A FNLIJ criada em 1968, tem como objetivo institucional a promoção da leitura e a divulgação de livros de qualidade para crianças e jovens. É a seção brasileira do IBBY, uma associação internacional de Literatura Infantil e Juvenil, existente em 64 países.
Atualmente, a Funarte representa a face oficial da cultura brasileira, no país e no exterior. E abrange todas as áreas artísticas. Estimula da ópera a dança folclórica, do balé clássico ao artesanato regional, da música erudita ao circo. A sede administrativa está no Rio. Com escritórios em São Paulo e Brasília. Seus eventos são realizados solo ou em parceria com empresas públicas ou do setor privado.
Fundação Biblioteca Nacional
Fundação Biblioteca Nacional - A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO a oitava biblioteca nacional do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.

Ao núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cujas origens remontavam às coleções de livros de D. João I e de seu filho, D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1 de novembro de 1755.

O início do itinerário da Real Biblioteca no Brasil está ligado a um dos mais decisivos momentos da história da pátria: a transferência da rainha D. Maria I, de D. João, Príncipe Regente, de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.


Fundação Casa de Jorge Amado

A Casa é belíssima e azul. Com sua fachada, onde as janelas afloram recortadas em arco, domina toda a praça. Pensando bem, não teria sentido ser em outro lugar. Quem conhece a Cidade da Bahia e a obra de Jorge Amado sente que aqui mesmo é que deveria estar sediada a Instituição que leva o seu nome. A Fundação Casa de Jorge Amado não poderia ter outro endereço senão o Largo do Pelourinho, cenário de suas estórias, cadinho onde se tempera a humanidade bizarra desta metrópole fervilhante de etnias diversas, diferentes costumes, culturas que se misturam e formam a argamassa desta civilização mediterrânea e mestiça que se espalha pelo recôncavo do golfo pontilhado de ilhas e que tem na capital, nesta cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos, o terceiro vértice de um triângulo cuja base repousa entre África e Ibéria.

A missão da Fundação Casa de Rui Barbosa é promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística, bem como congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira. A Fundação Casa de Rui Barbosa tem sua origem no museu-biblioteca instituído em 1928 pelo presidente Washington Luís. Em 1966, a instituição teve sua personalidade jurídica alterada pela Lei n.º 4.943, para melhor cumprir suas finalidades de desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino, como também, a divulgação e o culto da obra e vida de Rui Barbosa.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instituição cultural destinada à pesquisa e à difusão Artística e Literária, com responsabilidade jurídica própria e autonomia administrativa, técnica e financeira, constituída nos termos da Lei nº3050/85, de 14 de novembro de 1985, com sede e foro na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo.

O Exército Brasileiro dispõe de um rico patrimônio histórico e cultural, disseminado por todo o espaço territorial brasileiro. Todo esse patrimônio, representado por inúmeros fortes, fortalezas, sítios históricos, bibliotecas, documentos, museus, monumentos, armas, equipamentos e obras de arte, constitui referência de grande importância para a história da sociedade brasileira.

O compromisso com a cultura em Campos assumiu novos e maiores contornos. Hoje, é um dos traços mais marcantes da administração pública municipal.
A ampliação e a diversificação das promoções fizeram com que Campos avançasse, conquistando reconhecimento como o mais dinâmico pólo cultural do Estado do Rio de Janeiro.
A participação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, tem sido decisiva nesse processo de resgate da originalidade humana e da alma campista.

A Fundação Cultural Palmares formula e implanta políticas públicas que têm o objetivo de potencializar a participação negra brasileira no processo de desenvolvimento, a partir de sua história e cultura.
SBN - Setor Bancário Norte - Edifício Central Brasília - DF - Quadra 02 - bloco F - 1 Sub Solo - CEP 70040-904 - Telefone: 55-61-424.0100 - E-mail: palmares@palmares.gov.br

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo foi instituída em 1962. Entretanto, a idéia de criar uma fundação da natureza da FAPESP antecede em muito aquela data. Uma idéia que começou a se esboçar em 1942, quando foram montados os Fundos Universitários de Pesquisa para a Defesa Nacional, imediatamente após a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Fundação Dorina Nowill Para Cegos, antiga Fundação Para o Livro do Cego no Brasil, foi instituída em 11 de março de 1946 pela professora Dorina de Gouvêa Nowill. A necessidade de criar a fundação surgiu após a dificuldade enfrentada pela professora, deficiente visual desde os 17 anos, em encontrar livros em Braille.

Fundação Gregório de Mattos - Desafios não faltam com relação à construção de políticas culturais para Salvador. Um olhar de síntese estabelece pelo menos cinco grandes avenidas de trabalho, que aí estão a exigir respostas criativas, financiamento e avanços concretos: Participação popular Cotidiano das Artes / Valorização da Memória / Intercâmbio cultural / Fórum permanente - diálogo com a sociedade sobre objetivos da gestão e políticas culturais.

A Fundação João Pinheiro é uma entidade do Governo de Minas Gerais, voltada para a realização de projetos de pesquisa aplicada, consultorias, desenvolvimento de recursos humanos e ações de apoio técnico ao Sistema Estadual de Planejamento e demais sistemas operacionais de Minas, nas áreas da administração pública e privada, economia, estudos históricos, culturais, municipais e político-sociais.

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo - SP - Brasil - CEP 01156-001 - Fone: (11) 3823-4600.
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech