Os valores e as atividades corporais - David Rodrigues (Org.)

O professor David Rodrigues reuniu textos de pesquisadores brasileiros e portugueses sobre práticas corporais contemporâneas a fim de nos ajudar a entender o corpo para além do óbvio. Dirigido a todos que praticam ou orientam atividades em que movimento e corpo têm papel primordial, como profissionais e estudantes de educação física, psicologia, saúde e educação.

Quando tanto se fala em “técnica”, é pertinente discutir os valores que a enquadram e legitimam. No momento em que as práticas corporais se diversificam e se miscigenam aceleradamente, é tempo de refletir sobre os conceitos de pessoa, corpo e sociedade subjacentes a essas mudanças.

No livro Os valores e as atividades corporais (Summus Editorial, 208 pp., R$ 40,70), autores universitários do Brasil e de Portugal, orientados pelo professor português David Rodrigues, da Universidade Técnica de Lisboa, levanta questões importantes sobre a corporeidade. O corpo é a maneira de o ser humano conhecer e estar no mundo. Mas a compreensão dele não é homogênea, e sim baseada em infinitas teorias que construímos e desconstruímos ao longo do tempo.

Rui Machado Gomes, Wagner Wey Moreira, Eline T. R. Porto, Michele Carbinatto, Regina Simões, Ruy Jornada Krebs, Kátia Rubio, João Batista Freire, Gonçalo M. Tavares, Norval Baitello Junior, Paulo Cunha e Silva e o próprio David Rodrigues lançam, nesta obra inédita, diferentes olhares sobre o tema.

“Não procuramos idéias feitas, procuramos sobretudo entender como é que o corpo é vivido e entendido num mundo desigual, complexo e contraditório”, esclarece Rodrigues, organizador da obra. Os autores utilizam inúmeros os pontos de partida para pensar o corpo – a identidade, a saúde, as atividades físicas etc.

Estudiosos brasileiros e portugueses, num exercício de complementaridade,  apresentam suas concepções sobre o assunto, partindo da própria especialidade e expandindo sua experiência que destaca as semelhanças e diferenças da cultura dos dois países na abordagem de um tema universal. O resultado é um prisma em que diferentes visões se complementam e dialogam entre si, formando um corpus do corpo.

O corpo, segundo Rodrigues, não tem proprietários. “De modo que o conjunto de autores, só pelo fato de terem escrito esse livro em conjunto, mostra que a reflexão sobre o corpo e a motricidade não é interdita a ninguém nem a nenhuma área disciplinar, mas constitui um espaço amplo de reflexão no qual todas as áreas científicas têm uma palavra complementar e pertinente”, afirma.

O livro não tem preocupações metodológicas, no sentido de apresentar técnicas e modelos de intervenção; pretende antes contribuir para sedimentar concepções a partir das quais hão-de surgir heurísticas de intervenção. “Tem a ambição de tornar familiar o que antes não o era e de analisar os diferentes olhares sobre o corpo”, diz Rodrigues. Segundo ele, é aí que reside a utilidade do livro “para que as pessoas desenvolvam, no cotidiano, atividades corporais: apesar de não apontar metodologias, ele aponta caminhos, princípios de entendimento das praticas sem os quais as atividades corporais seriam meramente formais e ‘exteriores.’”

SERVIÇO:

Os valores e as atividades corporais
David Rodrigues (Org.)
Summus Editorial
Atvidade física
ISBN: 978-85-323-0472-8
Formato 14 x 21 - 208 págs.
2008

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech