O Guia do Profissional do Livro - Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro - de João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti,  chega a sua  17ª. Edição ampliado e atualizado.


Ler mais
Estudo mostra que cada olho focaliza uma letra diferente durante a leitura

O Globo Online - Com auxílio de um sofisticado equipamento de monitoramento ocular, cientistas descobriram que os dois olhos não andam sempre juntos durante a leitura. Ao contrário do que se pensava até agora, durante quase 50% do tempo, cada olho focaliza, ao mesmo tempo, diferentes letras de uma mesma palavra.

Ler mais
Hungria bate recorde com livro de 1,4 tonelada

G1 Globo - A Hungria entrou para o Guinness, livro dos recordes, com o maior livro do mundo. A obra feita pelo húngaro Bela Varga, sua mulher e outros 25 voluntários mede 4,18 metros por 3,77 metros, pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas.

Como ler 'Guerra e Paz' em apenas nove horas

BBC - 14/10/2014 - Você é rápido na leitura? Você é do tipo que lê o jornal inteiro durante o café da manhã? Que checa as redes sociais em questão de minutos? Que lê o último best seller em apenas um dia? A maior parte das pessoas lê 200 palavras por minuto - mas, em tese, é possível aprender a digerir informação mais rápido.

Ler mais
Mundo tem 130 milhões de livros, diz Google

Folha de S. Paulo - 10.08.2010 - Uma pesquisa realizada pelo Google na semana passada divulgou que há 129.864.880 de livros no mundo. A pesquisa teve como base o Google Books, projeto de digitalização de livros da empresa.

Ler mais
Cem curiosidades sobre o escritor Machado de Assis


AQUI

100 erros mais comuns em português

Ler mais
Bicicloteca

A Bicicloteca é uma biblioteca intinerante, um movimento independente, existente em diversas comunidades brasileiras para levar a leitura até as pessoas sem acesso a biblioteca, as quais, utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Leia mais: site.

Ler mais

Brasiliana é termo que designa um conjunto de livros, publicações e estudos, que tenham por tema a história, a cultura e quaisquer outros aspectos sobre o Brasil.

O Xis do Problema / Felipe Lindoso

Políticas públicas para o livro e o mercado editorial. Aqui.
Estudo comprova que criança que lê mais escreve melhor

Folha OnlineEstá comprovado que as crianças que lêem e escrevem mais são melhores na leitura e na escrita. E escrevendo posts de blogs, atualizações de status, mensagens de texto, mensagens instantâneas, e todas as coisas semelhantes, motivam crianças a ler e escrever.

Ler mais
Projeto In Company da Escola do Escritor

O Projeto In Company da Escola do Escritor foi criado como o objetivo de atender às demandas e necessidades de treinamento, atualização e informação sobre o Mundo dos Livros e o Mercado Editorial Brasileiro. Mais informações acesse o site.
Ler mais
Você sabe o que é Depósito Legal?

O Depósito Legal é definido como exigência, por força de Lei, de remessa à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, objetivando assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional.

Ler mais
Estudantes batem recorde ao ler livro em voz alta por 300 horas seguidas

Cinco estudantes dominicanos entraram para o Guinness, livro dos recordes, ao lerem em voz alta uma obra do ex-presidente Juan Bosch por 300 horas seguidas em Santo Domingo, na República Dominicana.

Ler mais
Projeto garante cota mínima de 30% na exposição de obras nacionais em livrarias

Agência Senado - 27/09/2016 - Da Redação - As obras literárias brasileiras podem ganhar destaque obrigatório em livrarias, postos de vendas de livros, feiras e nas páginas da internet. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 49/2016, encaminhado recentemente à Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE), determina que os livreiros divulguem amplamente as obras literárias brasileiras. De acordo com a proposta do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), os livreiros, que são as pessoas que se dedicam à venda de livros, devem divulgar as obras em livrarias, colocando nas vitrines externas e internas e nos locais utilizados para destaque de obras literárias internacionais. Além disso, em feiras, bienais, postos de vendas e mesmo na internet, tais obras devem receber destaque.

Ler mais: Agência Senado

Ler mais
Mercado editorial mostra sinais de recuperação aponta Painel das Vendas de Livros de agosto

SNEL - 08/2016 - Embora ainda em queda, o sétimo período analisado do mercado editorial brasileiro já apresenta melhor desempenho em relação ao anterior. Trata-se da segunda melhor variação percentual de 2016, quando comparada ao ano passado, com redução de 5,51% em volume e aumento de 2,78% em faturamento. A melhora nos resultados também é refletida na análise comparativa do acumulado** de 2016 com o ano de 2015, interrompendo dois períodos seguidos de crescimento do gap negativo. Atualmente, há uma queda de 14,93% em volume e 5,83% em valor, resultados melhores que o comparativo do período passado, que apresentou queda de 16,30% em volume e 6,94% em valor.

Ler mais
Como funciona a tecnologia capaz de escanear e digitalizar livros sem precisar abri-los

Nexo - 23/09/2016 - Ana Freitas - Scanner especial é capaz de "ler" o livro ainda fechado, enquanto algoritmo potente organiza informações registradas para reconstituir o texto. Um dos grandes desafios da nossa era é sermos capazes de digitalizar nossa herança cultural analógica - os livros antigos, de valor incalculável, espalhados por bibliotecas históricas do mundo. A conservação e cópia digital desses materiais é importante não só para garantir que eles estejam disponíveis para as gerações futuras, mas para democratizar o conhecimento que a humanidade construiu ao longo da história e fazê-lo acessível de qualquer lugar do mundo.

Ler mais
Cosac Naify busca apoio para manter seu acervo de 400 mil livros

Estadão - 22/09/2016 - Antonio Gonçalves Filho - O fundador da editora, Charles Cosac, revela que está conversando com instituições interessadas em receber o estoque armazenado em Barueri. “Não sou Nero, não estou demolindo de forma grotesca algo que demorei 20 anos para construir.” Essa foi a reação do editor Charles Cosac à repercussão negativa da entrevista do diretor financeiro da editora Cosac Naify, Dione Oliveira.

Ler mais
Prêmio São Paulo de Literatura 2016 - Premiação

Prêmio São Paulo de Literatura - 22/09/2016 - A cerimônia de entrega dos prêmios e troféus do Prêmio São Paulo de Literatura acontecerá no dia 10 de outubro, às 20 horas. A solenidade será realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), na Avenida Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo. O evento é gratuito e é necessário a confirmação prévia de presença. Ainda em outubro, o Prêmio promove uma programação cultural nos dias 1, 8 e 9 com os autores finalistas da nona edição. A ideia é que os escritores falem sobre as obras selecionadas, suas influências literárias e o cenário editorial do país.

Ler mais
Pesquisador descobre livro de Machado de Assis ignorado por um século e meio e nunca publicado

O Estado de S. Paulo - 17/09/2016 - Maria Fernanda Rodrigues - Crisálidas (1864) foi o primeiro livro de poemas de Machado de Assis (1839-1908) – mas quase não foi. Duas notas publicadas no Correio Mercantil em 1858 e em 1860 e um anúncio veiculado no Correio da Tarde também em 1860 mostram que ele se preparava para lançar o Livro dos Vinte Anos. Essa informação, descoberta agora pelo professor Wilton Marques, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e divulgada com exclusividade para o Estado, nunca foi incluída em suas biografias, e especialistas contemporâneos dizem nunca ter ouvido falar no tal livro de poemas. Tudo começou com uma outra descoberta - a do poema O Grito do Ipiranga que Machado de Assis publicou no Correio Mercantil em 1856. O professor quis, então, escrever um livro sobre esse texto, mas achou que precisava ampliar sua pesquisa para dar corpo à obra.

Ler mais
Luiz Bernardo Pericás é indicado pela Ube ao prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato

UBE - 08/09/2016 - Luiz Bernardo Pericás, foi indicado, por unanimidade, pela diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) e por mais de 30 associados, ao Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato, edição 2016. O Prêmio contempla a extraordinária obra de Pericás sobre a trajetória do historiador Caio Prado Júnior, fundador da UBE e ele próprio recipiente do Prêmio Juca Pato (em 1966), intitulada como Caio Prado Júnior: uma biografia política, publicado pelo selo Boitempo Editorial. A obra do autor é fruto de anos de pesquisa. Traz um relato impecável e multifacetado do historiador, escritor, geógrafo, militante e intelectual político de esquerda, Caio Prado Júnior, que abdicou de suas origens aristocráticas em favor de seus ideais políticos.

Ler mais
Babel: Congresso gratuito e online vai debater os desafios da leitura

Estadão - 17/09/2016 - Maria Fernanda Rodrigues - Com o tema Por que a leitura de livros é o que mais impacta e transforma a sociedade?, será realizado, de 10 a 16 de outubro, o Conaler – 1.º Congresso Nacional de Leitura #viaweb. A Fundação Observatório do Livro, que organiza o evento gratuito e com transmissão ao vivo e online, prevê uma conferência, três palestras, chats com os participantes e saraus todas as noites.

Ler mais
Festa Literária de Nova Friburgo estreia dia 14 de outubro; Zuenir Ventura é um dos autores confirmados

SNEL - 09/2016 - Nova Friburgo se prepara para estrear no circuito nacional de feiras com sua primeira Festa Literária, a FLINF, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro. A duas horas da capital, a cidade da Região Serrana que serviu de inspiração e aconchego para tantos escritores vai celebrar durante o evento os múltiplos encontros através do livro e da leitura. Para isso, a curadoria de conteúdo Conectivos, com o apoio da Associação Comercial de Nova Friburgo (ACIANF) e da InterTV, preparou um roteiro que privilegia conversas entre autores e profissionais do meio editorial, de Friburgo e de fora da cidade. A ideia, segundo a organização, é valorizar o fluxo de ideias e a troca de experiências que os debates podem proporcionar.

Ler mais
Balanço da 24ª Bienal do Livro de São Paulo 2016
CBL - A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), encerra sua 24ª edição e se consolida como um dos maiores e mais relevantes eventos do mercado editorial do país, tendo recebido 684 mil visitantes ao longo de 10 dias.
Este ano, a Bienal do Livro passa a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, por meio de decreto do prefeito Fernando Haddad, anunciado na cerimônia de abertura.  Sob o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, a Bienal Internacional do Livro propôs ao público vivenciar as diferentes histórias que acontecem dentro do evento, além de conferir as principais editoras, livrarias, distribuidoras, bate-papos e sessões de autógrafos.
Ler mais
2006 – 2015: a década perdida
PublishNews - Leonardo Neto - 25/08/2016Um evento na manhã da última quarta-feira, no Rio de Janeiro, fez um apanhado de dados da série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, mais conhecida pelo setor como Pesquisa Fipe. A pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que sediou o evento, e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) compilou, pela primeira vez, números revelados pela pesquisa entre 2006 e 2015, que, juntos, dão um panorama da atividade editorial no país nos últimos dez anos. Os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e trazidos a valores de 2015. Para Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL e membro da comissão de pesquisa desde 2000, o dossiê elaborado pela Fipe possibilita um entendimento mais apurado sobre a indústria do livro através de uma base comparativa sólida. “Nosso objetivo principal é oferecer uma série definitiva sobre esse período, que sirva como documento estatístico e histórico para consultas futuras”, comentou.
Ler mais
Para historiador Roger Chartier, e-book jamais substituirá livro físico
O GLOBO, Leonardo Cazes - 30/07/2016 - O francês Roger Chartier, professor do Collège de France e pesquisador da história do livro e da leitura, vai abrir o 6º Congresso do Livro Digital, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo, ao lado do americano Robert Darnton. O historiador afirma que primeiro é preciso definir o que se entende por livro digital para depois compreender os seus impactos. Chartier explica que há dois tipos de publicação: aquela que é a pura reprodução da forma impressa e a que não poderia existir em outro formato, ao unir texto, imagem, áudio e vídeo. Feita a definição, o professor aponta os desafios impostos pela revolução tecnológica às categorias da economia do livro, surgidas no século XVIII, e concorda que nunca se escreveu e leu tanto como agora. Contudo, ele diz não acreditar que os livros digitais, independentemente de que tipo forem, sejam capazes de tomar o lugar dos impressos. 
Ler mais
Rouanet sob fogo cruzado
VALOR ECONÔMICO - PublishNews - Jotabê Medeiros - 08/07/2016 - A Lei Rouanet encontra-se no meio de um grande fogo cruzado neste momento. Na Câmara dos Deputados, mais de 200 parlamentares assinaram o protocolo para a criação da CPI da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que vai investigar desvios em seu uso. Em outra frente, a Operação Boca-Livre, ação da Polícia Federal, desbaratou na semana passada a ação de um grupo acusado de ter lesado o incentivo fiscal em cerca de R$ 180 milhões. Um estudo inédito mostra que uma cadeia econômica se movimenta a partir da aplicação da lei. O estudo cruzou dados e informações do MinC e da Receita Federal e revela: 4,97% dos recursos oriundos do incentivo fiscal foram investidos em transporte; 3,17%, em mídia; 1,62% em hospedagem; 1,27% em alimentação.

Ler mais
CBL - Há 70 anos trabalhando em prol do livro

Câmara Brasileira do Livro - 14/09/2016 - Fundada em 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) completa 70 anos de atividades em 2016. A CBL tem como missão atender aos objetivos de seus associados: ampliar o mercado editorial brasileiro por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura. Segue trabalhando com o firme propósito para que o livro, em todos os seus formatos, esteja cada vez mais presente na vida dos brasileiros, como o mais poderoso instrumento para ampliar o conhecimento e desenvolver indivíduos!

Ler mais
Como Montar e Administrar com Sucesso uma Editora na Escola do Escritor
 
Ler mais
Há cem anos nasceu Zélia Gattai. Escritora, graças a Deus
MinC - 02.07.2016Camila Campanerut - Apesar de acreditar que não era boa em discursos, Zélia Gattai sabia que, entre os seus dotes, estava o de saber contar histórias. Atividade herdada dos pais, de origem italiana, que proporcionaram, em sua infância e adolescência, momentos, segundo ela, "de maior divertimento" ao ouvir essas narrativas. O gosto pela literatura e a política foram marcantes em sua vida. Paulistana do bairro Paraíso e depois baiana de coração, teve sua vida e imagem associado ao parceiro com quem viveu cerca de meio século, o escritor Jorge Amado. Neste 2 de julho, completam 100 anos do nascimento de Zélia Gattai, que faleceu em 2008.  Zélia Gattai começou a escrever apenas depois dos 60 anos. Seu livro de estreia, "Anarquistas, graças a Deus", foi traduzido para vários idiomas e se tornou minissérie de TV na década de 1980.  É autora de onze livros de memórias, três infanto-juvenis e um romance. Em maio de 2002, passou a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira que pertencia ao marido, Jorge Amado, a de número 23.

Ler mais
Antologia - Mais do que Palavras
Estão abertas as inscrições para a Antologia de Poesias, Contos e Crônicas MAIS DO QUE PALAVRAS, Scortecci Editora, edição comemorativa de fim de ano. O tema é livre. Dela poderão participar escritores brasileiros, residentes no Brasil ou não, maiores de 16 anos. Serão dois volumes, no formato 14 x 21 cm, com aproximadamente 75 autores cada, organizados por nome de autor, em ordem alfabética. Inscrições até 31 de outubro de 2016 ou até o preenchimento das 150 vagas, o que acontecer primeiro. Saiba como participar no site.
ABL anuncia mudanças no Prêmio Machado de Assis
PublishNews - 10/06/2016 - Domício Proença Filho, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), anunciou as mudanças do Prêmio Machado de Assis, que em 2016 completa 75 anos. A principal mudança foi a unificação dos prêmios em um único, o que, na opinião do acadêmico, vai dar mais peso ao Machado de Assis. A medida também acirra a corrida ao prêmio que dará ao seu único ganhador a quantia de R$ 300 mil.
Ler mais
Setor editorial vendeu menos e preço do livro caiu em 2015
CBL - 01/06/2016 - Em 2015, o setor editorial brasileiro produziu 447milhões de exemplares, vendeu 389 milhões e faturou R$ 5,23 bilhões. É o que demonstra a nova edição do estudo, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Em relação a 2014, o faturamento teve queda nominal de 3,27%, o que significa recuo real de 12,63%, considerada a variação do IPCA no ano passado. O total de livros produzidos diminuiu 10,87% e o de vendidos, 10,65%.

Ler mais
Raduan Nassar vence o Prêmio Camões 2016
G1/Globo - 31.05.2016 - O escritor brasileiro Raduan Nassar, de 80 anos, foi anunciado o vencedor do Prêmio Camões 2016. Entregue desde 1989 pelos governos de Portugal e do Brasil, o Camões é considerado um dos maiores reconhecimentos da literatura em língua portuguesa. O anúncio do nome de Raduan Nassar, que vai levar 100 mil euros (R$ 398,8 mil), foi feito em Lisboa pelo secretário de Estado da Cultura de Portugal, Miguel Honrado.
Ler mais
Editoras discutem sistema de consignação
Estadão - 30.04.2016 - AMILTON PINHEIRO - Quando Charles Cosac, sócio-fundador da Cosac Naify, decidiu fechar sua editora, em novembro, alegou que um dos motivos era o problema da consignação. “A nossa editora não aguentava mais os prazos cada vez mais esticados da consignação. Isso impactava nosso capital de giro. As informações que as livrarias nos davam sobre o consignado vendido demoravam ou não eram precisas. A consignação, em muitos casos, é uma perversidade para o editor”, desabafou Cosac. O sistema de compra do mercado livreiro foi disseminado em larga escala em 1996, quando Ivo Camargo Júnior era gerente de vendas da Companhia das Letras. Na ocasião, a editora viu que havia possibilidade de ganhar mais espaço no mercado, consignando seus títulos mais vendidos. O problema da consignação é que ela nasceu sem um conjunto de regras definidas, atesta Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). “Mais cedo ou mais tarde, essa falta de regras iria levar a essa animosidade que encontramos hoje entre editoras, distribuidores e livrarias”.

Ler mais
Câmara dos Deputados aprova proposta que proíbe produção de livros didáticos no exterior
PUBLISHNEWS - O Projeto de Lei 7.867/14 de autoria do deputado Vicentinho (PT/SP), que quer proibir a produção e impressão de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) fora do Brasil, foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A proposta determina também que a regra valha também para livros comprados com recursos da Lei Rouanet. Na avaliação do relator, deputado Jose Stédile (PSB-RS), a medida incentiva a geração de empregos e de renda no parque gráfico nacional. “Sem o controle, as já insuficientes verbas destinadas às ações de educação e cultura podem ser desvirtuadas do âmbito doméstico, gerando renda e emprego no exterior”, disse o parlamentar à agência de notícias da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto será analisado pelas comissões de Educação e de Constituição, Justiça e Cidadania da casa.
Boletim da Indústria Gráfica
Criado em 1949, o Boletim da Indústria da Indústria Gráfica (BIG) surgiu com o objetivo de "estreitar as relações com a família gráfica", divulgando informações jurídicas, dados econômicos, cursos, palestras, anúncios e encontros importantes relacionados ao setor gráfico. Ao longo dos anos, o BIG se tornou uma publicação de grande referência da Indústria Gráfica, pois acompanhou as conquistas do setor. Em 1977, teve sua última edição publicada, passando por uma reformulação e adequação aos hábitos da sociedade moderna. Tornou-se, então, uma publicação em formato de revista, recebendo o nome de Revista Abigraf, mantendo-se até os dias atuais.


Há 40 anos morria Agatha Christie – e seus livros nunca saíram de moda

Estadão - 12/01/2016 - Maria Fernanda Rodrigues - Agatha Christie, a eterna Rainha do Crime, deixou uma vasta obra; só em 2016, pelo menos oito títulos serão reeditados. Quando a minissérie baseada no livro E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie, estreou na BBC, nada menos que 6 milhões de britânicos (10% da população) assistiram atentamente ao primeiro dos três capítulos. Era final de 2015 e a obra já estava nas livrarias havia 76 anos. Este é apenas um dos exemplos que comprovam a vitalidade da Rainha do Crime, morta aos 85 há exatos 40 anos.

Ler mais
Mário de Andrade, entra em domínio público

Portal EBC - 05/01/2016 - Líria Jade - Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Macunaíma, de Mário de Andrade, entrou em domínio público este ano. Isso acontece porque o primeiro dia do ano é "tradicionalmente" o Dia do Domínio Público e as obras podem ser usadas livremente por qualquer pessoa, sem restrições ou necessidade de pagamento ou autorização. Isso significa que a obra poderá ser copiada, xerocopiada, reproduzida e adaptada livremente, assim como todas as outras obras do autor modernista.

Ler mais
Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de SP já é lei

PUBLISHNEWS - 05/01/2016 - O prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, promulgou a lei do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB - SP). O projeto de autoria do vereador Antonio Donato (PT) teve ampla discussão e participação de diversos segmentos da cadeia do livro e com a sanção do prefeito, deve se transformar em uma ferramenta de fomento à leitura e à formação de leitores. “A participação de todos os setores relacionados com a questão permitiu o avanço do projeto. O texto final foi amplamente debatido em plenárias por toda a cidade e, ao final, sistematizado por um grupo de trabalho”, explicou Donato. Para mais informações - aqui.

Dicas para quem pretende escrever um livro / João Scortecci

Qual o segredo para escrever um bom livro?

Antes de pontuar dicas "pertinentes" obrigo-me a registrar o que me parece essencial e fundamental na vida de um autor: criatividade, talento e persistência. Sem sinergia e harmonia destes três elementos básicos, não vejo qualquer possibilidade de sucesso e êxito. Lygia Fagundes Telles quando nos fala sobre a arte de escrever diz: “Rasgar, rasgar e rasgar. Eu rasguei muito.” Hoje, com o advento da ferramenta computador poderíamos dizer que o exercício de “Deletar, deletar e deletar...” explica com ciência e razão, aquilo que a dama da literatura brasileira, nos ensina como segredo.

Ler mais
BAÚ DE NOTÍCIAS

BAÚ DE NOTÍCIAS é a seção do Portal Amigos do Livro onde são guardadas as notícias antigas que já estiveram em destaque na HOME desde 6 de outubro de 2001.
ENQUETES


Clique na URNA e saiba o que pensam internautas Amigos do Livro.

Leitura digital torna mais difícil a absorção dos detalhes de um texto, diz pesquisa

Extra - 21/08/2014 - Lembrar detalhes de um texto pode se tornar mais fácil através da leitura em papel do que aquela feita através de um Kindle (ou qualquer outro dispositivo eletrônico). A constatação é de um estudo sobre o impacto da digitalização na leitura, apresentado na Itália, no mês passado. Leia mais: Jornal The Guardian.

Ler mais
Publique seu Livro

O Grupo Editorial Scortecci edita, imprime e comercializa livros desde 1982. Possui gráfica própria com equipamentos Canon de última geração, logística, sistema de comercialização pela internet através das livrarias: Asabeça, Cultura e Martins Fontes e sofisticado sistema online de prestação de contas. Venha para a Família Scortecci e descubra por que ela é líder do mercado de livros em pequenas tiragens e ao longo de sua história recebeu os maiores prêmios literários brasileiros: Jabuti, APCA, FBN e ABL. Livro: nosso único e maior produto!

Orçamentos
Contos de fadas têm origem pré-histórica, diz pesquisa
BBC Brasil - Contos de fadas como "A Bela e a Fera" podem ter milhares de anos, segundo pesquisadores de universidades em Durham, na Inglaterra, e em Lisboa, em Portugal. Empregando técnicas mais comuns a biólogos, os acadêmicos investigaram as ligações entre diferentes histórias pelo mundo e descobriram que algumas possuem raízes pré-históricas.
Ler mais
Especialistas conseguem determinar idade do manuscrito mais misterioso do mundo
Estadão - Pesquisadores da Universidade do Arizona conseguiram datar o que alguns chamam "o manuscrito mais misterioso do mundo". O manuscrito Voynich, um livro cheio de desenhos e escritos que ninguém foi capaz de dar sentido a este dia, foi feito, segundo os pesguisadores, entre 1404 e 1438, no Renascimento.
Ler mais
Despedida do TREMA

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.

Ler mais
O que é um Palíndromo?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalment e, da esquerda para a direita e ao contrário. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido: SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Ler mais
Jogo da Literatura

Avalie o seu conhecimento sobre 25 clássicos da literatura brasileira e estrangeira no site da Revista Nova Escola, Editora Abril.  Aqui
Quando você lê algo sobre o bocejo, o faz bocejar

Mundo Educação - Bocejo define-se por uma ação involuntária, na qual faz abrir bem a boca e respirar fundo. Ação involuntária, porque é feita antes mesmo do nascimento; algumas pesquisas demonstraram que fetos de 11 semanas bocejam.

Ler mais
Conoces el BOOK?


Conoces el BOOK?

Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa

Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa. A iniciativa, realizada em ação dos representantes da cadeia produtiva do papel e da comunicação impressa, tem o mote “Imprimir é dar Vida”.


Ler mais
Você sabe o que é Pleonasmo?

Pleonasmo (palavra de origem grega e quer dizer "excesso") pode ser tanto uma figura de linguagem (estratégias que se pode aplicar no texto para conseguir um efeito) quanto um vício de linguagem (palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento).

Ler mais
Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.

Ler mais
Portal Escritor

 
Divulgação de
AUTORES e LIVROS
em língua portuguesa.
Portal Escritor

Livro "mais caro do mundo" é posto à venda em Londres


UOL - Uma cópia rara do que já está sendo considerado o livro mais caro do mundo foi posta a leilão em Londres. "Aves da América", do ambientalista John James Audubon, é um dos principais livros de história natural do século 19. 

Ler mais
Conjugador de Verbos

http://linguistica.insite.com.br/mod_perl/conjugue

 

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP

O primeiro passo no processo de criação da CPLP foi dado em São Luís do Maranhão, em Novembro de 1989, por ocasião da realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, a convite do Presidente brasileiro, José Sarney.

Ler mais
Cérebro leva menos de 15 minutos para aprender uma nova palavra

Folha.comUma descoberta recente feita por neurocientistas pode acabar com as desculpas de quem não consegue aprender uma língua estrangeira. Segundo eles, o cérebro é um órgão tão complexo, que é capaz de aprender uma palavra nova em menos de 15 minutos.

Ler mais
Papel feito em Taiwan pode ser reutilizado até 260 vezes

ReutersO "i2R e-Paper" é um tipo de papel, mas não papel como nós o conhecemos --não ainda, afirmaram os responsáveis por seu desenvolvimento, de Taiwan. O produto usa uma impressora térmica, do mesmo tipo empregado em máquinas de fax.

Ler mais
Sua opinião sobre o portal Amigos do Livro.
Bom
Excelente
Ótimo
Regular
Ruim
  

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech