Você Sabia? (1)

Ditados populares que a gente fala errado (e às vezes nem entende o sentido)... na pressa, as pessoas foram comendo as palavras, pronunciando errado.

Prof. Pasquale Cipro Neto

1) No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro' (coisa de mineiro) .
    
Correto:  'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'    

2) Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
    
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

3) Cor de burro quando foge.'
    
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'

4) Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
     
O correto é: Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,

5) Cuspido e escarrado' -quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.

O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara, Itália, onde se considera haver o mais perfeito mármore)

6) Mais um famoso... 'Quem não tem cão, caça com gato.'

O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato'... ou seja, sozinho!

Você Sabia? (2)

1) Da Idade Média à era moderna, o gosto literário mudou da água para o vinho. Tanto que o autor mais traduzido do mundo é o americano Sidney Sheldon, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países.

2) Nos EUA, o ponto de vista dos animais de estimação da família Bush desperta mais interesse do que a vida de seus donos. A biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou US$ 900 mil, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu humildes US$ 2.700.

3) A palavra academia origina-se da Escola de Filosofia fundada, no séc. IV a.C., pelo filósofo grego Platão. Localizava-se perto de Atenas, numa caverna que se dizia ter pertencido a Academos, um herói da Guerra de Tróia.

4) Sarau é um termo originado da língua latina seránus – relativo ao anoitecer; após o pôr do sol e foi criado no século 16, mais precisamente em 1522, para designar o período avançado além do horário normal de quaisquer atividades rotineiras. Em tempos modernos, o termo é usado para indicar a ocorrência de uma antiga tradição literária em que as pessoas se reúnem, geralmente no período noturno, para ouvir música, cantar, conversar, dançar, dizer poemas próprios ou de autores conhecidos.

5) Um poema de amor escrito 2.600 anos atrás pela poetisa Safo, a mais importante da Grécia Antiga, foi publicado dia 27/06/2005 pela primeira vez desde que foi redescoberto, no ano passado. Os versos expressam o amor de Safo por suas companheiras na ilha grega de Lesbos.

6) Acta Diurna, que surgiu em Roma cerca de 59 a.C, é o mais antigo jornal conhecido. Júlio César, desejando informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos, ordenou que os eventos programados fossem divulgados nas principais cidades. Escritas em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos populares, tais como as Termas, as Acta mantinham os cidadãos informados sobre escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos e execuções.

Você Sabia? (3)

1) A Biblioteca Lênim de Moscou é a maior do mundo com quase 5 milhões de livros. Possui livros em quase todos os idiomas do mundo.

2) As bibliotecas já existiam no Egito no ano 2000 a.c. Papiros enrolados eram empacotados em jarros, e os jarros etiquetados e colocados em prateleiras.

3) O primeiro livro de que se tem notícia é Diamond Sutra, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.

4) A Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C. A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos.

5) Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho - é por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.

Você Sabia? (4)

Você sabe a origem da palavra "sincera"?

A palavra SINCERA foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado -, que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso:

- Como é lindo! Parece até que não tem cera!

"Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana. O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos de seu coração. SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe... E essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma."

(Malba Tahan)

Você Sabia? (5)

Você sabe a diferença entre Publisher e Editor?
 
Os termos em questão, até alguns anos atrás, eram confundidos e vistos como sinônimos para os leigos e até para algumas empresas. Atualmente, os mesmos estão ganhando contornos cada vez mais definidos e sendo implantados nas empresas nacionais.

Mas qual a real diferença?

O Publisher seria a pessoa responsável pela escolha do livro, portanto deveria ser uma pessoa com maior visão global, mais generalista. Já o Editor, trabalharia com o título escolhido pelo Publisher, porém cuidando apenas da parte editorial e gráfica. Como se pode ver, apesar de serem cargos diferentes, o trabalho de um está intimamente ligado ao trabalho do outro.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech