Actual Editora - Editar livros no domínio da Gestão e Economia e tornar-se uma editora de referência nestas áreas. Ser reconhecida pela sua qualidade técnica, actualidade, relevância de conteúdos, imagem e design inovador.

1955 é o ano em que Joaquim Machado abre, em Coimbra, frente ao famoso Arco de Almedina, uma pequena livraria a que dá o nome de... ALMEDINA. A proximidade ao meio universitário e a carência de edição de manuais académicos cedo colocou a ALMEDINA no negócio editorial.

APEL - Em 23 de Julho de 1927 é constituída a Associação de Classe dos Livreiros de Portugal, substituindo a Associação dos Livreiros de Lisboa que não era mais do que uma subsecção da Associação dos Lojistas de Lisboa. No ano de 1931, a Associação realiza as primeiras Feiras do Livro de Lisboa e Porto. De então para cá, e anualmente, repete a realização desses certames.

Biblioteca Nacional Portugal - Rua Campo Grande, 83 - 1749-081, Lisboa, Portugal. Visões actuais da Biblioteca Nacional são o resultado de uma evolução e da consequente adaptação às características de comunicação e informação da sociedade contemporânea. O principal objectivo desta Instituição é não só pôr ao serviço da vida intelectual e científica do país toda a memória cultural que constitui o seu acervo, como também projectá-la para o exterior, desempenhando assim um importante papel como difusora do conhecimento e impulsionadora de modernidade.

Carlos Ceia é professor da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Coordenador do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas e responsável delo Dicionário de Termos Literários.

Instituto Camões - Divisão de Centros Culturais - Rua Rodrigues Sampaio, 113 - 1150-279 LISBOA - Portugal - Tel: 351-21 310 9100 - Fax: 351-21 310 9101
E-mail: dcc@instituto-camoes.pt

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia financeira.

O GRÉMIO LITERÁRIO foi criado por carta régia de D. Maria II em 18 de Abril de 1846 – “considerando Eu que o fim dessa associação é a cultura das letras e que pela ilustração intelectual pode ela concorrer para o aperfeiçoamento moral”. Rua Ivens Nº 37 - 1200 - 226 - Lisboa - Portugal.

Criado para a promoção da língua e cultura portuguesas no exterior, o Instituto Camões é, nos termos da respectiva Lei Orgânica, a pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e patrimonial, que, sob a superintendência do Ministro dos Negócios Estrangeiros, assegura a orientação, coordenação e execução da política cultural externa de Portugal, nomeadamente da difusão da língua portuguesa, em coordenação com outras instâncias competentes do Estado, em especial os Ministérios da Educação e da Cultura.

IPLB - A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, organismo do Ministério da Cultura, foi criada pelo Decreto-Lei nº 92/2007, de 29 de Março, e pela Portaria nº 371/2007, de 30 de Março, com vista a assegurar a coordenação e a execução da política integrada do livro não escolar, das bibliotecas e da leitura. A sua cultura organizacional resulta de um caminho já longo, iniciado em 1980 com a criação do Instituto Português do Livro dependente da então Secretaria de Estado da Cultura. As atribuições do ipl começaram por se circunscrever às políticas de apoio à edição, de implantação do livro nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de promoção do autor e da criação literária no estrangeiro. Mais tarde incluíram também a promoção da leitura, pelo que, em 1987, ano do lançamento do Programa da Rede de Bibliotecas Públicas, o ipl foi substituído pelo Instituto Português do Livro e da Leitura.

APEL - Foi publicado o Decreto-Lei nº 216/2000, de 2 de Setembro, com as alterações à lei do Preço Fixo que o Governo entendeu necessárias, depois de decorridos mais de 3 anos sobre a aplicação do Decreto-Lei 176/96, de 21 de Setembro, que instituiu o designado "Preço Fixo do Livro".

Os aspectos fundamentais da alteração à Lei do Preço Fixo são:

1 - Clarificação do âmbito da definição de "retalhista". A alteração introduzida na definição de "retalhista" visou unicamente incluir a categoria de editor, quando este pratique actos e comércio de venda ao público. Já estava abrangido pela definição anterior mas, com esta alteração, a mera interpretação literal da lei esclarece o intérprete.

A Leya nasceu em Janeiro de 2008 como empresa holding na qual se integram algumas das mais prestigiadas editoras nacionais e duas das mais bem sucedidas editoras africanas. Líder do mercado editorial português, a Leya apresenta-se com objectivos concretos de vir a ser, também, protagonista ao nível internacional, nomeadamente pelo papel que desempenha no mundo de língua portuguesa.

A Livraria Leitura nasceu a 17 de Setembro de 1968, na Rua de Ceuta 88, no Porto, fundada pelo editor José Carvalho Branco e pelo livreiro Fernando Fernandes. Desde então, a Livraria Leitura tem vindo a afirmar-se como uma das maiores referências a nível nacional. Com uma vocação de base generalista, tem vindo, ao longo dos seus 36 anos de existência, a especializar-se em diversas áreas temáticas.

A Monitor é uma editora especializada em áreas técnicas, nomeadamente gestão, formação e comportamento, privilegiando o desenvolvimento em termos pessoais e profissionais. Monitor - Projectos e Edições, Lda. - Av. da Igreja, 66 - 3º Esqº - 1700 - Lisboa - Portugal. Tel. +351 21 7973656 Fax. +351 21 7934551

O  P.E.N. (Poetas, Ensaístas e Novelistas) International, também conhecido por PEN CLUB,  é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo inteiro. Foi criada em 1921,  no rescaldo da primeira guerra, por escritores ingleses e o seu primeiro Presidente foi John Galsworthy, Prémio Nobel em 1932.

Portal Galego da Língua é o sítio na rede de toda a actualidade da língua na Galiza, e está promovido pola Associaçom Galega da Língua (AGAL), umha associaçom sem ánimo lucrativo, legalmente constituída em 1981, que visa a plena normalizaçom do Galego-Português da Galiza e a sua reintegraçom no ámbito lingüístico a que historicamente pertence: o galego-luso-brasileiro.

A Editorial Presença destaca-se entre as principais editoras nacionais, com cerca de 150 novos títulos por ano, ocupando uma posição cimeira no mercado editorial. O sólido compromisso com a difusão da literatura é uma das razões por que tem vindo a publicar alguns dos mais notáveis autores contemporâneos, apostando também na divulgação de novos valores da ficção portuguesa.

A maior base de dados sobre Literatura Portuguesa. Clemente Sanches de Vercial foi um clérigo leonês que viveu entre o século XIV e o século XV e que escreveu várias obras de pendor religioso e moralizante. O seu Sacramental foi um dos livros mais lidos durante o século XV, tendo sido proibido pela Inquisição no século XVI e consequentemente queimado.

A maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal. Rua Luís de Camões, 30 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20051-020 - Telefone: (+ 55 21) 2221-3138 Tel/Fax: (+ 55 21) 2221-2960.

os meus livros” é a única revista portuguesa dedicada ao mundo dos livros. Em cada edição, entre outros temas, a revista antecipa os títulos que vão ser lançados no mercado, os principais eventos em agenda para o mês, assim como analisa o conteúdo dos principais livros que estão no top de vendas.

É uma revista editada, exclusivamente, em formato digital na Internet e tem como objectivo principal a divulgação de novidades editoriais de Portugal e de todos outros países lusófonos. Está em permanente actualização, sendo o nosso objectivo que em todas as quinzenas surjam novas sugestões de livros recentemente editados.

A SPA é uma cooperativa de responsabilidade limitada, fundada em 1925 para a Gestão do Direito de Autor, nos termos da legislação nacional (Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos aprovado pelo Decreto-Lei nº 63/85, de 14 de Março de 1985, e alterado pelas leis nº 45/85, de 17 de Setembro, e 114/91, de 3 de Setembro) e internacional (Convenção de Berna de 1886 e Convenção Universal de 1952, revistas em 1971). O seu funcionamento, a sua competência e atribuições, são regulados pela lei nº 83/2001, de 3 de Agosto.

Site de Escritores de Angola, além de oferecer espaço para críticas, ensaios, notas, postais, fotopoemas, notícias, livros, inéditos, biografias e galeria.

Vidas Lusófonas - Somos uma equipa de jornalistas e escritores de língua portuguesa. Neste ancoradouro propomo-nos ir contando um sem-fim de vidas lusófonas que marcaram uma actividade, um país, uma época. Em cada biografia iremos aliar o rigor da informação ao fascínio da intriga romanesca no presente do indicativo, tudo é actual, meia dúzia de páginas por vulto, concisão. E iremos depois traduzi-las para inglês para que o resto do mundo saiba quem nós fomos, quem nós somos. Não queremos da Internet apenas um barco para irmos a navegar pelo mundo. Também queremos que o mundo comece a navegar por este mar em cujas margens se fala português. Este site não é pois um manual de História. É sim uma galeria de retratos recriados a partir de pistas que a História nos legou. Plutarco e Tácito desbravaram: cada vida, cada conto.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech