Academia Alagoana de Letras

A Academia Alagoana de Letras (fundada em 1º de novembro de 1919) é uma instituição civil que tem por fim, conforme dispõe o art. 1° do seu Estatuto, desenvolver a cultura literária em Alagoas, procurando, para a realização dos seus objetivos, adquirir livros, documentos e manuscritos de homens de letras, sobretudo de Alagoas.

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras teve início na reunião preparatória de 15 de dezembro de 1896 e foi oficialmente instalada na sessão de 20 de julho de 1897, sob a presidência de Machado de Assis.

Conforme seus Estatutos, a Academia, com sede no Rio de Janeiro, tem por fim a cultura da língua e da literatura nacional.

Compõe-se de 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos por seus pares em votação secreta, e de 20 sócios correspondentes estrangeiros.

A ABLC está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, à cerca de 500 metros do Largo do Guimarães. Endereço: Rua Leopoldo Fróes, 37 - Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil - Cep 20241-330 - Tel.: (21) 2232.4801.

Academia Criciumense de Letras

A Academia Criciumense de Letras foi fundada em 25 de abril de 1997 e a posse dos vinte e cinco acadêmicos aconteceu em Sessão Solene, no Teatro Elias Angeloni, em 14 de novembro de 1997, com a presença dos Acadêmicos Paschoal Apóstolo Pítsica e Lauro Junkes, Presidente e Vice-presidente da Academia Catarinense de Letras, que fizeram a entrega do fardão e do anel a cada acadêmico. Na ocasião, o primeiro presidente eleito da ACLe, Gundo Steiner, foi homenageado por Paschoal Apóstolo Pítsica com a medalha da Academia Catarinense de Letras.

Academia de Letras de Rondônia

A Academia de Letras de Rondônia - ACLER, é uma entidade cultural, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que tem sua sede e foro na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Sua fundação foi fruto da iniciativa de um grupo de cidadãos, oriundos de diferentes segmentos da sociedade rondoniense, autores que contribuíram e contribuem para a formação da literatura rondoniense e brasileira, historiadores e críticos literários, cientistas sociais, jornalistas, políticos e cientistas, cujas obras e vida profissional constituem uma referência em suas respectivas áreas.

Academia de Letras e Artes da Serra - ES (ALEAS)

A Academia de Letras e Artes da Serra - ALEAS, entidade cultural reunindo poetas, trovadores, escritores, artistas plásticos e intelectuais nascidos ou residentes no Município da Serra, ES, foi fundada no dia 28 de agosto de 1993, na Sede da Câmara Municipal da Serra, presidida pelo Escritor, Poeta e Trovador Capixaba, Clério José Borges.

Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear)

Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear) - Sede: Espaço Cultural Francisco Antonaccio - Rua Monsenhor Coutinho n.º 527 - Centro - Manaus - Amazonas - CEP 69010-110 - Tel/Fax: (92) 622.5285 - e-mail: alcear@portalamazonia.com

Academia Fortalezense de Letras

A Academia Fortalezense de Letras foi fundada em 12 de junho de 2002. O seu brasão consta de uma coroa de folhas verdes, tendo como pano de fundo as iniciais da academia, bem assim a sua denominação completa, Academia Fortalezense de Letras; contendo ainda um livro aberto, a estátua da índia Iracema, da tribo Tabajara, Iracema Guardiã, inspirada na escultura Iracema Guardiã, de Zenon Barreto e um sol resplandecente.

Academia Ireceense de Letras e Artes foi fundada a partir de proposição do escritor Jackson Rubem, que foi seu primeiro presidente. Contou para isso, com o incentivo do ex-Presidente da Academia de Feira de Santana e da Academia Baiana de Letras e Artes, Benjamin Batista (entidade que fundou, mas não sobreviveu à sua morte). Reunidos inicialmente catorze pessoas, treze das quais tornaram-se seus integrantes, a AILA tem sede provisória na Biblioteca Municipal de Irecê.

Academia Mineira de Letras

A Academia Mineira de Letras foi fundada na cidade de Juiz de Fora, em 25 de dezembro de 1909, por um grupo de pioneiros ligados à literatura e a cultura, onde pontificavam jornalistas, escritores, profissionais liberais, homens públicos e conceituados militantes da cátedra e dos tribunais. Endereço: Rua da Bahia, 1466, Lourdes - Belo Horizonte, MG - Cep: 30160-011 - Telefone: (31) 3222.5764.

Academia Montes-clarense de Letras
Academia Montes-clarense de Letras - Praça Doutor Chaves, 32 - Montes Claros - MG - CEP 39400-005 - Telefone (38) 221.2301 - E-mail: arruda@wanderlino.com.br.

A Academia Paraibana de Letras é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil, e reconhecida de utilidade pública, entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Esse reconhecimento se deu pela Lei Municipal n.º 39, de 23.08.1948. Tem a sua biblioteca registrada no Instituto Nacional do Livro (INL), com o nome de Biblioteca Álvaro de Carvalho.

A Academia Paranaense de Letras foi fundada em Curitiba, em 26 de setembro de 1936, sucedendo a antiga Academia de Letras do Paraná, criada em 1922 e dissolvida por motivos políticos. A recriação de uma entidade cultural representativa da cultura do Estado, deu-se por estímulo e influência da Academia Carioca de Letras e da Federação das Academias de Letras do Brasil. Exerceu a liderança, nesse propósito, o Professor Dr. Ulysses Vieira que reagrupou intelectuais dispostos a resgatar os valores acadêmicos dispersos por força das velhas dissidências.

Academia Paulista de Letras

Academia Paulista de Letras - Uma visão retrospectiva da vida da Academia Paulista de Letras conduz ao período inicial dos seus primeiros tempos, quando momentos cruciais de apatia, inanição e morte aparente anteciparam os da fase decisiva e determinante do seu ressurgimento, reestruturação e sobrevivência. Endereço: Largo do Arouche, 312 / 324 Tel.: (11) 3331.7222 ou (11) 3331.7401 ou  (11) 3331.1562 - e-mail: acadsp@terra.com.br.

Academia Poçoense de Letras e Artes (APOLO)

APOLO - Academia Poçoense de Letras e Artes foi fundada a 12 de março de 2004 na cidade de Poções - Estado da Bahia - Brasil. Endereço: Rua Friburgo, 460 - 1º andar - Bairro Cruzeiro - Vitória da Conquista - Bahia - CEP: 45040-390 - Telefone: (77) 3421.9814.

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras - (Casa Luis Alexandre de Oliveira) - Endereço: Rua Rui Barbosa, 2.624 - Centro - Campo Grande (MS)- CEP 79002-365 - e-mail: acletrasms@acletrasms.com.br.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech