalho com as "Cantadeiras do Souza" da cidade de Jequitibá-MG, formado com pessoas do povoado do Souza, resgatando as manifestações religiosas e festivas da região. Enfim, é o mesmo sentimento de inquietante brasilidade que o conduz agora à publicação destas "Páginas Foliadas".

Em casa com Freyre

Folha de S. Paulo - 26/11/2007 - por Eduardo Simões - O Museu da Língua Portuguesa abre hoje (26/11), para convidados, e amanhã para o público, sua terceira exposição temporária.

Depois de homenagear Guimarães Rosa e Clarice Lispector, o museu abriga, até o dia 4 de maio de 2008, "Gilberto Freyre - Intérprete do Brasil", seu tributo ao sociólogo e antropólogo brasileiro Gilberto Freyre, morto há 20 anos. Freyre é autor, entre outros, de Casa-Grande & Senzala (1933), que já está em sua 48ª edição.

Em resposta à Flip, Flap! revela cena poética paulistana

Folha Online - 29/06/2007 - CLAUDIO SZYNKIER - Poucos sabem, mas São Paulo tem uma cena crescente de poesia e poetas, que se ancora basicamente em espaços culturais e é caracterizada por três modalidades: leituras, debates e saraus (modelo mais "multimídia", agregando música também). O principal evento anual da cidade em torno desse cenário é a Flap!, que faz sua terceira edição desta sexta (dia 29) a 1º de julho, na Casa das Rosas e no Espaço dos Satyros 1. O encontro foi criado como uma alternativa à Flip, tradicional evento literário de Paraty (RJ), que ocorre de 4 a 8 de julho, e é visto pelos "indies" da poesia paulistana como "glamurosa e oficialesca demais".

Encontro Técnico - Acordo Ortográfico e Livro Acessível - 14.05.2008 – São Paulo - SP

Instituto Goethe - O objetivo do evento é difundir no mercado editorial um conjunto de informações sobre dois temas de destaque no âmbito das políticas públicas desenvolvidas na área da educação,  contando com a participação de especialistas relacionados ao Ministério da Educação. Local do evento: Instituto Goethe – Rua Lisboa 974 – Pinheiros – São Paulo.  O período da manhã está reservado para uma palestra sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Carlos Alberto Xavier, Assessor Especial do Ministério da Educação, com a finalidade de explicar, orientar e desmistificar a reforma em curso no Brasil e em outros países lusófonos. No turno da tarde, haverá uma palestra da professora Claudia Griboski, Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, sobre as diretrizes e necessidades do governo na área de educação especial, com o objetivo de orientar o mercado tanto para fomentar a produção de materiais acessíveis a todas as modalidades de necessidades especiais quanto para permitir melhor entendimento e colaboração das editoras na preparação ou adaptação de livros acessíveis.

Encontros de Interrogação / Itaú Cultural / 21.22 e 23 maio de 2009

A literatura brasileira, da tradução poética à presença no mundo virtual, é o tema de debates e oficinas da quarta edição do evento. Qual o espaço da literatura fantástica na produção brasileira? Um poema pode ser feito de imagens? O tradutor também é criador? Qual o papel do leitor na criação? Essas são algumas das perguntas levantadas pela quarta edição do Encontros de Interrogação, que desde 2004 realiza debates entre importantes nomes da literatura. Nos dias 21 e 22 de maio de 2009, escritores, críticos, pesquisadores e tradutores se encontram para discutir temas da produção literária brasileira. No sábado, 23, o poeta Carlito Azevedo, autor de Collapsus Linguae ministra uma oficina de poesia, em que serão lidas obras de Ted Hughes e Zbigniew Herbert, entre outros.

Enigmas do Amor / Antologia da Scortecci especial para o Dia dos Namorados

A Scortecci Editora e a Livraria Asabeça convidam para o lançamento da Antologia de Poesias, Contos e Crônicas ENIGMAS DO AMOR, especial para o Dia dos Namorados.
Evento: Dia 09 de Junho de 2009 - terça-feira, das18h30 às 21 horas, Local: Livraria Asabeça (Rua Dep. Lacerda Franco, 187 - Pinheiros - CEP 05418-000, São Paulo, SP, telefone: 11-3031.3956.
A obra conta com a participação de 64 autores de vários estados brasileiros. Entrada grátis. Poderão participar do evento apaixonados de todas as idades. A Livraria Asabeça promete presentes, sorteiros e surpresas. No Ler Mais a relação dos Autores

Escola do Escritor na Bienal do Livro de São Paulo de 2010

A Escola do Escritor estará presente com estande próprio e intensa programação de Cursos e Oficinas na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Anhembi de 12 a 22 de agosto de 2010, das 10h às 22h. Participe! Grade completa no site da Escola do Escritor.

Espaço Marcos Rey

A Saraiva convida para o coquetel de inauguração do espaço de eventos MARCOS REY, dia 09 de dezembro de 2009, às 19h30, Saraiva MegaStore, Shopping Center Norte, Travessa Casalbuono, 120, São Paulo, SP. Na ocasião, homenageando o consagrado autor paulistano, o depoimento dos escritores: Anna Maria Martins, Fanny Abramovich, José Renato Nalini e Mário Teixeira. O eventocontará com a presença de Palma Donato, viúva de Marcos Rey, para um descontraído bate-papo.

Euclides da Cunha: uma poética do espaço brasileiro / Exposição na Fundação Biblioteca Nacional

No dia 13 de agosto de 2009, a Fundação Biblioteca Nacional inaugura a exposição “Euclides da Cunha: uma poética do espaço brasileiro”, em homenagem ao centenário de morte do escritor. Composta por cerca de 130 peças do acervo da Biblioteca Nacional, além de itens de relevo pertencentes a instituições irmãs (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Museu da República), a exposição tem curadoria do acadêmico e poeta Marco Lucchesi. A exposição será composta por três segmentos, inspirados em trechos da obra de Euclides: “A base física da nossa nacionalidade”, “Um paraíso perdido” e “O pequeníssimo vilarejo onde nasci”. No primeiro segmento, aborda-se a relação de Euclides da Cunha com a guerra de Canudos.

Seminário DIGITEC - Como Vender Impressos Digitais sendo Competitivo e Inovador

ABTG - 26/08/2011 - O DIGITEC, grupo criado no âmbito da ABTG com apoio do GEDIGI - Abigraf/SP, voltado para divulgação de tecnologia de impressão digital, promoverá o seminário "Como Vender Impressos Digitais sendo Competitivo e Inovador" no Dia 15 setembro de 2011, das 14 às 17h00, no SENAI – Rua Bresser, 2315 – Mooca – São Paulo, SP.

Exposição ‘VIVER QUINTANA’ no SESC Tijuca, com entrada franca

Viver Quintana é o nome da exposição em homenagem ao poeta Mário Quintana, que  poderá ser visitada pelo público, no SESC Tijuca, entre os dias  10/03/2009 e 10/04/2009. Fotos do poeta, biografia, obra, caricaturas de autoria de vários artistas, além de entrevistas, depoimentos e documentários estarão à disposição de quem for conhecer parte da rica obra deste premiado escritor - que faleceu em 2004, aos 86 anos. Todo material foi disponibilizado pela Casa de Cultura Mário Quintana. A entrada é franca e a classificação é livre.  O horário para a visitação é das 13h às 20h (terça a sexta) e das 8h às 16h (sábados e domingos).

Ezio Flávio Bazzo / Dia 18 de abril na Livraria da Vila

Ezio Flavio Bazzo, neto de comerciantes italianos, nasceu em Santa Catarina, em 1949 e mudou-se ainda criança para o Paraná. Iniciou os estudos em sociologia na cidade de Londrina (PR), transferindo-se em seguida para o curso de psicologia. Cursou mestrado em psicologia clínica na Universidade Nacional Autonoma do México e doutorado na Universidade Nacional de Barcelona, com uma tese sobre Wilhelm Reich. Mais tarde dedicou-se a um pós-doutoramento no Instituto de Altos Estudos da América Latina, em Paris. Apesar dessa longa permanência no meio acadêmico, Bazzo considera o estudo formal uma grande fraude, um adestramento desnecessário e inútil que vai deixar limitações e cicatrizes profundas na capacidade de pensar dos estudantes e dos futuros doutores. Bazzo faz questão de ressaltar e de colocar em primeiro lugar sua bagagem como autodidata e como viajante inveterado.

Sertão de Pernambuco abre as portas para o Aldeia do Velho Chico

01/08/2011 - Petrolina recebe, em agosto, um grande evento cultural que promete movimentar a cidade: o Aldeia do Velho Chico - Festival de Artes do Vale do São Francisco. Promovido pelo Sesc Pernambuco, o projeto acontece de 5 a 20 de agosto de 2011 e reúne uma extensa programação com dramaturgia, música, cinema, literatura e dança. Todas as atividades são gratuitas.

Feira de Artes da Praça Benedito Calixto comemora 20 anos com o cartunista Paulo Caruso e o artista do graffiti Eduardo Kobra

Para comemorar os 20 anos da Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto, a Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto - AAPBC e o projeto O Autor na Praça, recebem os artistas plásticos Paulo Caruso e Eduardo Kobra. Na ocasião o artista do graffiti Eduardo Kobra reproduzirá uma imagem do cartunista e caricaturista Paulo Caruso no muro/fachada da sede da AAPBC, a charge de Paulo Caruso, retrata a feira, com destaque para o patrono da praça: o pintor Benedito Calixto. Contaremos com a participação do cartunista Junior Lopes realizando caricaturas.

Samantha Constanza lança seu livro "Eu adotei 5 cães de rua e você?" no dia 26/04, em São Paulo

20/04/2011 - A Scortecci Editora e a Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro "Eu adotei 5 cães de rua e você?", de Samantha Constanza. O evento ocorrerá no dia 26 de Abril de 2011 (Terça-feira), das 19h00 às 21h30, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, localizado na Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, São Paulo, SP.

Feira do Livro e FLIPOÇOS encerram com Grande Expectativa para 2011

Após grande sucesso de público e programação cultural rica e diversificada eventos encerram com chave de ouro. Todas as expectativas foram superadas. Este foi o resultado da 5ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2010 que recebeu em nove dias mais de 50 mil pessoas vindas de várias partes da região e outros Estados. A rica programação do Flipoços foi um dos pontos fortes do evento que contou com mais de 50 escritores nacionais, alguns dos maiores ícones da Literatura Brasileira.

Festa no Cambridge Hotel comemora 10ª edição do livro O Terceiro Travesseiro

O Cambridge Hotel fará uma festa de arromba no dia 17 de dezembro, a partir das 22h, para comemorar a 10ª edição do livro O terceiro travesseiro (Edições GLS), do escritor Nelson Luiz de Carvalho. A obra, que já vendeu mais de 300 mil exemplares, teve adaptação para o teatro em 2005 e o autor prepara uma nova montagem para o próximo ano. O livro O terceiro travesseiro, o primeiro de Carvalho, ganhou nova capa e projeto gráfico na 10ª edição, depois que o escritor assinou contrato com o Grupo Editorial Summus (selo Edições GLS) para lançar a décima edição. O Grupo Summus é a primeira editora do Brasil a ter um selo GLS.

Fomento à Tradução / Goethe-Institut São Paulo

Goethe-Institut - O programa de fomento à tradução subvenciona a publicação de livros de autores alemães em outras línguas. Busca permitir o acesso a importantes publicações científicas, obras literárias de qualidade como também livros de literatura infanto-juvenil para pessoas que não lêem o idioma alemão. O programa tem objetivos culturais. Em seus quase 35 anos de existência, foram editados com apoio financeiro cerca de 5.000 livros em 45 línguas.

Fórum das Letras começa nesta quarta em Ouro Preto

Evento tem como tema “O mistério na literatura” e traz cerca de 70 autores nacionais e internacionais. Começa nesta quarta um dos maiores eventos literários do país. Entre os dias 5 e 9 de novembro de 2008, Minas recebe a quarta edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, encontro que vai reunir, no mesmo cenário, alguns dos maiores escritores da atualidade. Serão aproximadamente 70 autores brasileiros e internacionais que tratarão do tema “O mistério na literatura”.  Este ano, a participação no Fórum das Letras de Ouro Preto será gratuita, e os interessados já podem se inscrever pelo site.

Fórum das Letras propõe debates sobre a mistura de gêneros literários

Se a cultura brasileira se formou a partir da multiplicidade de cores, raças, olhares e impressões, a arte se espelha no enredo da história e cria a sua própria identidade. Palavras, gêneros e narrativas se fundem, permitindo à literatura fluir entre vários mundos. Este é o universo abordado pelo Fórum das Letras 2007, evento que, em sua terceira edição, coloca em pauta discussões a respeito das mais variadas possibilidades de criação. Com o tema “Escritas Híbridas”, o encontro será promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP de 1º a 4 de novembro, em Ouro Preto, SP.

Fórum de Editoração

O Fórum de Editoração é um evento organizado pelos alunos do curso de Editoração da USP. Seu objetivo, desde sua criação em 2005, é criar um espaço de encontro, reflexão e discussão entre o público acadêmico e os diversos profissionais da área editorial. O evento dura um dia, ocorrendo no mês de outubro ou novembro. Este ano damos início a organização da sexta edição do Fórum, e queremos sugestões para os temas que irão compor as 4 mesas. Através do site você pode deixar sua sugestão, do dia 31 de março ao dia 20 de abril, contribuindo assim para a realização de um Fórum mais abrangente. Participe!

FÓRUM DE EDITORAÇÃO / 31 de Outubro de 2009

O Fórum de Editoração é um evento organizado exclusivamente pelos alunos do curso de Editoração da USP, e conta com o apoio do MASP (Museu de Arte de São Paulo), da Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) e da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras). Seu objetivo é fomentar um espaço de encontro, reflexão e discussão entre o público acadêmico e os diversos profissionais da cadeia do livro e do mercado editorial. Para este fim, o evento propõe temas e debates de grande relevância para profissionais, pesquisadores e estudantes da área editorial, bem como de outras áreas afins.

Fórum discute mercado editorial

PublishNews - 23/10/2009 - No dia 31 de outubro de 2009 ocorre, sob o tema "Cotidiano e Teoria", o V Fórum de Editoração. O evento é organizado pelos alunos de Editoração da USP, com apoio do MASP, da Edusp e da LIBRE, com o objetivo de fomentar o encontro, a reflexão e a discussão entre o público acadêmico e os profissionais da cadeia do livro e do mercado editorial. Em 2009, o Fórum chega à sua quinta edição, tendo em pauta alguns aspectos do mercado editorial brasileiro com discussões que irão abordar o cotidiano da profissão e até onde a teoria consegue ser posta em prática no dia a dia. Entre os convidados estão Maria José Rosolino, coordenadora do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi; Plínio Martins Filho, coordenador do curso de Editoração da ECA-USP; Rogério Gastaldo, gerente editorial da Editora Saraiva; João Scortecci, diretor presidente do Grupo Editorial Scortecci; Carlo Carrenho, idealizador do PublishNews e publisher da Thomas Nelson Brasil.

Fredric Litto: Estará participando do 1˚ Congresso Internacional do Livro Digital

Qual a sua avaliação sobre o livro digital?
Enquanto a tecnologia de fontes portáteis de energia (leia-se: baterias) continua no seu atual patamar (de 3 a 4 horas para cada recarregamento, para aparelhos eletrônicos de pequena porte), não acredito que a leitura em aparelhos digitais faça um rompimento muito sério na prática de ler livros no seu formato tradicional.  Para consultas rápidas à informação ou ao conhecimento, o telefone celular já fornece acesso a conteúdos extensos e atualisáveis gravados dentro do próprio aparelhos ou via web a acervos distantes. O termo leitura, no seu sentido mais completo, se refere a um processo que combina a captação da informação/ conhecimento desejado, a reflexão, talvez a  anotação pessoal dentro ou fora da mídia, e outros passos que exigem tempo, seja a leitura de uma obra de entretenimento ou de natureza profissional.

Gasparino José Romão autografa seus livros em Guarulhos

10/12/2010 - Na noite desta Quarta-Feira, 15 de Dezembro, o autor Gasparino José Romão promoverá uma sessão de autógrafos dos seus três mais recentes lançamentos: “Um dia falaram que eu era um Poeta”, “Quando a tarde é de sol” e “A Harpa Emudecida”, todos pela Scortecci Editora. O evento ocorre no piso intermediário do Slaviero Hotel, situado na rua Rafael Balzani, no 32, Vila Moreira, Guarulhos/SP.

Governo de SP abre inscrições para 3º Corredor Literário

Folha de S. Paulo - 21/7/2007 - Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Corredor Literário na avenida Paulista, que acontece entre 1º e 07/10. O evento, promovido pela Associação Paulista Viva e pela Secretaria do Estado da Cultura, com apoio da Prefeitura de SP, reúne grupos artísticos, saraus, performances, leituras, lançamentos literários e uma feira, com descontos de até 40%. As inscrições se encerram no dia 27 deste mês. Na abertura, já está confirmada uma aula-show com o músico José Miguel Wisnik no Masp. O bibliófilo José Mindlin também vai receber uma homenagem por sua contribuição à literatura. Mais informações no site oficial do evento.

Grupo IBEP-Nacional presenteia a cidade de São Paulo com um novo espaço cultural

No próximo dia 28 de março de 2009, o Grupo Ibep-Nacional inaugura um espaço dedicado à cultura e ao aprendizado. É o Espaço Cultural IBEP-Nacional localizado na Bela Vista, próximo ao metrô Anhangabaú. O Espaço Cultural terá uma programação diária e gratuita, com entretenimento, cursos, palestras, livraria, café, revistaria, espaço HQ, espaço infantil, auditório e um atendimento diferenciado para os professores. A festa de inauguração está marcada para o dia 31 de março de 2009, terça-feira, às 19 horas.

Guarulhos recebe Projeto Letras de Luz

GuarulhosWeb10.09.2007 - Voltado para o incentivo à leitura, o projeto Letras de Luz, da Bandeirante Energia acontece em Guarulhos - SP, neste domingo, 16 às 16h, na Escola Municipal Vereador Syaa Evans. Ao todo, 1.700 agentes multiplicadores serão capacitados para atuar no fomento à leitura, atividades teatrais e na doação de livros, que serão dirigidas a estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. Os agentes realizarão oficinas de fomento à leitura, com contadores de história, saraus, círculos e sacolas de leituras, e muitas outras atividades. Já para as atividades teatrais, os grupos locais terão a missão de adaptar grandes obras literárias para o palco, para serem apresentadas em diferentes ambientes, mostrando que o teatro pode acontecer em qualquer lugar.

Guarulhos tem história?

Dia 8 de dezembro de 2008 às 20 horas, na Sala de Artes do Centro Cultural Adamastor, será lançado o livro Guarulhos Tem História, Questões Sobre História Natural, Social e Cultural. Este livro, feito por muitas mãos, múltiplos repertórios, diversificados pontos de vista reflete de maneira ímpar a paleta de amplo espectro que dá cor e forma à história que pretende contar. Não basta, para a História, ser descoberta e contada se não estiver próxima dos protagonistas anônimos fazendo parte da formação do conhecimento e do poder crítico. Fomos ensinados a esperar, de obras como esta, relatos de grandes acontecimentos protagonizados por heróis. A história não é feita por heróis, e sim por pessoas como nós. Os heróis são invenção dos vencedores. Nesta obra não há vencedores. Neste livro não há figura nem acontecimento central. Nisto está sua grande diferença. Há a trajetória de grupos humanos, suas lutas cheias de vitórias e derrotas que formaram o DNA da cidade de Guarulhos.

I ENCONTRO DE AGENTES CULTURAIS – AMÉRICA HISPÂNICA

Agulha - Revista de Cultura - Uma reflexão aprofundada sobre as relações culturais entre os países da América Latina. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará promove entre os dias 26 e 29 de novembro de 2007, no Theatro José de Alencar (Fortaleza-CE) o I Encontro de Agentes Culturais - América Hispânica, uma agenda preparatória para a 8ª Bienal do Livro, que acontece em 2008. O encontro será realizado com a participação de representantes de sete países da América Latina. São estes: Hildebrando Perez Grande (Peru), Amparo Osorio (Colômbia), José Ángel Leyva (México), José María Memet (Chile), Manuel Mora Serrano (República Dominicana), Reina María Rodríguez (Cuba) e Wilfredo Machado (Venezuela). A curadoria do encontro é do poeta cearense Floriano Martins.

I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília

I Encontro Nordestino de Cordel dia 28 de maio de 2009, às 19h, no Teatro do Caixa Cultural - Anexo do Edifício Matriz da Caixa Econômica Federal, Brasília - DF. A cerimônia de abertura contará com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro é uma iniciativa da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno – ACRESPO, e tem por objetivo valorizar, difundir e fortalecer as manifestações culturais do Nordeste a partir da linguagem do Repente e da Literatura de Cordel. O evento promoverá no dia 29 de maio de 2009 o “Seminário Políticas Públicas para o Cordel” que coloca a programação focada no debate e na proposição de ações estruturantes para o setor, como a criação da Cooperativa Nacional de Cordel e o registro do Repente e da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro. 

I Salão Nacional do Jornalista Escritor

I Salão Nacional do Jornalista Escritor, organização e programação da ABI - Associação Brasileira de Imprensa acontecerá de 14 a 18 de novembro de 2007, no Memorial da América Latina – São Paulo, SP. Mais informações no site oficial do evento AQUI. No LER MAIS a programação e a relação completa dos participantes do evento.

II Conferência Nacional de Cultura / 11 a 14 de março de 2010

MinC - O Ministério da Cultura (MinC) abriu inscrições para os interessados em participar das Pré-Conferências Setoriais de Cultura, etapas da II Conferência Nacional de Cultura. As Pré-Conferências serão realizadas, até 28 de fevereiro de 2010, nas cinco macrorregiões do Brasil, e tem como objetivo principal debater as propostas setoriais de estratégias para a implantação de políticas públicas a serem encaminhadas para a II CNC; eleger delegados para representar o segmento na II CNC (10 por segmento, sendo dois de cada macrorregião); e discutir diretrizes e ações de forma a contribuir com a formulação e/ou avaliação dos Planos Nacionais Setoriais de Cultura.

II Congresso de Cultura Ibero-Americana / 30 de setembro a 03 de outubro de 2009

O II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Ministério da Cultura do Brasil e do SESC São Paulo, a ser realizado de 30 de setembro a 03 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo. O evento reúne 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).

II Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner

A Academia de Letras do Brasil/SC e a Academia de Letras e Artes de Alfredo Wagner convidam V. Sª para o II Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner a ser realizado no dia 30 e 31 de julho de 2010. Na ocasião serão empossados os acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Alfredo Wagner e diplomados diversos Escritores. Sendo ainda conferido o diploma de \"Amigo da Cultura\" a personalidades municipais, estaduais e nacionais. Contamos com a presença de V. Sª. Pedimos entrar em contato com Mauro Demarchi (48) 3276.1211 Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner/ SC ou pelo site.

II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas

O propósito permanente da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, segundo o secretário João Sayad, é o de "formular e aplicar uma política cultural cujo objetivo é desobstruir, abrir espaço, para que os brasileiros excluídos, de vanguarda, pobres e ou iniciantes ouçam e sejam ouvidos, vejam e sejam vistos pelos consagrados, pelos bem-sucedidos daqui e do mundo inteiro. E que a cultura popular, a periferia, os excluídos ouçam e usufruam os consagrados, os clássicos e os campeões de audiência". Dentro desse propósito, vários projetos e programas têm sido desenvolvidos para incentivar e estimular o gosto pela leitura. 

II Seminário Lihed

II Seminário Lihed acontecerá nos dias 11 a 15 de maio de 2009 enriquecido com dois encontros internacionais, que o antecedem. O temário está favorecido pelos ventos trazidos pelo Ano da França no Brasil, que estimulou a realização do encontro paritário entre investigadores franceses e brasileiros para troca de informações e conhecimentos do estado atual do desenvolvimento das pesquisas no campo do livro, da leitura e da história editorial, em ambos os países, para o que foi fundamental a parceria da Universidade Federal Fluminense com a Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines - UVSQ.

III Fórum da rede Nordeste do Livro e da Leitura / 10 a 11 de abril de 2010 – Fortaleza/CE

O III Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura acontece durante a 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará nos dias 10 e 11 de abril de 2010 e é uma realização conjunta da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, SINDILIVROS, Fórum de Literatura e da Leitura do Estado do Ceará, Câmara Cearense do Livro  e Secretaria da Cultura do Ceará. Objetivos: Fortalecer a política editorial e livreira no Nordeste, Organizar politicamente as categorias nos Estados, Discutir o Fundo Pró-Leitura e a Lei do Fomento do Livro e da Leitura e Fazer uma avaliação do I e do II Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura.

IMS lança Antigos e soltos, livro reunindo inéditos de Ana Cristina Cesar / 29 outubro

O Instituto Moreira Salles lança no próximo dia 29 de outubro de 2008, às 19h30, no IMS-RJ, o livro Antigos e soltos, que reúne escritos inéditos da carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983). A publicação é o testemunho do processo criativo da escritora, que se tornou ícone da poesia nos anos 1970/1980, e apresenta textos de diversos gêneros: poemas, fragmentos de diário, anotações íntimas em cadernos de aula, relatos de viagem, bilhetes e cartas nunca enviadas. Depois da morte de Ana Cristina, em 1983, o material foi cuidadosamente preservado pela mãe da poeta, Maria Luiza, e doado pela família ao Instituto Moreira Salles, onde se encontram todos os seus originais.

IMS-SP apresenta o universo imagético de Jorge Amado

O Instituto Moreira Salles de São Paulo (rua Piauí, 844, 1º andar) abre para convidados no próximo dia 23 de outubro de 2008, das 19h30 às 22h, a exposição A Bahia de Jorge Amado no acervo do IMS, reunindo registros fotográficos do imaginário baiano (o povo, a paisagem, a língua, os costumes, a culinária) e demais aspectos da vida em cidades como Ilhéus e Salvador, indissociavelmente ligados à obra de Jorge Amado. A mesma mostra entra cartaz um dia depois, 24 de outubro, na Galeria IMS Unibanco Arteplex, também em São Paulo. As imagens em exposição pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles e retratam o cenário descrito acima em diferentes épocas, a partir de diferentes enfoques. Começa no século XIX, quando mestres como Marc Ferrez, Benjamin R. Mulock e Albert Henschel documentam não apenas a paisagem urbana e natural, mas também os personagens locais, em retratos de estúdio e imagens de atividades profissionais, como a dos vendedores ambulantes.

IMS-SP PROMOVE CURSO SOBRE LITERATURA BRASILEIRA

IMS-SP - Em comemoração aos 10 anos dos Cadernos de Literatura Brasileira, o Centro Cultural do Instituto Moreira Salles em São Paulo promoverá, entre agosto e setembro, o curso “Poesia e prosa nos Cadernos de Literatura Brasileira – Um olhar sobre a literatura do século XX”, ministrado pelo professor, jornalista e doutor em Literatura Brasileira pela USP Ivan Marques. Os participantes terão um panorama da literatura realizada no Brasil durante o século XX, a partir de oito escritores que foram tema dos Cadernos. Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis; tel.: (11) 3825-2560. Inscrições e mais informações: Aqui.

Instituto Cervantes traz Eduardo Subirats ao Rio para lançamento de livro

Grande nome da literatura espanhola apresenta "A existência sitiada", seu novo trabalho, em debate dia 18 na Livraria da Travessa 1. A destruição industrial da biosfera, a crise financeira mundial, a disseminação da fome e a globalização da violência são algumas das questões abordadas no livro "A existência sitiada" (Romano Guerra Editores), de Eduardo Subirats. O respeitado autor espanhol vem ao Rio de Janeiro para lançar seu trabalho na Livraria da Travessa 1 (Travessa do Ouvidor, 17 - Centro - RJ), dia 18 de março de 2010 (quinta-feira), às 18h.

Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano inaugura complexo de cultura em Porto Alegre

A sede central do Cultural, localizada na Rua Riachuelo, 1257, no Centro Histórico, passou por uma série de reformas para atender a programação de cultura, que contempla música, artes cênicas, visuais, cinema, literatura, cursos e palestras. O lançamento do projeto que tem o mote “Cultura é no Cultural” está marcado para o dia 6 de abril de 2009, num evento para convidados, mas suas portas serão abertas ao público no dia 16 de abril, com show de Arthur de Faria & seu Conjunto. Com a abertura deste complexo, o Cultural retorna ao circuito das artes. Nos seus 70 anos de trajetória na cidade, o Instituto sempre esteve envolvido em ações culturais, sendo uma forte referência artística.

Instituto Moreira Salles lança livro e promove exposição de Alécio de Andrade

O Instituto Moreira Salles abre para convidados, no próximo dia 2 de setembro, às 19h30, em seu centro cultural do Rio de Janeiro, a mostra Alécio de Andrade. Paralelamente, será lançado um catálogo com trabalhos do artista, um dos nomes mais importantes da fotografia brasileira, notabilizado por seus retratos de personalidades e imagens do universo infantil e de Paris, cidade onde viveu de 1964 até sua morte, em 2003. Além das fotos, realizadas como trabalho particular ou sob encomenda para veículos como Manchete, Elle, Newsweek e a agência Magnum, da qual Alécio foi membro associado entre 1970 e exposição traz itens como um poema de Carlos Drummond de Andrade, um depoimento do pianista Alfred Brendel, cartões postais de Henri Cartier-Bresson e uma carta de Julio Cortázar, todos endereçados ou dedicados ao fotógrafo.

Instituto Usina de Sonhos apresenta o II Festival Internacional de Poesia

O Instituto Usina de Sonhos realiza nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2008 o II Festival Internacional de Poesia. O evento contará com a presença do Secretário da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, do presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, Levi Bucalem Ferrari, além de outras personalidades ligadas ao universo do livro. Fundado em agosto de 1995 em Dois Córregos (SP), o Instituto Usina de Sonhos tem como missão transformar a sociedade por meio da linguagem poética, instituindo a cultura da paz e da não-violência.

Jean-Yves Mollier - Conferências No Brasil

Jean-Yves Mollier, professor da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, responsável pelo Pólo Livro, Edição, Leitura do Centre d’histoire culturelle des sociétés contemporaines, virá ao Brasil para uma série de encontros no Rio, São Paulo e Curitiba, para lançamento de seu novo livro O dinheiro e as letras – História do capitalismo editorial (Edição Edusp). Este é o 4ª livro dele no Brasil. Antes saíram: A Leitura e seu Público no Mundo Contemporâneo. (Autêntica), O Camelô, Figura Emblemática da Comunicação (Edusp),  e Política, Nação e Edição. O Lugar dos Impressos na Construção da Vida Pública (AnnaBlume), que organizou com Eliana de Freitas Dutra.

Jornada de Passo Fundo reúne celebridades da cena literária

Estadão - Arte e Lazer - Ubiratan Brasil - A famosa tenda já está montada para mais uma Jornada Nacional de Literatura - a partir desta segunda-feira, 27, até sexta, 31, a cidade gaúcha de Passo Fundo vai justificar o título de capital nacional de literatura ao reunir, em sua 12.ª edição, 111 escritores e pesquisadores, mais de 200 artistas e 16.500 leitores. "A jornada justifica seu caráter nacional, não se fechando apenas em torno dos escritores do Sul", argumenta Tania Rösing, idealizadora e principal incentivadora do projeto desde seu início. Uma dimensão respeitável que seu principal prêmio, o Zaffari & Bourbon, será divulgado nesta segunda, em meio a candidatos de diferentes pontos do planeta.

José Castello lança A Literatura na Poltrona em Salvador - Dia 24.09 às 19 horas

A Tarde Online - 18.09.2007 - Na próxima segunda-feira, 24.09, o autor e crítico literário José Castello vem a Salvador para lançar o seu mais novo trabalho “A literatura na poltronaJornalismo Literário em Tempos Instáveis” e bater um papo sobre a obra. O evento acontece no espaço Tom do Saber, no Rio vermelho, a partir das 19 horas, e é aberto ao público. “A Literatura na Poltrona” surge da reunião de alguns ensaios do escritor sobre jornalismo e literatura. No livro, Castello relata diversas passagens de sua própria vida em memórias, cenas e entrevistas feitas por ele – que também é jornalista – e coloca o leitor como espectador privilegiado dessas vivências.

Lançamento da TEIA 2007 dá voz aos Pontos de Cultura

Cultura MG - O lançamento oficial da TEIA 2007 - maior encontro da diversidade cultural do Brasil, que reunirá, entre os dias 7 e 11 de novembro de 2007, em Belo Horizonte, os mais de 650 Pontos de Cultura criados pelo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Na ocasião, o ministro da Cultura Gilberto Gil falou sobre a relação entre cultura e educação, tema central do evento este ano. A secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa (foto), abriu seu discurso destacando o Cultura Viva como um dos programas mais importantes da gestão do ministro Gilberto Gil e ressaltou os Pontos de Cultura como grande iniciativa de descentralização da política pública de cultura.

Leitura em Debate: Poesia para crianças e jovens

BN - No dia 17 de dezembro de 2009, quinta-feira, às 16 horas, acontece a última edição do Leitura em Debate, em 2009. Em seu segundo ano, o projeto traz três convidados, a cada encontro, e conta com a mediação da escritora Anna Claudia Ramos. O programa traz o tema Poesia para Crianças e Jovens e tem a presença de Marcio Vassallo (jornalista e escritor), Mauricio Negro (escritor, ilustrador e designer) e Sergio Alves (editor da Larousse do Brasil e Escala Educacional).

Livraria como centro de entretenimento e cultura será o foco da 18ª Convenção Nacional de Livrarias

A 32ª edição do Informativo da Associação Nacional de Livrarias (ANL) traz uma reportagem especial sobre a 18ª Convenção Nacional de Livrarias, que será realizada do dia 11 ao dia 13 de agosto de 2008. O evento acontecerá na cidade de São Paulo e apresenta como tema central a Livraria como centro de entretenimento e cultura, além de comemorar os 30 anos da Associação. Nessa 18ª edição, a Convenção da ANL traz uma equipe importante de palestrantes no segmento cultural brasileiro. Estarão presentes: Nelson Motta, Ruy Castro, Richard Ulribe, Marcos Gasparian, Jonas Ribeiro, José Mauro Brant, Ronnie Corazza e Mario Sergio Cortella.

Maratona Literária / 18 e 19 de setembro / Porto Alegre

A Maratona é um evento literário pioneiro em Porto Alegre, sendo um projeto consagrado em Madri, onde ocorre em espaços públicos, funcionando ao mesmo tempo como oportunidade de encontro de leitores de todas as idades e homenagem aos livros e à literatura. A Maratona consiste na leitura coletiva de um livro. Haverá um revezamento de leitura em voz alta, a partir de uma lista de pessoas que confirmaram presença e todas aquelas que estarão na noite de quarta-feira e que tenham interesse de participar da corrida pela literatura. Nos intervalos de leitura teremos intervenções de grupos artísticos locais, organizados pelo Cabaré do Verbo. O evento é gratuito e para todas as idades.

MARATONA LITERÁRIA / Porto Alegre - RS

Depois do sucesso das duas primeiras edições, a Maratona Literária 3 já tem data de largada confirmada. Nesta sexta-feira, 26 de junho de 2009, às 19h, o Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307) se transformará em um grande arraial para receber O Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A Maratona Literária 3 será uma jornada de 36 horas, que terá começo na palavra NONADA e tentará chegar na última: TRAVESSIA. Para vencermos o longo caminho das Veredas de Guimarães teremos um intenso revezamento dos leitores/corredores e 18 atrações artísticas, organizadas pelo Cabaré do Verbo.

Mercado editorial Ibero-americano vai debater o livro como fator de desenvolvimento

Câmara Brasileira do Livro - 04.06.2008 - Representantes do mercado editorial e do setor livreiro estarão reunidos de 11 a 13 de agosto de 2008, em São Paulo, para o 7º Congresso Ibero-americano de Editores. O evento terá como objetivo discutir a importância do livro como agente indispensável no processo de desenvolvimento econômico e social dos países ibero-americanos. O tema central do Congresso, organizado pelo Grupo Ibero-americano de Editores (GIE) em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), é “O Livro, a Leitura e a Construção da Cidadania”.

Estarão presentes editores de todos os países ibero-americanos, responsáveis por políticas do livro e da leitura, escritores, agentes culturais e profissionais do setor livreiro ibero-americano em geral. O programa do Congresso inclui conferências sobre questões como “Expansão do mercado editorial no século XXI”, “Novas tecnologias e direitos do autor” e “Educação e tecnologia para o crescimento das nações”. Além disso, estão programadas três mesas-redondas, que vão debater os temas “Panorama do Mercado editorial Ibero-americano”, “Desenvolvimento econômico e social através do livro e da leitura” e “O livro e a leitura na construção da cidadania”.

Mesa Redonda: O Direito Autoral do Tradutor Literário

A mesa reunirá a advogada Patrícia Luciana de Carvalho, especializada em Direito Autoral , a editora do blog Não gosto de plágio, Denise Bottmann, as tradutoras e professoras Lenita Rimoli Esteves (USP) e Alzira Alegro (Unibero), e o editor e professor Jiro Takahashi. A mediação será feita pelo tradutor Marcelo Tápia, diretor da Casa Guilherme de Almeida. Terça-feira, 19 de janeiro de 2010, das 19h30 às 21h30. Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - Av. Paulista, 37 - São Paulo - SP. Tel. (11) 3285-6986.

Metrô de SP exibe painéis com poemas em 8 estações da linha 2-verde

Folha Online - 22/10/2009 - PABLO SOLANO - O Metrô de São Paulo lançou nesta semana um projeto para exibir 70 painéis com poemas em oito estações e nos seis novos trens da linha 2-verde. A iniciativa pretende colocar os 420 mil usuários diários da linha em contato com 42 textos consagrados da literatura em língua portuguesa. O objetivo é estimular o gosto pela leitura. A expectativa de um dos idealizadores do projeto Poesia nos Trilhos, o poeta Carlos Figueiredo, é que a iniciativa garanta o primeiro contato de grande parte dos passageiros com a poesia.

Minha Biblioteca: à educação!

CBL Informa - Já está quase tudo pronto para a festa do programa “Minha Biblioteca”, que acontece na terça-feira (24/11/2009), na Marquise do Ibirapuera, em São Paulo. O evento contará com diversas atividades para 13 grupos de crianças, todas estudantes de escolas públicas do município. A programação inclui contação de histórias, oficina de escrita e dramatização de obras literárias. O programa “Minha Biblioteca” é uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e a CBL, que visa estimular a educação ao beneficiar os alunos com livros paradidáticos. O prefeito Gilberto Kassab participará da festa.

Mochileiros da Imaginação - Imperdível!

Mochileiros da Imaginação (Contação de histórias), dia 09 de fevereiro de 2010 (terça-feira), às 15 horas, Estação do Metro Santa Cecília, São Paulo, SP, com Sheylla Gonçalves e Priscila Labronice. Dois viajantes percorrem o mundo em busca de histórias. De suas mochilas, saem objetos que ilustram contos e lendas. Apresentação especial de Carnaval. Público: crianças a partir de 5 anos. Mais informações: (11) 8089.3357 ou escreva para: cia.intercessao@gmail.com

Mostra sobre José Saramago virá ao Brasil

Folha de S.Paulo - 31/07/2008 - MARIO GIOIA - Fotos de infância vistas em forma de cubos luminosos, videoinstalações inspiradas nas narrativas do escritor e aparatos sonoros por meio dos quais ele lê suas obras. Esse é o formato da exposição "José Saramago - A Consistência dos Sonhos", que chegará a São Paulo entre dezembro deste ano e o início de 2009 -a data ainda não foi confirmada. É um formato que remete ao das mostras do Museu da Língua Portuguesa, que tanto público atraem. Mas a exposição aportará no Instituto Tomie Ohtake.

Museu da Língua Portuguesa abre nova exposição dia 6

A Tribuna On-line - 19.03.2009 - O Museu da Língua Portuguesa abrigará uma nova exposição a partir do dia 6 de abril. "Palavras sem Fronteiras - Mídias Divergentes" é baseada na obra do embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras, Sergio Corrêa da Costa. A mostra foca um dos principais trabalhos do escritor, que agrupou três mil palavras cosmopolitas, ou seja, são usadas em diferentes partes do mundo sem perder seu significado, como pizza, expresso, divas, paparazzi, entre outras. Uma breve biografia do escritor também faz parte da programação, que fica em cartaz até 14 de junho. A exposição é livre para todas as idades. O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/nº, São Paulo, SP. 

Natal com Leituras na Biblioteca Nacional

Evento gratuito para crianças e jovens acontece entre 24 e 26 de novembro de 2009. Que tal deixar um pouco de lado o clima comercial do Natal e levar as crianças para mergulhar num ambiente onde é a literatura que dá o tom de paz e harmonia do 25 de dezembro? Essa é a proposta do Natal com Leituras na Biblioteca Nacional, realizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ e apoiado pela Fundação Biblioteca Nacional - FBN e Instituto C&A, que chega à sua 4ª edição nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2009, das 9h às 17h, no Espaço Eliseu Visconti (Rua México, s/n°, Centro). Crianças, jovens, seus familiares e professores estão convidados a participar do evento gratuito, que tem como propósito promover a leitura e o contato com livros de qualidade num ambiente confortável e acolhedor.

Natal com Leituras na Biblioteca Nacional

O Natal com Leituras na Biblioteca Nacional chega à sua 4ª edição nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2009, das 9h às 17h, no Espaço Eliseu Visconti (Rua México, s/n°, Centro, Rio de Janeiro). Com atividades para crianças e jovens - bibliotecas diferenciadas com mais de 2 mil títulos, encontros com escritores e ilustradores, exposições e leituras de histórias – o evento está com inscrições abertas para visitação de instituições e escolas públicas e privadas. Basta mandar um e-mail para visitacaoescolar@fnlij.org.br ou falar com Rachel pelo telefone (21): 2262-9130.

O AUTOR NA PRAÇA - Comemora o 8º aniversário com a jornalista e escritora "Regina Echeverria"

O Autor na Praça teve seu inicio em maio de 1999, com o dramaturgo e escritor Plínio Marcos. Para comemorar os 8 anos do projeto a nossa convidada especial é a jornalista e escritora Regina Echeverria, autografando a nova edição da biografia Furacão Elis, com novo projeto gráfico, novos depoimentos e fotos inéditas. Dia 12 de maio de 2007, sábado, a partir das 14h. Local: Espaço Plínio Marcos - Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros - SP.

O ENIGMA VAZIO / Affonso Romano de Sant’Anna

A Casa do Saber e a Editora Rocco convidam para a palestra e o lançamento de O ENIGMA VAZIO de AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, nessa sexta-feira, dia 14.11.2008, às 20h. Você nunca mais verá a arte contemporânea da mesma maneira! É o que promete o autor, que vai aprofundar a polêmica iniciada em 2002, no livro “Descontruir Duchamp”, criticando a distância entre o público e as obras apresentadas como artísticas no século XXI. "Todo mundo tem direito de se manifestar e dizer que não gostou", afirma Affonso. Em tempos de Bienal do Vazio, este bate-papo vai ser imperdível, não acha? Entrada franca.

O escritor Silviano Santiago, o poeta Chacal e a atriz Inez Viana debatem a literatura, no SESC Tijuca

A vitalidade da literatura mostrada com música, dança, teatro, carnaval e mímica. Cada vez mais o texto literário faz parte do nosso dia a dia. Para mostrar a vitalidade da literatura influenciando outras linguagens, o SESC Rio apresenta o evento "Sentidos da Literatura", dias 11 e 12 de novembro de 2008, 16h, no SESC Tijuca. Com a participação de Silviano Santiago (foto de Cláudio Nadalin), Chacal, Inez Viana, Cia. Étnica de Dança, Maria Augusta, Josué Soares e outros.

O livro sobre a vida e a obra do artista plástico Inácio Rodrigues será lançado no MuBE

O trabalho, trajetória e obras do artista plástico Inácio Rodrigues poderão ser vistos no livro ilustrado de arte: “Vida e obra de Inácio Rodrigues – NAVEGADOR DE ESPAÇOS”. O lançamento ocorre na terça-feira, dia 7 de julho de 2009, a partir das 19 horas, no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura). A publicação será o quarto volume da série “Resgatando Cultura”, projeto do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, e a receita gerada com a sua comercialização será revertida para as Oficinas de Arte do instituto, beneficiando jovens e adultos com deficiência intelectual. O livro, assinado pelo jornalista, escritor e crítico de arte Geraldo Edson de Andrade, traz relatos e passagens importantes da vida deste grande artista plástico cearense, que começou muito cedo a enfrentar os desafios impostos pela carreira.

Obras raras em acervos públicos

A Biblioteca Mário de Andrade e O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo convidam para a abertura da exposição "Obras Radas em Acervos Públicos", no Instituto de Estudos Brasileiros, Sala Marta Rossetti Batista, de 10 de abril à 29 de junho de 2008, com abertura a ser realizada no dia 09 de abril de 2008, quarta-feira, às 18h00.

Os Tapetes Contadores de Histórias

A CAIXA Cultural Rio recebe, de 31 de maio a 13 de julho de 2008, a exposição interativa “Tudo o que a gente vê ou toca tem história pra contar”, da companhia Os Tapetes Contadores de Histórias. A mostra gratuita, que comemora os 10 anos do grupo, reúne diversas atividades como  exposição, palestra, oficinas e sessões de histórias. A companhia que encanta platéias de todas as idades apresenta os elementos que inspiraram o grupo em seus projetos e pesquisas sobre diálogo entre oralidade, literatura, artes visuais e de criação e o uso de suportes plásticos para contar histórias. Os visitantes poderão conferir e manusear uma série de objetos-cenários como tapetes, painéis, malas, aventais, saias, vestidos, teares, caixas de pano e jogos interativos para descobrir, inventar, ler e contar histórias.

Paixão de Ler

Campanha chega a sua 17ª Edição trazendo mais de 100 atrações em espaços como ABL, Quinta da Boa Vista, Aterro do Flamengo, Biblioteca Nacional e Gres Império Serrano. De 5 a 12 de novembro de 2009 com debates, palestras e contadores de histórias. Entrada franca. Uma onda literária tomará conta da cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias. E nesse mar de histórias, prosas e versos, há lugar para a arte e o saber de Marina Colassanti, Antônio Cícero, Adriana Falcão, Antônio Torres, Ferreira Gullar, Alcione Araújo, Bia Bedran, José Mauro Brant, Paulo Bi, Zé Zuca e muitos outros que integram a programação do Paixão de Ler  - uma iniciativa da Coordenação de Livro e Leitura, da Secretaria Municipal de Cultura.

PÁSCOA NO MUSEU DA BÍBLIA

Atrações voltadas para o público infanto-juvenil relembrarão um dos mais importantes acontecimentos do Livro Sagrado. Para celebrar uma das datas mais significativas do calendário cristão, o Museu da Bíblia estará com uma programação especial no dia 19 de março próximo. O Museu da Bíblia fica em Barueri, na Grande São Paulo (Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto). São esperadas cerca de 300 crianças, que participarão das atividades entre as 10 e 12 horas. A celebração da Páscoa no Museu da Bíblia integra a programação voltada para o público infanto-juvenil. Ao longo do ano, a Sociedade Bíblica recebe estudantes de escolas locais, que conhecem, de forma lúdica, o que é a Bíblia e seu valor para a humanidade. O Museu da Bíblia é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. 

Pequeno Príncipe em cartaz na Livraria Cultura / até 25 de maio

Ação faz parte da programação do ano da França no Brasil e fica em cartaz até o final da próxima semana. A Midia Planet, empresa especializada em soluções de tecnologia e interatividade para o mercado de promoções e publicidade, desenvolveu um livro interativo para a exposição Pequeno Príncipe em cartaz na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A idéia da ação é fazer com que os visitantes possam interagir com o livro, em tamanho gigante, projetado nas paredes da livraria, virando algumas páginas e viajando junto com a história de Antoine de Saint-Exupéry. A tecnologia utilizada pela Midia Planet na ação, chamada de Midia Move, é um meio completamente novo de interação. Segundo François dAgay, sobrinho e afilhado de Antoine de Saint-Exupéry, que esteve presente na inauguração da exposição, o resultado é formidável, pois as pessoas se tornam muito mais do que simples expectadores.

PONTE DE VERSOS - Dia 18/02 - Leblon, RJ

A PONTE DE VERSOS começou há oito anos e acontece sempre na terceira segunda-feira do mês. O evento nasceu na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, em 1999, organizado por Sady Bianchin, incentivado por Cairo e Denizis Trindade. Posteriormente teve o comando de Rosane Carneiro. Em setembro de 2000 a coordenação passou para Gilson Maurity, Ricardo Ruiz e Thereza Christina Motta. Em abril de 2002, graças à sua madrinha poética, Cristina Terra, a PONTE DE VERSOS mudou de endereço, foi para o Barteliê.

Ponte de Versos em "Comemorações poéticas"

A Ponte de Versos volta a se reunir na próxima segunda-feira (16.07), dessa vez o repertório poético será inspirado na passagem do tempo. Poetas como Álvaro de Campos e Fernando Pessoa serão lidos. A editora Thereza Christina Rocque da Motta, fundadora da editora Ibis Libris Editores, especializada em poesia, comemorará os sete anos de existência da editora, os oito anos de vida da PONTE DE VERSOS e seu 50º aniversário regado de poesia. Os poetas e amantes da poesia estão convidados a participar do evento gratuito que acontece uma vez por mês na Livraria DaConde.

Programa Rumos Itaú Cultural Literatura 2007-2008

Aberta as inscrições do programa RUMOS ITAÚ CULTURAL LITERATURA 2007-2008Rumos Literatura é um programa de seleção, incentivo e premiação. Prazo de inscrições (gratuitas) até 31 de agosto de 2007. Inscrições somente através do site. Informações completas sobre critérios de inscrição, premiação, abrangência e conteúdo clique aquiOs selecionados terão suas produções autorais publicadas pelo Itaú Cultural entre outras formas de apoio em formação, ampliação da rede de relacionamentos intelectuais e profissionais e fomento.

Programação da II Semana de Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto

A II Semana Nacional de Museus objetiva trazer para o espaço dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto, a discussão sobre a cultura indígena como patrimônio universal. Sua realização acompanhará o tema proposto pelo IPHAN, para o ano de 2007, “Museus e Patrimônio Universal”, de 14 a 20 de maio de 2007. O evento reunirá profissionais de várias áreas e estudantes, do fundamental ao universitário, objetivando a sensibilização da comunidade local para a importância dos museus e da cultura indígena.

Projeto "Laboratório do Escritor" traz ao Acre o escritor Milton Hatoum

Agência de Notícias - 22.05.2008 - Como surge um livro? Quais as técnicas utilizadas pelos autores para transformar sua inspiração em um romance ou conto? Estas e várias outras curiosidades que os leitores sempre tiveram vontade de perguntar a seus escritores favoritos serão respondidas no Laboratório do Escritor, evento criado pelas jornalistas Cristiane Costa e Valéria Lamego em 2006. O Laboratório do Escritor acontece em Rio Branco - AC no próximo dia 18.06, às 19h, no Teatro Plácido de Castro, tendo como convidado o escritor Milton Hatoum, que passou parte da infância em Rio Branco.

Quarta às 4 - 2008: Estudos Comemorativos

A Fundação Biblioteca Nacional convida todos para a Quarta às 4 / 2008 - Estudos Comemorativos. Com a palestra “Momentos de tensão e de esperança”, o jornalista e presidente da ABI Maurício Azêdo abre a programação do projeto, que começa comemorando os 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa. Dia 09 de abril, no Auditório Machado de Assis, da FBN.

QUARTA ÀS QUATRO

Sob o tema Narrativas do Cotidiano Brasileiro, o projeto Quarta às Quatro na Biblioteca Nacional se propõe a centrar foco nos pequenos relatos do mundo das artes, da comunicação e da cultura.

De 22.08 a 19.12 de 2007, o auditório Machado de Assis estará recebendo, a cada quarta-feira, às 16 horas, um “narrador” na área de comunicação, cultura ou artes para uma apresentação de seu olhar sobre o cotidiano brasileiro.

Quarta às Quatro na Biblioteca Nacional convida Fred Góes

O professor, ensaísta e compositor Fred Góes fala sobre o tema “Contos: retalhos da vida” no Programa Quarta às Quatro do dia 28 de abril. A conversa, mediada pelo curador do programa e professor da UFRJ, Vitor Iorio, integra o painel Livros Vivos: Histórias Originais, da quinta temporada do Quarta às Quatro. A cada semana, uma personalidade ligada à imprensa, ao ensino, à cultura ou às artes é convidada para um bate-papo informal com o público. O Quarta às Quatro acontece toda quarta-feira, às 16 horas, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. O acesso é pelos jardins (Rua México s/nº) e a entrada é franca.

Revista em Quadrinhos Educativa da “TURMA DO GABI” é lançada por Fundação e Prefeitura de Indaiatuba (SP)

A Prefeitura e a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba licenciaram a Turma do Gabi, para uma revista em quadrinhos educativa, onde os personagens criados pelo cartunista e escritor Moacir Torres, dão dicas legais para turistas, estudantes e moradores que visitam diariamente o Casarão Cultural Pau Preto.  A turma também fala, sobre as atividades e eventos que acontecem o ano todo nesse importante Centro Cultural da cidade.

Rio Claro troca lixo por livros

Canal Rio Claro - 11.01.2008Rio Claro (SP) quer incentivar a leitura e a educação ambiental com a troca de material reciclável por livro. O projeto Recicle suas Idéias realiza neste domingo (dia 13), das 10h às 13h, uma feira de livros no Jardim Público, no centro da cidade. Os interessados podem levar material reciclável para trocar por obras diversas.  O diretor de resíduos sólidos da Prefeitura, o engenheiro Luiz Antonio Seraphim, explica que a idéia surgiu durante a coleta seletiva da Cooperviva, a cooperativa de trabalho dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro. "Notou-se um grande número de livros entregues pelos moradores", conta. Segundo ele, a cooperativa decidiu reaproveitar esse material, em vez de colocá-lo para reciclagem. "O livro pode ser útil para muitas pessoas", disse. "Agora, ele será usado para incentivar a leitura e a preservação do meio ambiente", destaca Seraphim. 

Rua do Livro - Dia 29/09 na Praça da Luz em SP

"Se um livro pode mudar a vida de uma pessoa, imagine uma rua cheia deles".

A oitava edição da Rua do Livro acontecerá dia 29/09 (sábado) das 10:00h às 17:00h na Praça da Luz, 02 (entre a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa), em São Paulo. Serão disponibilizadas 15 tendas para editoras, sebos, distribuidoras e livrarias. Mais informações: (11) 3331-5549 ou escreva para: estadoleitor@uol.com.br.

Rua do Livro dará até 40% de desconto

Secretaria de Estado da Cultura - 22/6/2007 - Quinze tendas de livreiros e editores vão compor neste sábado (23/06) a 5ª edição da Rua do Livro, das 10h às 17h, na Praça da Luz, em São Paulo/SP. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal dará aos visitantes a oportunidade de comprar livros com até 40% de desconto. A programação ainda contará com a apresentação do espetáculo do grupo de teatro Letras de Luz, de Caraguatatuba, e contadores de histórias do projeto Entre Roda.

Rumos Itaú Cultural 2010

Estão abertas as inscrições para quatro editais do programa Rumos Itaú Cultural 2010: Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro. O Rumos faz parte das ações permanentes da instituição desde 1997, como um programa de fomento à produção artística e intelectual do Norte ao Sul do país. As inscrições, gratuitas e feitas exclusivamente pelo site, começam no dia 3 de março e vão até 30 de junho de 2010, à exceção do Rumos Literatura, com prazo estendido até 31 de julho de 2010.

Santa Catarina Patrimônio Histórico / Rosange Sena

O livro Santa Catarina Patrimônio Histórico, realizado com o apoio do  Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundo de Incentivo à Cultura ( funcultural) será lançado no dia 29 de março de 2010, às 19:00 horas, no Espaço Cultural Jerônimo Coelho no Palácio Barriga Verde - sede da Assembléia Legislativa do estado de Santa Catarina.  A autora do livro, Rosange Sena, natural de Florianópolis, realizou viagens por diversos municípios do Estado que lhe renderam fotografias, dados históricos, visitas a museus, informações oficiais, verdadeiras aulas com especialistas e moradores que conhecem profundamente cada comunidade.

Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de SC / 16, 17 e 18 de setembro de 2009

O 4º SLIJSC - Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina – ocorre nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2009, na Unisul da Pedra Branca, em Palhoça, nos auditórios B e G, e em salas de aula também do bloco B. O evento, organizado pelo curso de Letras e pelo mestrado em Ciências da Linguagem, com o apoio do curso de Pedagogia, pretende congregar pesquisadores brasileiros num ambiente de discussões e troca de experiências; possibilitar a divulgação de estudos teóricos e aplicados que possam contribuir para releituras de diferentes enfoques e abordagens e também aproximar o professor-leitor de escritores e de suas produções literárias para ampliação de conhecimentos sobre a literatura infantil e juvenil.

Seminário Internacional sobre Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos na América Latina: Direito e Desafio de Todos

A UNESCO no Brasil, o Ministério da Educação (MEC), a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e a Fundação Santillana promovem o Seminário Internacional sobre Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos na América Latina: Direito e Desafio de Todos para discutir os rumos da alfabetização e Educação de Jovens e Adultos na América Latina. A abertura do encontro reunirá o presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, o presidente da Fundação Santillana, entre parlamentares, parceiros e outras autoridades.

