Tatiana Belinky, autora de livros infanto-juvenis, morre aos 94 anos

Estadão - 16.06.2013 - Valéria Gonçalvez/AE - Uma das mais importantes escritoras da literatura infanto-juvenil do País, Tatiana Belinky morreu ontem aos 94 anos em São Paulo. Tatiana escreveu mais de 270 livros, entre eles Coral dos Bichos e O Grande Rabanete. Tatiana nasceu em Petrogrado, na Rússia, em 1919, e chegou ao Brasil aos 10 anos com a família, que fugia das guerras civis que assolavam o país.

Morre o jornalista João de Scantimburgo, membro da Academia Brasileira de Letras

Folha de S.Paulo - 22/03/2013 - Morreu na madrugada desta sexta-feira (22) o jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) João de Scantimburgo, após ter sido internado na clínica Elite Residencial, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Ele tinha 97 anos. Jornalista, Scantimburgo dirigiu os Diários Associados --"Diário de S. Paulo" e "Diário da Noite"--, e o "Correio Paulistano". Fundou e presidiu a extinta TV Excelsior (canal 9), foi diretor do "Diário do Comércio", "Digesto Econômico," revista bimestral de cultura, e da "Revista Brasileira", da Academia Brasileira de Letras.

Poeta Décio Pignatari morre aos 85 em São Paulo

Folha de S.Paulo - 02/12/2012 - O poeta, ensaísta e tradutor Décio Pignatari morreu na manhã deste domingo (2), aos 85 anos, em São Paulo. Internado no Hospital Universitário da USP desde a sexta (30), ele teve insuficiência respiratória e pneumonia aspirativa (infecção pulmonar). Pignatari foi um dos principais nomes da poesia concreta, ao lado dos irmãos Haroldo (1929-2003) e Augusto de Campos, 81 --com quem editou a revista "Noigandres", no anos 1950. Também com os irmãos Campos publicou "Teoria da Poesia Concreta", em 1965, "Mallarmagem", em 1971, e "Ezra Pound - Poesia", em 1983, entre outros.

Morre aos 77 anos o escritor Ivan Lessa, em Londres

UOL - 09/06/2012 - Escritor e jornalista, Ivan Lessa morreu na sexta-feira (8) de um enfisema pulmonar. Lessa, 77, que morava em Londres desde 1978, era conhecido pelo texto bem-humorado de suas crônicas para a BBC, onde  ele escrevia três vezes por semana. Além dos textos para a empresa britânica, Lessa também colaborava com publicações brasileiras, como as revistas "Playboy "e "Piauí".  Foi um dos fundadores do extinto jornal "O Pasquim", célebre por sua resistência no período da ditadura militar.  

Morre escritor e jornalista Marcos Santarrita no Rio

G1 - 06/10/2011 - O escritor, tradutor e jornalista Marcos Santarrita morreu, na manhã desta quarta-feira (5 de Outubro de 2011), em casa no Bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele foi ganhador de dois prêmios da Academia Brasileira de Letras (ABL). As informações são da própria ABL. Os dois prêmios que ganhou na ABL foram de ficção, por seu romance "Mares do Sul", em 2001; e de tradução (pelo conjunto da obra tradutória), em 2004.

Plínio Cabral

Faleceu na tarde de hoje (13/09) o jurista Plínio Cabral, aos 85 anos, depois de longa batalha em favor dos livros e do direito autoral. Jornalista, político, escritor e advogado, Plínio Cabral destacou-se como autoralista respeitado internacionalmente, tendo sido representante do Brasil no Comitê Latino-Americano da IFRRO, organização internacional de gestão de direitos reprográficos e órgão de assessoramento da ONU.

Morre Sidnei Basile, vice-presidente de Relações Institucionais da Abril

Grupo Abril - 17/03/2011 - O Grupo Abril lamenta informar a morte do seu vice-presidente de Relações Institucionais, Sidnei Basile, nesta quarta-feira, 16/3, no Hospital Sirio Libanês, aos 64 anos de idade. Desde o final de 2010 ele lutava contra um tumor no cérebro. O velório será realizado no Cemitério Gethsêmani, Praça da Ressurreição, 01 - Morumbi - São Paulo, a partir das 9h. O enterro será às 12h, no mesmo cemitério.

Morre o escritor Moacyr Scliar

Folha.com - 27.02.2011 - Graciliano Rocha - Morreu neste domingo (27) o escritor e colunista da Folha Moacyr Sclyar, 73. A morte ocorreu à 1h. Segundo o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde ele estava internado, Scliar teve falência múltipla dos órgãos. O escritor sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico no dia 17 de janeiro. Ele já estava internado para a retirada de pólipos (tumores benignos) no intestino.

Morre Bella Jozef, principal crítica de literatura hispano-americana do país

Folha Uol - 11/11/2010 - A crítica literária Bella Jozef, professora emérita da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), morreu nesta quarta (10), aos 85 anos, em sua casa, na zona sul do Rio de Janeiro. Ela sofreu uma parada cardíaca, de causas ainda não identificadas. Deixa marido e dois filhos. Carioca, Jozef foi pioneira no ensino da literatura hispano-americana nas universidades brasileiras, tornando-se a principal crítica do gênero no país. Ela foi autora de uma série de livros, incluindo "História da Literatura Hispano-Americana" (Ed. UFRJ/Francisco Alves), referência sobre o tema.

Morre aos 80 anos Hugo Pedro Carradore
A Tribuna - 12/10/2010 - Morreu na madrugada de domingo, 10, aos 80 anos, o professor Hugo Pedro Carradore. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, teatrólogo e supervisor de programas culturais em Piracicaba, Hugo Pedro atuou também como jornalista, poeta, contista, folclorista e historiador. Escritor e compilador da história de Piracicaba e do Brasil, Hugo Pedro era um propagandista incansável das obras do professor e escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade, por considerá-lo o antecessor de Monteiro Lobato na criação do universo infantil que culminou no Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Dorina Nowill morre aos 91 anos em São Paulo

AE - Último Segundo - 30/08/2010 - A professora Dorina de Gouvêa Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão dos deficientes visuais no País, morreu no domingo aos 91 anos. Segundo informações de familiares, ela estava internada havia cerca de 15 dias no Hospital Santa Isabel, na zona oeste de São Paulo, para tratar uma infecção, mas acabou sofrendo parada cardíaca. "Foi uma morte praticamente natural", afirmou seu filho Alexandre Nowill, que também era seu médico. Dorina, que era casada com Edward Hubert, deixa outros quatro filhos - Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel -, além de 12 netos.

Morre em São Paulo, aos 72 anos, o poeta Roberto Piva

Terra - 03.07.2010 - Morreu em São Paulo neste sábado (3), aos 72 anos, o Poeta Roberto Piva. Ele estava internado no Incor (Instituto do Coraçao) desde o dia 13 de maio. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos em decorrência de uma insuficiência renal. Piva nasceu em São Paulo, e, aos 22 anos já era poeta reconhecido. Foi descoberto pelo editor Massao Ohno, e aos 23 publicou sua obra-prima, Paranóia (1963).

Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago, Nobel de Literatura em 1998

Uol - 18.06.2010 - Morreu nesta sexta-feira (18) em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha), o escritor português José Saramago, aos 87 anos. Em 1998, Saramago ganhou o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa. A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu às 12h30 (horário local, 7h30 em Brasília) na residência dele em Lanzarote "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila".

Morre em São Paulo o editor de poesia Massao Ohno

Folha Online - 12. 06. 2010- Morreu na madrugada de sexta para sábado, de câncer no pulmão, o editor de livros Massao Ohno, aos 74 anos. Pioneiro da edição independente no país, Ohno firmou-se publicando livros de autores de vanguarda como Roberto Piva, Jorge Mautner e Hilda Hilst, em edições de grande apuro gráfico. Ohno começou editando apostilas e livros didáticos em meados dos anos 50, mas logo se voltou para a poesia. Também foi coprodutor de filmes como "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), de Rogério Sganzerla. Era formado em odontologia.

Benedito Nunes morre aos 81 anos

Publish News - 28/02/2011 - O crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo paraense Benedito Nunes morreu na manhã deste domingo, aos 81 anos, em Belém, no Pará, vítima de uma hemorragia estomacal. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa. Um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, posteriormente incorporada à UFPA, Benedito teve um grande ano em 2010.

Morre o jornalista e escritor Armando Nogueira

Estadão - 29.03.2010 - Faleceu nesta segunda-feira o jornalista Armando Nogueira, aos 83 anos, sua casa. Vítima de um câncer no cérebro, ele lutava contra a doença desde 2007. Seu sepultamento será nesta tarde, em local ainda não confirmado. Nascido em Xapuri, no Acre, mudou-se para o Rio aos 17 anos, onde viveu até sua morte. Formado em Direito, iniciou no jornalismo em 1950, no Diário Carioca. Passou por diversos veículos de comunicação, como a revista Manchete e O Cruzeiro, além do Jornal do Brasil.

Morre aos 95 o bibliófilo José Mindlin

Folha Online - 28/02/2010 - Morreu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos. Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello. José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A.

Morre o crítico literário Wilson Martins

Estadão - 01.02.2010 - Luiz Zanin Oricchio - crítico literário Wilson Martins morreu anteontem à noite, em Curitiba, aos 88 anos. Ele faleceu após passar por uma cirurgia para retirada da bexiga, no Hospital Nossa Senhora das Graças, na capital paranaense, cidade onde Martins era radicado havia muitos anos, apesar de nascido em São Paulo, em 1921. Wilson Martins trabalhou em vários periódicos brasileiros, assinando seu rodapé de crítica literária no Estado, onde teve seu primeiro emprego. Também escreveu no Jornal do Brasil, O Globo e Correio do Povo, entre outros.

Morre no Rio o escritor Antônio Olinto

G1 - Globo - 12/09/2009 - Morreu na madrugada deste sábado (12) o escritor Antônio Olinto. Segundo a Academia Brasileira de Letras, ele teve falência múltipla dos órgãos, e morreu em casa, por volta de 4h30, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O acadêmico tinha 90 anos. O corpo do acadêmico será velado no Petit Trianon da ABL a partir das 10h, e às 16h será sepultado no mausoléu acadêmico, no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul. Olinto, que foi casado com a escritora Zora Seljan, falecida no Rio em 2006, não teve filhos. Sua obra abrange poesia, romance, ensaio, crítica literária e análise política.

Morre José Onofre, o jornalista das palavras exatas

Zero Hora - 20.05.2009 - José Onofre passou duas vezes por Zero Hora, a última delas foi em 1992, como editor-chefe - Um dos melhores textos da imprensa brasileira morreu nesta terça-feira, na Capital. Jornalista com carreira nos grandes jornais e revistas do Brasil, José Onofre recebeu uma definição honrosa de um grande admirador, o crítico Paulo Francis: era o homem que não colocava uma palavra fora do lugar. Aos 66, estava em coma desde o dia 4 de abril no Hospital São Francisco, do Complexo Hospitalar Santa Casa, na Capital. Ele foi vitimado por uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações da diabetes. Natural de Bagé, permaneceu poucos anos em sua cidade natal. Saiu de lá jovem e veio construir a carreira na Capital.

Poeta Marly de Oliveira morre aos 69 anos no Rio de Janeiro

Folha Online - 02.06.2007 - Morreu na noite de sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro, a poeta Marly de Oliveira, ex-mulher do membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) João Cabral de Melo Neto. Marly sofreu falência múltipla dos órgãos, após quatro meses de internação, informou a assessoria de imprensa da ABL neste sábado. Marly morreu aos 69 anos, às 21h, na Clínica São Vicente. O sepultamento será no mausoléu da ABL.

Paulo Dantas

Com pesar a União Brasileira de Escritores comunica o falecimento no dia de hoje (11.06) do seu sócio fundador, escritor Paulo Dantas, expressão de destaque das Letras nacionais. Pertenceu a várias diretorias da entidade. O velório será no Cemitério Araçá, amanhã, dia 12.  O corpo será cremado no cemitério de Vila Alpina. Mais informações: (11) 32331-4447 - ou (11) 3231-3669.

Dizem que ele via coisas lindas...

O Povo - 20.09.2007 - Juliana Girão - Autor de alguns dos mais célebres textos do teatro cearense, o jornalista e dramaturgo cearense, Eduardo Campos, faleceu ontem, deixando uma produção literária e ensaísta com quase 60 publicações. Eduardo Campos não era homem de fazer rascunhos. Escrevia ligeiro. E sabia - sem petulância - que estava trabalhando para a posteridade. Umas das peças mais representadas no Ceará em todos os tempos, O Morro do Ouro, ele terminou em três domingos. Um de seus contos antológicos, O Abutre, fez de uma sentada só.

Escritor e crítico literário Mario García-Guillén morre em SP, aos 64 anos

Nascido em Madri, em 12 de dezembro de 1942, viveu mais de quatro décadas em São Paulo e em São Luis do Paraitinga, interior paulista, onde manteve por anos um centro cultural. Graduou-se em Estudos Sociais pela Universidade São Marcos, em SP, e pós-graduado em História Econômica da América Latina e em Literatura Espanhola pela USP. Durante mais de trinta anos foi membro da União Brasileira de Escritores e da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Escritor Roberto Freire morre em SP, aos 81 anos

UOL - 24/05/2008 - O escritor e terapeuta Roberto Freire morreu na noite desta sexta, 23, em São Paulo, aos 81 anos. Autor de 25 livros, Roberto Freire também escreveu para teatro, cinema e televisão.
Entre suas obras mais conhecidas estão "Sem Tesão Não Há Solução", "Coiote" e "Cleo e Daniel", que ganhou versão para o cinema em 1970, com Sônia Braga, dirigida pelo autor. Na TV, escreveu para os programas "A Grande Família" e "TV Mulher".

Escritora Zélia Gattai morre aos 91 em Salvador

17.05.2008 - A escritora Zélia Gattai Amado morreu neste sábado (17.05), aos 91 anos, em Salvador. Zélia Gattai era viúva do escritor Jorge Amado. No ano da morte do marido (2001), Zélia foi eleita membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), para cadeira anteriormente ocupada por Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono.

A escritora nasceu em 1916 em São Paulo, onde foi criada. Junto aos pais, imigrantes italianos, participou do movimento anarquista no início do século 20. Aos 20 anos, casou-se com o intelectual e militante comunista Aldo Veiga, com quem teve o filho Luiz Carlos, em 1942.

Morre em Minas aos 78 anos o ex-ministro da Cultura José Aparecido

Folha Online - 19.10.2007 - PAULO PEIXOTO - Morreu hoje em Belo Horizonte, aos 78 anos, o ex-ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira. Ele estava internado na UTI do hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, onde deu entrada no início do mês. Ele tinha câncer. José Aparecido foi ministro da Cultura no governo presidencial de José Sarney. Ficou no cargo de setembro de 1988 e março de 1990. Antes, governou o Distrito Federal de 1985 a 1988. Foi também embaixador do Brasil em Portugal, tendo sido um dos incentivadores e fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Morre em SP o jornalista Nilo Scalzo, membro da APL

Folha Online15.07.2007 - Morreu na manhã deste domingo, 15 de julho, em São Paulo, aos 77 anos, o jornalista e membro da Academia Paulista de Letras Nilo Scalzo. Scalzo foi vítima de infarto e complicações decorrentes do mal de Alzheimer. Nascido em 2 de outubro de 1929, em Jaboticabal, Estado de São Paulo, Scalzo foi redator, editorialista e editor-chefe do jornal "O Estado de S.Paulo", onde dirigiu o Suplemento Literário (de 1966 a 1974), o Suplemento Cultural (de 1976 a 1980) e o Suplemento Cultura. Ocupante da cadeira 38 da Academia Paulista de Letras, recebeu o título de Chevalier de L'Ordre des Arts et des Lettres, do Governo da França.

Morre escritor cearense José Alcides Pinto

O Globo.com - 03.06.2008 - Morreu, nesta segunda-feira (02), o poeta e romancista José Alcides Pinto. ele estava internado, em estado grave, na UTI do hospital São Mateus, depois de sofrer um acidente de um trânsito. O velório acontece na Academia Cearense de Letras, antigo Palácio da Luz, no Centro de Fortaleza.

O corpo será sepultado nesta terça em Santana do Acaraú. José Alcides Pinto, ficcionista e poeta, nasceu em São Francisco do Estreito, distrito de Santana do Acaraú, no Ceará.  Jornalista profissional ingressou na imprensa muito jovem. O ex-professor da UFC foi poeta, contista, romancista, crítico literário e dramaturgo.

Escritor Lêdo Ivo morre aos 88 anos vítima de infarto

Folha de S. Paulo - 23/12/2012 - O escritor alagoano Lêdo Ivo morreu às 2 horas da madrugada deste domingo (23) aos 88 anos, vítima de um infarto, informou a ABL (Academia Brasileira de Letras), da qual era membro. Cinzas do poeta Lêdo Ivo ficarão em mausoléu da Academia Brasileira de Letras. O poeta estava em Sevilha, na Espanha, a passeio com a família. Após um jantar, ele se sentiu mal e morreu nos braços do filho, o pintor Gonçalo Ivo, que mora em Paris. Ivo chegou a ser levado ao hospital, mas já teria chegado sem vida.

Morre José Agrippino de Paula, autor de PanAmérica

A Editora Papagaio informa que faleceu nesta quarta-feira, dia 4 de julho de 2007, na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, onde residia, o escritor José Agrippino de Paula. Vítima de infarto, José Agrippino faria 70 anos no próximo dia 13 de julho. 

De sua obra literária a Editora Papagaio lançou em 2001, PanAmérica (com capa de José Roberto Aguilar e prefácio de Caetano Veloso) e em 2004, Lugar Público (com capa de Antonio Peticov e prefácio que reproduz texto da primeira edição do livro, de 1964, de Carlos Heitor Cony). 

Morre o editor Geraldo Jordão Pereira, aos 69 anos

O GLOBO - Intelectual que acabou fazendo fortuna com uma editora de auto-ajuda, e usou boa parte do dinheiro em obras sociais, o editor Geraldo Jordão Pereira morreu na manhã desta terça-feira num hospital do Rio de Janeiro. Ele tinha 69 anos. A causa foi um acidente vascular cerebral, informou a família. Pereira era filho de Vera Pacheco Jordão com um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio. Começou a trabalhar com o pai ainda na adolescência. Primeiro na Livraria José Olympio, ponto de encontro de escritores que funcionava na Rua do Ouvidor 110, e depois na editora, onde assumiu a direção.

Escritor Autran Dourado morre aos 86 anos no Rio

Folha S. Paulo - 30/09/2012 - O romancista mineiro Autran Dourado, autor de "Ópera dos Mortos" (1967), morreu aos 86 anos, por volta das 7h30 deste domingo (30), em sua casa, em Botafogo, zona sul do Rio. Segundo familiares, ele sofria de problemas respiratórios crônicos e teve uma hemorragia estomacal pela manhã. Dourado havia ficado internado por cerca de cinco meses no Hospital São Lucas, em Copacabana, na zona sul do Rio, para tratamento de problemas respiratórios, segundo a família. Teve alta há dois meses e, desde então, estava em casa. O escritor deixa a mulher, Lúcia Campos, com quem foi casado por mais de 60 anos, quatro filhos, dez netos e dois bisnetos.

Morre o poeta e professor Cassiano Nunes

O Estado de S. Paulo - 18/10/2007 - Morreu na segunda-feira (15/10) o poeta e professor Cassiano Nunes Botica, aos 86 anos. Autor de dezenas de livros, entre os quais Literatura & vida e Monteiro Lobato - Editor do Brasil, Nunes iniciou sua carreira atuando como repórter, redator e crítico literário na década de 30 no jornal A Tribuna, de Santos, sua cidade natal. No fim dos anos 40, estudou literatura americana na Universidade de Miami e quando voltou ao Brasil se dedicou à orientação literária da Coleção Saraiva.

Morre Prêmio Nobel de Literatura Harold Pinter

Folha Online - 25/12/2008France Presse - Pinter sofria de câncer no fígado há vários anos. "Era um grande homem e foi um privilégio viver com ele durante 33 anos", disse sua mulher, Lady Antonia Fraser, ao jornal "The Guardian". Laureado com o Nobel em 2005, o prêmio recompensou um autor que, "em suas obras revela o precipício que se esconde sob a conversa fiada diária e força sua entrada no âmbito fechado da opressão", afirmou o júri da Academia Sueca na ocasião. "Nascido em 1930 em Londres, Pinter geralmente é considerado o maior expoente do teatro dramático inglês da segunda metade do século 20", acrescentou a Academia.

Rudá de Andrade

Consternados com a notícia da morte do cineasta, escritor, pesquisador, conservador, grande batalhador das causas do cinema brasileiro e apoiador do cineclubismo brasileiro, em especial o cineclubismo paulista, Rudá de Andrade, o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiro manifesta através desta sua eterna admiração e agradecimentos a este companheiro de tantas lutas, bem como sua solidariedade à família enlutada. Filho dos escritores, Oswald de Andrade e Patrícia Galvão, a Pagú, Rudá de Andrade morreu nesta terça (27.01.2009), em Bragança Paulista, em São Paulo.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech