Minibibliotecas em pontos de ônibus estimulam leitura em Piracaia (SP)

Ministério da Cultura - 18/04/2018 |

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, destaca-se um projeto de estímulo à leitura de Piracaia (SP), que esteve entre os quatro projetos brasileiros vencedores do 5º Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), em 2017, que tem apoio do Ministério da Cultura (MinC).

O "Piracaia na Leitura" qualificou como agentes culturais 30 jovens do município, com idades entre 16 e 26 anos. Com o curso, de outubro de 2017 a janeiro de 2018, eles desenvolveram diversas atividades com crianças e jovens: leituras, contação de estórias, troca de livros e saraus em parques e praças. Para tanto, foram apoiados com US$ 13.935,00, equivalentes, à época, a R$ 45.985,50.

Tudo começou em 2014, quando um grupo da comunidade iniciou um trabalho de incentivo à leitura com acesso livre, gratuito e sem burocracia, ao instalar oito minibibliotecas nos pontos de ônibus. Foi criada também, no mesmo ano, uma sala de leitura no Terminal Rodoviário Batatuba, para realização de rodas de leitura. Assim surgiu o "Piracaia na leitura". A cidade de Piracicaia fica a menos de 100 km da capital paulista e tem 25 mil habitantes.

Segundo a idealizadora do projeto, a professora, pós–doutora em ciência da informação Amanda Leal, há uma demanda grande da população por ações culturais, já que a cidade não tem cinema, nem teatro. "Pra gente, foi maravilhoso conquistar o prêmio. Com ele, conseguimos envolver os adolescentes, numa ação para formação e aumento de repertório de leitura", descreve.

Ler Mais: Ministério da Cultura