O Guia do Profissional do Livro - Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro - de João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti,  chega a sua  17ª. Edição ampliado e atualizado.


Ler mais
Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva

Plataforma do Letramento - Publicação que pretende trazer o livro e a leitura ao centro dos exercícios e das atividades de mediação escolares em todo o Brasil, tendo a inclusão da pessoa com e sem deficiência como foco para contribuir com a democratização do acesso ao livro e à leitura e a equiparação de oportunidades para todos.

Ler mais
Estudo mostra que cada olho focaliza uma letra diferente durante a leitura

O Globo Online - Com auxílio de um sofisticado equipamento de monitoramento ocular, cientistas descobriram que os dois olhos não andam sempre juntos durante a leitura. Ao contrário do que se pensava até agora, durante quase 50% do tempo, cada olho focaliza, ao mesmo tempo, diferentes letras de uma mesma palavra.

Ler mais
Hungria bate recorde com livro de 1,4 tonelada

G1 Globo - A Hungria entrou para o Guinness, livro dos recordes, com o maior livro do mundo. A obra feita pelo húngaro Bela Varga, sua mulher e outros 25 voluntários mede 4,18 metros por 3,77 metros, pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas.

Cem curiosidades sobre o escritor Machado de Assis


AQUI

100 erros mais comuns em português

Ler mais
Bicicloteca

A Bicicloteca é uma biblioteca intinerante, um movimento independente, existente em diversas comunidades brasileiras para levar a leitura até as pessoas sem acesso a biblioteca, as quais, utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Leia mais: site.

Ler mais

Brasiliana é termo que designa um conjunto de livros, publicações e estudos, que tenham por tema a história, a cultura e quaisquer outros aspectos sobre o Brasil.

O Xis do Problema / Felipe Lindoso

Políticas públicas para o livro e o mercado editorial. Aqui.
Estudo comprova que criança que lê mais escreve melhor

Folha OnlineEstá comprovado que as crianças que lêem e escrevem mais são melhores na leitura e na escrita. E escrevendo posts de blogs, atualizações de status, mensagens de texto, mensagens instantâneas, e todas as coisas semelhantes, motivam crianças a ler e escrever.

Ler mais
Projeto In Company da Escola do Escritor

O Projeto In Company da Escola do Escritor foi criado como o objetivo de atender às demandas e necessidades de treinamento, atualização e informação sobre o Mundo dos Livros e o Mercado Editorial Brasileiro. Mais informações acesse o site.
Ler mais
Você sabe o que é Depósito Legal?

O Depósito Legal é definido como exigência, por força de Lei, de remessa à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, objetivando assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional.

Ler mais
Boletim da Indústria Gráfica
Criado em 1949, o Boletim da Indústria da Indústria Gráfica (BIG) surgiu com o objetivo de "estreitar as relações com a família gráfica", divulgando informações jurídicas, dados econômicos, cursos, palestras, anúncios e encontros importantes relacionados ao setor gráfico. Ao longo dos anos, o BIG se tornou uma publicação de grande referência da Indústria Gráfica, pois acompanhou as conquistas do setor. Em 1977, teve sua última edição publicada, passando por uma reformulação e adequação aos hábitos da sociedade moderna. Tornou-se, então, uma publicação em formato de revista, recebendo o nome de Revista Abigraf, mantendo-se até os dias atuais.


IBGE aponta queda de 16,1% no varejo de livros no último ano (2016)

Publishnews - Leonardo Neto - 14/02/2017 - O IBGE publicou, na manhã desta terça-feira (14), os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente ao mês de dezembro de 2016. Em geral, o comércio sofreu recuo de 2% no volume de vendas na comparação com o mês de novembro, já descontadas nesta conta as influências sazonais. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, a queda foi de 6,2% sobre os valores registrados no mesmo período de 2015. O segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria foi o que teve o maior tombo de todas as oito categorias analisadas pelo IBGE. No ano, acumulou perdas de 16,1% no seu volume de vendas na comparação com 2015. O Instituto aponta que o segmento teve a mais acentuada queda da sua série histórica.

Ler mais
China será país homenageado da Bienal de Curitiba

Ministério da Cultura - 22/02/2017 - Durante cinco meses, a capital do Paraná será sede de um dos maiores eventos de literatura, arte e cinema do Brasil: a 24ª edição da Bienal Internacional de Curitiba. Com apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, o evento será realizado entre 30 de setembro deste ano e 25 de fevereiro de 2018 e terá a China como país homenageado. Nesta quarta-feira (22), o vice-ministro da Cultura da China, Yang Zhijin, informou, durante visita ao MinC, que ainda estão sendo definidos os artistas chineses que participarão do evento e elogiou a iniciativa. "A Bienal é uma das mais importantes do Brasil e ficamos muito honrados em poder participar", pontuou. A expectativa é que a 24ª edição da Bienal ocorra em 124 pontos da cidade, entre museus e centros culturais, e que atraia cerca de 1 milhão de visitantes.

Ler mais
Comerciante arrecada livros e espalha pelos pontos de ônibus de Atibaia Moradores podem pegar o livro e devolver em qualquer ponto da cidade

G1 - 22/02/2017 - Iniciativa tem por objetivo incentivar o hábito da leitura. Um comerciante arrecadou livros doados e espalhou pelos pontos de ônibus de Atibaia. O objetivo é que o morador leve para ler e devolva em qualquer um dos pontos da cidade. “A ideia é justamente influenciar através do exemplo. Eles vão vendo outras pessoas lendo, levando o livro para casa e também levam”, explicou Paulo Cesar Marques, criador do projeto. O auxiliar de cozinha José Carlos Ferreira lembra que estava passando em uma rua e parou para ver o que era a caixinha com os livros. “É bom que distrai a pessoa porque fica lendo um pouco, esperando enquanto o ônibus não vem. Na semana que vem eu venho e leio mais”, disse.

Ler mais
Luís Antonio Torelli é reeleito presidente da Câmara Brasileira do Livro

CBL - 21/02/2017 - Nesta terça-feira (26), os associados da Câmara Brasileira do Livro elegeram o novo corpo diretivo, presidido por Luís Antonio Torelli, da Editora Trilha Educacional. O presidente e seus diretores estarão à frente da entidade no biênio 2017/2019. A chapa, com a plataforma Gestão, Mercado, Governo: Mais Livros, Mais Leitores, coloca o livro e o incentivo à leitura como ponto central da gestão. “Na primeira gestão muito foi feito para atingir nossos objetivos, e muito ainda será feito para que o livro faça parte do dia a dia do brasileiro”, destaca Torelli. Uma das metas centrais da diretoria eleita é ajudar a indústria e o varejo do livro com estratégias capazes de consolidar um caminho para atravessar este difícil período de crise econômica. Além disso, propostas como a defesa dos programas governamentais que oferecem livros às escolas públicas e maior eficiência no diálogo entre todos os setores da cadeia produtiva do livro, estão no foco de trabalho da nova diretoria.

Ler mais
ANL e REBRA criam parceria para a comemoração do Dia Internacional da Mulher em 2017

23/02/2017 - Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no próximo 08 de março, a Associação Nacional de Livrarias - ANL e a Rede de Escritoras Brasileiras - REBRA firmaram parceria para celebrar essa data com a Campanha Semana Feminina de Literatura ANL e REBRA, na busca de ampliar a divulgação da literatura feminina. Uma homenagem às escritoras, clássicas e contemporâneas. Mesmo com todo o avanço de igualdade de gêneros, o trabalho literário feminino ainda necessita de um maior espaço nas principais vitrines literárias de nosso país, as Associações querem que o público, em geral, conheça melhor nossa rica literatura feminina. As Editoras brasileiras também serão convidadas para atuarem nessa semana. A Ação sugere que elas desenvolvam eventos e ações de promoções especiais, divulgando obras de suas escritoras em parceria com as livrarias.

Ler mais
Realização de feiras de livros no Cariri

Ministério da Cultura - 21/02/2017 - O Ministério da Cultura (MinC) firmou parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará para a realização de uma série de feiras de livros itinerantes na Região do Cariri cearense. O acordo foi selado pelo diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Cristian Brayner, durante viagem realizada a Fortaleza na última semana.  
De acordo com Cristian, o acordo vem ao encontro da política de descentralização das feiras literárias proposta pelo ministro Roberto Freire. "O objetivo é fomentar a política de livro e leitura em regiões com forte vocação cultural e evitar que sejam feitos investimentos apenas em grandes cidades do País", afirmou. O secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, irá identificar quantos municípios, dos 29 que integram o Cariri cearense, poderão participar do festival literário. A ideia é promover ainda este ano feiras itinerantes que percorrerão as dezenas de cidades daquela região.

Ler mais
BookPartners compra Superpedido

Publishnews - Leonardo Neto - 20/02/2017 - Enquanto o mercado ainda faz conjecturas sobre uma possível fusão entre Cultura e Saraiva, a BookPartners acaba de fechar um acordo para a compra da Superpedido - Tecmedd. A transação, confirmada pela BookPartners, dá musculatura à distribuidora, que já tem forte entrada no mercado de CTP, em especial com livros de Direito, e passará agora a ter peso também no mercado trade. “A gente tem uma linha de atuação que não conflita com a da Superpedido, que chega agora para somar, para trazer combustível extra”, comemorou Mauro Azevedo, diretor de operações da BookPartners. A marca Superpedido será incorporada pela holding e será uma empresa irmã das distribuidoras Vertice Books e Empório do Livro, da rede de livrarias Cia. Dos Livros, da editora B4 e da OndBooks, voltada a prover o mercado editorial na impressão de livros sob demanda.

Ler mais
Prêmio Camões celebra a Língua Portuguesa

Ministério da Cultura - 15/02/2017 - Considerada a mais importante distinção da Língua Portuguesa, o Prêmio Camões de Literatura será entregue no dia 17 de fevereiro, em solenidade no Museu Lasar Segall, em São Paulo. O objetivo do prêmio é consagrar anualmente um autor da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, na edição 2016, Raduan Nassar foi o grande vencedor. Autor de obras célebres como Lavoura Arcaica (1975) e Um Copo de Cólera (1978), o escritor é um dos grandes expoentes da literatura brasileira. Nesta edição, o prêmio será de 100 mil euros. Metade deste valor será arcado pelo Ministério da Cultura (MinC). O ministro da Cultura, Roberto Freire, participará da cerimônia.

Ler mais
No Brasil, o digital não assusta mais

Valor Econômico - 10/02/2017 - O livro digital surgiu como uma ameaça, mas acabou se mostrando um "inimigo" nem tão assustador quanto as editoras brasileiras imaginavam. Em quase uma década de vendas de livros e leitores eletrônicos, a fatia desse segmento não passou de 5% do mercado total. Com um risco bem menor que o estimado anteriormente, as editoras acabaram por embarcar no modelo, colocando em versões digitais tanto títulos de catálogo, quanto lançamentos. A facilidade do mundo digital também tem estimulado autores a publicar livros apenas no formato digital. A Saraiva e a Amazon oferecem essa opção. Na Amazon, dos 100 livros mais vendidos toda semana, 40 são publicados nesse formato. Entre títulos de editores e autores, a companhia diz ter 98 mil títulos digitais em português.

Ler mais
Quem são os leitores da ficção brasileira contemporânea?

Folha de São Paulo - Santiago Nazarian - 12/02/2017 - Os números são sempre desanimadores. Num país com 27% de analfabetos funcionais, nem os alfabetizados têm o costume de ler. Nesse contexto, o que sobra para o autor brasileiro contemporâneo, esse ser tão marginalizado? No meio literário, mantém-se o palpite (nem tão sarcástico) de que o número total de leitores de literatura brasileira contemporânea seja o mesmo da média das tiragens: 3.000. Desses, a imensa maioria é formada pelos próprios autores, por editores e jornalistas. Mesmo dentro do cenário acadêmico, nas faculdades de letras, não se conhece bem a literatura produzida hoje no país. Se é uma falácia dizer que escritores não são lidos por seus pares, mais correto parece ser inferir: os escritores são lidos apenas por seus pares.

Ler mais
6 dicas para ler mais livros este ano

Época Negócios - 13/02/2017 - Quanto você, de fato, lê? Você aproveita o tempo que tem? Faz da leitura uma prioridade? Em artigo publicado na Harvard Business Review (HBR), Neil Pasricha, autor do best-seller The Happiness Equation e diretor do The Institute for Global Happiness, conta que durante toda sua vida adulta leu em média cinco livros ao ano. Isso se tivesse sorte ou férias. No ano passado, no entanto, Neil mudou diversos de seus hábitos de leitura. O resultado? 50 livros lidos. Em 2017, ele resolveu dobrar sua meta: quer chegar à marca dos 100. Ler mais, defende, permitiu a ele ser mais criativo em todas as áreas de sua vida. Hoje, garante, arrepende-se de não ter estabelecido metas mais ambiciosas para suas leituras nos anos anteriores.

Ler mais
Ler 200 livros por ano é mais fácil do que você imagina

Exame - Claudia Gasparini - 11/02/2017 - Sim, você seria capaz de ler 200 livros por ano. Pelo menos se empregasse o tempo anual que gasta com redes sociais virando as páginas de um bom texto. Quem garante é o escritor norte-americano Charles Chu, que experimentou (e comprovou) a própria tese em 2015, quando lançou a si mesmo o desafio de ler pelo menos 3 obras por semana. Tudo começou quando ele descobriu que seu ídolo, o megainvestidor Warren Buffett, atribuía o próprio sucesso à intensidade da sua relação com os livros. “Leia 500 páginas por dia”, disse o bilionário, segundo o USA Today. “É assim que o conhecimento funciona, é construído (…) Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia, embora a minoria realmente faça isso”.

Ler mais
Troque no comando do livro didático

Publishnews - Leonardo Neto - 01/02/2017 - Wilson Troque construiu uma longa carreira na indústria do livro. Só no Grupo Santillana ficou 23 anos, de 1993 até janeiro de 2016. Nesse período, foi gerente de logística, de vendas e de produção. Essa experiência lhe rendeu um convite, em agosto passado, para prestar uma consultoria ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta quarta-feira (1º), Troque foi nomeado coordenador-geral dos Programas do Livro do FNDE, cargo que foi ocupado nos últimos anos por Sonia Schwartz Coelho. “Como eu vim de uma editora, eu entendo bem a situação e a minha missão aqui é harmonizar essa relação”, disse Troque ao PublishNews, direto de Brasília.

Ler mais
ABL vai promover o encerramento da série de homenagens ao Acadêmico Darcy Ribeiro, no 20º aniversário de sua morte

Academia Brasileira de Letras - 10/02/2017 - Com uma sessão especial e mesa presidida pelo Acadêmico e Professor Alberto Venancio Filho – Conselheiro da Fundação Darcy Ribeiro –, a Academia Brasileira de Letras realizará, no próximo dia 17 de fevereiro, entre 15:00 e 18:00 horas, o encerramento da série de homenagens ao Acadêmico Darcy Ribeiro, que morreu no dia 17 de fevereiro de 1997 e ocupou a cadeira nº 11 da ABL, fundada por Lúcio de Mendonça, que escolheu como patrono o poeta Fagundes Varela. O evento na ABL, organizado pela Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR), culminará uma série de homenagens, sob o título geral de “Darcy Ribeiro- 20 anos- Que falta ele nos faz!”, com início em Seminário no Arquivo Nacional, no dia 15/02.

Ler mais
Pré-estreia de Festival Literário terá leitura de conto e elaboração de prato

G1 - 10/02/2017 - O Festival Literário de Londrina (Londrix), no norte do Paraná, começa somente na segunda-feira (13), mas a programação já começa neste sábado (11). A pré-estreia está programada para ocorrer na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, às 21 horas, com a leitura do conto “O Último Porco”, do escritor londrinense Domingos Pellegrini. Além disso, será servido um prato inspirado no conto durante o evento. O chef Marcello Sokolowski será responsável por preparar a refeição. No domingo (12), às 11h, será realizado o “Assalto Literário” na feira-livre dos “Cinco Conjuntos”. Serão promovidas leituras, declamações de poemas e prosas poéticas com distribuição de livros. Essa ação também vai ocorrer no Calçadão de Cambé, nas segunda-feira (13), às 11h.

Ler mais
Novos membros da CNIC tomam posse

Ministério da Cultura - 06/02/2017 - Os 21 membros escolhidos para compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) no biênio 2017/2018 tomaram posse nesta segunda-feira (6), em Brasília, em cerimônia com a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire. Os novos integrantes participam, até o dia 10, da 254ª reunião da comissão, que avaliará cerca de 280 projetos candidatos a receber apoio via mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Os comissários também receberão treinamento sobre o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). Ao saudar os membros recém-empossados, o ministro Roberto Freire destacou a renovação da Lei Rouanet a partir de Instrução Normativa que está sendo elaborada pelo Ministério da Cultura (MinC), mas também pela atuação da Comissão.

Ler mais
Biblioteca Mário de Andrade recorre ao crowdfunding para construir área infantil

Publishnews - Talita Fachhini - 07/02/2017 - Está no ar desde o fim de 2016, uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar de fundos para a remodelação de um espaço na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A ideia é construir a sala A Flor Amarela, destinada ao desenvolvimento de atividades que estimulem a criatividade e a imaginação infantil. Pensado para oferecer segurança e acessibilidade para crianças de 2 a 10 anos, o mobiliário e a estrutura proporcionarão a realização de diversas atividades, como exibição de filmes infantis, ateliê, teatrinho, oficina de leitura, além de um fraldário à disposição das famílias. A atual programação infantil vem atraindo muitas crianças para tardes de música, teatro, brincadeiras e arte, por isso, ter uma área especialmente destinada a essas atividades estimularia cada vez mais as crianças a frequentarem a Biblioteca, contribuindo para seu pleno desenvolvimento cultural.

Ler mais
10 lugares que quem ama ler precisa conhecer no Brasil

Blog do Galeno - 01/02/2017 - Quem adora ler sabe que, muitas vezes, é difícil achar aquele lugar aconchegante, silencioso e bem-iluminado para que a leitura seja excelente e dure por mais tempo. Ou ambientes em que se possa conversar sobre as últimas leituras com amigos ou pessoas que você ainda não conhece. E também está sempre à procura de dicas de novos livros para adicionar à readlist. Por isso, separamos algumas sugestões de lugares espalhados pelo Brasil para que você possa aproveitar ainda mais o ato da leitura. Os lugares que você encontrará a seguir foram descritos por suas próprias organizações e têm muita história para contar, então não deixe de clicar no link de cada um para saber um pouco mais.

Ler mais
Synesio Sampaio Goes Filho é o novo imortal da Academia Paulista de Letras

Academia Paulista de Letras - 03/02/2017 - Diplomata, historiador e pesquisador na área de política externa brasileira, o novo imortal vai ocupar a cadeira de número 19. Na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro, em sua primeira reunião do ano, a Academia Paulista de Letras (APL) elegeu o paulista Synesio Sampaio Goes Filho para ocupar a cadeira de número 19, que antes pertenceu a Erwin Theodor Rosenthal, que morreu no ano passado (30/6/1926 - 04-09-2016). A eleição transcorreu em um clima amistoso e com muita tranquilidade. “É para nós motivo de muito orgulho passar a ter entre os acadêmicos uma pessoa com a relevância de Synesio Sampaio Goes Filho. Synesio agregará em conhecimentos e poderá compartilhar conosco todo o seu conhecimento e experiência de vida”, declarou Gabriel Chalita, presidente da APL.

Ler mais
Mercado editorial encolhe em 2016, aponta Nielsen

Valor Econômico - Beth Koike - 17/01/2017 - O mercado editorial registrou no ano passado um faturamento de R$ 1,56 bilhão, o que representa uma queda nominal de 3,09% quando comparado a 2015. Considerando o volume, a redução foi de 10,8% para 39,4 milhões de exemplares, de acordo com dados da Nielsen, que fez o levantamento a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). O preço médio dos livros teve uma variação positiva de 8,69% para R$ 39,77 puxado, principalmente, pelas obras didáticas e infanto-juvenil. “No ano passado, as pessoas preferiam priorizar a educação em detrimento do lazer. Com a crise, acredita-se que muitos preferiram se capacitar”, disse Ismael Borges, coordenador da Bookscan, divisão da Nielsen que acompanha o mercado editorial.

Ler mais
Gigante alemã aposta nos livros de papel

O Globo - 27/01/2017 - BERLIM - Os livros de papel não morreram com a chegada dos leitores de e-books, como o Amazon Kindle. As vendas de livros físicos subiram nos três últimos anos nos Estados Unidos, e quem prevê grandes lucros com elas é Thomas Rabe, diretor executivo do Bertelsmann, um conglomerado alemão fundado em 1835 como editora de hinos de igreja que hoje emprega 117 mil pessoas em TV, revistas, educação e mais. O setor editorial “é e continuará sendo um dos nossos negócios básicos estratégicos”, diz Rabe, que está prestes a aumentar sua participação de 53% na Penguin Random House após a Pearson revelar que quer vender sua fatia de 47% na editora.

Ler mais
"Cem anos de solidão": Colômbia celebra 50 anos do livro de Gabriel García Márquez

G1 - 27/01/2017 - A comemoração dos 50 anos da publicação de "Cem anos de solidão", a obra mais famosa do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), começou nesta quinta-feira (26), com uma leitura coletiva em Cartagena, na Colômbia. "Organizamos, no âmbito do Hay Festival, uma leitura coletiva com a ideia de abrir o ano em que se recorda esse sucesso, essa epopeia, que é 'Cem anos de solidão'", disse à AFP Jaime Abello, diretor da Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), criada por García Márquez, que também era jornalista. Até o sábado (28), 60 pessoas leram, em ciclos de duas horas, trechos do romance sobre a família Buendía, lançado em junho de 1967 pela editora Sudamericana de Buenos Aires, acrescentou.

Ler mais
MinC assume indicação ao Nobel de Literatura

Ministério da Cultura - 23/01/2017 - O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), foi autorizado pela Academia Sueca a indicar um escritor ou escritora do Brasil para a disputa do Prêmio Nobel de Literatura 2017. O diretor do DLLLB, Cristian Santos, coordenou o colegiado que escolheu o indicado ao prêmio. O nome indicado, que deve permanecer em sigilo por 50 anos, de acordo com as regras da premiação, foi aprovado pelo ministro Roberto Freire e encaminhado à instituição europeia no fim da semana passada. O Brasil tem direito a três indicações anuais para o Prêmio Nobel de Literatura. Os outros dois nomes são definidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e pela União Brasileira dos Escritores (UBE).

Ler mais
Abaixo-assinado pede inclusão de histórias em quadrinhos no Jabuti

O Globo - Liv Brandão - 12/01/2017 - Principal premiação dedicada aos livros do Brasil, o Jabuti, atualmente, tem 27 categorias. Nenhuma delas, porém, é dedicada às histórias em quadrinhos. Pois grandes nomes como Laerte Coutinho, Marcello Quintanilha, Fábio Moon e Gabriel Bá se reuniram em um abaixo-assinado reivindicando a inclusão da arte sequencial na premiação. A carta, redigida por Wagner Willian, Érico Assis e Ramon Vitral, frisa que "embora tenham nascido nos jornais e tenham permanecido grande parte de sua história nas bancas de jornais e revistas, os quadrinhos são publicados no formato livro, no Brasil, desde o início do século XX. De coletâneas de tiras de jornal até reproduções de álbuns estrangeiros, os quadrinhos estiveram presentes nas livrarias brasileiras, mesmo que em grau reduzido, ao longo do século passado".

Ler mais
Cursos da Escola do Escritor - MARÇO de 2017

Ler mais
Antologia - SCORTECCI 35 ANOS
Estão abertas as inscrições para a Antologia de Poesias, Contos e Crônicas SCORTECCI 35 ANOS. O tema é livre. Dela poderão participar escritores brasileiros, residentes no Brasil ou não, maiores de 16 anos. Serão dois volumes, no formato 14 x 21 cm, com aproximadamente 75 autores cada, organizados por nome de autor, em ordem alfabética. Inscrições até 31 de maio de 2017 ou até o preenchimento das 150 vagas, o que acontecer primeiro. Saiba como participar no site.
Dicas para quem pretende escrever um livro / João Scortecci

Qual o segredo para escrever um bom livro?

Antes de pontuar dicas "pertinentes" obrigo-me a registrar o que me parece essencial e fundamental na vida de um autor: criatividade, talento e persistência. Sem sinergia e harmonia destes três elementos básicos, não vejo qualquer possibilidade de sucesso e êxito. Lygia Fagundes Telles quando nos fala sobre a arte de escrever diz: “Rasgar, rasgar e rasgar. Eu rasguei muito.” Hoje, com o advento da ferramenta computador poderíamos dizer que o exercício de “Deletar, deletar e deletar...” explica com ciência e razão, aquilo que a dama da literatura brasileira, nos ensina como segredo.

Ler mais
Mérito Cultural Amigos do Livro 2016
O Portal Amigos do Livro, um endereço para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura, entregou no dia 10 de dezembro de 2016, no Espaço Scortecci, os diplomas do MÉRITO CULTURAL AMIGOS DO LIVRO 2016, para personalidades que se destacaram no mundo do livro.

Ler mais
Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais
Novas Logomarcas da Scortecci


A Scortecci, que edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens desde 1982, apresentou no último dia 10 de dezembro, no Evento de Confraternização da Editora, a sua nova logomarca.
No LER MAIS conheça a Família Scortecci de logomarcas.

Ler mais
BAÚ DE NOTÍCIAS

BAÚ DE NOTÍCIAS é a seção do Portal Amigos do Livro onde são guardadas as notícias antigas que já estiveram em destaque na HOME desde 6 de outubro de 2001.
Revista Publish
  
ENQUETES


Clique na URNA e saiba o que pensam internautas Amigos do Livro.

Publique seu Livro

O Grupo Editorial Scortecci edita, imprime e comercializa livros desde 1982. Possui gráfica própria com equipamentos Canon de última geração, logística, sistema de comercialização pela internet através das livrarias: Asabeça, Cultura e Martins Fontes e sofisticado sistema online de prestação de contas. Venha para a Família Scortecci e descubra por que ela é líder do mercado de livros em pequenas tiragens e ao longo de sua história recebeu os maiores prêmios literários brasileiros: Jabuti, APCA, FBN e ABL. Livro: nosso único e maior produto!

Orçamentos
2006 – 2015: a década perdida
PublishNews - Leonardo Neto - 25/08/2016Um evento na manhã da última quarta-feira, no Rio de Janeiro, fez um apanhado de dados da série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, mais conhecida pelo setor como Pesquisa Fipe.
Ler mais
Contos de fadas têm origem pré-histórica, diz pesquisa
BBC Brasil - Contos de fadas como "A Bela e a Fera" podem ter milhares de anos, segundo pesquisadores de universidades em Durham, na Inglaterra, e em Lisboa, em Portugal. Empregando técnicas mais comuns a biólogos, os acadêmicos investigaram as ligações entre diferentes histórias pelo mundo e descobriram que algumas possuem raízes pré-históricas.
Ler mais
Despedida do TREMA

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.

Ler mais
O que é um Palíndromo?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalment e, da esquerda para a direita e ao contrário. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido: SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Ler mais
Jogo da Literatura

Avalie o seu conhecimento sobre 25 clássicos da literatura brasileira e estrangeira no site da Revista Nova Escola, Editora Abril.  Aqui
Conoces el BOOK?


Conoces el BOOK?

Two Sides

A Two Sides foi criada em 2008 com membros da indústria da comunicação impressa para oferecer um fórum para compartilhar experiências, aprimorar padrões e práticas, maximizando a confiabilidade dos clientes em nossos produtos. A Two Sides está presente em cinco continentes, incluindo o Brasil.

Ler mais
Você sabe o que é Pleonasmo?

Pleonasmo (palavra de origem grega e quer dizer "excesso") pode ser tanto uma figura de linguagem (estratégias que se pode aplicar no texto para conseguir um efeito) quanto um vício de linguagem (palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento).

Ler mais
Portal do Escritor

 
Divulgação de
AUTORES e LIVROS
da Scortecci.
Portal Escritor

Pesquisador descobre livro de Machado de Assis ignorado por um século e meio e nunca publicado

O Estado de S. Paulo - 17/09/2016 - Maria Fernanda Rodrigues - Crisálidas (1864) foi o primeiro livro de poemas de Machado de Assis (1839-1908) – mas quase não foi. Duas notas publicadas no Correio Mercantil em 1858 e em 1860 e um anúncio veiculado no Correio da Tarde também em 1860 mostram que ele se preparava para lançar o Livro dos Vinte Anos.

Ler mais
Conjugador de Verbos

http://linguistica.insite.com.br/mod_perl/conjugue

 

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP

O primeiro passo no processo de criação da CPLP foi dado em São Luís do Maranhão, em Novembro de 1989, por ocasião da realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, a convite do Presidente brasileiro, José Sarney.

Ler mais
Como funciona a tecnologia capaz de escanear e digitalizar livros sem precisar abri-los

Nexo - 23/09/2016 - Ana Freitas - Scanner especial é capaz de "ler" o livro ainda fechado, enquanto algoritmo potente organiza informações registradas para reconstituir o texto. Um dos grandes desafios da nossa era é sermos capazes de digitalizar nossa herança cultural.

Ler mais
Papel feito em Taiwan pode ser reutilizado até 260 vezes

ReutersO "i2R e-Paper" é um tipo de papel, mas não papel como nós o conhecemos --não ainda, afirmaram os responsáveis por seu desenvolvimento, de Taiwan. O produto usa uma impressora térmica, do mesmo tipo empregado em máquinas de fax.

Ler mais
Sua opinião sobre o portal Amigos do Livro.
Bom
Excelente
Ótimo
Regular
Ruim
  

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL

FALE CONOSCO

 
Nipotech