Estudo mostra que cada olho focaliza uma letra diferente durante a leitura

O Globo Online - Com auxílio de um sofisticado equipamento de monitoramento ocular, cientistas descobriram que os dois olhos não andam sempre juntos durante a leitura. Ao contrário do que se pensava até agora, durante quase 50% do tempo, cada olho focaliza, ao mesmo tempo, diferentes letras de uma mesma palavra.

Ler mais
Hungria bate recorde com livro de 1,4 tonelada

G1 Globo - A Hungria entrou para o Guinness, livro dos recordes, com o maior livro do mundo. A obra feita pelo húngaro Bela Varga, sua mulher e outros 25 voluntários mede 4,18 metros por 3,77 metros, pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas.

Como ler 'Guerra e Paz' em apenas nove horas

BBC - 14/10/2014 - Você é rápido na leitura? Você é do tipo que lê o jornal inteiro durante o café da manhã? Que checa as redes sociais em questão de minutos? Que lê o último best seller em apenas um dia? A maior parte das pessoas lê 200 palavras por minuto - mas, em tese, é possível aprender a digerir informação mais rápido.

Ler mais
Mundo tem 130 milhões de livros, diz Google

Folha de S. Paulo - 10.08.2010 - Uma pesquisa realizada pelo Google na semana passada divulgou que há 129.864.880 de livros no mundo. A pesquisa teve como base o Google Books, projeto de digitalização de livros da empresa.

Ler mais
Cem curiosidades sobre o escritor Machado de Assis


AQUI

Bicicloteca

A Bicicloteca é uma biblioteca intinerante, um movimento independente, existente em diversas comunidades brasileiras para levar a leitura até as pessoas sem acesso a biblioteca, as quais, utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Leia mais: site.

Ler mais

Brasiliana é termo que designa um conjunto de livros, publicações e estudos, que tenham por tema a história, a cultura e quaisquer outros aspectos sobre o Brasil.

O Xis do Problema / Felipe Lindoso

Políticas públicas para o livro e o mercado editorial. Aqui.
Estudo comprova que criança que lê mais escreve melhor

Folha OnlineEstá comprovado que as crianças que lêem e escrevem mais são melhores na leitura e na escrita. E escrevendo posts de blogs, atualizações de status, mensagens de texto, mensagens instantâneas, e todas as coisas semelhantes, motivam crianças a ler e escrever.

Ler mais
Projeto In Company da Escola do Escritor

O Projeto In Company da Escola do Escritor foi criado como o objetivo de atender às demandas e necessidades de treinamento, atualização e informação sobre o Mundo dos Livros e o Mercado Editorial Brasileiro. Mais informações acesse o site.
Ler mais

O Guia do Profissional do Livro (Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro) de João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti,  chega a sua  16ª. Edição.

Ler mais
Você sabe o que é Depósito Legal?

O Depósito Legal é definido como exigência, por força de Lei, de remessa à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, objetivando assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional.

Ler mais
Mania do Livro

Bookcrossing - Troca anônima de livros é a nova mania nas grandes cidades do mundo. Pratique essa idéia. Seja um verdadeiro Amigo do Livro.

Ler mais
Estudantes batem recorde ao ler livro em voz alta por 300 horas seguidas

Cinco estudantes dominicanos entraram para o Guinness, livro dos recordes, ao lerem em voz alta uma obra do ex-presidente Juan Bosch por 300 horas seguidas em Santo Domingo, na República Dominicana.

Ler mais
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP

O primeiro passo no processo de criação da CPLP foi dado em São Luís do Maranhão, em Novembro de 1989, por ocasião da realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, a convite do Presidente brasileiro, José Sarney.

Ler mais
Quando você lê algo sobre o bocejo, o faz bocejar

Mundo Educação - Bocejo define-se por uma ação involuntária, na qual faz abrir bem a boca e respirar fundo. Ação involuntária, porque é feita antes mesmo do nascimento; algumas pesquisas demonstraram que fetos de 11 semanas bocejam.

Ler mais
Bienal do Livro ganha sessão solene pelos seus vinte anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Pernambuco se prepara para a décima edição da Bienal Internacional do Livro, de dias 02 e 12 de outubro, que será prestigiada no próximo dia 05 de agosto com sessão solene na Assembleia Legislativa, às 18h, proposta pela Deputada estadual Teresa Leitão (PT) e acatada pela Casa, corroborando assim a importância do evento que já representa uma das três principais agenda literárias de todo país. A iniciativa da parlamentar, que responde ainda como titular na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, marca mais do que uma mera homenagem à Bienal. “A manifestação da Assembleia Legislativa de Pernambuco de propor, votar e decidir por realizar uma sessão solene em homenagem à realização da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, é um grande reconhecimento à história do empreendimento e de sua importância para o Estado. Não são todos os eventos que conquistam isso”, destaca o coordenador geral da X Bienal do Livro de Pernambuco, Rogério Robalinho, diretor da Cia. de Eventos.

Ler mais
Mercado “tira o pé do acelerador” em junho e fecha semestre com 6,9% de crescimento

SNEL - O mês de junho apresentou uma desaceleração do crescimento das vendas de livros no país. Se em maio houve um aumento do faturamento de 21% em relação a 2014, no 6º período o crescimento foi de 8,2% registrando um montante de R$ 101,3 milhões. Com esse resultado e considerando também as vendas das semanas 25 e 26 do ano, o mercado obteve um crescimento no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período em 2014 de 6,9%, abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses que gira em torno de 8,5%. Esses são alguns dos dados contidos no Painel Especial das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e o Instituto de Pesquisa Nielsen. Os números têm como base o resultado do BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.

Ler mais
Aniversário de 33 anos da Scortecci

No próximo dia 15 de Agosto de 2015, sábado, das 9h00 às 21h00, no Espaço Scortecci (Rua Deputado Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo, SP) a Scortecci (edição, impressão e comercialização de livros em pequenas tiragens) comemora o seu 33º aniversário. Na oportunidade além do curso da Escola do Escritor sobre Como Divulgar Autores e Livros através da Internet e lançamento da Antologia de poesias, contos e crônicas REDE DE PALAVRAS (volumes I e II) a Scortecci promoverá o lançamento coletivo de 15 novos títulos. Programação completa no LER MAIS.

Ler mais
AFEIGRAF promove Concurso Literário com apoio do Portal Amigos do Livro

A AFEIGRAF mantém sua posição de apoiar e desenvolver projetos que visam levar educação e cultura aos brasileiros. Dentro de sua estrutura, há ações que unem a promoção da impressão de livros com projetos de incentivo à leitura. Uma das ações da associação é o Concurso Literário AFEIGRAF. São 4 categorias que fazem parte do Concurso Literário AFEIGRAF: Infantil, Poesia, Ficção e Não-Ficção. Os livros são submetidos à avaliação de um júri especializado. Os autores escolhidos em cada categoria recebem da AFEIGRAF a impressão de mil exemplares de seu título, permanecendo com o direito autoral da obra. O Concurso tem o apoio do Portal Amigos do Livro e do Grupo Editorial Scortecci.

Ler mais
Guilherme de Almeida 125 anos

No próximo dia 24 de julho de 2015, Guilherme de Almeida (Guilherme de Andrade e Almeida) se fosse vivo, estaria completando 125 anos. Guilherme nasceu em Campinas, SP no ano de 1890. A estreia literária de Guilherme de Almeida se deu em 1916, com Mon Coeur Balance e Leur Âme (teatro), peças escritas em colaboração com Oswald de Andrade e editadas sob o título de Théatre Brésilien. Seu primeiro livro de poemas, Nós, veio a lume em 1917, seguindo-se A dança das horase Messidor, ambos de 1919, e o Livro de Horas de Sóror Dolorosa, publicado em 1920. Escreveu, em 1921, o ensaio Natalika e os atos em verso Scheherazada e Narciso – A flor que foi um homem. Publicou Era uma Vez... em 1922.

Ler mais
Brasil, Nação Leitora

Brasil, Nação Leitora

“Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Tais substâncias são também pertinentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos mais jovens acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos, que inauguram a vida, como essenciais para o seu crescimento. Nesse sentido é indispensável a presença da literatura em todos os espaços por onde circula a infância. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora. O apoio de todos que assim compreendem a função literária é proposição indispensável. Se é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais digno.”

BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, in Manifesto por um Brasil Literário, 2009.

Ler mais
Por unanimidade, STF aprova a liberação das biografias não autorizadas

UOL - 10.06.2015 - Felipe Branco Cruz / Mariane Zendron / Mariana Tramontina - A publicação de biografias não autorizadas foi aprovada, por unanimidade, pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A corte decidiu, na tarde desta quarta-feira (10), em Brasília, que os livros e obras audiovisuais biográficos estão liberados em todo território nacional sem a necessidade de permissão prévia do biografado ou de seus herdeiros. A sessão plenária julgou a ação movida em 2012 pela Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros). A entidade questionava a legalidade dos artigos 20 e 21 do Código Civil, em vigor desde 2002 e impedia a veiculação de informações pessoais de biografados em situações que "lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade".

Ler mais
Publicação de biografias é pilar da democracia

FOLHA - 09.06.2015 - TAÍS GASPARIAN - É fato conhecido que diversas biografias não puderam ser publicadas ou foram recolhidas das livrarias por oposição do biografado ou de seus familiares. Em razão disso, a Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros) propôs uma ação, com fundamento no direito à informação e à liberdade de expressão, expressos da Constituição Federal, para que o STF (Supremo Tribunal Federal) declare que biografias não dependem de autorização. Pode parecer estranho que o Supremo seja instado a repetir o que já está dito na lei maior há pelo menos 27 anos, mas isso é necessário porque surgiu um novo tipo de censura. Trata-se de uma restrição que não tem iniciativa no poder público, como outrora. É uma censura privada, proveniente de pessoas que buscam controlar o que pode ser levado ao conhecimento de todos.

Ler mais
Pesquisa sobre o Mercado Editorial Brasileiro (Setor Livreiro) - 2014

O crescimento nominal do setor livreiro em 2014 foi de 0,92%. Esse percentual significa um crescimento real negativo de 5,16%, considerando a variação de 6,41% do IPCA no ano passado. Contudo, desconsideradas as vendas feitas ao governo, o crescimento nominal foi de 7,33%. Isso significa que, em termos reais (utilizando-se o mesmo deflator), as vendas ao mercado apresentaram um leve crescimento de 0,86%, acompanhando, assim, o que se passou com a economia como um todo em 2014. O número de exemplares vendidos ao mercado apresentou um ligeiro decréscimo de 0,81%. Considerando, porém, as vendas totais, ou seja, incluindo-se aí as vendas ao governo, o decréscimo é bem maior, de 9,23%. Como resultado, temos que, consideradas apenas as vendas ao mercado, o preço médio corrente do livro cresceu 8,22% em 2014, significando uma elevação real de 1,7%. Mas, mesmo com esse aumento, esse preço médio ainda é, em termos constantes, 43% menor que em 2004.

Ler mais
Rubem Fonseca vence Machado de Assis, da ABL

Folha de S. Paulo - 21/05/2015 - O escritor Rubem Fonseca, que completou 90 anos no último dia 11, é o grande vencedor do prêmio Machado de Assis. O prêmio da ABL (Academia Brasileira de Letras) é dado a um autor pelo conjunto da obra desde 1941. Ele irá receber R$ 100 mil. Produtivo e saudável aos 90 anos, o mineiro radicado no Rio lançou neste mês a coletânea de contos Histórias curtas (Nova Fronteira). A cerimônia de premiação será no dia 16 de julho, na sede da ABL. Na ocasião, a academia vai anunciar outros premiados em categorias como poesia, ficção, ensaio e tradução. Os membros da ABL devem se reunir nos próximos dias para decidir se antecipam ou não os nomes dos demais vencedores.

Pesquisa identifica Machado de Assis em foto histórica

Folha de S. Paulo - 19/05/2015 - A Brasiliana Fotográfica divulgou ter descoberto um registro fotográfico inédito de Machado de Assis (1839-1908). O site de fotografias brasileiras do século 19 e do começo do 20 identificou a presença do escritor em uma imagem sobre o fim da escravidão. Em 17 de maio de 1888, quatro dias depois da assinatura da Lei Áurea, uma missa campal foi celebrada em São Cristóvão, no Rio, em homenagem à abolição da escravatura. Cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes. A missa foi retratada pelo fotógrafo Antonio Luiz Ferreira. No canto esquerdo, está a princesa Isabel e seu marido, o conde D'Eu. Agora os pesquisadores da Brasiliana Fotográfica notaram a presença de Machado, próximo ao casal real. A fotografia da missa integra a coleção do IMS (Instituto Moreira Salles), instituição que, em parceria com a Biblioteca Nacional, abastece a Brasiliana Fotográfica. Foto ampliada no LER MAIS.

Ler mais
Livrarias superam grandes redes e ressurgem em NY

Folha de S. Paulo - 26/04/2015 - Giuliana Vallone - O número de livrarias independentes nos EUA cresceu 27% desde 2009, chegando a 2.094 no ano passado. Se parece pouco comparado ao pico de cerca de 4.000 nos anos 1990, antes da invasão das grandes redes, como Barnes & Noble, Borders e Virgin, representa uma evolução importante sobre as 1.400 da última década. E essa não é a única boa notícia para os fãs dos livros de papel. As vendas em lojas também estão em alta: subiram cerca de 8% anualmente desde 2012. "Há uma percepção errada de que as livrarias independentes estão em perigo. Estamos em um ótimo momento", diz Jessica Bagnulo, proprietária da Greenlight, livraria aberta no Brooklyn, em 2009.

70% dos brasileiros não leram em 2014, diz pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro

O Globo - 31/03/2015 - Por Lília Teles - Sete em cada dez brasileiros não leram um livro sequer no ano passado, revela pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro sobre os hábitos culturais, feita em 70 cidades de nove regiões metropolitanas. O mapa do lazer do brasileiro revela um consumidor sem muito entusiasmo pela arte e literatura. 55% dos brasileiros responderam que não fizeram nenhuma atividade cultural em 2014. Em 2013, essa porcentagem era de 49%. A leitura de livros caiu de 35% para quase 30% dos entrevistados. 70% dos pesquisados não leram um único livro neste ultimo ano. O uso da internet, facilitado pelos smartphones é apontado na pesquisa como um dos responsáveis pela queda na leitura, principalmente entre os jovens. A resposta da maioria dos entrevistados é que eles não lêem ou não frequentam atividades culturais por falta hábito.

O que se festeja nas festas literárias?

O Globo - 04.04.2015 - POR SUZANA VARGAS - Sem moralidades, mas tratando de ser útil, no melhor sentido que essa palavra possa ter, tenho me perguntado: qual a função das feiras e eventos literários que se alastram país afora? Levam mais pessoas a ler? Nosso país ainda tão cheio de analfabetos e analfabetos funcionais, tão necessitado de uma educação para a leitura precisa desses movimentos que custam bem caro aos nossos bolsos? Pagar autores para cruzarem os quatro cantos do país e uma estrutura como a das feiras, valerá a pena no sentido de cativar público para a literatura? “Talvez, mas não muito, talvez, mas quase nunca” é o que respondo com uma certa autoridade de quem trabalha com eventos há mais de duas décadas e não é somente uma agitadora cultural que sai fabricando programações literárias.

Ler mais
Jornalista Zuenir Ventura toma posse na ABL em tom de modéstia

Folha S. Paulo - 06.03.2015 - LUIZA FRANCO - O jornalista mineiro Zuenir Ventura, 83, assumiu a cadeira nº 32 da ABL (Academia Brasileira de Letras), sucedendo o dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna (1927-2014). "Suassuna é insubstituível. Eu venho apenas sucedê-lo. Fiz uma homenagem modesta, incompleta", declarou antes da cerimônia sobre o discurso que faria. Ventura foi eleito em outubro de 2014 com 35 dos 37 votos. Os poetas Thiago de Mello e Olga Savary receberam um voto cada. Ele já havia se candidatado à ABL, à vaga de Luiz Paulo Horta, mas retirou-se do pleito para evitar competir com Antônio Torres, que acabou eleito. Outras vezes Zuenir cogitou se candidatar, mas desistiu pelo mesmo motivo.

Ler mais
Secretaria da Educação de AL descarta oito toneladas de livros

Portal G1 - 05/03/2015 - A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE), estado com o pior índice da educação básica do Brasil, descartou 8 toneladas de livros didáticos considerados inservíveis. O material foi destinado para uma cooperativa de catadores que trabalha com a coleta seletiva de recicláveis. O documento da Secretaria de Educação de Alagoas entregue à cooperativa mostra que os livros teriam ultrapassado a vida útil e não podem mais ser usados; ou ainda por estarem em péssimo estado de uso, o que deixa a recuperação inviável. No entanto, o curioso é que a maioria dos livros nunca foi usada. São livros novos, ainda na embalagem.

Ler mais
Heitor Baldo é o vencedor do 13º Prêmio Literário Livraria Asabeça 2014

Heitor Baldo (Amparo/SP) é o vencedor do Prêmio Literário Livraria Asabeça 2014. O prêmio já na sua 13 edição é organizado pela Livraria Asabeça com apoio da Scortecci Editora. Heitor Baldo terá sua obra de nome DRAMA PÓS-PSÍQUICO publicada pela Scortecci. Heitor Baldo é Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente é mestrando em Matemática pela mesma Universidade.

Ler mais
Nelly Novaes Coelho

A Escritora Nelly Novaes Coelho autora do Dicionário Crítico de Literatura Infantil e Juvenil foi a grande homenageada no último dia 28 de março de 2015, no Espaço Scortecci (Rua Dep. Lacerda Franco, 96, Pinheiros, SP) pelo Pingo de Letra (selo infantil da Scortecci) e pela REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras. O evento que reuniu autores e suas obras infantis, ilustradores e profissionais do livro, fez parte das comemorações de aniversário de 4 anos do selo infantil Pingo de Letra. No período da manhã o escritor Ricardo Filho ministrou curso sobre “Conhecendo e Escrevendo Literatura Infantil” e no período da tarde, após às 16h00, autografou o livro infantil “Pinguinho de Letra”. Na programação pipoca, limonada e muita contação de histórias. O evento foi aberto para crianças de todas as idades.

A explosão de eventos literários: em 2015

O Globo - 30/01/2015 - Por Mariana Filgueiras - É uma contradição curiosa: num país onde a média de leitura é de apenas dois livros inteiros por ano (segundo a última pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, de 2012), o número de feiras, festas, salões de leitura, bienais, jornadas e festivais aumenta ano a ano. A última aferição do MinC listava 257 eventos em 2013 — mais da metade (137) na Região Sul. Em 2014, foram pelo menos 320, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo. A partir do mês que vem, quando começa a temporada de 2015, a previsão é que o número de eventos supere o do ano passado, apostam curadores e especialistas. “Acho que nos últimos cinco anos estive em cerca de 50 ou 60 eventos”, conta o escritor gaúcho Carlos Schroder. Muita gente atribui o sucesso desse tipo de evento ao exemplo bem-sucedido da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que caminha para sua 13ª edição.

Ler mais
Acervo não está em risco, diz presidente de biblioteca

Folha de S. Paulo - 31/01/2015 - Por Luiza Franco - Em meio a reclamações de servidores, que fizeram uma paralisação em protesto pelo calor na Biblioteca Nacional, alegando que o acervo corre risco, o presidente da instituição diz que a temperatura não afeta os livros abrigados no prédio, no Rio. Segundo os servidores, a temperatura na biblioteca chega aos 40ºC. Renato Lessa, o presidente, diz apenas que são superiores a 30ºC. Em 2013, ao assumir o cargo, Lessa dizia que o calor era "horrível para os livros". Na ocasião, fora informado de que a temperatura beirava os 50°C no verão. Meses depois, houve uma reforma emergencial no ar refrigerado, mas servidores dizem que a situação não melhorou muito.

Ler mais
Um autor para o século 21
Flip - A obra e a vida de Mário de Andrade ajudaram a moldar a cultura brasileira – entre os frutos indiretos de sua atuação estão, por exemplo, a preservação da cidade de Paraty e a própria Flip, que guarda muito de seu espírito irrequieto, festeiro e articulador. Se muito de seu legado hoje está assimilado – antropofagicamente, para usar a expressão de seu companheiro (e mais tarde desafeto) de geração Oswald de Andrade --, Mário trouxe questões centrais para novos debates sobre o país, a vida cultural e a literatura. Cultura popular e indústria cultural, patrimônio material e imaterial, fala brasileira e língua escrita, cultura indígena, literatura, identidade e gênero, a sua vida e obra parecem ter antecipado discussões atuais, que a Flip pretende pautar e atualizar em sua edição 2015. 
Ler mais
Vendas de livros impressos sobem, enquanto digitais perdem popularidade, diz Financial Times

O Globo - 10/01/2015 - Os livros de papel estão virando o jogo na guerra contra os e-books. Contrariando expectativas do mercado, as vendas de títulos impressos vendidas nas principais livrarias dos EUA, Reino Unido e Austrália subiram em 2014, segundo reportagem publicada pelo Financial Times. Enquanto isso, o desempenho de publicações eletrônicas tem desapontado quem apostou que dispositivos como o Kindle substituiriam a mídia tradicional. De acordo com o levantamento Nielsen BookScan, citado pelo jornal britânico, o número de livros físicos vendidos nos EUA subiu 2,4% no ano passado, alcançando 635 milhões. No Reino Unido, o setor encolheu 1,3%, mas a queda representa uma melhor ante 2013, quando as vendas recuaram 6,5%.

Ler mais
Obra relata trajetória do apóstolo Tomé
O Povo - 17/12/2014 - Conhecido como o apóstolo da incredulidade, Tomé, um dos discípulos de Jesus Crito, tem parte de sua história contada no Evangelho segundo João, um dos livros bíblicos. Os escritos apontam-no como homem de pouca fé por não acreditar na ressurreição de Jesus. No entanto, esta é apenas uma das versões da trajetória do apóstolo. Com o objetivo de apresentar outros registros a respeito de Tomé, o escritor e professor universitário Antônio Carlos Klein lançou ontem o livro Judas Tomé (Scortecci Editora). Após cerca de nove anos de pesquisa, Antônio recupera histórias, lança apresenta informações pouco conhecidas e traça teorias. Entre elas, a de que Tomé foi irmão gêmeo de Jesus e o fato de o discípulo ter se tornado mártir na Índia. O livro harmoniza história e literatura para relatar as origens de Tomé, adolescência, o convívio com Jesus e os atos que se seguiram à morte de Cristo.
Ler mais
Dicas para quem pretende escrever um livro / João Scortecci

Qual o segredo para escrever um bom livro?

Antes de pontuar dicas "pertinentes" obrigo-me a registrar o que me parece essencial e fundamental na vida de um autor: criatividade, talento e persistência. Sem sinergia e harmonia destes três elementos básicos, não vejo qualquer possibilidade de sucesso e êxito. Lygia Fagundes Telles quando nos fala sobre a arte de escrever diz: “Rasgar, rasgar e rasgar. Eu rasguei muito.” Hoje, com o advento da ferramenta computador poderíamos dizer que o exercício de “Deletar, deletar e deletar...” explica com ciência e razão, aquilo que a dama da literatura brasileira, nos ensina como segredo.

Ler mais
Autor de "Dom Quixote", Miguel de Cervantes ganhará portal digital em 2015

 UOL - 11/12/2014 - A diretoria da Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes visa como projeto principal para 2015 desenvolver um "grande espaço digital" sobre o autor de "Dom Quixote", coincidindo com o quarto centenário da segunda parte do livro (1615). Também será desenvolvido no próximo ano um portal dedicado à Academia Brasileira de Letras (ABL) e serão concretizadas as parcerias com a Biblioteca Nacional da Colômbia, a Biblioteca Luis Ángel Arango e as principais universidades do país latino para a criação da Biblioteca Virtual das Letras Colombianas.

Ler mais
Joinville ganha biblioteca com 100% dos livros em braile
G1 Santa Catarina - 06/12/2014 - Nesta semana, Joinville, no Norte de Santa Catarina, passou a contar com uma biblioteca com 100% dos livros impressos em braile, sistema de leitura com o tato para cegos. O espaço com 250 títulos fica dentro da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi), no bairro Floresta.
Ler mais
Flip 2015 acontece entre 1º e 5 de julho

O Globo - 28/11/2014 - A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2015 acontecerá entre 1º e 5 de julho. A Casa Azul confirmou as datas na manhã desta sexta-feira a informação, mas ainda não possui detalhes sobre a programação e quem será a personalidade homenageada. De acordo com a Casa Azul, que gere o evento, a principal novidade de 2014 — a gratuidade do show de abertura e nos telões externos dos debates — continua para esta edição. Além disso, haverá um intercâmbio de residências literárias de tradutores do Brasil e do Reino Unido, que participarão também das mesas.

Ler mais
Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes

G1 - 02/11/2014 - Thiago Reis - O Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, em média. São 6.148 no país. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, atualizados neste segundo semestre. O índice é o mesmo de cinco anos atrás. Apesar de terem sido criados mais espaços no período, o aumento da oferta não foi maior que a taxa de crescimento da população. A meta do governo de zerar o número de municípios sem bibliotecas também não foi alcançada ainda. Hoje, 115 cidades ainda não contam com o equipamento de cultura. Em 2009, eram 361.

Ler mais
As Maiores Editoras do Mundo

PublishNews - 30/09/2014 - Leonardo Neto - A Abril Educação (55ª posição) e a Saraiva (56ª) são as duas únicas brasileiras a configurarem no Ranking Global de Editoras, organizado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart com apoio dos principais veículos que cobrem o mercado editorial e livreiro no mundo, inclusive o PublishNews. Os dados do relatório são referentes a 2013 e pontuaram as editoras com receitas superiores a € 150 milhões. A Abril Educação, no relatório de 2013 (com base de dados de 2012), apresentou receita de € 202,11 milhões e ficou na 39ª colocação.

Ler mais
Concursos e Prêmios Literários

O Portal Concursos e Prêmios Literários migrou na  sua totalidade (cadastro e banco de dados) para o Portal Amigos do Livro. A plataforma anterior passará por reformulação e ganhará uma nova identidade visual.

14º Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015

Estão abertas até 31 de outubro de 2015 as inscrições para o 14º Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes ou não no Brasil. O prêmio de 2015 contemplará LIVROS DE POESIA, inéditos na sua totalidade. Regulamento completo, prêmio e cronograma no LER MAIS.

Ler mais
V Prêmio Literário Portal Amigos do Livro 2015
O Portal Amigos do Livro informa que as inscrições para o V Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos do Livro 2015 estão ENCERRADAS. Regulamento completo e mais informações no LER MAIS.
Ler mais
Antologia Memórias & Passagens de um Tempo

Estão abertas as inscrições para participar da antologia Memórias & Passagens de um Tempo. O tema é livre. Dela poderão participar escritores brasileiros, residentes no Brasil ou não, maiores de 16 anos. Serão dois volumes, com aproximadamente 75 autores cada, organizada por nome de Autor, em ordem alfabética. A antologia será lançada em dezembro de 2015, no Espaço Scortecci. Inscrições até 30/09/2015 ou até o preenchimento das 150 vagas, o que acontecer primeiro. Regulamento completo no LER MAIS.

Ler mais
BAÚ DE NOTÍCIAS

BAÚ DE NOTÍCIAS é a seção do Portal Amigos do Livro onde são guardadas as notícias antigas que já estiveram em destaque na HOME desde 6 de outubro de 2001.
ENQUETES


Clique na URNA e saiba o que pensam internautas Amigos do Livro.

Leitura digital torna mais difícil a absorção dos detalhes de um texto, diz pesquisa

extra.globo.com - 21/08/2014 - Lembrar detalhes de um texto pode se tornar mais fácil através da leitura em papel do que aquela feita através de um Kindle (ou qualquer outro dispositivo eletrônico). A constatação é de um estudo sobre o impacto da digitalização na leitura, apresentado na Itália, no mês passado. Leia mais: Jornal The Guardian.

Ler mais
Publique seu Livro

O Grupo Editorial Scortecci edita, imprime e comercializa livros desde 1982. Possui gráfica própria com equipamentos Canon de última geração, logística, sistema de comercialização pela internet através das livrarias: Asabeça, Cultura e Martins Fontes e sofisticado sistema online de prestação de contas. Venha para a Família Scortecci e descubra por que ela é líder do mercado de livros em pequenas tiragens e ao longo de sua história recebeu os maiores prêmios literários brasileiros: Jabuti, APCA, FBN e ABL. Livro: nosso único e maior produto!

Orçamentos
Especialistas conseguem determinar idade do manuscrito mais misterioso do mundo
Estadão - Pesquisadores da Universidade do Arizona conseguiram datar o que alguns chamam "o manuscrito mais misterioso do mundo". O manuscrito Voynich, um livro cheio de desenhos e escritos que ninguém foi capaz de dar sentido a este dia, foi feito, segundo os pesguisadores, entre 1404 e 1438, no Renascimento.
Ler mais
Despedida do TREMA

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.

Ler mais
O que é um Palíndromo?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalment e, da esquerda para a direita e ao contrário. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido: SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Ler mais
Jogo da Literatura

Avalie o seu conhecimento sobre 25 clássicos da literatura brasileira e estrangeira no site da Revista Nova Escola, Editora Abril.  Aqui
Conoces el BOOK?


Conoces el BOOK?

O "Livrista"

O Livrista é um sistema online e gratuito para que os apaixonados por livros possam organizar, gerenciar e compartilhar sua biblioteca pessoal de modo simples e descomplicado. 

Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa

Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa. A iniciativa, realizada em ação dos representantes da cadeia produtiva do papel e da comunicação impressa, tem o mote “Imprimir é dar Vida”.


Ler mais
Você sabe o que é Pleonasmo?

Pleonasmo (palavra de origem grega e quer dizer "excesso") pode ser tanto uma figura de linguagem (estratégias que se pode aplicar no texto para conseguir um efeito) quanto um vício de linguagem (palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento).

Ler mais
Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.

Ler mais
Portal Escritor

 
Divulgação de
AUTORES e LIVROS
em língua portuguesa.
Portal Escritor

Livro "mais caro do mundo" é posto à venda em Londres


UOL - Uma cópia rara do que já está sendo considerado o livro mais caro do mundo foi posta a leilão em Londres. "Aves da América", do ambientalista John James Audubon, é um dos principais livros de história natural do século 19. 

Ler mais
Conjugador de Verbos

http://linguistica.insite.com.br/mod_perl/conjugue

 

Livros, Livrarias e Livreiros

Blog do
Jaime Mendes

Cérebro leva menos de 15 minutos para aprender uma nova palavra

Folha.comUma descoberta recente feita por neurocientistas pode acabar com as desculpas de quem não consegue aprender uma língua estrangeira. Segundo eles, o cérebro é um órgão tão complexo, que é capaz de aprender uma palavra nova em menos de 15 minutos.

Ler mais
Papel feito em Taiwan pode ser reutilizado até 260 vezes

ReutersO "i2R e-Paper" é um tipo de papel, mas não papel como nós o conhecemos --não ainda, afirmaram os responsáveis por seu desenvolvimento, de Taiwan. O produto usa uma impressora térmica, do mesmo tipo empregado em máquinas de fax.

Ler mais
100 erros mais comuns em português

Ler mais
Sua opinião sobre o portal Amigos do Livro.
Bom
Excelente
Ótimo
Regular
Ruim
  

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech