Ateliê particular que se dedica a preservar e recuperar o patrimônio histórico-cultural composto por materiais diversos, e que constituem os acervos públicos e privados. Na área de conservação, estuda e pesquisa a origem dos danos que causam a degradação das obras, procurando soluções para prevenir e combatê-los. Telefone: (11) 5549-0196 - e-mail: artelivro@ig.com.br

O Ser Humano tem um ciclo de vida que pode ser esquematizado como: nascimento, desenvolvimento, envelhecimento e morte. O Homem sofre a ação de inimigos como micróbios, bactérias, insetos, poluição, que podem acarretar lesões em seu organismo. Um organismo maltratado se deteriora mais rapidamente e pode ter a sua vida útil abreviada.

O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos com sede na Rua Bispo Coutinho, 814, bairro do Carmo, na cidade de Olinda, Pernambuco CEP 53120-130, CNPJ n. 05.862.332/0001-07 e Secretaria na Rua Sete de Setembro, 80, bairro do Carmo, Olinda CEP 53020-130. Fone/Fax (81) 3429-1754.

Conservação e Restauração de Livros e Documentos - Vez por outra recebo uma pergunta sobre restauração ou conservação de livros e documentos. Listo abaixo as perguntas que mais freqüentemente me são feitas, e uma breve resposta a cada uma. Claro que estas recomendações são oferecidas sem qualquer conhecimento detalhado da situação ou condição do material. Respostas dadas pela restauradora Maria José Távora Queiroz Cobra.

O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos - CPBA tem o objetivo de ampliar o conhecimento a preservação dos acervos documentais por meio de um programa de informação e intercâmbio. Suas atividades se realizam em cooperação com um grande número de instituições.

O livro é uma fonte inesgotável de pesquisa. Conservá-los é a melhor forma de demonstrar nosso amor à ciência. Apesar de todo o avanço tecnológico da informática, nada anula a importância e o valor de um livro. “A preservação da memória se inicia com um trabalho simples de conservação dos livros das bibliotecas das escolas ou até de um só que você tenha em casa”. Carlos Roberto Freitas, Coordenador do Laboratório de Conservação de livros.

As peças que integram o acervo do Museu Histórico Nacional são rotineiramente vistoriadas pelos técnicos das diferentes áreas que as abrigam, áreas que também se responsabilizam pela avaliação do estado de conservação dos acervos arquivístico, bibliográfico, museológico e numismático. O Museu conta também com seis Oficinas de Restauração: Pintura, Madeira, Cerâmica, Obras em Suporte Papel, Livros e Têxteis.

Dentre os projetos desenvolvidos nas áreas de recuperação e conservação preventiva de acervos um dos mais significativos consistiu na criação do Laboratório de Restauração e Conservação de Documentos e Obras Raras.

Por Maria Aparecida de Vries Mársico. Imagine a situação: documentos rasgados, amassados e manchados, livros com as capas soltas, lombadas danificadas e cadernos com costuras rompidas.  Diante de tantos danos, o que devemos fazer primeiro para salvar estes materiais? 

Escola SENAI Theobaldo De Nigris - Promover a compreensão dos fundamentos conceituais, técnicos, científicos e metodológicos envolvidos nas áreas de preservação, conservação e restauro para o desenvolvimento de competências em atividades que visem: a análise de acervos ou obras em papel; a implementação de ações preventivas e/ou corretivas de conservação.

Simplifile - Organizacao de Bibliotecas Particulares - Lilian Imsirovic - Rua Claudio Ghirelli, 415 - São Paulo - SP - CEP 02841140 - Telefone: (11) 8087-8284
E-MAIL melldesofia@yahoo.com.br

Executamos todos os serviços de restauro de livros e papéis necessários a conservação de obras raras. Rua Mauro, 44 - Saúde - CEP: 04055-040 - São Paulo - SP - Brasil
PABX: (11) 5581-4954.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech