1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | >>
120 Anos de Abolição (1888-2008)/ Jorge da Silva

Este livro corresponde à monografia apresentada pelo autor à OAB / RJ em 1988, vencedora do certame “100 Anos de Abolição”, promovido pela Instituição por ocasião do Centenário daquele acon­te­cimento. (Cf. Tribuna do Advogado. OAB - RJ, Junho de 1988). Vinte anos depois, verifica-se que aquele texto continua atual, não obstante, nesse período, terem sido editadas várias leis e desenvolvidos programas que contribuíram para demolir o mito falacioso da democracia racial. A publicação do livro só faria sentido, no entanto, se o seu conteúdo fosse mantido, a fim de propiciar ao leitor a possibilidade de comparar os dois momentos.

31 Profissão Solteira / Claudia Aldana

A Primavera Editorial apresenta ao mercado nacional a escritora chilena Claudia Aldana, conhecida como a “Carrie Bradshaw do Chile”, personagem do cultuado seriado norte-americano Sex and the City. Coletânea dos principais artigos publicados na coluna semanal da jornalista Claudia Aldana, o livro 31 Profissão Solteira conta as peripécias de Consuelo Aldunate – mulher moderna, culta, com vida social intensa, um trabalho interessante, apartamento confortável e guarda-roupa dos sonhos. Em contrapartida, a protagonista se sente sozinha e não mede esforços para encontrar o par ideal.

A ANATOMIA DE AMANDA / Hilda Simões Lopes

A Anatomia de Amanda é a história de Amanda, menina tímida que cresceu dividida entre o fascínio pela figura de duas tias fortes e a revolta pelo mundo adulto onde via mentiras e máscaras sociais. Ela se torna uma socióloga contemplativa e questionadora da vida e das relações humanas. Quando lê A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector, encontra resposta a várias de suas questões. Fala do livro para uma empregada, discute-o com amigos, e várias interpretações desta obra escorregam pelos desvãos de A Anatomia de Amanda. 

A Ararinha-Azul / Pedro Braga

Histórias infantis sobre valores, meio ambiente e para uma cultura da paz. "A literatura de Pedro braga, fino autor, é um desses casos que pode ter uma leitura unívoca. Mas seu texto também permite outras interpretações. Toda boa literatura infantil pode se permitir uma leitura conduzida e também abrir portas para a imaginação infantil que poderá, não propriamente discordar da conclusão, mas acrescentar um outro matiz ao texto. O professor - o bom professor que por certo é você que está me lendo - sabe que há sabedorias inatas e que a criança traz consigo um repertório diferente do adulto. (...)

A ATUALIDADE DO ACONTECER / André de Melo Araújo

O título deste livro revela a sua própria dinâmica. A atualidade do acontecer indica não apenas a validade contemporânea da compreensão da história [Geschichte] como algo que acontece [geschehen] nos termos da experiência, mas também demonstra a atualidade do que se faz por sobre o próprio conceito, do que se renova, do que se atualiza no momento presente. O autor sugere o entrecruzamento de dois caminhos que definem uma ambivalência estrutural da teoria hermenêutica: por um lado, a filosofia de Hans-Georg Gadamer (1900–2002) denuncia o artifício moderno da subjetividade em nome da finitude e da historicidade da existência.

A CONCEPÇÃO DE MATÉRIA NA OBRA DE SCHOPENHAUER / Eduardo Brandão

A matéria ocupa um lugar central na filosofia de Schopenhauer: peça chave na metafísica e na metafísica da natureza, seu estatuto constitui-se a partir do cruzamento entre uma tradição aristotélica e o idealismo transcendental de Kant. Ao mesmo tempo, ela se torna um elemento fundamental na crítica de Schopenhauer ao idealismo alemão. Nesse percurso, nela cristalizam-se os seus dois significados, cuja operacionalização, por um lado, exige uma mudança da teoria das representações de Schopenhauer, e por outro possibilita não só o discurso filosófico e um estatuto efetivo para a sua metafísica da natureza, como também a articulação – mesmo que problemática – da visão de mundo do filósofo nos seus diferentes níveis: natureza, moral e estética.

A DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS EM JUÍZO / Hugo Nigro Mazzilli

Com singular qualidade, esta obra cuida da defesa judicial dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, como aqueles relacionados à proteção do meio ambiente, ao consumidor, à criança e ao adolescente, ao idoso, ao patrimônio público e social e à probidade administrativa. Com clareza e objetividade, o autor abarca todas as questões processuais referentes ao tema, tais como o inquérito civil, o interesse de agir, a legitimação, a concessão de liminares e os recursos, convertendo a obra num autêntico manual de defesa dos interesses metaindividuais, tutelados por meio da ação civil pública e da ação coletiva. Paralelamente, são reunidos os principais modelos de peças relativos à matéria, e, ao término, um prático índice alfabético-remissivo auxilia na localização dos assuntos abordados.

A Educação Primária em Rio Preto: o Processo de Municipalização do Ensino / Gentil de Faria

Este livro é o resultado de cinco anos de pesquisa sobre a educação primeira de Rio Preto, desde os seus primórdios até os dias atuais. Inicia-se com uma Introdução sobre a educação no tempo do Império para fixar-se na trajetória percorrida pelo município, a partir da publicação da lei Estadual nº 228, de 4 de setembro de 1893, que criava duas cadeiras de instrução primária, na vila do Rio Preto. O município não esperou pela instalação efetiva dessas duas classes criadas pelo governo do Estado, e resolveu chamar par si a tarefa de educar a sua gente. A pesquisa mostra os avanços e recuo da participação do município no processo educativo de suas crianças, de zero a 14 anos de idade, no decurso de mais de um século de ensino primário municipal.

A FACE OCULTA - UMA HISTÓRIA DE BULLYING E CYBERBULLYING / Maria Tereza Maldonado

Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying. Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o “mundo real”. No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido.

A Festa de São Benedito e os Redentoristas / Isnard Câmara Neto

Festa de São Benedito e os Redentoristas (1894 - 1922), obra do pesquisador Isnard de Albuquerque Câmara Neto, é a prova definitiva da fraternidade religiosa europeia e brasileira. Ao analisar os primeiros anos da centenária Festa de São Benedito, o autor põe em contraste a robustez religiosa alemã dos primeiros missionários redentoristas diante da descontraída, alegre e colorida manifestação em louvor a São Benedito.

A FILOSOFIA APÓS FREUD / Vladimir Safatle E Ronaldo Manzi (Orgs.)

Pensar a filosofia após Freud: de fato, o debate filosófico no século XX não ficou impune a esta tarefa. Nas mais diversas tradições, o diálogo entre as teorias psicanalíticas e a filosofia se mostrou de modo profícuo e com resultados os mais variados e surpreendentes que se esperaria. Buscando aprofundar este campo no cenário nacional, o II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, realizado em 2006 na Universidade de São Paulo, deixou ainda mais claro o horizonte instigante de questões que nos lega este debate. Este livro é o resultado deste encontro, reunindo vários pesquisadores em torno de três temas: a filosofia após Freud, os problemas epistemológicos da psicanálise e a psicanálise após Freud, trazendo à tona a atualidade destas questões e os desafios que elas nos colocam.

A Fortaleza dos Vencidos / Nei Leandro de Castro

Marionália e Esmeraldino foram casados durante um curto período, mas as lembranças que restaram na memória de cada um são muito intensas. Nesta trama psicológica, temos os dois lados de uma relação conturbada, duas vidas que seguiram em direções opostas – a ternura e a consciência política de Esmeraldino, e o escracho e a loucura de Marionália. Em flashback, Marionália conta a sua vida, seus tormentos, seu casamento frustrado, sua viagem ao Rio de Janeiro à procura do marido que a abandonou. Esmeraldino relembra sua bonita infância em Natal, o amor verdadeiro encontrado ainda na adolescência, o drama de seu casamento, a fuga para o Rio, a prisão e a tortura nas celas da ditadura.

A Guerra das Privatizações / Ney Carvalho

Em defesa das privatizações. Uma avaliação positiva mostra a outra face da desestatização que o Brasil e os brasileiros desconhecem. O tema é polêmico, mas, até agora, só um lado da questão havia obtido expressão: a privatização como prejuízo ao Estado. Para sair em defesa da desestatização e fundamentado em fatos, chega às livrarias, pela Editora de Cultura, a obra A guerra das privatizações, de Ney Carvalho. A presença do Estado-empresário começou a dar sinais de ineficiência, empreguismo e corrupção na época da Constituinte de 1988. A partir de 1990, diante da constatação de perdas constantes que oneravam os cofres públicos, e do mau serviço que o Estado prestava aos cidadãos, teve início o programa que iria mudar a direção das estatais.

A história do alfabeto / Luiz Carlos Cagliari

O alfabeto é um dos sistemas de escrita mais usados na história da humanidade, com mais de 3.500 anos e, ao lado da escrita chinesa, está em uso até hoje. O alfabeto originou-se no antigo Oriente Próximo e se expandiu pelas costas do Mediterrâneo, atingindo a Grécia, onde passou a escrever não apenas as consoantes, como faziam os semitas, mas também as vogais, dando ao sistema sua força maior de realização. Apesar de ser uma invenção tão importante, seu uso encontrou um obstáculo insuperável na variação dialetal das línguas, obrigando o sistema a criar formas fixas de escrita das palavras através da ortografia.

A ILHA ROUBADA / Sandro Vaia

Com seu blog Generación Y, a filóloga cubana Yoani Sánchez tornou-se mundialmente conhecida. Indicada pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e agraciada com o prêmio Ortega y Gasset na categoria Jornalismo Digital, Yoani é tema de livro escrito pelo jornalista Sandro Vaia. A cubana Yoani Sánchez mantém o blog Generacíon Y desde abril de 2007. Nele, traça cotidianamente um retrato sobre como é viver em Cuba nos dias de hoje. Graças à sua autenticidade, o blog conquistou leitores em todo o mundo e alguns de seus posts chegam a render seis mil comentários. O jornalista Sandro Vaia viajou a Havana e gravou mais de vinte horas de entrevistas com Yoani e seu marido, o jornalista Reinaldo Escobar, para escrever o livro A Ilha Roubada, primeira publicação do Selo Atualidades da Editora Barcarolla.

A INVENÇÃO DA BAIANIDADE / Agnes Mariano

Baianidade. Identidade baiana. O que faz ser baiano. Em A invenção da baianidade, seu livro de estréia, a jornalista, professora e pesquisadora Agnes Mariano busca entender os contornos de uma imagem pública construída por baianos e não-baianos que, para o bem e para o mal, prossegue alimentando estereótipos e utopias. O livro está sendo lançado pela editora paulista Annablume. A referência a um modo de agir, ser e sentir definido como tipicamente baiano aparece em relatos de viajantes, criações de artistas e intelectuais, produções jornalísticas, da indústria do entretenimento e do turismo. Como principal material de pesquisa, a autora escolheu as letras de canções da música popular, reconhecendo a importância da linguagem oral e da música popular na cultura brasileira e baiana.

A Lagoa do Padre / Anderson Vianna

A história de uma das mais marcantes lendas das Minas Gerais do século XIX. Um instigante romance que tem como pano de fundo a abolição da escravatura e a construção de duas das mais famosas igrejas mineiras. Mesclando fatos reais e um enredo fictício, baseado na sociedade escravocrata da última metade do século XIX, percorre diversas cidades mineiras e freqüenta algumas de suas principais igrejas e monumentos, para contar a interessante história do padre mulato Francisco Pertence, que em meio a amores, sonhos e frustrações, provoca uma das mais trágicas histórias do rico repertório folclórico nacional.

A Nova Interpretação do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor / Ricardo Maurício Freire Soares

Esta obra se dedica a um tema pouco estudado nos livros sobre direito do consumidor, mas muito importante para a solução de conflitos. Segundo o autor, o Código do Consumidor é o diploma legal que mais reflete a crise da modernidade, que se origina porque as leis são fundamentadas em paradigmas elaborados pelos pensadores jurídicos e políticos dos séculos XVI a XIX, não sendo mais adequados para a compreensão do direito contemporâneo. Para ele, as raízes filosóficas da hermenêutica jurídica e o exame dos fundamentos linguísticos da interpretação do direito fornecem meios substanciais para a compreensão da lei em face do direito atual, e são esses os aspectos desvendados neste denso estudo sobre hermenêutica aplicada ao CDC.

A ORDEM É AMÉM / John Chelh

Joseph Sulivam, um experiente corretor de imóveis, abandona o seu cargo e decide, juntamente com sua esposa, usar o seu talento em vendas para vender a palavra de DEUS. O livro traz a história de um homem que pensa somente no dinheiro, usando o nome de DEUS em seu plano de enganar. Mas DEUS é maravilhoso e muitas vezes usa o que está errado para fazer o certo, mostrando que ELE é o único plano de salvação eterna. O resto é correr atrás do vento. A ordem é Amém te comoverá até a última página.

A Outra Face Policial / Ana Carvalho e Bianca Galhano

A visão de duas psicólogas que trabalharam em Delegacia sobre o dia-a-dia dos policiais, revelando os bastidores do que acontece nos plantões.” A concepção desse livro se deu a partir de questionamentos sobre nosso papel de psicóloga dentro de uma instituição policial na qual não podíamos fazer “psicologia” embora fosse requisito (ter formação em psicologia) não era permitido por nossos contratantes. De tanto ouvirmos falar mal da Instituição e por conseqüência dos policiais, devido à falta de conhecimento de causa, resolvemos mostrar o verdadeiro lado desses homens, sua Outra Face.

A Pesquisa e os Sabores do Brasil

Os resultados da pesquisa agropecuária estão na mesa de todos os brasileiros, todos os dias. Chefs e gourmets foram, então, instigados a criar pratos especiais a partir das regionalidades do País e o resultado está no livro "A Pesquisa e os Sabores do Brasil". Seis profissionais da culinária de Brasília elaboraram receitas especiais para cada bioma...

A Polícia no Estado de Direito / António Francisco de Sousa

A Polícia no Estado de Direito - Este livro trata a matéria do direito policial numa acepção ampla. Abarca a evolução histórica da polícia e do direito policial, reportando-se tanto à polícia administrativa como às forças de ordem e segurança pública. ANTÓNIO FRANCISCO DE SOUSA - É mestre em Direito Público pelo Instuto de Direito Público da faculdade de Direito da Universidade de Freiburg - Alemanha. Doutor em Direito pela faculdade de Direito da Universidade do Porto - Portugal. Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto - Portugal.

A PROTEÇÃO JURÍDICA DO CONSUMIDOR / João Batista de Almeida

Em linguagem objetiva e tratamento sistemático, este livro apresenta uma visão panorâmica dos grandes temas da defesa do consumidor, realizando detalhados estudos nos campos do direito civil, administrativo, penal e jurisdicional. Aborda temas como as relações de consumo, a tutela do consumidor, a inversão do ônus da prova, a publicidade, as práticas abusivas, a proteção contratual, os contratos de adesão, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, os crimes contra a relação de consumo, a atuação do Ministério Público e os Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Traz mais de 500 ementas organizadas em ordem alfabética, súmulas do STJ e do STF aplicáveis à matéria e elenco das cláusulas abusivas divulgadas pela SDE - Secretaria de Direito Econômico.

A QUESTÃO DE APARECIDA E OS REDENTORISTAS / Isnard Câmara Neto

O autor visa apresentar ao leitor a evolução histórica e administrativa do Santuário de Aparecida, tendo como principais atores históricos o então bispo de São Paulo, D. Joaquim Arcoverde, e os padres redentoristas, configurando a importância desse Santuário, não só como catalisador do projeto regional de romanização, mas também como fonte de rendimentos para o sustento da diocese de São Paulo. E o faz por meio de um rico corpus documental compulsado, aprofundando aspectos que, não obstante citados pelos historiadores da História da Igreja que nos antecederam, ainda permitem conduta exploratória suficientemente densa.

Ação Civil Pública e Meio Ambiente / Marcelo Abelha

A presente obra tem por finalidade aliar o estudo do direito processual coletivo a um de seus objetos de tutela, o meio ambiente. Dessa forma, insere- se no que de mais moderno há no estudo da disciplina processual: a visualização da sua instrumentalidade e necessária proximidade com o direito material que tutela. Tendo por base essa idéia, a obra desenvolve-se explorando minuciosamente todos os principais aspectos do tema, de acordo com a Lei de Ação Civil Pública (Lei no 7.347/85). Trata-se, num primeiro plano, do tema das tutelas jurídicas diferenciadas, das origens da Lei no 7.347/85 e dos influxos que sofreu, em sua geração, da class action. 

AFINAL, O QUE É SEGURANÇA PÚBLICA / Fernanda Emy Matsuda, Mariângela Graciano, Fernanda Castro Ferndandes de Oliveira

Direito humano fundamental, segurança quer dizer não apenas segurança individual, no sentido de não sermos roubados, agredidos e violentados, mas também de que os bens imateriais que prezamos, nossos talentos, o fruto de nosso trabalho e nosso esforço sejam respeitados. O direito à segurança inclui a certeza de que, em caso de doença ou invalidez, seremos atendidos e amparados, teremos segurança necessária para recompor nossa vida. Inclui também a certeza de que, quando estivermos mais velhos, teremos uma aposentadoria digna. Há muitos significados, portanto, muita riqueza, contidos nessas simples palavras.

Ágape - O Amor que liberta / Estevão Machado Athaydes

Ágape, a primeira obra do autor, é uma novela de buscas e procuras. Nela, os caminhos para o conhecimento nem sempre são diretos. As buscas externas e, principalmente, as internas se entrecruzam de forma curiosa, mostrando ao leitor que as trajetórias do saber seguem trilhas que não são óbvias, e, muitas vezes, é preciso retroceder até uma encruzilhada, até uma decisão, até um pensamento anterior para que o progresso continue a se fazer.

ÁGUA – PACTO AZUL / A CRISE GLOBAL DA ÁGUA E A BATALHA PELO CONTROLE DA ÁGUA POTÁVEL NO MUNDO

A M.Books traz para o Brasil o Best-Seller ÁGUA, O PACTO AZUL, da consagrada autora Maude Barlow. O livro aborda uma crise ambiental que — em conjunto com o aquecimento global — apresenta uma das ameaças mais graves à nossa sobrevivência. A autora, Maude Barlow, ativista famosa em todo o mundo, tem estado à frente da política internacional da água e, neste livro oportuno e importante, ela discute a situação da água no mundo. Três cenários conspiram em direção à calamidade. Cenário um: O mundo está ficando sem água doce. Não é apenas uma questão de encontrar dinheiro para salvar os dois bilhões de pessoas que moram em regiões do mundo que apresentam estresse hídrico. A humanidade está poluindo, desviando e esgotando as fontes finitas de água da Terra, em um ritmo perigoso que aumenta constantemente.

AJUDA - A relação Essencial / Edgar H. Schein

Ajudar é a atitude mais essencial à existência humana. Desde o nascimento dependemos da ajuda alheia e, conforme crescemos, também começamos a fornecer ajuda aos outros. Mas nem sempre as situações de ajuda são totalmente úteis ou bem-sucedidas; podemos facilmente exagerar na dose ou frustrar as expectativas de quem espera nossa ajuda. Edgar Schein mostra a maneira de resolver as injustiças e ambiguidades nos relacionamentos em geral e descreve os diferentes papéis que se pode assumir para favorecer a dinâmica da ajuda.

Alice e o Mistério da Casa Verde / Neide Graça

E quem é Alice? Alice é uma figurinha alegre, simpática e valente. Venham acompanhar sua escalada sonhadora... Sejam muito bem-vindos ao mundo de Alice!

Onde estará o verdadeiro mistério da casa verde?
Tem os segredos que ela guarda;
Tem os sonhos que observa as pessoas acalentarem e
Tem também os seus próprios segredos e mistérios...
Será a casa verde a morada dos sonhos?

Amor em Gotas / Eden Lima

Amor em gotas é uma coleção de poesias escritas principalmente a partir do ano 2000, apresentadas em ordem cronológica de criação, em linguagem simples, que podem ser apreciadas por qualquer tipo de leitor, independentemente do sexo, idade ou escolaridade. Embora o tema dominante seja o amor, há também a abordagem de outros assuntos como: conflitos internos e sociais, a indignação com o momento atual do país e do mundo, o respeito pela mulher, a paixão pela vida e por viagens, o esporte, a ética, a fé e o poder.

APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO NAS RELAÇÕES PARTICULARES / João Bosco Maciel Junior

A presente obra APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO NAS RELAÇÕES PARTICULARES, trata do princípio do contraditório na relação entre privados, ou seja, a relação que existe entre o exercício do poder, em suas diferentes expressões. Aborda desde os direitos fundamentais até o direito de defesa nas relações entre particulares. João Bosco Maciel Junior é Mestre e Doutorando em Direito pela PUCSP. Estágio na Università di Pavia, Itália, junto ao Prof. Michele Taruffo. Advogado em Ribeirão Preto-SP.

APRENDI COM MINHA MÃE / Cristina Ramalho

De A a Z - De Arnaldo Jabor a Ziraldo um alfabeto de pessoas admiráveis que contam como se orgulharam de aprender com as mães tudo o que elas foram ou são na vida delas. O livro traz histórias que farão o leitor chorar, rir ou abrir um sorriso como se acabassem de lhe contar algo muito familiar, trata-se de uma grande homenagem para todas as mulheres que são mães. Pai é aquele que sorri quando o filho aprende – enquanto a mãe chora de alegria. Mãe dá a palmada e logo depois o beijo. Mãe se vira para trabalhar e assar a carne, sempre achando que o filho é o mais lindo do mundo. Mãe dá banho, abotoa o uniforme, acerta quantas colheres de chocolate se põe no leite. Mãe é o conjunto da obra. Cinquenta e duas  histórias de mães que têm qualquer coisa da sua.

ARISTÓTELES / Jonathan Barnes (Org.)

ARISTÓTELES - Muito mais do que um novo olhar sobre a obra de Aristóteles, o mais recente livro da coleção Companions & Companions, uma tradução da série The Cambridge Companion, Cambrigde University Press, faz uma exposição filosófica de um dos mais conceituados filósofos do ocidente. Organizado pelo professor de Filosofia Antiga da Universidade de Genebra Jonathan Barnes, o livro é leitura fundamental para todos aqueles que desejam conhecer e entender melhor a herança filosófica de Aristóteles.

AS BELAS-ARTES REDUZIDAS A UM MESMO PRINCÍPIO / Charles Batteux

As belas artes reduzidas a um mesmo princípio (1746), obra do abade Charles Batteux, professor de retórica e de poesia grega e latina no Collège Royal de Paris, constitui um importante documento para o desenvolvimento da estética no século XVIII e para o projeto iluminista de totalização e unificação do saber humano. A proposta do tratado é simples: defende-se que todas as artes estão submetidas ao princípio da imitação da natureza, a qual se converte em lei e base abrangente de todas as regras poéticas. Assim como a natureza está submetida a leis universais e invioláveis, da mesma forma acredita Batteux que devem existir para a imitação da arte leis da mesma espécie e de igual dignidade. Dessa forma, solidifica-se nesse tratado uma ponte entre a tradição da retórica, oriunda da Antiguidade, e as formas modernas de apreciação do objeto artístico. Batteux antecipa a passagem do paradigma da imitação para o da criação, que tanto marcou a estética de todo o século XVIII.

AS DUAS FACES DA ABOBORA / Caco Porto

A morte de um influente empresário norte-americano do setor petroquímico e de sua esposa é o ponto de partida do romance As Duas Faces da Abóbora, que prossegue com o conflito entre os filhos do casal – o capitalista Robert e a humanista Kate. Donos de personalidades antagônicas, ambos têm que decifrar o mistério que envolve o passado dos pais, no Rio de Janeiro, para por fim à disputa por uma herança avaliada em US$ 30 bilhões. Nova York, Rio de Janeiro e Maputo, em Moçambique, são cenários da obra de estreia de Caco Porto, publicada pela Primavera Editorial. Extremamente atual, o livro associa os seres humanos a “partículas inteligentes” integradas na rede mundial de computadores, o que nos leva à reflexão sobre a falta de fronteiras do mundo contemporâneo e sobre as mudanças positivas que podem ocorrer nas próximas décadas pela presença da internet, conectando povos de diferentes culturas.

ASAS PRESAS NO SÓTÃO - Psicanálise dos casos intratáveis / Fátima Flórido Cesar

A psicanalista Fátima Flórido Cesar alinha conceito teórico com o encanto da poesia para esclarecer como a psicanálise pode desvendar os mistérios da mente humana e encontrar a saída do labirinto imposto pelos traumas e problemas. A autora apropriou-se justamente de um verso de Carlos Drummond de Andrade para referir-se à situação de aprisionamento em que muitos pacientes se encontram e, paradoxalmente, à presença de um broto de esperança.

ASPECTOS PROCESSUAIS DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA / Gilberto Gomes Bruschi

A obra aborda a desconsideração das personalidade jurídica desde a sua origem até os dias atuais, sob o enfoque do direito material, dando ênfase para as implicações processuais, como a desnecessidade do amplo contraditório prévio para a superação da autonomia da pessoa jurídica a ser desconsiderada, a forma processual adequada para a sua declaração, bem como o recurso e a defesa por parte do sócio, que se enquadra como um terceiro juridicamente prejudicado. Gilberto Gomes Bruschi é advogado em São Paulo. Mestre e doutorando em direito processual civil pela PUCSP. Professor no curso de pós-graduação lato sensu da Escola Paulista de Direito - EPD.

ASSÉDIO MORAL / Sônia Mascaro Nascimento

O tema "assédio moral no ambiente de trabalho" adquire importância cada vez maior no cenário mundial, principalmente devido aos reflexos do atual período de reestruturação produtiva das empresas, em que a eventual inobservância dos objetivos corporativos pelo empregado é, em certos casos, uma justificativa para expô-lo a um clima de terror psicológico. Para tratar dessa problemática, convidamos o leitor a conhecer esta obra de Sônia Mascaro Nascimento, mestre e doutora em Direito do Trabalho pela USP e uma das maiores especialistas na matéria. Em suas considerações iniciais, a autora dedica-se ao conceito doutrinário, legal e jurisprudencial do assédio moral em âmbito nacional e estrangeiro. Depois, faz uma detida análise das formas de constrangimento no trabalho, além de reservar uma parte do livro ao estudo do assédio sexual.

Assessoria de Imprensa / Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto

A assessoria de imprensa é atividade de jornalistas ou de relações públicas? É preciso diploma universitário para exercer a função? Qual carga horária deve cumprir um assessor de imprensa? Essas e outras questões foram cuidadosamente analisadas pelos professores Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto durante um minucioso trabalho de observação do mercado em que atua esse profissional da comunicação. O resultado está no livro Assessoria de imprensa – Teoria e prática (160 p., R$ 36,70, Summus Editorial). Em quinta edição revista e atualizada, a obra apresenta um painel completo sobre a área que é considerada hoje um dos maiores mercados de trabalho para o jornalista brasileiro.

Atraídos pelo Amor / Eliane Furtado

"(...) O meu sonho tem sido o de entender todos os meandros do fenômeno amoroso, sempre com o intuito de ajudar as pessoas a vivenciarem, em suas relações íntimas, os prazeres máximos que conhecemos no convívio com os nossos “melhores amigos”. (…) Sei das dificuldades. Sei o quanto ainda falta para que isso aconteça, para que possamos dizer que somos diplomados no assunto do amor. Por isso mesmo, saúdo, com fervor e alegria, todos os trabalhos de qualidade que tratem, de forma criativa, do amor. Esse é o caso deste livro." Flávio Gikovate – escritor e psicoterapeuta.

AVANÇOS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS NO BRASIL / Stella E. O. Tagnin E Oto Araújo Vale (Orgs.)

Este volume pretende apresentar o estado da arte da Lingüística de Corpus no Brasil, área de pesquisa que vem ganhando espaço nas principais universidades do país. Em nossa Universidade, disciplinas abordando essa área vêm sendo oferecidas desde 1999. No intuito de dar um panorama geral, os artigos aqui apresentados contemplam várias vertentes dentro da Lingüística de Corpus, da construção de corpora ao desenvolvimento de ferramentas, passando pelas várias possibilidades de pesquisa: lexicais, Linguísticas e até literárias. Por meio desta coletânea, o leitor poderá notar que este domínio de estudos está se consolidando em todo o Brasil e que essa abordagem vai se tornando incontornável nos estudos da linguagem.

Ave-Maria homenageia o bispo dom Pedro Casaldáliga

Os 80 anos de dom Pedro Casaldáliga foram o pretexto para Benjamín Forcano, Eduardo Lallana, José Maria Concepción e Maximino Cerezo organizarem este livro que traz dados biográficos e a visão de mundo do bispo espanhol, que há 40 anos vive no Brasil. Em 1968, em plena ditadura militar, este missionário claretiano chega a São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, onde enfrenta o isolamento, a malária, a tuberculose, as condições precárias de vida, para cumprir sua missão evangelizadora e defender suas causas a favor dos direitos humanos. Transformar a realidade, marcada pela marginalização social, pela injustiça, dentre todos os problemas decorrentes do sistema capitalista, predominantemente neoliberal, sempre foi seu maior objetivo.

Bandidos, Forasteiros e Intrusos / Délcio Marquetti

Teatro de crimes, uma região onde se matava um homem por simples divertimento - já foram termos utilizados para descrever a região oeste de Santa Catarina. O processo de colonização perpetrado a partir da década de 1920 foi marcado pela disputa quase sempre violenta, em que as maiores vítimas foram os moradores locais, caboclos e índios. Autos de processos criminais, corroborados por depoimentos de antigos moradores, traçam o perfil de uma situação que privilegiou o uso da força física, política e policial.

BATALHAS MEDIEVAIS 1000 ~ 1500 / CONFLITOS QUE MARCARAM UMA ÉPOCA E MUDARAM A HISTÓRIA DO MUNDO

Esta obra apresenta as vinte mais importantes batalhas da Europa e do Oriente Próximo na época em que os tradicionais códigos de cavalaria cediam lugar ao crescente profissionalismo dos exércitos. Começando com a Batalha de Hastings (1066), na qual a cavalaria de Guilherme da Normandia derrotou as forças saxônicas de Haroldo, e concluindo com a Batalha de Brunkeberg (1471), em que uma milícia sueca derrotou um exército profissional moderno, liderado pelo rei dinamarquês Cristiano I. As batalhas incluem confrontos maciços entre cavalarias, como a destruição, por Saladino, de um exército de cruzados em Hattin (1187) e a vitória mongol em Liegnitz (1241); o emprego do devastadoramente eficaz arco longo em Crécy (1346) e Agincourt (1415); o bem-sucedido ataque anfíbio de venezianos e cruzados a Constantinopla (1204); e as batalhas navais em Malta (1283) e Sluys (1340).

Bem-Estar da Mulher - A Essência da vida / Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi & CIA.

A Essencia da Vida – Guia da Saúde Feminina para todas as idades: reúne vários profissionais da saúde e escolheu para a obra os temas mais relevantes sobre a saúde mulher. São abordados assuntos como TPM (dicas para melhorar os sintomas e o convívio com as pessoas); Sexualidade; Dermatologia; Síndrome do Coração Partido (10 dicas de como se 'desapaixonar'); distúrbios Digestivos (cuidados com mau-hálito); Envelhecimento Saudável; Prevenção do Câncer Ginecológico; Qualidade de Vida; Relações Afetivas; Ansiedade e Depressão, Endometriose; Obesidade entre outros.

BERGSON - O MÉTODO INTUITIVO / Astrid Sayegh

Uma contribuição decisiva para entender como, em Bergson, a intuição pode ser o verdadeiro método filosófico. Não é raro encontrarmos interpretações do filósofo que acentuam um pretenso irracionalismo, decorrente da recusa dos procedimentos tradicionais de conhecimento, baseados na hegemonia do conceito e da formalização da realidade. O objetivo de Bergson não é inibir o conhecimento, mas ampliá-lo para além dos quadros que a tradição impôs. Este livro mostra que a totalidade dinâmica na qual de direito estamos inseridos e da qual estamos de fato afastados, só poderá ser recuperada se entendermos que precisão e rigor situam-se na experiência direta da temporalidade real e que o caráter intuitivo desse tipo de conhecimento é algo a que só podemos chegar por meio de um esforço metódico, que envolve a travessia de procedimentos que devem ser superados.

BRASIL x ARGENTINA - HISTÓRIAS DO MAIOR CLÁSSICO DO FUTEBOL MUNDIAL (1908-2008) / Newton César de Oliveira Santos

Quando disputam uma partida de futebol, Brasil e Argentina levam a campo uma rivalidade iniciada há mais de um século. Dois países tão próximos, e ao mesmo tempo tão diferentes, compartilham uma paixão obstinada pelo esporte que leva seus habitantes a extremos de alegria, tristeza e angústia. Com o passar dos anos, as duas maneiras distintas de se jogar futebol passaram a caracterizar cada país em seus aspectos social, político e cultural. Assim, as similaridades e diferenças entre brasileiros e argentinos ganharam vulto e importância nos gramados quando os dois selecionados se enfrentavam, e fizeram desse encontro o maior clássico do futebol mundial.

CALVINO E A EDUCAÇÃO - A configuração da pedagogia reformada no século XVI / Paulo Henrique Vieira

O tema de Calvino e a Educação é a relação entre educação e religião no pensamento reformado de João Calvino (1509-1564) e sua influência sobre a formação do calvinismo. Assim sendo, é necessário considerar que a Reforma Protestante estabeleceu novos paradigmas religiosos, que modificaram a fé cristã, o ser humano e a sociedade européia do século XVI. As doutrinas do sacerdócio universal e da autoridade máxima das Escrituras, formuladas por Lutero, romperam definitivamente com a tradicional e milenar hierarquia eclesiástica. Todos precisavam conhecer a palavra de Deus, portanto, todos deveriam saber ler e escrever. Nesse novo modelo de fé, a educação passou a ter papel fundamental, e sem ela não subsistiria o protestantismo em suas diversas correntes.

Câncer: Sentença ou Renovação? / Eliane Furtado

Todos nós vencemos todos os dias. Já parou para pensar nisso? Vencemos problemas cotidianos, superamos nossas frustrações, encaramos o inimaginável. Não nos damos conta, na maioria das vezes, de como somos capazes. Mas, há também os que não têm chance alguma. Não têm opção de vencer. Morrem em acidentes de carro, são vítimas de covardia e crueldades ou vítimas de diagnósticos errados e tardios. E assim têm a vida interrompida abruptamente pelo imprevisto, pelo inesperado. Sem nenhuma chance. Câncer: sentença ou renovação? fala dos que ganham uma nova oportunidade de viver e não desperdiçam.

Capela Sistina / Rosa Maria Bastos

Ao longo de 500 anos, muitas interpretações foram dadas à obra de Michelangelo. Neste livro, será apresentada uma versão ousada e inédita, porém, não menos verdadeira que outras. Na época da segunda diáspora, ou seja, da expulsão dos judeus da Europa, Michelangelo ousou imprimir no teto da Capela Sistina o maior símbolo do misticismo judaico. Observando com atenção as figuras, encontramos elementos simbólicos que não deixam dúvidas do conhecimento do artista sobre Cabala, pois ele estampou a Árvore da Vida na Capela. Também aquilo que considerava estudo das ciências, ocultismo e até jogos de cartas populares motivaram a mente desse gênio.

Capsicum - Pimentas e Pimentões no Brasil / Vários Autores

Esta obra aborda aspectos botânicos, agronômicos e científicos das espécies de Capsicum, isto é, pimentas e pimentões. Também resgata as peculiaridades históricas e populares - tais como receitas e usos caseiros, além do emprego medicinal dessas espécies. A diversidade botânica de Capsicum no Brasil é mostrada em ricas ilustrações...

Cartas de Vincennes- um libertino na prisão - Marquês de Sade / Gabriel Giannattasio

Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade foi, além de escritor e dramaturgo, filósofo de ideias originais e polêmicas fundamentadas no materialismo do século das luzes e dos enciclopedistas. Com a publicação de obras como Juliette, Os 120 dias de Sodoma, A Filosofia na alcova e Contos libertinos, entre outras, ficou conhecido como o espírito mais livre que já existiu. Assim, a criteriosa escolha e tradução das cartas produzidas pelo Marquês de Sade em sua prisão no castelo de Vincennes (1782 a 1783) representa um mergulho no universo sadeano já que, de acordo com o tradutor, estas correspondências “são um prenúncio das ideias e do vigor imaginativo e poético que adquirirão contornos e formas mais livres pelos seus romances”. 

CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO / Pe. Luciano Scampini

Há quase 15 anos o Pe. Luciano vem dedicando-se à pastoral com casais de segunda união. A partir dessa experiência e reflexão, ele indica neste livro um roteiro de retiro espiritual que muito poderá contribuir com os que se dedicam a esse tipo de trabalho, que procura a verdade sobre o sacramento do matrimônio, como também do amor carinhoso da Igreja para com esses casais. Essa experiência de retiro espiritual e de encontro com a Divina Misericórdia consta de reflexões a partir da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja, de momentos de oração, de celebração penitencial e de palestras, mostrando que a Igreja Mãe e Mestra ama os casais em segunda união e se interessa por eles.

Casar é muito fácil / Emanuelle Missura e Luciana Bittencourt

O mais novo lançamento da revista Noivas Rio de Janeiro, o livro Casar é Muito Fácil – 500 dicas para você acertar no seu casamento, foi escrito a quatro mãos pela cerimonialista Emanuelle Missura e pela editora da revista Noivas Rio de Janeiro, a jornalista Luciana Bittencourt. Além de dicas para a organização da cerimônia e da festa, o livro traz truques valiosos para o grande dia. Ainda em fase de lançamento (veja o calendário) em breve o livro estará nas maiores livrarias do país.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | >>
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech