Semana de Letras da Uniso começa nesta 2ª, com entrada gratuita

Jornal Cruzeiro do Sul - 15/10/2017 |

Uma palestra e um sarau literomusical abrem nesta segunda-feira (16) a 31ª Semana de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso), que segue até o dia 20 de outubro no campus Trujillo (avenida General Osório, 215). A palestra, que começa às 19h15, será ministrada pela professora doutora Luciana Coutinho, docente e vice-coordenadora do mestrado em Comunicação e Cultura. O tema é A mulher no mito -- Medeia, numa abordagem semiótica. Às 21h, será realizado o sarau, com participação dos alunos do curso de Letras.

Ao longo da semana, o público poderá conferir diversas apresentações e palestras, além do resultado do concurso literário da faculdade.

De acordo com Denise Gomes, coordenadora do curso de Letras, o objetivo do evento é desenvolver atividades extra-curriculares e complementação do currículo voltado aos conteúdos do curso. "A organização também fica a cargo dos alunos, é uma forma de incentivar o protagonismo e as lideranças que emergem. As tarefas são divididas entre todos", diz. Um colegiado formado pelos estudantes e também professores, entre eles o professor doutor Marcelo de Barros Ramalho, é que cuidou da organização do evento.

Denise destaca que durante todo o evento o público poderá conferir a exposição fotográfica Memória da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, resultado de parceria dos cursos de Letras e História. "É um resgate desse passado até a faculdade se tornar a Uniso", diz Denise. A mostra seguirá até o dia 27 de outubro, no jardim interno da Uniso Trujillo.

A Semana de Letras ainda contará com as intervenções literárias Desdobrando Poesias, feitas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência do curso de Letras. "Já no último dia teremos a premiação do concurso literário", ressalta, acrescentando que neste ano foram 250 obras inscritas. "Contamos com uma abrangência grande e participação de autores de outros países. Ao todo serão premiados cinco escritores", disse. Os 15 contos melhor classificados vão integrar um e-book, que será lançado pela editora Jogo de Palavras.

Ler Mais: Jornal Cruzeiro do Sul