O Alexandria on line é um sistema de gerenciamento de acervos, desenvolvido para atender as necessidades de bibliotecas e centros de documentação de diversos tamanhos e diferentes finalidades.

A Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, por suas características institucionais, tem o senador como o seu principal usuário e seu objetivo é suprir as necessidades de informações do parlamentar, especialmente no processo de elaboração das leis, participação na tribuna e de construção das instituições nacionais.

Biblioteca Celso Furtado - Celso Monteiro Furtado - nasce a 26 de julho de 1920 em Pombal, no sertão paraibano, filho de Maria Alice Monteiro Furtado, de família de proprietários de terra, e Maurício de Medeiros Furtado, de família de magistrados. Após seus estudos secundários no Liceu Paraibano e no Ginásio Pernambucano do Recife, chega ao Rio em 1939, entra para a Faculdade Nacional de Direito e começa a trabalhar como jornalista na Revista da Semana.

Criada em 1968, a Biblioteca Central Reitor Macêdo Costa é órgão suplementar da UFBA, subordinado ao Reitor. Seu Regimento Interno foi aprovado pelo Conselho Universitário em 12 de maio de 1975. Em agosto de 1983 passou a ocupar edifício próprio no Campus de Ondina.

A Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) está localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, próxima à Reitoria. Com uma área total de 16.200m2, a BCE ocupa quatro andares, possui capacidade para armazenar um milhão de volumes e para atender a dois mil leitores simultaneamente e oferece a infra-estrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UnB.

Biblioteca Central da Universidade de Lavras - Acervo bibliográfico, informações sobre horários e serviços, inscrição, fotografias e mais.

Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Av. Paulo Gama, 110 - Térreo da Reitoria Prédio 12107  - Campus - Centro - CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS - Brasil. Fone: 55 51 3316.3065.

Biblioteca Central do Campus da USP - Ribeirão Preto - Av. Bandeirantes, 3900 - Ribeirão Preto - São Paulo/SP - CEP: 14040-900 - Telefone (16) 3602-3533 - FAX (16) 3602-4653 - E-mail: bcrp@bcrp.pcarp.usp.br

Biblioteca Demonstrativa de Brasília

A Biblioteca Demonstrativa de BrasíliaBDB - é vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura. É uma instituição com grande inserção na sociedade. Uma das provas de sua vitalidade é o expressivo número de leitores: em torno de 1.500 por dia. Em 2003 atendeu 336.819 usuários. EQS 506/507 W3 Sul - Brasília - DF - CEP 70350-580 - Telefone: (61) 3443.0852

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - Biblioteca digital com texto completo de dissertações e teses defendidas na USP - Universidade de São Paulo, catálogo da produção técnico-científica e artística, livros da Edusp e outras publicações.

A Biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, fundada em 1949, é uma das bibliotecas nacionais de referência na área de Física, tendo atualmente um acervo de aproximadamente 21.000 livros e 850 títulos de periódicos (240 correntes), em Física e ciências afins.

Criada a partir da fusão das Bibliotecas do Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia, a Biblioteca do IBGE possui um acervo com cerca de 50 mil monografias, 1150 títulos de periódicos, 20 mil mapas e cartas, 30 mil documentos sobre divisão territorial do Brasil, 80 mil fotos, entre outros.

A Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros, fundada em  07 de setembro de 1895,  na gestão  de  Augusto Álvares de Azevedo, e enriquecida ao longo de 100 anos de existência, é considerada um dos mais importantes acervos bibliográficos do País na área do  conhecimento jurídico, representando, nos dias de hoje, importante referência para os  estudiosos do Direito. A Biblioteca funciona no 5º andar da Casa do Advogado, na Avenida Marechal Câmara, nº 210 – Castelo – RJ.

Biblioteca George Alexander - A preocupação em criar espaço adequado para leitura existe desde 1886 no Instituto Presbiteriano Mackenzie, quando era ainda Mackenzie College, e contava com um coleção de livros aqui deixada por missionários americanos que retornavam à sua pátria. Com o crescimento de seu acervo inaugurou-se em 1918 uma pequena construção de dois cômodos abrigando em um o acervo de 2.000 volumes e o outro para acomodar os leitores.

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA), fundada em 1926 a partir do acervo da Câmara Municipal de São Paulo, localizava-se nesta época na Rua 7 de Abril. A transferência para a Rua da Consolação, 94, deu-se quinze anos mais tarde, para o atual edifício, projetado para sediar a Biblioteca Municipal e  recebeu o nome do escritor Mário de Andrade em 1960.

Biblioteca Monteiro Lobato - Inaugurada em 1936 pela bibliotecária e pedagoga Lenyra Camargo Fraccaroli, a biblioteca se mantém como importante referência no trabalho com o público infanto-juvenil.

Abriga mais de 53 mil títulos, entre o acervo destinado ao público infantil e juvenil, documentais referentes à sua história e a de sua fundadora, e do acervo especial do escritor Monteiro Lobato, composta de objetos pessoais, manuscritos, livros (alguns em primeira edição) e peças de seu mobiliário que ficam em exposição permanente.

Biblioteca Professor Achille Bassi - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Avenida Trabalhador São-Carlense, 400 - Centro - São Carlos - SP - CEP 13560-970 - Caixa Postal 668 - Telefone/Fax (16)273-9634 - E-mail: biblio@icmc.sc.usp.br

Biblioteca Parque Estadual (BPE) - Av. Presidente Vargas, 1261 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - CEP 20071-004 - Telefones:(21) 2224-6184 e (21)2242-6619 - Fax:(21) 2252-6810 - bibliotecapublica@bperj.rj.gov.br

A Biblioteca Pública de Maringá foi criada através da lei nº 48/57, e instalada em 7 de setembro de 1963, na Av. Duque de Caxias, com registro no INL nº 9613. Em 30 de novembro de 1975, foi inaugurada a Biblioteca Municipal Prof. "Bento Munhoz da Rocha Netto", com dois pavimentos, juntamente com o anfiteatro na Av. XV de Novembro, tendo ampliação de um andar em 1986 - Centro.

Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman - Venda Nova do Imigrante/ES

Biblioteca Virtual Anísio Teixeira - Produção intelectual, correspondências, presença na mídia e homenagens ao educador.
Biblioteca Virtual da Escola do Futuro - Textos, imagens, sons, programas especiais.
Biblioteca Virtual de Astronomia - Seu objetivo é facilitar o acesso a informações sobre Astronomia, selecionadas e de fontes confiáveis, existentes na Internet.
A Biblioteca Virtual de Economia é um provedor de informações especializadas que disponibiliza hipertexto de sites que contenham assuntos qualitativamente relevantes e confiáveis sobre diferentes domínios da Ciência Econômica.

Biblioteca Virtual de Educação a Distância - Artigos e outros Textos, Associações, Sociedades Científicas e Profissionais, Cursos, Dicas de financiamento, Eventos, Fomento a Pesquisa, Instituições de Ensino e Pesquisa, Legislação, Listas de Discussão e Newsgroups, Livros e Manuais, Órgãos de Política, Coordenação e Fomento, Periódicos, Professores, Pesquisadores e Pessoas que atuam na área, Projetos, Suporte Tecnológico, Teses e Dissertações.

Biblioteca Virtual de Engenharia Biomédica. Periódicos, artigos e textos, pesquisadores, projetos de pesquisa, eventos, empresas e instituições de ensino.
Biblioteca Virtual de Engenharia de Petróleo. Os objetivos principais de nossa biblioteca consistem na captação, organização e disponibilização de informação encontrada na Internet sobre o tema Engenharia de Petróleo.
A Biblioteca Virtual de Estudos Culturais é um repositório comentado de informações disponíveis na Internet, organizada pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica reúne de forma estruturada e seletiva, sites brasileiros e estrangeiros contendo informações relevantes sobre inovação tecnológica, em seus múltiplos aspectos.

Biblio - Biblioteca Virtual de Literatura - nasceu no dia 1º de setembro de 2000 com a idéia de agrupar as grandes obras de nossa literatura em um só local, permitindo a leitura de um livro completo, a cópia ou mesmo a impressão, com a ajuda de um editor de textos. A lei de direitos autorais, diz que todas as obras cujo autor morreu há mais de 70 anos podem ser reproduzidas e distribuídas livremente, estão em domínio público. São as obras em domínio público que a biblio oferece.

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.
Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa e das literaturas latino-americanas e abrange todas as outras literaturas. A literatura dramática está incluída, vinculada às atividades que a levam à cena.

A Biblioteca é uma lista de links comentados sobre Museus, Centros de Ciência e sites relacionados à divulgação científica.
A Biblioteca Virtual de Óptica destaca o tema Óptica Básica e Aplicada e seleciona, dentre as informações disponíveis, as mais relevantes para os estudiosos desta área.
A Biblioteca Virtual de Política Científica e Tecnológica tem o objetivo de facilitar o trabalho de gestores que formulam, executam, interpretam e avaliam as políticas públicas de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico, jornalistas especializados, pesquisadores, e outros.
Esta biblioteca virtual tem por objetivos captar, organizar e disponibilizar informações encontradas na Internet sobre o tema Saúde Mental.
Biblioteca Virtual de Tropicologia com artigos, base de dados, capítulos de livros, conferências, cursos, entrevistas, eventos científicos, instituições de pesquisa, jornais e revistas, livros, opúsculos, teses e dissertações.
A Biblioteca Virtual em Saúde fica na Rua Botucatu, 862 - Cep 04023-901 - São Paulo - SP - Brasil - Tel: (11) 5576 9800 - Fax: (11) 5575 8868.
Biblioteca Virtual Gilberto Freyre - É o portal oficial de disseminação do arquivo documental da Fundação Gilberto Freyre na internet.

O portal bibliotecarias.com.br é dedicado aos profissionais de bibliotecas e oferece conteúdo oriundo de diversas fontes, inclusive de produção própria.

Site com links para bibliotecas virtuais de pesquisadores brasileiros.

Bibliotecas Virtuais Temática - As Bibliotecas Virtuais são coleções organizadas de documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos relacionados: os relativos ao seu conteúdo e os que identificam de forma descritiva o documento.

Avenida Professor Lineu Prestes, 950 - Cidade Universitária - São Paulo - SP - Atendimento ao Usuário - Angelo Correa da Cruz - Telefone (11) 3818-3823 - E-mail: angelo@bcq.usp.br
Escritório da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

O Escritório da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Brasil, é um dos seis escritórios no exterior administrados pela Divisão de Operações no Exterior da Biblioteca do Congresso. Esses escritórios adquirem, catalogam, preservam e distribuem materiais de pesquisa de países de difícil aquisição pelos métodos convencionais.

O escritório no Rio de Janeiro coleta materiais do Brasil, Uruguai, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. O objetivo do escritório é enriquecer as coleções de pesquisa da Biblioteca do Congresso com o que há de melhor da produção bibliográfica desses países. Foi inaugurado em 1966 como um escritório do Programa Nacional de Catalogação e Aquisição para suprir a Biblioteca do Congresso com publicações  brasileiras. A responsabilidade pelo Uruguai foi acrescentada em 1986, o Programa de Aquisição Cooperativa foi iniciado em 1990, e a cobertura do Suriname, da Guiana e da Guiana Francesa a partir de 1997.

As publicações adquiridas incluem livros, jornais, revistas, folhetos, literatura de cordel, CDs, CD-ROMs, DVDs, mapas, cartazes e partituras musicais. Muitas publicações são compradas, mais um pouco mais da metade do total adquirido pelo escritório é proveniente do intercâmbio com cerca de 500 instituições.

GT Bibliotecas Virtuais

Bibliotecas Brasileiras na Internet.

Oferece para a comunidade científica, acadêmica e administrativa das instituições consorciadas a consulta ágil e atualizada, por meio eletrônico, a textos completos de revistas científicas internacionais através da Rede ANSP – Academic Network of Sã
O programa nacional Quero Ler – Biblioteca para todos é uma das maiores parcerias de solidariedade, articulando os diferentes níveis de governo, iniciativa privada, comunidade e cidadãos. O programa vai incentivar a arrecadação espontânea de livros para beneficiar todas as cidades brasileiras sem bibliotecas. Com a iniciativa, todos os municípios do Brasil passam a contar com este serviço para sua comunidade, zerando assim o número de municípios sem bibliotecas públicas.
Real Gabinete Português de Leitura

Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.

Rede de Bibliotecas da Fiocruz - Criada com o objetivo de agilizar o acesso aos produtos e serviços bibliográficos disponíveis na Instituição, procura garantir maior visibilidade aos recursos informacionais existentes em suas bibliotecas. A Rede funciona através do desenvolvimento de programas e projetos planejados pelas Bibliotecas integrantes e implementados pelos Comitês Técnicos.


A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. É o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Integra o sistema de Bilbiotecas da USP (SIBI USP) e o SIBINet. Possui um acervo de cerca de 42.000 volumes entre livros, periódicos, folhetos, catálogos de exposição e mapas.

Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - Serviço de Biblioteca e Documentação - Rua do Lago, 562 - Cidade Universitária - CEP 05508-080 - São Paulo - SP - e-mail: bibigc@usp.br - Fone (11) 3091 4140 - Fax (11) 3091 4279

O Sistema de Bibliotecas da UFC disponibiliza livros, teses, dissertações, fitas de vídeo e periódicos eletrônicos nas diversas áreas do conhecimento. Além do acervo, são oferecidos serviços de empréstimo domiciliar, comutação, acesso à base de dados, bem como orientação na produção de trabalhos técnicos-científicos.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR é formado pela Biblioteca Central do Campus Curitiba, Biblioteca do Campus São José dos Pinhais, Biblioteca do Campus Londrina, Biblioteca do Campus Toledo e Biblioteca do Hospital Universitário Cajurú. Caracterizando-se como um Centro de Recursos de Aprendizagem e Informação o SIBI-PUCPR dispõe de amplo acervo de livros, periódicos, bases de dados, fitas de vídeo, CD-ROMS e outros meios de informação, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Biblioteca da Universidade de Campinas - UNICAMP - Com diversos links para universidades do Brasil, editoras, livrarias, e muito mais.
O Centro Universitário do Norte Paulista nasceu da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras – FARFI -, criada em 1970 com o objetivo de ampliar as capacidades da região de São José do Rio Preto em atender as necessidades de profissionais qualificados para o magistério e também para as áreas específicas da gestão educacional.

A Virtual Bookstore é uma das mais antigas bibliotecas virtuais do país. Iniciou as atividades ainda em 1997 como espelho do Projeto Gutenberg no Brasil, tendo a frente o coordenador Renato Lima. Em seguida, pela demanda dos visitantes, começou a digitalizar obras nacionais de domínio público e abrigar novas seções.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech