Estudo mostra que cada olho focaliza uma letra diferente durante a leitura

O Globo Online - YORK, Inglaterra

Com auxílio de um sofisticado equipamento de monitoramento ocular, cientistas descobriram que os dois olhos não andam sempre juntos durante a leitura. Ao contrário do que se pensava até agora, durante quase 50% do tempo, cada olho focaliza, ao mesmo tempo, diferentes letras de uma mesma palavra.

O estudo, realizado da Universidade de Southhampton, na Inglaterra, pode ajudar a aprimorar métodos de alfabetização e desenvolver tratamentos para para pessoas com dificuldades para ler, como a dislexia.

Segundo o autor da pesquisa, Simon Liversedge, especialista em psicologia cognitiva, as pessoas combinam partes separadas de uma palavra enquanto lêem. Os olhos não mantêm um movimento, e sim dão saltos, concentrando-se em uma palavra específica durante um instante, de acordo com o estudo.

Fonte: O Globo Online

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech