Hungria bate recorde com livro de 1,4 tonelada

G1 Globo - A Hungria entrou para o Guinness, livro dos recordes, com o maior livro do mundo. A obra feita pelo húngaro Bela Varga, sua mulher e outros 25 voluntários mede 4,18 metros por 3,77 metros, pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas.

Como ler 'Guerra e Paz' em apenas nove horas

BBC - 14/10/2014 - Você é rápido na leitura? Você é do tipo que lê o jornal inteiro durante o café da manhã? Que checa as redes sociais em questão de minutos? Que lê o último best seller em apenas um dia? A maior parte das pessoas lê 200 palavras por minuto - mas, em tese, é possível aprender a digerir informação mais rápido.

Ler mais
Mundo tem 130 milhões de livros, diz Google

Folha de S. Paulo - 10.08.2010 - Uma pesquisa realizada pelo Google na semana passada divulgou que há 129.864.880 de livros no mundo. A pesquisa teve como base o Google Books, projeto de digitalização de livros da empresa.

Ler mais
Cem curiosidades sobre o escritor Machado de Assis


AQUI

Bicicloteca

A Bicicloteca é uma biblioteca intinerante, um movimento independente, existente em diversas comunidades brasileiras para levar a leitura até as pessoas sem acesso a biblioteca, as quais, utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Leia mais: site.

Ler mais
Fabricantes reagem à expansão digital

Valor Econômico - 13/09/2013 - Com um número crescente de pessoas usando e-mails, pagando contas on-line e armazenando arquivos eletronicamente, o mercado de papel destinado para impressão vem caindo nos últimos dez anos e levando ao fechamento de fábricas.

Ler mais

Brasiliana é termo que designa um conjunto de livros, publicações e estudos, que tenham por tema a história, a cultura e quaisquer outros aspectos sobre o Brasil.

O Xis do Problema / Felipe Lindoso

Políticas públicas para o livro e o mercado editorial. Aqui.
Projeto In Company da Escola do Escritor

O Projeto In Company da Escola do Escritor foi criado como o objetivo de atender às demandas e necessidades de treinamento, atualização e informação sobre o Mundo dos Livros e o Mercado Editorial Brasileiro. Mais informações acesse o site.
Ler mais

O Guia do Profissional do Livro (Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro) de João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti,  chega a sua  16ª. Edição.

Ler mais
Você sabe o que é Depósito Legal?

O Depósito Legal é definido como exigência, por força de Lei, de remessa à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, objetivando assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional.

Ler mais
Mania do Livro

Bookcrossing - Troca anônima de livros é a nova mania nas grandes cidades do mundo. Pratique essa idéia. Seja um verdadeiro Amigo do Livro.

Ler mais
Estudantes batem recorde ao ler livro em voz alta por 300 horas seguidas

Cinco estudantes dominicanos entraram para o Guinness, livro dos recordes, ao lerem em voz alta uma obra do ex-presidente Juan Bosch por 300 horas seguidas em Santo Domingo, na República Dominicana.

Ler mais
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP

O primeiro passo no processo de criação da CPLP foi dado em São Luís do Maranhão, em Novembro de 1989, por ocasião da realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, a convite do Presidente brasileiro, José Sarney.

Ler mais
Portal "Concursos e Prêmios Literários"

para os principais Concursos e Prêmios literários em língua portuguesa.

Links

Maior biblioteca infantojuvenil do mundo escolhe 4 livros brasileiros de 2013

O Estado de S. Paulo  - 26/11/2014 - Por Bia Reis - A Internationale Jugendbibliothek (IJB) - a mais importante biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo, localizada em Munique, na Alemanha - divulgou na semana passada os livros publicados ao redor do mundo em 2013 que farão parte do catélogo White Ravens. Quatro brasileiros foram selecionados: A Árvore de Tamoromu de Ana Luísa Lacombe, As cores da Escravidão de Ieda de Oliveira, Bárbaro de Renato Moriconi e Sete Patinhos na Lagoa de Caio Riter.

Ler mais
Brasileiros são indicados ao Impac Dublin Award

PublishNews - 27/11/2014 - Adriana Lisboa, Bernardo Kucinski, João Almino e João Paulo Cuenca são os brasileiros indicados ao prêmio Impac Dublin Award. Eles concorrem ao prêmio de € 100 mil. O resultado da primeira peneira rumo ao prêmio será divulgado em abril, quando o número de 142 indicados será reduzido a dez finalistas. O prêmio é concedido a romances publicados em língua inglesa (valem traduções). Cristovão Tezza foi o primeiro brasileiro indicado ao prêmio, com O filho eterno (tradução de Alison Entrekin). Depois de Tezza, o Brasil foi representado por Adriana Lisboa, Chico Buarque, Luiz Alfredo García-Roza, Milton Hatoum, Patrícia Melo e Paulo Coelho. Lisboa, Kucinski, Almino e Cuenca estão no páreo ao lado de Chimamanda Ngozi Adichie (Americanah); Neil Gaiman (The ocean at the end of the lane e Donna Tartt (The Goldfinch).

Ler mais
Como organizar uma (baita) biblioteca

Época Negócios - 19/11/2014 - Fato memorável de julho: Antônio Delfim Netto doou sua biblioteca para a Universidade de São Paulo (USP). Eram 250 mil livros sobre economia, história, antropologia e ciências sociais em geral, que antes viviam fechados num sítio em Cotia (SP). O que fez do acervo da Faculdade de Economia e Administração da USP, agora com 470 mil volumes, o maior da América Latina sobre essa temática. “Tem gente que coleciona uísque ou cuecas. No fundo, leitura é o meu grande hobby”, diz o ex-ministro e perene voz influente em governos de diferentes cores partidárias.

Ler mais
Exposição homenageia cem anos de Cortázar

PublishNews - 26/11/2014 - Cortázar, 100 anos: Raridades & Un Recuerdo é a exposição que a Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, S/N, São Paulo/SP) recebe a partir de 2 de dezembro. Com a mostra, o espaço homenageia os cem anos do romancista e contista argentino Júlio Cortázar. A mostra traz exemplares de edições raras e cinco fotografias de Colette Portal, como a do escritor fumando cachimbo em sua casa de Saignon, no verão de 1971.

Ler mais
Arquivo de Gabriel García Márquez vai para Universidade do Texas

O Globo por The New York Times  - 24/11/2014 - Gabriel García Márquez, que morreu em abril aos 87 anos, foi um crítico ferrenho do imperialismo norte-americano impedido de entrar nos EUA por décadas, mesmo depois que o livro “Cem anos de solidão” lhe garantiu fama internacional e, em 1982, um prêmio Nobel de literatura. Mas agora García Márquez, que nasceu na Colômbia e passou boa parte da vida adulta na Cidade do México, terá sua obra abrigada no Texas.

Ler mais
Escritor espanhol Juan Goytisolo ganha Prêmio Cervantes 2014

UOL  - 24/11/2014 - O escritor espanhol Juan Goytisolo, de 83 anos, grande estudioso do mundo árabe, recebeu o Prêmio Cervantes, considerado o Nobel das letras hispânicas, anunciou nesta segunda-feira em Madri o ministro da Cultura espanhol, José Ignacio Wert. O júri reconheceu Goytisolo "por sua capacidade indagatória na linguagem e pelas propostas estilísticas complexas, desenvolvidas em diversos gêneros literários".

Ler mais
Marina Colasanti e Laurentino Gomes ganham o Prêmio Jabuti 2014

G1 - 19/11/2014 - O livro infantil “Breve história de um pequeno amor”, de Marina Colasanti, e o livro-reportagem "1889", de Laurentino Gomes, foram os vencedores do 56º Prêmio Jabuti, anunciado na noite desta terça-feira (18) no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. O primeiro foi eleito Livro do Ano de Ficção, e o segundo, Livro do Ano de Não-Ficção.

Ler mais
Editores continuam sem consenso sobre preço fixo de livros

O Globo   - por Maurício Meireles  - 18/11/2014 - Apesar de o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) ter convocado um encontro para debater o preço fixo do livro, convidando profissionais de países que adotam esse tipo de política, como França e Alemanha, a entidade ainda não se posiciona sobre a possibilidade de uma lei do tipo no Brasil. Historicamente contra esse tipo de política, o Snel agora quer debater o assunto internamente – mas não diz quando terá uma posição oficial para apresentar. O tema voltou à tona com o avanço no país da Amazon, que desde agosto vende livros físicos com descontos ao leitor vistos como agressivos demais pelas editoras.

Ler mais
Biblioteca Nacional ganhará espaço arrojado para pesquisa e leitura

O Globo - 15/11/2014 - por Celia Costa - Os arquitetos Hector Ernesto e Vigliecca Gan, ambos de São Paulo, venceram o concurso com o melhor projeto para novo prédio da Biblioteca Nacional, que será erguido na Zona Portuária. O anúncio dos vencedores foi feito nesta sexta-feira, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), a competição teve 66 inscrições de profissionais de todas as regiões do país e recebeu 38 trabalhos.

Ler mais
Aos 97 anos, o poeta e vencedor de dois Prêmios Jabuti, Manoel de Barros morre em Campo Grande.

Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiabá, 19 de dezembro de 1916 - Campo Grande, 13 de novembro de 20141 ) foi um poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao pós- Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas europeias do início do século e da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabuti, nas categorias de Poesia e Ficção. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros . Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996. Fonte: Wikipédia 

Ler mais
Ana Luisa Escorel, Verônica Stigger e Marcos Peres vencem o Prêmio SP de Literatura

O Globo - 10/11/2014 - Por Marcia Abos - Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foram apresentados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, premiação literária de maior valor monetário do Brasil, na qual só concorrem romances. O vencedor de melhor livro do ano da 7ª edição do prêmio é "Anel de vidro" (Ouro sobre azul), da paulista Ana Luisa Escorel, recebendo R$ 200 mil.

Ler mais
Livro reúne histórias de crianças presas, torturadas ou exiladas durante a ditadura no Brasil

O Globo - Por Mariana Sanches - 08/11/2014 - Os cabelos acastanhados desciam pelas costas estreitas até a cintura. Eram a expressão de vaidade da menina Zuleide Aparecida do Nascimento, de quatro anos. E uma das poucas coisas — além de uma boneca de plástico — que Zuleide supunha lhe pertencer quando foi presa por agentes da ditadura militar, em 1970. Talvez por isso a lembrança do corte de cabelo forçado que sofreu no Juizado de Menores seja uma das mais marcantes memórias de Zuleide.

Ler mais
Marta Suplicy confirma que deixará Ministério da Cultura

Folha de S. Paulo  - 05/11/2014  - Por Mariana Hubert - A ministra Marta Suplicy (Cultura) confirmou nesta quarta-feira (5) que irá voltar para o Senado no ano que vem, mas disse que ainda está "conversando" com a presidente Dilma Rousseff sobre o assunto. 

Ler mais
Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes

G1 - 02/11/2014 - Thiago Reis - O Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, em média. São 6.148 no país. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, atualizados neste segundo semestre. O índice é o mesmo de cinco anos atrás. Apesar de terem sido criados mais espaços no período, o aumento da oferta não foi maior que a taxa de crescimento da população. A meta do governo de zerar o número de municípios sem bibliotecas também não foi alcançada ainda. Hoje, 115 cidades ainda não contam com o equipamento de cultura. Em 2009, eram 361.

Ler mais
Lançamento da Antologia "Cumplicidade de Movimentos"

A Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Cumplicidade de Movimentos será lançada no próximo dia 13 de dezembro de 2014, sábado, das 16h00 às 19h00, no Espaço Scortecci, na Rua Deputado Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo. Além de intensa programação, a Scortecci preparou ainda um sarau-litero musical e a distribuição de brindes.

Ler mais
13º Prêmio Literário Livraria Asabeça 2014

Estão prorrogadas as inscrições para o 13º Prêmio Literário Livraria Asabeça de 2014, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes ou não no Brasil. O concurso tem por objetivo publicar novos talentos e promover a literatura brasileira. No ano de 2014 o concurso contemplará Livros de Poesia, inéditos. O livro premiado será publicado pela Scortecci Editora. Inscrições até 30 de novembro de 2014. Regulamento completo e mais informações no LER MAIS.

Ler mais
Two Sides e Datafolha realizam estudo para saber o que o brasileiro pensa da comunicação impressa
Abigraf - 14.10.2014 - Em coletiva realizada na Sede da ABIGRAF, a campanha Two Sides Brasil, que tem o objetivo de informar e difundir a sustentabilidade do papel e da impressão, apresentou os resultados da pesquisa Opinião sobre a Comunicação Impressa, realizada pelo instituto DatafolhaNela, foram entrevistadas 2.074 pessoas acima de 16 anos, em 135 municípios. Segundo o instituto, essa amostra garante um nível de confiabilidade de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais. 
Ler mais
As Maiores Editoras do Mundo

PublishNews - 30/09/2014 - Leonardo Neto - A Abril Educação (55ª posição) e a Saraiva (56ª) são as duas únicas brasileiras a configurarem no Ranking Global de Editoras, organizado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart com apoio dos principais veículos que cobrem o mercado editorial e livreiro no mundo, inclusive o PublishNews. Os dados do relatório são referentes a 2013 e pontuaram as editoras com receitas superiores a € 150 milhões. A Abril Educação, no relatório de 2013 (com base de dados de 2012), apresentou receita de € 202,11 milhões e ficou na 39ª colocação. No relatório deste ano, a companhia caiu para 55ª colocação, com receita de € 156,51 milhões. Já a Saraiva aparecia, em 2013, na 56ª posição e apresentava receitas de € 202,11 milhões.

Ler mais
Bienal SP: tudo bem quando termina bem

PublishNews - 01/09/2014 - Leonardo Neto - Contrariando as expectativas iniciais, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, foi um sucesso de público e de vendas para algumas editoras. A previsão inicial de 700 mil visitantes foi superada e alcançou, de acordo com a organização, 720 mil pessoas. Editoras, que no início reclamavam da relação custo x benefício da Bienal, acabaram comemorando as vendas. A Record, segundo publicou Marco Rodrigo Almeida na coluna Painel das Letras, estava feliz da vida com crescimento de 97% no faturamento em comparação com a edição de 2012. “O maior sucesso foi a americana Cassandra Clare, que vendeu 3 mil exemplares da série Os instrumentos mortais até quinta (28). As brasileiras Paula Pimenta (550 livros vendidos) e Carina Rissi (350) também ficaram no topo do ranking da editora”, trouxe a coluna.

Ler mais
Brasileiros devem gastar R$ 9,3 bilhões com livros e publicações neste ano

R7 Notícias - Os brasileiros devem gastar R$ 9,3 bilhões em livros e publicações impressas até o fim deste ano. A informação foi retirada de uma pesquisa do Ibope. No estado de São Paulo, onde ocorre a 23ª Bienal Internacional do Livro, o consumo de livros e publicações impressas neste ano deve somar R$ 2,52 bilhões, metade de todo o consumo previsto para a região Sudeste. A classe B é a que mais vai gastar com esses produtos, cerca de R$ 1,38 bilhão, o que representa 55% do total do estado. Na sequência aparece a classe C, com gasto estimado em R$ 548,97 milhões (22% do total).

Ler mais
Livrarias lideram os canais de vendas do mercado editorial, segundo a Pesquisa Fipe 2013

CBL Informa - As Livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no Brasil. Em 2013, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de 50,59%. Em 2012 foi de 47,42%. Este aumento também verificou-se no número de exemplares vendidos nas livrarias. Em 2013, elas comercializaram 141,47 milhões de obras literárias ante 127,35 milhões em 2012. As informações constam da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros (SNEL).

Ler mais
Isenção tributária apenas para e-readers feitos no país

Folha de S. Paulo - 20/06/2014 - Mariana Haubert - A equiparação dos e-readers a livros de papel para efeitos tributários foi derrubada pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora de um projeto de lei que atualiza o conceito do que será considerado livro no país. A deputada proporá a inclusão dos dispositivos na chamada Lei do Bem, o que garante a isenção de impostos, mas desde que os aparelhos sejam fabricados no Brasil. Sérgio Herz, proprietário da Livraria Cultura, aponta dois gargalos: a falta de demanda suficiente para que os leitores digitais sejam fabricados no país e o alto custo de produção no Brasil.

Dicas para quem pretende escrever um livro / João Scortecci

Qual o segredo para escrever um bom livro?

Antes de pontuar dicas "pertinentes" obrigo-me a registrar o que me parece essencial e fundamental na vida de um autor: criatividade, talento e persistência. Sem sinergia e harmonia destes três elementos básicos, não vejo qualquer possibilidade de sucesso e êxito. Lygia Fagundes Telles quando nos fala sobre a arte de escrever diz: “Rasgar, rasgar e rasgar. Eu rasguei muito.” Hoje, com o advento da ferramenta computador poderíamos dizer que o exercício de “Deletar, deletar e deletar...” explica com ciência e razão, aquilo que a dama da literatura brasileira, nos ensina como segredo.
Vamos às dicas: Ser um leitor. Um bom leitor. Um leitor voraz e criterioso. Se o objetivo é um romance concentre-se no gênero. Literatura brasileira e estrangeira, de autores conhecidos ou não. Faça buscas em sebos e bibliotecas, e você encontrará escritores que o aguardam. O livro chama! No exercício desta leitura observe com atenção o primeiro parágrafo da obra, como cada escritor começa a sua aventura, o trejeito com que ele trabalha os primeiros diálogos, planta a semente da trama e traça o fio condutor de sua história. É a hora do encantamento.

Ler mais
FUGINDO DA SECA / Elena Urias

Fugindo da Seca, a primeira obra teatral de Elena Urias, foi inspirada em fatos reais, relatados por Maria Pessoa, uma companheira de quarto que, nas longas noites de insônia, confidenciava-lhe o drama vivido por sua própria família.A obra conta a saga de mais uma família nordestina que, para fugir da fome, vem para São Paulo em busca de uma vida melhor. A história se desdobra em três gerações, com a primeira se passando no Nordeste e as outras duas na cidade  de São Paulo.

Ler mais
SÓ POR ELE / Roberto Gama da Silva

Na tentativa de criar uma peça de teatro e juntando pequenos personagens que já tinha em mente eis que surgiu a ideia dessa história intitulada: Só Por Ele! Mas ao tentar relatar todos os personagens no linear do tempo, o que era pra ser um monologo, acabou se tornando um dialogo entre o próprio autor e o personagem. O autor aparece como um psiquiatra enquanto o personagem em si relata suas experiências passadas ao reviver outras vidas.

Ler mais
DA CONSCIÊNCIA COMPORTADA À DIALÉTICA DA EXISTÊNCIA: UM CONFRONTO DE DURKHEIM E FREUD / José Mendes de Oliveira

Da Consciência Comportada à Dialética da Existência constitui exercício de reflexão sobre a sociologia formulada por Emile Durkheim, mais precisamente no que se refere à abordagem da dimensão normativa da vida social e sua relação com a individualidade dos sujeitos. Essa questão é problematizada observando-se o conceito de consciência em sua expressão coletiva e individual e os aspectos concernentes às representações (eixo da cultura) e distorções da percepção (eixo do conhecimento).

Ler mais
O SABER QUE TRANSFORMA / JAMIL ALVES / REGINA ROCHA

Nivaldo, Tainá, William, Cleusa, Alípio e Sônia são seis brasileiros que, apesar de suas histórias de vida tão diferentes, apresentam um ponto em comum: a paixão pelo saber. Todos eles encontraram na escola e na busca pelo conhecimento o caminho que os levou à satisfação profissional e pessoal. Até chegar a São Paulo para fazer faculdade e organizar seus saraus, Nivaldo venceu grandes distâncias no interior da Bahia. Tainá, apesar da pouca idade, já participou de projetos sociais importantes e tem uma visão bastante contundente sobre as dores da vida.

Ler mais
ROTINAS E SURPRESAS / Mirian Menezes de Oliveira

Rotinas e Surpresas: espirais de vida foi concebido em Kairós... nas rotinas surpreendentes oferecidas pela vida... nos momentos reflexivos, proporcionados pelo “ócio criativo”. O ambiente fértil para as inspirações, em versos e imagens, foi o litoral norte de São Paulo (local simples e belo... repleto de encantos). Embora não seja fotógrafa profissional, tenho me aventurado com as lentes, observando cenas do cotidiano e preciosidades da natureza, coexistentes com a urbanidade.   O livro possui poemas e fotografias, tratando, portanto, de poesia (em versos e imagens): um acontecimento semiótico, gerado no espaço uterino da alma, onde imagens e formas nos surpreendem... Boa leitura!

Ler mais
SUAVE / Paula Dias

Com Suave – Um amor sem limites, a arquiteta Paula Dias estreia na ficção sem receio de ousar. Ela assume o romantismo mais extremado num tempo em que estamos cada vez mais endurecidos pela razão, e presos em velhos preconceitos e dogmas. E é assim também que este livro deve ser lido. Esquecendo o verossímil e atirando-se de cabeça nesta estranha história de amor. Acomode-se numa poltrona aconchegante, coloque uma de suas músicas preferidas para tocar e deixe-se levar...

Ler mais
MANUAL DE PERÍCIAS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO / Lino Leite de Almedia

Uma das obras mais importantes sobre acidentes e crimes de trânsito, chega a segunda edição ainda mais completa, reunindo numa só fonte: fundamentos, técnicas, modelos, casuísticas e dezenas de exercícios práticos. Analisa detalhadamente os procedimentos para produção da prova pericial em acidentes de trânsito, desde a sua fase inicial, elencando os cuidados necessários à preservação, isolamento e levantamento do local.

Ler mais
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SEU IMPACTO NA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA / Mariana Paranho Calderon

A presente obra oferece um estudo atual sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e o seu impacto sobre a atividade de inteligência no Brasil. Com a publicação da Lei de Acesso à Informação e a nova sistemática implementada a partir de seus dispositivos regulamentadores, houve a necessidade de uma releitura dos procedimentos que envolvem a produção e a salvaguarda das informações sensíveis, visando sua adequação às novas regras.

Ler mais
REFLEXÕES E PENSAMENTOS POÉTICOS / Newton Nazareth

Numa frase se exprime um pensamento... Num parágrafo se faz uma comunicação formal... Numa página se narra um fato... Num livro se mostra o ego e tudo que está latente no seu interior.  E foi assim, aos poucos fui construindo este simples projeto, colocando cada dia uma ideia no papel, como se fosse o assentamento de um tijolinho numa construção.

Ler mais
ENQUETES


Clique na URNA e saiba o que pensam internautas Amigos do Livro.

Leitura digital torna mais difícil a absorção dos detalhes de um texto, diz pesquisa

extra.globo.com - 21/08/2014 - Lembrar detalhes de um texto pode se tornar mais fácil através da leitura em papel do que aquela feita através de um Kindle (ou qualquer outro dispositivo eletrônico). A constatação é de um estudo sobre o impacto da digitalização na leitura, apresentado na Itália, no mês passado. Leia mais: Jornal The Guardian.

Ler mais
Publique seu Livro

O Grupo Editorial Scortecci edita, imprime e comercializa livros desde 1982. Possui gráfica própria com equipamentos Canon de última geração, logística, sistema de comercialização pela internet através das livrarias: Asabeça, Cultura e Martins Fontes e sofisticado sistema online de prestação de contas. Venha para a Família Scortecci e descubra por que ela é líder do mercado de livros em pequenas tiragens e ao longo de sua história recebeu os maiores prêmios literários brasileiros: Jabuti, APCA, FBN e ABL. Livro: nosso único e maior produto!

Orçamentos
BAÚ DE NOTÍCIAS

BAÚ DE NOTÍCIAS é a seção do Portal Amigos do Livro onde são guardadas as notícias antigas que já estiveram em destaque na HOME desde 6 de outubro de 2001.
Especialistas conseguem determinar idade do manuscrito mais misterioso do mundo
Estadão - Pesquisadores da Universidade do Arizona conseguiram datar o que alguns chamam "o manuscrito mais misterioso do mundo". O manuscrito Voynich, um livro cheio de desenhos e escritos que ninguém foi capaz de dar sentido a este dia, foi feito, segundo os pesguisadores, entre 1404 e 1438, no Renascimento.
Ler mais
Despedida do TREMA

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.

Ler mais
O que é um Palíndromo?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalment e, da esquerda para a direita e ao contrário. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido: SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Ler mais
Jogo da Literatura

Avalie o seu conhecimento sobre 25 clássicos da literatura brasileira e estrangeira no site da Revista Nova Escola, Editora Abril.  Aqui
Conoces el BOOK?


Conoces el BOOK?

O "Livrista"

O Livrista é um sistema online e gratuito para que os apaixonados por livros possam organizar, gerenciar e compartilhar sua biblioteca pessoal de modo simples e descomplicado. 

Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa

Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa. A iniciativa, realizada em ação dos representantes da cadeia produtiva do papel e da comunicação impressa, tem o mote “Imprimir é dar Vida”.


Ler mais
Você sabe o que é Pleonasmo?

Pleonasmo (palavra de origem grega e quer dizer "excesso") pode ser tanto uma figura de linguagem (estratégias que se pode aplicar no texto para conseguir um efeito) quanto um vício de linguagem (palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento).

Ler mais
Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.

Ler mais
Portal Escritor

 
Divulgação de
AUTORES e LIVROS
em língua portuguesa.
Portal Escritor

Livro "mais caro do mundo" é posto à venda em Londres


UOL - Uma cópia rara do que já está sendo considerado o livro mais caro do mundo foi posta a leilão em Londres. "Aves da América", do ambientalista John James Audubon, é um dos principais livros de história natural do século 19. 

Ler mais
Conjugador de Verbos

http://linguistica.insite.com.br/mod_perl/conjugue

 

Livros, Livrarias e Livreiros

Blog do
Jaime Mendes

Cérebro leva menos de 15 minutos para aprender uma nova palavra

Folha.comUma descoberta recente feita por neurocientistas pode acabar com as desculpas de quem não consegue aprender uma língua estrangeira. Segundo eles, o cérebro é um órgão tão complexo, que é capaz de aprender uma palavra nova em menos de 15 minutos.

Ler mais
Estudo comprova que criança que lê mais escreve melhor

Folha Online - 11.01.2010 - Está comprovado que as crianças que lêem e escrevem mais são melhores na leitura e na escrita. E escrevendo posts de blogs, atualizações de status, mensagens de texto, mensagens instantâneas, e todas as coisas semelhantes, motivam crianças a ler e escrever.

Ler mais
Papel feito em Taiwan pode ser reutilizado até 260 vezes

ReutersO "i2R e-Paper" é um tipo de papel, mas não papel como nós o conhecemos --não ainda, afirmaram os responsáveis por seu desenvolvimento, de Taiwan. O produto usa uma impressora térmica, do mesmo tipo empregado em máquinas de fax.

Ler mais
100 erros mais comuns em português

Ler mais
Quando você lê algo sobre o bocejo, o faz bocejar

Mundo Educação - Bocejo define-se por uma ação involuntária, na qual faz abrir bem a boca e respirar fundo. Ação involuntária, porque é feita antes mesmo do nascimento; algumas pesquisas demonstraram que fetos de 11 semanas bocejam.

Ler mais
Estudo mostra que cada olho focaliza uma letra diferente durante a leitura

O Globo Online - Com auxílio de um sofisticado equipamento de monitoramento ocular, cientistas descobriram que os dois olhos não andam sempre juntos durante a leitura. Ao contrário do que se pensava até agora, durante quase 50% do tempo, cada olho focaliza, ao mesmo tempo, diferentes letras de uma mesma palavra.

Ler mais
Sua opinião sobre publicação de biografias NÃO autorizadas:
1) A favor. Sem restrições. Os que se sentirem “caluniados” ou “difamados” que reclamem na justiça.
2) Contra. Invasão de privacidade. Somente com autorização prévia do biografado ou da família.
3) NÃO tenho ainda opinião formada sobre o assunto.
4) Nenhuma das anteriores (Escreva sua opinião no Fale Conosco)
  

AMIGOS DO LIVRO - O PORTAL DO LIVRO NO BRASIL
amigosdolivro@amigosdolivro.com.br

ANTES DE PEDIR OU SOLICITAR QUALQUER INFORMAÇÃO AO PORTAL
LEIA PRIMEIRO O "PERGUNTAS FREQUENTES"

 
Nipotech