Este livro foi escrito com o objetivo de torná- lo cada vez mais adequado às condições atuais de ensino. Solicitando uma urgente necessidade para o ensino de língua portuguesa não só em Portugal e no Brasil, mas em todos os países onde se estuda o nosso idioma. Esta obra atende às necessidades de quem pretende estudar os aspectos gramaticais da nossa língua sem a preocupação de se aprofundar em detalhes.

O conteúdo do portal destaca as áreas de EDUCAÇÃO (com ênfase na Língua Brasileira) e CULTURA (com ênfase na Literatura). Consideramos que essas duas áreas do saber englobam informações que podem representar uma grande contribuição ao processo de evolução sócio-econômica dos cidadãos e cidadãs deste país que, por sua vez, se aproximará do verdadeiro patamar de NAÇÃO DEMOCRÁTICA.

CCLi - Centro de Consultoria Lingüística - é uma empresa dedicada a traduções, cursos de idiomas para fins específicos, consultoria empresarial e revisões. Com sede em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, o CCLi presta serviços personalizados, o que assegura a qualidade do produto final, adequado às necessidades dos clientes, e o cumprimento dos prazos solicitados.

O Dicionário de Rimas da Língua Portuguesa - Brasil foi feito com o intuito de ajudar aqueles, que assim como eu, escrevem poemas e/ou poesias para si próprio ou para divulgação. Esse dicionário não tem a pretensão de ser completo e nem definitivo, inclusive, serão sempre bem recebidas quaisquer críticas, sugestões ou contribuições enviadas.

Gramática Online

Gramática Online. Site do Prof. Dílson Catarino. Conta com dúvidas, redação poesia e discussões sobre o assunto.

O conteúdo deste site é de responsabilidade de Vivian Magalhães, co-autora, com Vanessa Amorim, do livro Cem Aulas Sem Tédio - Sugestões Práticas, Dinâmicas e Divertidas para o Professor de Língua Estrangeira. Mais informações: vfmagalhaes@pro.via-rs.com.br

A língua portuguesa tem uma das histórias mais fascinantes entre as línguas de origem européia. Em razão das navegações portuguesas nos séculos XV e XVI, tornou-se um dos poucos idiomas presentes na África, América, Ásia e Europa, sendo falado por mais de 200 milhões de pessoas.

A língua portuguesa, com mais de duzentos milhões de falantes nativos, é a sexta língua materna mais falada no mundo e a terceira língua mais falada no mundo ocidental, sendo a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste,é ainda falada na antiga India Portuguesa: Goa, Damão, Diu e Dadra e Nagar Haveli além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia e do Mercosul.

O portal LINGUATIVA virou realidade em 2002. O banco de dados das seções fixas, como o Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, começou a ser formado em 1986. Hoje (agosto de 2004), o Dicionário de Dificuldades conta com mais de 10 mil verbetes e, graças à interação dos usuários, não pára de crescer.

Resumos de Obras, Biografias de Autores. Os autores estão agrapados por escola literária. Alguns destaques: Padre Antônio Vieira Machado de Assis, Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo.
Sergius Gonzaga é natural de Taquara, RS. Exerceu o magistério em várias colégios e intituições universitárias. Foi comentarista de livros nas tevês Pampa, Guáiba e TVE, todas de Porto Alegre. Nos anos 80, foi proprietário de uma livraria bastante conhecida na capital gaúcha: a Quarup. Atualmente é professor de Literatura Brasileira e Panorama da Cultura Brasileira no curso de Letras da UFRGS.

Memória de Leitura  é um projeto acadêmico voltado para pesquisas sobre a história da leitura e do livro no Brasil. Desenvolvido junto ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, é coordenado pelas professoras doutoras Márcia Abreu e Marisa Lajolo.

No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma. O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística.

Coletânea de poemas e canções da MPB de autores e períodos diversos. Cada texto é seguido de breve análise, literária e/ou gramatical, que aponta interessantes caminhos para apreciar a poesia. As análises de poemas e canções foram desenvolvidas especialmente para o "Ponto com Poesia", do Alô Escola, pela professora Priscila Figueiredo, formada em Letras pela USP, onde faz pós-graduação em Literatura Brasileira. Ela atua também como assessora do professor Pasquale Cipro Neto no programa "Nossa Língua Portuguesa".
Paulo Antonio Outeiro Hernandes. Professor de Lingüística e Língua Portuguesa em cursos de graduação em Letras. Professor de Semântica e Lexicologia em cursos de pós-graduação em nível de especialização. Redator. Revisor de textos. Funcionário aposentado do Banco do Brasil S. A.

É um universo muito nosso – e desconhecido, o da língua portuguesa. Poucas vezes pensamos nela direito, tão habitual o seu uso, tampouco nos despregamos de seus efeitos. A língua que usamos revela o que somos, e nem sempre nos damos conta. Está na música, na arte, no trabalho, na política, em toda a cultura, trai preconceitos, as ênfases do passado e os papéis que adotamos nas nossas relações sociais.

O Só Língua Portuguesa é um site educacional de credibilidade, pertencente à mesma rede do consolidado portal Só Matemática, referência em termos de Matemática na Internet. A equipe do Só Língua Portuguesa é formada por profissionais jovens, atualizados, pró-ativos e acima de tudo especializados e comprometidos com o trabalho.

Cláudio Moreno nasceu na cidade de Rio Grande, RS. Em 1969, concluiu o Curso de Letras da UFRGS, com habilitação em Português e Grego. Ingressou como docente no Instituto de Letras da UFRGS em 1972, tendo sido responsável por várias disciplinas nos cursos de Licenciatura de Letras e de Jornalismo e Comunicação, assim como pela disciplina de Redação para os cursos de Pós-Graduação de Medicina, até 1996, quando requereu aposentadoria.

Você sabe o que é Pleonasmo?

Pleonasmo (palavra de origem grega e quer dizer "excesso") pode ser tanto uma figura de linguagem (estratégias que se pode aplicar no texto para conseguir um efeito) quanto um vício de linguagem (palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento).

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech