Frankfurt aposta em 'eficiência alemã' para receber 300 mil pessoas

Folha.com - JOSÉLIA AGUIAR - 11.10.2011

A poucas horas da solenidade de abertura da Feira do Livro de Frankfurt, na noite desta terça-feira (11), vários estandes ainda eram montados. "Vai dar tempo?". "Sim, a eficiência alemã garante", respondeu, em inglês, um dos carregadores na ala só dedicada às obras raras.

Parece que falam todos os idiomas --até português se escuta-- os funcionários do conjunto de edifícios que sedia a maior feira do livro do mundo, realizada desde 1949. A diversidade de idiomas se justifica: cerca de 300 mil visitantes de 110 países vão passar por lá de amanhã, dia 12, até o domingo, dia 16. A maioria é constituída de executivos de editoras, agências literárias e empresas do ramo editorial. Entre apresentações de editores e conferências de experts de diversos campos, há mais de 3.000 eventos previstos para os cinco dias. No fim de semana, o evento também é aberto ao público.

Feiras como a Expo America, nos EUA, e a de Pequim, a maior da Ásia, também são grandes em quantidade de gente e volume negociado. Mas talvez nenhuma outra seja tão multicultural quando a alemã.

O Brasil, convidado de honra em 2013 --neste ano, é a Islândia--, é representado por mais de 50 editoras que ocupam o estande coletivo ou estandes independentes. Apresentações sobre o mercado brasileiro serão feitas por representantes da CBL, da Fundação Biblioteca Nacional e editoras a fim de impulsionar a tradução de autores nacionais no exterior.

Ler mais: Folha.com

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech