Lições de Literatura Nordestina / Fábio Lucas

O autor Fábio Lucas lançou pela coleção Casa de Palavras da Fundação Casa de Jorge Amado o livro Lições de Literatura Nordestina. A obra é uma coletânea da literatura brasileira que faz um apanhado de vários estudos relacionados à literária do Nordeste.

Entre esses estão: especificações de Vidas Secas, a textualidade contida de Graciliano Ramos, Aspectos Literoculturais da obra de Rachel de Queiroz.

Também tem obras de autores como: Jorge Amado, Francisco J.B Dantas, Ricardo Ramos, Manuel Bandeira, Jorge Lima, Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, Celso Japiassu, César Leal, Tereza Tenório, Majela Colares, Nauro Machado e João Scortecci.

Fábio Lucas, que defende a pluralidade e diversidade das obras como está expressa no livro, é crítico e estudioso da literatura brasileira. Nascido em Esmeraldas, Minas Gerais, 27 de julho de 1931, Lucas formou-se em Ciências Sociais e Economia pela Universidade Federal de Minas, mas logo abandonou o diploma para se dedicar à literatura da língua portuguesa. Isso fez com que se tornasse em um dos maiores e mais renomados e estudiosos em letras.

Em seu currículo já tem 40 livros publicados. Coleciona prêmios importantes como Juca Pato de 1992 e o famoso prêmio Jabuti. Ocupou por seis vezes o cargo de presidente da União Brasileira dos Escritores, no qual defendia com dignidade a liberdade de expressão nos tempos difíceis em que passou os escritores brasileiros. Em 1985 fez parte do Congresso Brasileiro de Escritores.

A obra tem como objetivo reunir as todas as produções literárias das mais diversas regiões brasileiras. Também é uma crítica a visão equivocada que acarretam no país no meio jornalístico e literário no sentido de fazer listas de títulos de livros mais lidos sendo que esses ficam restritos ao maior número de vendagem e não na qualidade da obra em si.

Renomam autores não consagrados e exclui os maiores da literatura do nordeste, cujos esses chegaram a influenciar os contemporâneos portugueses e romancistas africanos. Ele também faz uma crítica ao eixo Rio-São Paulo que vendem a idéia de homogeneização das diversas culturas e de ditar padrão de gosto para os professores e estudantes literários dominados pela indústria cultural.

LIÇÕES DE LITERATURA NORDESTINA
Fábio Lucas
Casa de Palavras - Fundação Casa de Jorge Amado
Formato: 19 x 11 cm
240 páginas
ISBN: 85-72780912
Ano: 2005

Mais informações:

site: www.jorgeamado.org.br
e-mail: fejamado@velomaxmail.com.br 

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech