Estação da Luz prestigia Dia Internacional da Língua Portuguesa

Governo do Estado de São Paulo - 03/05/2018 |

A Estação da Luz da CPTM, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral, promove uma programação cultural especial, de quinta (3) a sábado (5), em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio. A iniciativa integra as ações culturais e educativas do Museu de Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução.

O evento é gratuito e conta com shows musicais, apresentações de “slam” (poesia falada), exposições, contação de histórias e oficinas, que agregam tecnologia e múltiplas linguagens artísticas. A comemoração parte da pergunta “Qual é a sua Língua Portuguesa?”, com o objetivo de percorrer a riqueza de sotaques e influências deste idioma, que une e torna singulares nove países onde a língua é falada.

Nos três dias de evento, às 10h, haverá oficina de construção e customização de maquetes, atividade que valoriza a apropriação do patrimônio da Estação da Luz e incentiva sua preservação. Às 12h, a atriz e contadora de histórias Andi Rubinstein narrará obras de escritoras de Moçambique, Brasil e Portugal.

Nesta quinta-feira (3), a partir das 17h, está programada a batalha de “slam”, com Roberta Estrela D’Alva e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos trazendo poetas convidados para realizarem a poesia falada.

Outro destaque será a performance da dupla de artistas visuais VJ Suave, com a apresentação Suaveciclo, em que triciclos adaptados tecnologicamente serão utilizados para projeções nas paredes da estação. Encerrando o dia, às 18h, a percussionista moçambicana Lenna Bahule e o baixista João Taubkin executarão um repertório autoral, que une Brasil e Moçambique.

Na sexta-feira (4), às 14h, será a vez da oficina “A palavra como imagem”, que reflete artística e poeticamente o cotidiano urbano, criando produtos visuais que unem imagem e palavra com técnicas gráficas como stencil, carimbo e xilogravura aplicadas em papel ou tecido.

Ler Mais: Governo do Estado de São Paulo