Os desafios para publicar um livro independente ou através de uma plataforma de autopublicação

Agência O Globo - 18/09/2017 |

Literatura / O sonho de escrever um livro pode se tornar um pesadelo quando a obra está pronta e chega o momento da publicação. Após enviar manuscritos para editoras tradicionais, a espera por uma resposta pode levar meses (ou anos) e na maioria das vezes é negativa. Duas razões justificam parte da negativa das casas editoriais: obra fora da linha editorial e grande número de originais sobre o assunto.

Atualmente, porém, existem outras opções para um autor publicar o seu livro e se tornar conhecido no mercado, mas essa facilidade também pode ser uma armadilha para o escritor. O fato de ele mesmo lidar com todo o processo de edição da obra não o isenta de entregar um material de qualidade para o leitor.

Para um autor que deseja iniciar sua carreira literária de forma profissional, é necessário ter um bom material em mãos. Ao terminar de escrever, reler o texto inúmeras vezes é fundamental para encontrar erros de continuidade ou na própria narrativa, pontas soltas (situações apresentadas sem o devido desfecho), problemas ortográficos e gramaticais.

Após essa fase, encontrar um revisor que leia o texto de forma profissional é obrigatório para corrigir erros que possam ter passado pela revisão do autor, além de eliminar vícios de linguagem para maior fluidez do livro.

Com o texto finalizado, o autor deve se preocupar com a cara de seu livro. A capa é um item de extrema importância, pois esse será o primeiro contato que o leitor terá com a obra. A diagramação do texto do miolo do livro deve ser pensada de forma que em nenhum momento dificulte a leitura, com a escolha adequada da fonte e do tamanho, e principalmente obedecer às normas técnicas de editoração.

É importante ressaltar que a qualidade do livro entregue para o leitor é imprescindível para definir qual será a primeira impressão que ele terá ao ter o livro em mãos. Encontrar uma editora com experiência, profissionalismo e qualidade é imprescindível para alcançar esse objetivo.

Com 35 anos no mercado editorial, com mais de 9 mil títulos em primeira edição, a Scortecci oferece ao autor duas opções de mercado: serviço de edição, impressão e comercialização da obra através dos selos Scortecci (www.scortecci.com.br) e o infantil Pingo de Letra (www.pingodeletra.com.br) ou através da plataforma de autopublicação Fábrica de Livros.

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