Sempre Um Papo com Lya Luft

A escritora Lya Luft vai a São Paulo, dentro da programação do projeto “Sempre Um Papo”, para o debate e lançamento do seu mais recente livro “O Silêncio dos Amantes” (Editora Record). Em seu retorno à ficção, Lya Luft traz histórias ligadas por alguns de seus temas prediletos. Dia 28/05/2008, quarta-feira, às 19h30, no Auditório do SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana). A entrada é gratuita com retirada de ingressos com uma hora de antecedência. O “Sempre Um Papo” é uma realização conjunta do SESC São Paulo e AB Comunicação com o patrocínio da Cosipa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sempre um Papo com Milton Hatoum

Milton Hatoum é convidado da edição do projeto “Sempre Um Papo” em São Paulo. O autor lança e debate na capital paulista o livro “Órfãos do Eldorado” (Companhia das Letras), ao qual Hatoum concentra num relato de sonho e pesadelo, ambientado no final do ciclo seringueiro na Amazônia, a vasta matéria que vem explorando desde “Relato de um certo Oriente”, “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”. Dia 25/04, sexta-feira, às 19h30, no Auditório do SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana). A entrada é gratuita com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Sérgio Rouanet interpreta Machado de Assis à luz da psicanálise

O diplomata, ensaísta e filósofo Sérgio Paulo Rouanet é o convidado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) para os encontros “Psicanálise e Cultura” e “Machado de Assis e a Psicanálise” que acontecem no dia 13/03/2009 (sexta-feira) no auditório da entidade. No sábado, 14.03.2009, o Café Literário da Psicanalítica reunirá para um debate sobre Machado de Assis, os imortais Sérgio Rouanet e Moacyr Scliar, na Saraiva Megastore do Moinhos Shopping.  Membro da Acadêmica Brasileira de Letras desde 1992 ocupando a cadeira de número 13, Sérgio Paulo Rouanet, foi ministro da Cultura no governo FHC, quando criou da lei de incentivo fiscal que leva seu nome.

Site da FLIP, de visual novo, traz programação principal de 2009

A programação principal da 7a. FLIP, que acontece de 1 a 5 de julho de 2009, já está disponível no site da Festa Literária Internacional de Paraty, que este ano ganhou nova programação visual, de autoria do designer Dárkon V Roque. Para acessar a programação das mesas literárias, clique aqui. A programação principal da Flipinha, que em 2009 ganhou site próprio, também já pode ser consultada. Outras atrações, como o Show de Abertura e a programação da FLIP Casa da Cultura serão anunciadas em breve. Em 2009 o homenageado será o escritor Manuel Bandeira.

Sucesso marca realização do 35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros

CBL Informa - 21/08/2007 - Obteve sucesso o 35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros, realizado pela Câmara Brasileira do Livro entre 15 e 18/8 em Mogi das Cruzes (SP). O evento atraiu 211 pessoas, entre público e profissionais palestrantes, número superior à média dos encontros dos anos anteriores. Com temas relevantes para o mercado editorial, o Encontro contou com 23 palestrantes e 39 convidados de prestígio no setor. Em avaliação preenchida pelos participantes ao final do evento, mais de 70% atribuíram notas entre 9 e 10 ao Encontro. Na mesma consulta, 60% classificaram os temas das palestras como “ótimo” e outros 38% como “bom”, entre outros índices altamente positivos.

Terceira Balada Literária começa hoje e homenageia Tatiana Belinky

Folha Online - 20.11.2008 - FERNANDA EZABELLA - A Balada Literária, evento que reúne literatura e boemia na Vila Madalena, chega ao seu terceiro ano a partir de hoje, com cerca de 60 autores em sete espaços da região. Até domingo, acontecem 13 bate-papos com escritores consagrados, como Adélia Prado, Cristóvão Tezza e Moacyr Scliar, e autores jovens, além de shows, filmes e exposição de fotografias. A homenageada deste ano é Tatiana Belinky, 89, uma das escritoras de livros infanto-juvenis mais conhecidas do Brasil.

Toc Toc, É o livro

A ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro – entidade sem fins lucrativos que desde 1987 vem incentivando a cultura através da leitura, tem motivos de sobra para comemorar a chegada de 2010. Segundo os resultados apresentados em 2009, o segmento (porta a porta) elevou sua participação no mercado editorial e hoje ocupa a terceira posição entre os maiores canais de venda, atrás das livrarias e dos próprios distribuidores e à frente da internet. Mais de 28,8 milhões de livros foram vendidos.

Ufpi realiza Encontro Lingüístico e Literário

Cidade Verde.com - A Universidade Federal do Piauí, através da Coordenação do Mestrado em Letras, promove de 25 a 28 deste mês, o 2º Encontro Lingüístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI (EnMEL). Será no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O tema do encontro será “Linguagem e Literatura: pesquisa e ensino”. A Programação constará de conferências, mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho e sessões de pôsteres. O II EnMEL destina-se a alunos de graduação, de pós-graduação e professores de todos os níveis de ensino. Durante o encontro haverá apresentação de trabalhos nas modalidades pôster (painel fixo em local específico) e comunicações individuais dentro dos diversos grupos de trabalho, que incluem, dentre outros, literatura infantil, gêneros de texto, literatura e história, variação lingüística, gramática, ensino de leitura, ensino de literatura.

Um convite à Leitura

O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura e a Pinacoteca do Estado de São Paulo convidam para a exposição de livros Imprensa Oficial - Um convite à Leitura. De 3 de julho a 15 de agosto de 2010, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Local: Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66 - 3º andar - CEP 01213-000 - São Paulo, SP. Mais informações: (11) 3335.4990.

Uma lei de proteção aos livreiros independentes

Blog do Galeno Amorim - 11.09.2007 - Os livreiros independentes - aqueles que não pertencem a nenhuma das grandes cadeias de livrarias do país - consideram que o Estado não pode desprezar esse elo mais frágil da cadeia produtiva do livro. E que, a exemplo do que fizeram governos de pelo menos uma dúzia de países na Europa e na América do Sul, deve criar marcos legais regulatórios até como forma de proteger os fracos contra os fortes e, assim, a diversidade cultural e dos livros e, no futuro, os próprios interesses dos leitores-consumidores. Esse foi o tom central da Convenção Nacional de Livrarias, realizada nesta semana no Rio de Janeiro.

VIOLÊNCIA & LITERATURA: ENCONTRO DE ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Biblioteca Mário de Andrade em parceria com o Centro Cultural São Paulo promovem o encontro de escritores de países de língua portuguesa. Este evento busca estabelecer um diálogo entre as literaturas e culturas de países que têm o português como língua oficial - Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. O objetivo dessa iniciativa é discutir a produção literária engendrada nessas culturas e sociedades, contribuindo para o debate de uma das questões que mais mobilizam a humanidade na contemporaneidade: a questão da violência, em suas múltiplas expressões. O encontro acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2008 no Centro Cultural São Paulo.

Vira Cultura

27.11.2009 - PublishNews - Este é o segundo ano do Vira Cultura, uma aposta da Livraria Cultura na vida noturna paulistana. Em 2008, 15 mil visitantes passaram por lá. Em 2009, a loja do Conjunto Nacional abre às 9h de sábado, dia 28/11, e só fecha às 20h de domingo, 29/11. “São Paulo é uma cidade quase 24h, que suporta esse tipo de manifestação”, diz Fabio Herz, diretor comercial da Livraria Cultura, que espera cerca de 20 mil pessoas pela loja. O evento, que no ano passado foi uma iniciativa solo da livraria e rendeu um aumento de 30% nas vendas, este ano já atraiu novos patrocinadores e apoiadores, garantindo uma programação maior, com de 80 atrações da programação. Lançamentos de livros infantis e adultos, debates, invasão de fãs das séries de ficção com personagens sobrenaturais, shows, apresentação de filmes e até uma madrugada com DJs. Programação.

XXV Seminário Brasileiro de Crítica Literária / XXIV Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul

O CELP CYRO MARTINS convida para o XXV Seminário Brasileiro de Crítica Literária e o XXIV Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul a ser realizado pela  Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 04 a 06 de dezembro de 2007, no turmo da tarde, no Auditório do prédio 09 do Campus de Porto Alegre, e para o curso Enunciação, Estrutura e História, de 03 a 06 de dezembro de 2007, no turno da manhã. Programação completa e mais informações no LER MAIS

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech